Amanhã, Quando a Guerra Começou

Amanhã, Quando a Guerra Começou John Marsden

Resenhas - Amanhã, Quando a Guerra Começou

Cobra 23/10/2010

Os personagens são incríveis. Ainda não me cativaram logo no primeiro livro, mas cada um tem traços e jeitos que os fazem parecer reais. As reações, as conversas, as levianidades e as faces sérias de cada um.
E a história é muito muito interessante não só porque sai do eixo romance/suspense/policial/fim do mundo/serial killer; guerra é um assunto sério.

Raf@ 12/10/2010

Cheio de Ação e reviravoltas
Amanhã é uma série composta por sete livros escrito pelo autor australiano John Marsden. No Brasil já foram lançados seis livros e a previsão para o último livro será em Janeiro. (confira)

"Mas, por enquanto vamos supor que tudo seja verdade. Que nós tenhamos sido invadidos. Pode ser que estejamos em guerra."

É com esse clima de guerra que início essa resenha. Para mim foi muito difícl escrever sobre Amanhã pois, é um livro de muitos acontecimentos e recheado de emoções. Mas vamos lá.

Logo no ínicio do livro iremos conhecer a personagem Ellie, uma garota como qualquer outra. Junto com sua amiga Corrie decidem fazer algo diferente no feriado de natal. Após tudo combinado Ellie e mais seis amigos vão a um lugar chamado Inferno, uma garganta cheia de rochas e vegetações. Todos foram cheio de adrenalina e em busca de aventura.
Em uma noite Ellie avista alguns aviões indo em direção a cidade, o que a deixa com uma leve pulga atrás da orelha.
Após decidirem ir embora tudo parecia calmo, mas ao chegarem em casa, tudo o que conheciam estava prestes a mudar. Pois, a cidade onde moram está tomada por um exército mantendo suas famílias reféns. O objetivo desses jovens é salvar as suas famílias e sua cidade.

Ao longo da história Mardsen vai levando o leitor a querer saber mais sobre o que irá acontecer. No ínicio confesso que fiquei meio frustrado, que não demorou muito, pois, o clima de perigo e risco vai se acentuando a cada página.

A narração da personagem Ellie é um misto de divertimento e seriedade, o modo como ela narra os acontecimentos e descreve os cenários tornam-se precisos. Outro ponto positivo que vale a pena ressaltar é a mudança de situações, que vão da calmaria a emergência. Há vários momentos de tensão, que levam o leitor a imaginar diversas vezes:
- E agora, como eles vão se livrar dessa?

Uma das características marcantes é sofrimento da perda, das necessidades, do medo, tudo isso contribui para o amadurecimento dos personagens em diversos aspectos, onde a união, o trabalho em equipe e principalmente a sobrevivência serão testados dia após dia.

Em uma obra original John Marsden acerta na dose de Amanhã e deixa lacunas para a continuação da série. Uma história totalmente explosiva e de fortes emoções onde leitor tem a sensação de fazer parte do grupo, onde explosões, fugas e perigos se tornam rotineiros na vida desses heróis.

Acesse meu Blog: http://livrosentreamigos.blogspot.com/ e participe.

jp 26/09/2010

www.culturacanbefun.blogspot.com
Amanhã é uma série de livros juvenil que conta a história de sete jovens que moram em uma cidade do interior e saem para acampar nas montanhas. Ao voltarem para sua cidade, eles dão de cara com algo que jamais esperavam: sua cidade estava em guerra, e havia sido tomada pelo inimigo. Agora, eles tem que conseguir sobreviver nas florestas e nas montanhas, escondendo-se do inimigo, ao mesmo tempo que tentam descobrir o que aconteceu, o motivo da guerra e como estão seus familiares.

O primeiro volume dessa série de sete volumes é uma agradável surpresa para quem está tentando fugir dos livros juvenis de fantasia - que são a maioria. E o que o torna um excelente livro, não é apenas a história mas sim a ótima capacidade de John Marsden de escrever e de saber dosar momentos de tensão, drama, ação, romance e algumas partes capazes de nos fazer dar alguns risos no livro, além de criar personagens que não são tão diferentes do que os jovens são de verdade. E esse é outro ponto alto do livro. Diferente de outros livros destinados a e com adolescentes, amanhã faz tudo parecer mais real, colocando relacionamentos românticos mais maduros entre as personagens, - vide séries de livros que demoram de 4 a 6 livros para "o casal" dar um beijo - dramas mais reais, presentes na vida dos jovens e maturos e coisas que você não lê e pensa "isso jamais seria possível".

