Amanhã, Quando a Guerra Começou

Amanhã, Quando a Guerra Começou John Marsden

Resenhas - Amanhã, Quando a Guerra Começou

Amanda 29/04/2012

Amanhã, Quando a Guerra Começou ♥
Empolgante. Cheio de adrenalina e ação. É assim que consigo descrever Amanhã - Quando a Guerra Começou. É o tipo de literatura que eu gosto e, pasmem, não é um apocalipse zumbi. Não dessa vez. Porque agora até o apocalipse zumbi virou modinha, então né. Kamila há de concordar comigo. E Phyreon há de lançar maldições Illumina em todos esses posers de plantão que insultam a memória da falecida. E eu realmente não sei o que a falecida tem a ver com isso, Kamila, então não me pergunte.
A história gira em torno de sete adolescentes que num belo dia resolveram acampar durante quase uma semana e, ao contrário do que disseram para suas famílias, resolveram adentrar mais ainda na floresta do que costumavam ir. Digamos que esse é o tipo de desobediência que salva a vida das pessoas e embora não fosse prudente e eles soubessem disso, foi essa insistência inocente que salvou a vida deles. Um lugarzinho chamado Inferno que se tornou o Céu. Quando voltam da sua pequena aventura Inferno adentro, eles dão de cara com sua cidadezinha deserta, suas casas vazias, seus animais de criação mortos ou quase isso. É como se do dia para a noite todos os habitantes daquela pequena cidadela do interior tivessem resolvido fazer uma longa viajem para o exterior. É aí que tudo começa. Soldados fazendo ronda, aviões e helicópteros à espreita, homens atirando em tudo que aparente ser letal e estações de rádio clandestinas declarando o estado de sitio daquela área dos Estados Unidos.
O modo como o autor nos coloca dentro da situação é incrível. O leitor consegue se sentir na condição do protagonista, sendo contemplado com uma enxurrada de detalhes, algumas vezes massante, mas algumas vezes indispensáveis. O amadurecimento de alguns personagens também é perceptível, demonstrando como as pessoas, em situações de perigo, desamparadas e desesperadas, podem mudar, tanto para melhor quanto para pior. O grande laço da história é o modo como podemos facilmente imaginá-la acontecendo na realidade. Claro que de maneira fantasiosa e um pouco descabida, mas, se analisarmos de um ângulo mais agudo e conspirarmos comparando-o com alguns pontos da realidade, conseguimos tranquilamente colocar o livro num plano de realidade e talvez isso é o que o torne tão cativante. Não há nenhum vírus mortal transformando as pessoas em zumbis ou uma magia obscura e adormecida fazendo com que o mundo misteriosamente mude. É simplesmente a guerra e o desejo de poder e igualdade forçada que as pessoas sentem sendo colocado em prática de maneira radical e extremista.
Amanhã - Quando a Guerra Começou é um livro que pode agradar tanto adolescentes em busca de um romance em meio ao caos, quanto pessoas mais maduras querendo um pouco de distração da realidade, mas com um inteligência e muito talento em meio às páginas muito bem escritas por John Marsden.

Ibi 14/05/2012

Amanhã - Quando a guerra começou...
Esse livro conta a historia de um grupo de adolescentes, Lee, Kevin, Corrie, Homer, Robyn e Fi, que vão explorar trilhas e acampar no "Inferno". Enquanto eles estão acampando, sem contato com o mundo, sua pequena cidade esta sendo atacada por inimigos que até então, são desconhecidos. Ao longo dessa historia que me deixou muito intrigada, e a ponto de "engolir" o livro em poucos dias, o único lugar seguro para eles, será o "Inferno".

Another Words 22/06/2012

Blog Another Words - anothersimplewords.blogspot.com.br
No início, acho que essa capa me assustou. Realmente dei uma de bobona em ficar teimando em não ler esse livro. Nunca fui muito fã de desenhos na capa. Prefiro mil vezes as fotografias, e, como dá pra perceber, essa é uma imagem totalmente gráfica. A boa notícia é que com o tempo aprendi a gostar da formatação das páginas (que são bem mais coloridas, com marcas de tiro – uau), da capa, da lombada (que tem uma marcação linda de estrelinhas) e de todo o resto. Sem falar do tempão que fiquei sem ler nada da Fundamento.
Me sinto feliz em dizer que o livro realmente faz por merecer os bons comentários que recebe. A Ellie é uma personagem super legal e sem nenhuma frescura – nada daquela história de menininha que nunca teve namorado, que nunca chamou a atenção de ninguém. É ela que narra toda a história.
O Homer é uma graça. Gosto bastante do jeito largado que ele tem e do jeito cuidadoso que ele demonstra a partir de certo momento. E fico aliviada de ver que ele não é nada burro. Sim, ele sempre pensa sobre o que é melhor pra todo mundo, e blá, blá, blá, e toma decisões inteligentes e que eu apoio.
Os outros personagens são legais (gosto bastante do Kevin), mas os que mais me chamaram atenção já foram citados. A história é legal do início ao fim, e a leitura não fica chata nem tediosa em momento algum. Eu gostei muito da ideia do livro, e só depois de terminar percebi o quanto eu sentia falta de ler algo sobre guerra. Além disso, tem um pouquinho de romance para completar.
Como a história tem um grupo de personagens principais, de vez em quando fica difícil saber quem está falando o que, mas isso não me atrapalhou em nada. Me arrisquei a começar uma série longa, e posso dizer que comecei super bem. A série já está toda lançada, e a parte ótima disso é que não vou precisar esperar lançamento de nenhum volume pra poder comprar. Agora é só esperar dinheiro e arrumar um tempo para poder comprar o segundo livro, e eu espero que isso aconteça logo.

Sara 01/07/2012

Depois que a guerra começa
A simplesmente fascinante história de uma garota que saiu para acampar com seus colegas num lugar isolado e ao voltar percebe que toda uma guerra começou e que agora luta por sobrevivência - sua e de seus amigos.
Questões como: "onde estão meus pais e os pais dos meus amigos? Contra quem estamos lutando? Por que decidiram atacar agora e o que eles querem no nosso país?" se fundem com as questões existencialistas fundamentais para qualquer adolescente: quem sou eu e o que eu quero?
A protagonista ao mesmo tempo em que tenta descobrir o que seus amigos significam na sua vida, luta contra os invasores de seu país descrevendo incrivelmente sua jornada. Marsden não deixa a desejar quando descreve o espaço natural: o vale Holloway, a Baía do Sapateiro e muitos outros, sendo a maioria locais reais da Austrália.
Uma leitura leve e empolgante, que te deixa louco pra saber o final.

Carol 22/07/2012

Mais um pouco
“O que você faria se descobrisse que todo o mundo que conhece deixasse de existir da noite para o dia?”

Ao voltar de uma semana de acampamento, Ellie e seus amigos descobrem que a cidade em que viviam foi invadida por um inimigo desconhecido. Suas famílias foram aprisionadas e uma guerra está acontecendo em seu país. Agora eles estão sozinhos em uma cidade sitiada, lutando para descobrir o que aconteceu com seus pais e tentando sobreviver.