Continuação da resenha no site www.culturacanbefun.blogspot.com

Link da resenha: http://culturacanbefun.blogspot.com/2010/02/amanha-e-uma-serie-de-livros-juvenil.html

Fabiano Baloo 20/09/2010

Este é uma livro de guerra. Não de uma guerra. Mas de várias guerras. Ellie é uma típica adolescente que, talvez, encontremos em qualquer lugar moderno e civilizado. Tem desejos, sentimentos ( alguns até bem aflorados...Steve que o diga), tem uma família feliz, uma casa e uma vida tranqula. Gosta de acampar. E tem amigos. Até ai tudo bem!...
Ellie resolve acampar com seus amigos... uma viagem que tem várias intenções: ficar longe de adultos, curtir com os amigos, festejar e ter um pouco de adrenalina... Ela queria só um pouco!
Ellie, Corrie, Robyn e Fi são as garotas. Homer, Lee e Kevin são os garotos. Sete jovens que se divertem por 5 dias inteiros em um lugar com uma bela paisagem, onde qualquer um gostaria de estar: O INFERNO, sim... este resenhista não errou. O Inferno é uma maravilha. Como diz a própria narradora/personagem do livro: "... o Inferno não tinha nada a ver com lugares. O Inferno tinha nada a ver com pessoas. Talvez o Inferno fossem as pessoas". E ela estava prestes a descobrir que isso era verdade...
Na volta pra casa, tudo mudou. Onde está os seus pais? E por que toda aquela confusão... E por que aquele silêncio???
A cada página os sete amigos vão descobrindo que houve uma invasão em seu país... houve uma invasão em suas vidas. As transformações típicas em adolescentes são aceleradas em pouco tempo com eles. Eles mudam e essa mudança não é apenas uma fase da vida... é a própria vida.
Agora eles tem que lutar para sobreviver, para proteger o Inferno e para salvar suas famílias que se tornaram prisioneiras.
O autor John Marsden consegue prender o leitor a cada página.
Acredito que não é um livro que agrade a todos... Mas quem deixar se levar pela história não irá se arrepender.
Uma escrita inteligente, apesar dos erros de impressão... Mas que não devia, mas pode passar despercebido pela consistente e criativa história.
Não é um livro sobre adolescentes. É um livro com adolescentes. E eles estão em guerra. Como eu disse no início, estão em várias guerras... por um país, com seus sentimentos, por suas famílias e com a chance de viverem livres outra vez...
Eu recomendo. Eu desejo que você se envolva como eu me atrevi a envolver e verá que vale a pena...
Tenham uma boa leitura. LEIAMOS!
Renata 28/01/2011minha estante
Quero muuuuuito ler este livro! *pira*

Acho que preciso comprá-lo urgentemente *comofaz?*

Amei a resenha! Beijos =**

Dani Ferraz 03/09/2019minha estante
Bom dia Fabiano, tudo bem? Muito boa sua resenha, adorei! Uma pergunta, ainda não li o livro e sou bibliotecária, acha prudente o empréstimo desta coleção para alunos de 11 anos?

Luh ;) 04/09/2010

Porque eu abandonei o livro.
Bom, não estou dizendo que abandonei porque o livro é ruim, pelo contrario, é muito bom. Mas, tem muita ação e morte e eu não gosto disso mas, se você gosta, eu totalmente recomendo!

Filyppe.Saraiva 15/08/2010

Injeção de adrenalina em um dos meus piores pesadelos
Envolvente, cativante, com uma fluidez excelente, angustiante e completamente assustador e divertido.

O tipo de livro que segue as estruturas dos filmes de adrenalina de Hollywood. Seqüências de ação e suspense capazes de deixar roendo unhas até o mais centrado dos seres.

Enredo non-stop, pra ler sem querer parar de jeito nenhum.
Mal vejo a hora de poder começar a ler a sequência.

Breno 13/08/2010

Adolescentes em Guerra
Uma história diferente, surpreendente e recheiada até a borda de ação e aventura, Amanhã, Quando a Guerra Começou trata de um tema meio que já batido e que pode facilmente se tornar óbvio: uma guerra. Porém, o livro nao poderia ser mais único, inteligente e verdadeiro. A perspectiva de uma guerra pelo ponto de vista de adolescentes é uma idéia fantástica e é desenvolvida por John Marsden com um realismo impressionante. Ao ler as páginas você nao está apenas lendo, mas está lá, junto com eles, na guerra. Dá para sentir tudo como se estivesse acontecendo com você, ou como se pudesse acontecer com você.
A guerra que o livro conta nao é brincadeira, mas o livro nao chega a transbordar sangue e violencia, o que torna tudo ainda melhor - a nao ser q vc goste de sangue e violencia. Mas de qualquer maneira, gostando ou nao gostando de guerras, explosões, perseguições e afins, esse livro é muito bom, principalmente para quem gosta de ler uma história q mais parece filme.

E que no caso de Amanhã, já virou um!!

Mateus 24/07/2010

Dificilmente um livro me prende completamente, me deixando vidrado e sem conseguir largá-lo. Comigo isso acontece apenas poucas vezes, mas quando ocorre, me fascino totalmente com ele, esqueço de tudo o que há no mundo e penso apenas no que estou lendo. É uma coisa mágica, sem explicação. Com "Amanhã, Quando a Guerra Começou" aconteceu exatamente isso.

A primeira vez em que me deparei com a série Amanhã foi em lojas virtuais. Quando vi a capa de cada livro e li as sinopses, foi um total amor à primeira vista. É difícil de acreditar, mas foi isso o que aconteceu. Se eu me apaixono por um livro, faço de tudo para comprá-lo, e dificilmente ele se mostra ruim. Precisei até mesmo viajar para tê-lo em mãos, e quando o achei, comprei correndo sem nem mesmo pensar. Estava um pouco receoso em comprar pelo fato da série ser grande, mas agora, depois de terminado o livro, me felicito por tê-lo comprado e me lamentaria pelo resto da vida se não o tivesse feito.

Eram 10 horas da noite quando li a primeira página do livro, e foi quando o mundo parou. À medida que fui lendo, nada mais importava. Queria saber apenas o que iria acontecer com Ellie e seus amigos, não importavam as horas ou o que fosse. Parece que entrei em uma espécie de transe, não sei bem. Só sei que quando olhei no relógio, eram quase 2 horas da madrugada e eu não queria largá-lo.

Tudo começa quando sete amigos vão acampar em um lugar nas montanhas, chamado Inferno. O tempo que passam lá é o melhor período de toda as suas vidas. Mas quando estão voltando para casa, eles tem uma grande surpresa: tudo se mostra quieto e silencioso. Ao chegarem em sua cidade, os seus maiores temores se tornam reais: a cidade se encontra vazia, e todas as pessoas sumiram. O porque disso é o que vão tentar descobrir, e uma grande guerra parece estar por trás de tudo.

O mais incrível é que o autor consegue escrever a história sem torná-la absurda ou fantasiosa demais. Tudo é minuciosamente escrito, e nada é ridículo, ao contrário de outros livros que já li com a mesma narrativa. Seu ponto máximo é o fato de que tudo parece ser verdadeiro. Não é como alguns livros em que à medida que vamos lendo vamos achando tudo absurdo. O tempo todo imaginei se em algum lugar aquilo estaria acontecendo, e se algum dia eu passaria por isso.

Quanto aos personagens... Personagens como os de Amanhã, com certeza nunca irei encontrar iguais. O autor consegue fazê-los como as pessoas são de verdade. Não tem aquele que é sempre medroso, nem aquele que é sempre corajoso. Isso não existe. Cada personagem tem um pouco de coragem e um pouco de medo, o que os torna quase reais. Me senti amigo de todos, quase como se tivessem saltado para fora do livro.

Enfim, o que mais posso dizer? Simplesmente que esta é a melhor e mais sensacional série de suspense já escrita em todos os tempos. Quem começa a ler, não consegue mais parar, disso vocês podem ter certeza. Admito que fiquei tenso o livro inteiro. Quem ainda não leu, é melhor ler rápido, pois está perdendo um livro incrível. Agora é só prender o fôlego e esperar pelos próximos livros da série, que devem ser incríveis tanto quanto este.
Lu 23/07/2010minha estante
Sempre vi esse livro em livrarias e, sim, tinha uma certa curiosidade a respeito. Mas agora, ela com certeza subiu na listinha de desejados. Ótima resenha, amigo! Beijos!

nane 24/07/2010minha estante
Teu, vc me convenceu!! Tá na minha lista de futuras leituras! Que resenha em!?? =*

Douglas 25/07/2010minha estante
Nossa que resenha legal que vc fez...Na minha biblioteca tem os três primeiros livros e claro vou ler....O livro deve ser maravilhoso mesmo pois acredito em suas resenhas.