Foram esses dizeres juntos com uma capa fantástica que me fizeram comprar esse livro. O primeiro de uma série de sete.
Estamos na moda de uma literatura escrita por adultos, para adolescentes, e me pergunto por que eles dizem ser uma literatura infanto-juvenil; guerras, mortes e destruições passaram a ter presença marcada no vocabulário e pensamento de adolescentes leitores de todo mundo. Não acho isso ruim, pelo contrário. Acho que se os jovens têm problemas sérios de acompanhar noticiários, que eles conheçam um mundo um tanto rude e duro, pelas linhas severas dos livros.
Em “Amanhã, quando a guerra começou” acompanhamos um grupo de jovens que saem durante uma semana para acampar, e quando voltam encontram suas casas vazias, animais mortos e nenhum sinal de pessoas. E agora eles têm que lidar com a possibilidade de estarem sozinhos para sempre.
A história é vista pelos olhos de Ellie, filha de fazendeiros australianos (Sim, o livro foi feito na Austrália e conta uma história de uma cidade rural da Austrália). As descrições de locais são muito boas de serem lidas. Tem verdade, tem certa beleza, e também um pavor pela grandiosidade da natureza.
O que torna a história fantástica no meu ver é a certeza de que tudo escrito ali pode ser possível. Um grupo de adolescentes que se veem sozinhos no meio de uma guerra não é incomum, na verdade, acredito que tivemos nas nossas próprias guerras, seus jovens heróis que não foram parar em livros e que tampouco se lembraram de escrever versos nos contando suas histórias. Se bem que... Alguém se lembra de Anne Frank?
Os personagens do livro não me pareceram muito substanciais, e talvez tenha sido proposital do autor. Afinal, adolescentes nem sempre tem personalidades altamente formadas. A narradora- protagonista, Ellie, não tem nada de especial a não ser um conhecimento grande de direção e de atividades diárias de uma fazenda. Contudo, temos Homer, um personagem que passa longe de ser secundário, ele é formador da maioria das ideias fantásticas do livro, o humor da maioria das cenas e o pulso de todas delas. No meu ponto de vista, a historia bem que poderia ter sido contada pelos olhos dele. Os outros personagens são construídos em cima de estereótipos de adolescentes, então, muitos são bem apagados. Acredito que como o livro é o primeiro de uma série, todos eles venham a amadurecer muito no decorrer da história.
Surpreende-me que eles tenham conseguido ser tão bem articulados numa situação assim. Fico pensando se fosse eu com quinze anos, ou meu irmão, que hoje consta com quatorze, como reagiríamos ao sumiço de nossos pais, e a um mundo em guerra. Esconderíamos-nos? Renderíamos-nos? Lutaríamos? Nisso o autor acertou. Ser jovem é meio que uma incógnita. Tem horas que soluçam abraçados à perna como se fossem bebes, e tem horas que nem o próprio Rambo os seguram. A coragem muitas vezes vem do medo de tentar. E é ai que o autor se segurou escrevendo. O que foi fantástico.
Gosto das cenas de ação também. Elas têm um ritmo muito bom, que prende o leitor até acaba-las. Já os romances, a não ser o de Kevin e Corrie, me parecem bem forçados. Mas poxa... Volto à lembrança de que são adolescentes, e que o amor nessa época da vida é sinônimo de “Se você pular, eu pulo!”.
É um livro pequeno em que a leitura flui com uma agilidade fantástica. Tem uma estrutura gráfica muito chamativa e bela. As folhas internas são lindas e tem cores que lembram barro e coisas sujas e restos. E isso tem muito haver com a história.
Gostei do livro, entre esses quesitos citados acima, principalmente porque me perguntei muitas coisas enquanto lia. A maioria delas não tinha haver com as histórias próprias de cada personagem, mas de quem eles são juntos, do que eles são. O que move corações solitários e rebeldes de jovens?
Não é surpresa para ninguém o quanto sou apaixonada pelas possibilidades do universo dos adolescentes, e “Amanhã, quando a guerra começou”, serviu para me mostrar, que apesar de ficção, lutar por uma causa, segurar uma arma, explodir uma ponte, não tem idade.
Não foi o melhor livro que já li na vida, mas tem potencial para ser uma ótima série. Os personagens tem certa estrutura, a guerra tem um vasto mundo de opções de conduzir uma história. E me peguei curiosa quanto a tantas coisas que eles seriam capazes de fazer juntos. Porque no final das contas, é sobre isso que a história fala; ter amigos e não estar sozinho nos dá coragem.

www.terradecarol.blogspot.com

Johnny 22/07/2011

Ótimo
Depois de Harry Potter, fiquei virgem de séries, e desde então procuro constantemente encontrar outra que me faça tão feliz quanto o bruxinho me fez.