Gláucia 07/10/2010minha estante
Nossa, Mateus! Vou ter que abrir uma exceção nos meus planos de não comprar mais livros! E me lembre de não ler mais suas resenhas, elas são verdadeiras armadilhas:D

Milena Karla - Mika 25/03/2012minha estante
Uau! Sua resenha foi perfeita , como todas as outras! Com certeza vou ler este livro! Sou sua fã! *---* Suas resenhas são como um colírio para os olhos e como um cobertor quentinho em meio a um frio de rachar os ossos. Você é demais!

Mateus 18/04/2012minha estante
Muito obrigado pelos comentários, pessoal, fico feliz que minha resenha tenha feito vocês se interessarem pelo livro :D Aliás, em breve pretendo reler a série desde o início para chegar finalmente aos últimos livros que ainda não li. É cada livro melhor que o outro!

Luan 30/04/2012minha estante
Já li esse livro e gostei, não tanto quanto você, mas gostei. Quero muito ler o segundo, mas a livraria da minha cidade não vai mais vender, pois ninguém está comprando! :/

Gabi Pescarolo 30/08/2012minha estante
Lista de desejados, com certeza! ;D

Jess Targaryen 07/08/2013minha estante
Altas resenha, aconteceu o mesmo comigo! O segundo livro chegou na minha casa e fiquei um dia inteiro lendo, só larguei ao terminar, muito viciante!

Homero 16/07/2010

Muito, Muito bom!
Tudo começa quando Duas amigas resolvem chamar + alguns amigos de escola e partem em uma aventura, uma trilha. e só pretendem passar alguns dias fora. Enquanto isso a cidade (um tanto urbana) estaria toda reunida em uma festa, a principal festa do ano da cidade... Ou seja... uma hora perfeita para ser invadida, com a grande maioria da população reunida em um só lugar.

Do acampamento que eles estão, em uma noite eles veem jatos passando no céu e ficam temerosos com o que isso poderia significar. Acabam imaginando serem jatos para fazer aeromodelismo na festa, mas acabaram estando enganados.

A Austrália fora invadida e eles só percebem que havia algo de errado quando voltam para suas casas e nada encontram, além de animais mortos de fome.

É nesse clima que começa uma aventura cheia de ação, um grupo de amigos querendo descobrir o que aconteceu com o seu país e tentando resistir a uma guerra iminente.

Um livro bastante original com muita tensão, suspense e ação. realmente te prende a história e faz você se interessar por saber mais sobre a Austrália.

No livro ñ existem celulares, nem nenhum objeto tecnológico, por isso é bom dizer que o livro originalmente foi escrito no ano de 1993.

Vale a pena ser lido.

Mahfud, Fábio 06/07/2010

Guerra um pouco fria
[pode conter spoilers]

Estava passando em um sebo da minha cidade quando deparei com os três primeiros livros da saga Amanhã, em uma prateleira bem baixa. Como tinha ele na minha lista de 'vou ler' aqui do Skoob e estava em ótimo estado, comprei o primeiro volume pra ver como era.
Posso dizer que esperava mais do livro. São vários personagens principais, mas não pude me apegar muito a nenhum deles. Como a estória é contada em primeira pessoa, ficamos conhecendo principalmente os pensamentos, idéias e conflitos existenciais da protagonista Ellie, mas achei tudo um pouco superficial.
O livro não é ruim, definitivamente, e algumas passagens que contém mais ação são muito bacanas e, tirando os romances adolescentes, a leitura se desenvolve bem rapidamente tendo até alguns diálogos bem engraçados vez ou outra.
Vou continuar lendo a saga pra ver o que vai acontecer com o grupo de amigos que se dividiu ao final do primeiro livro, pra saber a real história do Eremita (espero que falem mais dele) e até pra ver se o ritmo melhora daqui pra frente.

Ariel 28/06/2010

ótimo livro!
É do tipo que muitos irão gostar. 3ª Guerra. Um grupo de jovens que vao passear e quando voltam a cidade está um caos, e eles tem que se salvar no meio de tanta confusão. Romance, aventura, ação. Quando comecei a ler não quis mais parar. Muito bom.

Ibi 04/06/2010

Amanhã - Quando a guerra começou...
Esse livro conta a historia de um grupo de adolescentes, Lee, Kevin, Corrie, Homer, Robyn e Fi, que vão explorar trilhas e acampar no "Inferno". Enquanto eles estão acampando, sem contato com o mundo, sua pequena cidade esta sendo atacada por inimigos que até então, são desconhecidos. Ao longo dessa historia que me deixou muito intrigada, e a ponto de "engolir" o livro em poucos dias, o único lugar seguro para eles, será o "Inferno".

CaioMeloW 27/05/2010

-Explosivo
Resenha -> http://www.sobrelivros.com.br/resenha-amanha-quando-a-guerra-comecou-john-marsden/

Luiz Ehlers 16/03/2010

Um filme de terror...
Serei sincero e confesso que escolhi este livro pela capa. Gosto da formatação que a editora Fundamento dá aos seus livros. É, sem dúvida, a editora com o melhor acabamento em livros do Brasil.

A capa somada com a diagramação do livro dão à história um caráter adolescente, tanto que o livro só pode ser encontrado na sessão infanto-juvenil. Porém, há controvérsias (risos).

AMANHÃ - Quando a Guerra Começa do australiano John Marsden é o primeiro capítulo da série que conta a "aventura" de um grupo de adolescentes que vão para um acampamento nas montanhas e quando retornam descobrem que todos em sua pequena cidade sumiram, os cachorros morreram de fome e a comida nas casas apodreceu. Com o passar da história se descobre que um país não informado invadiu a pequena cidade e colocou todos os pais dos adolescentes sob sua custódia.

O livro tem uma linguagem fácil e é narrado em primeira pessoa por uma das adolescentes, Ellie. Ele é carregado de angústia, sofrimento e tristeza. O grupo tem que enfrentar o terror de não saber o que está acontecendo somada à impossibilidade de fazer algo para mudar aquela situação.

Em meio a este cenário de horror, eles são obrigados a organizarem-se e pensarem de forma militar e lógica para ajudar os feridos e conseguir mantimentos.

Eu me surpreendi bastante com o livro, esperava algo diferente. Ele me trouxe sensações ruins de angústia, medo e também terror. Achei ele muito parecido com a sensação de assistir filmes de terror, inclusive a presença de adolescente me leva mais ainda a esta impressão. Infelizmente, os personagens têm pouca personalidade, pelo menos neste primeiro capítulo, o que torna a história um pouco superficial. Particularmente não consigo considerar as cenas de ação como legais ou emocionamento porque são normalmente questões de sobrevivência.

Eu não sei se um livro que desperta sentimentos ruins pode ser considerado um bom livro. Porém, AMANHÃ está longe de ser um livro ruim, pelo contrário, é interessante e me deu uma curiosidade de saber para aonde a série vai. Porém, eu realmente fiquei tocado de uma forma que achei que não seria mais...

Carlos 03/03/2010

Melhor do que eu esperava.
Comprei esse livro apenas para fazer companhia a um outro livro que estava comprando, nunca ouvira falar dele antes de vê-lo na prateleira da livraria.

Confesso que o início da história estava bastante chato, talvez o cenário utilizado não seja um dos que mais me anime: campo. As coisas parecem monótonas e sem-graça, o que me fez ler mais rápido para ver se melhorava. Aos poucos a leitura foi ficando empolgante, quando surgiram as especulações sobre o que estava ocorrendo e nos momentos em que cada personagem mostrava a sua "habilidade oculta". Eu esperava um livro de ficção, como muitos dos que li até agora, mas fui despertado pela realidade envolvida no livro. Nenhum dos personagens têm poderes especiais ou qualquer coisa mística que seja. São pessoas comuns que têm a vida radicalmente transformada e precisam se habituar à nova situação. Isso foi o que me prendeu à leitura, a vontade de descobrir o que cada um seria capaz de fazer para sobreviver, como eles reagiriam nas diversas situações, utilizando instrumentos comuns e habilidades comuns. NADA de superpoderes.

Agora tenho que comprar o segundo livro da série e esperar que algum livro que eu não conheço tenha a coragem de surgir na minha frente e me surpreender com sua história, tal como fez Amanhã.