Nesse primeiro volume da série de 7 livros ( eu acho) me senti muitas vezes vidrado na história muito bem escrita por John Marsden, algumas vezes toda via ela é parada, descritiva além da conta. O começo é parado, mas as cenas de ação ( ou páginas) ganham mais de 70% do livro, que é ótimo.

Espero que no segundo volume John Marsden tenha evoluído e tenha elaborado um livro ainda melhor que o primeiro, pra mim ganhar de vez outra paixão por um grupo de amigos.

João 27/09/2011

INCRIVEL
realmente , uma das melhores leituras que eu ja fiz , vs simplesmente ñ sente quas paginas estão passando . Uma história , envolvente , que arrebatou leitores do mundo todo , e o mais incrivel , é a simplicidade da historia , e sua boa tradução.
INCRIVEL

lucas 21/05/2012

Este é um livro que prende o leitor!!
Este pra mim foi um dos melhores livros que eu já li.Eu peguei o livro ás sete da noite e ás três da tarde eu já tinha terminado.Esse livro é realmente fascinante, tu passa do primeiro capítulo e não quer mais parar de ler.É um livro que fala de amor com amizade e guerra.Quando eu comecei com as série eu pensava que o livro só falava de guerra mas me surpreendi com o lado sentimental dos personagens.

... 04/06/2011

dificuldades!!!
O livro é muito bom, excepcional eu diria, aprendi com esse livro que apesar de todas as dificuldades e o quão trágicas elas sejam devemos enfrenta-las de qualquer jeito, e que os amigos sempre vão estar do seu lado pra te ajudar!!!

AndyinhA 24/01/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Ela não é ruim, tem uma temática interessante, falando sobre o que alguns jovens e pessoas normais poderiam fazer se seu país entrasse em guerra e como ficamos no meio disso tudo. Quando falava dos bichinhos mortos eu fiquei com dó no coração, gosto muito de animais e recentemente acabei perdendo o meu =/.

A descrição é um pouco confusa no início, mas aos poucos pega o ritmo e vamos entendendo cada personagem envolvido, seus dramas, medos, desejos e afins e vibramos com eles. Quem escreve a história é a Ellie, por isso todos os acontecimentos são na visão dela.

Mais em: http://www.monpetitpoison.com/2011/01/poison-books-amanha-quando-guerra.html

jp 26/09/2010

www.culturacanbefun.blogspot.com
Amanhã é uma série de livros juvenil que conta a história de sete jovens que moram em uma cidade do interior e saem para acampar nas montanhas. Ao voltarem para sua cidade, eles dão de cara com algo que jamais esperavam: sua cidade estava em guerra, e havia sido tomada pelo inimigo. Agora, eles tem que conseguir sobreviver nas florestas e nas montanhas, escondendo-se do inimigo, ao mesmo tempo que tentam descobrir o que aconteceu, o motivo da guerra e como estão seus familiares.

O primeiro volume dessa série de sete volumes é uma agradável surpresa para quem está tentando fugir dos livros juvenis de fantasia - que são a maioria. E o que o torna um excelente livro, não é apenas a história mas sim a ótima capacidade de John Marsden de escrever e de saber dosar momentos de tensão, drama, ação, romance e algumas partes capazes de nos fazer dar alguns risos no livro, além de criar personagens que não são tão diferentes do que os jovens são de verdade. E esse é outro ponto alto do livro. Diferente de outros livros destinados a e com adolescentes, amanhã faz tudo parecer mais real, colocando relacionamentos românticos mais maduros entre as personagens, - vide séries de livros que demoram de 4 a 6 livros para "o casal" dar um beijo - dramas mais reais, presentes na vida dos jovens e maturos e coisas que você não lê e pensa "isso jamais seria possível".

Continuação da resenha no site www.culturacanbefun.blogspot.com

Link da resenha: http://culturacanbefun.blogspot.com/2010/02/amanha-e-uma-serie-de-livros-juvenil.html

isra 06/05/2011

é isso que eu chamo de suspense ação romance tudo misturado é um dos melhores que eu ja li tambem