Os Malaquias

Resenhas - Os Malaquias

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luciano Otaciano 14/05/2024

Livro excelente!
Aqui temos a história que acompanha três irmãos da família Malaquias: Nico, Julia e Antônio. Eles tiveram seus caminhos separados após a inusitada morte dos pais em decorrência de um raio que caiu na casa em que todos eles viviam, aos pés de Serra Morena, em algum canto no interior do Brasil. Nico foi trabalhar em uma fazenda. Julia e Antônio foram para o orfanato. A menina foi adotada. O rapaz, que se descobriu anão, ficou morando com as freiras. O pano de fundo da trama dos irmãos é muito bem construido pela autora, mostrando as rotinas, costumes, crenças, cenários e linguagens de um Brasil interiorano que não existe mais.
A ambientação é tão bem feita que, a história em si, de um improvável reencontro dos três irmãos, acaba ficando em segundo plano, mas sem deixar de ser emocionante. Essa descrição do dia a dia rural ainda ganha novos contornos com toques de realismo fantástico, como pessoas desaparecendo em um bule de café, manifestações de ancestrais mortos através de diferentes matérias físicas e até o surgimento de um povoado formado dentro de um navio atolado em uma caverna, consequência da construção de uma hidrelétrica que redirecionou os caminhos da água na região e mudou o destino dos moradores.
O município fantástico de Serra Morena é o Brasil e mostra o que já foi o interior dos nossos estados. A família Malaquias representa nossos antepassados, quando histórias de desencontros familiares eram comuns, deixando marcas eternas na construção da identidade de nossos sobrenomes. Não esperava que fosse tão memorável pra mim. É isso leitores, este livro aqui agradou-me e surpreendeu-me positivamente.

Ana Clô 29/04/2024

Em água turva, as substâncias não se veem.
Me deparei com essa leitura e me inundei de tudo o que ela podia oferecer.
Andrea del Fuego consegue construir uma narrativa familiar e fantástica. Às vezes insólita, às vezes muito íntima.
?Os malaquias? nos coloca frente a frente à um Brasil não distante permeado por um imaginário necessário de ser pensado (parece que só por meio da fantasia somos capazes de sobreviver).
Não sei muito o que falar mas sei o que senti. Uma leitura incrível, com personagens construídos de maneiras muito simbólicas em um espaço-tempo que ora se coloca aqui e ora se coloca lá (podendo esse ?lá ser diversos entre-lugares).
Leiam! Vale a pena!!

Thamiris Flor 25/04/2024

A vida de três irmãos que são separados na infância após a morte dos pais, vai nos levar para uma história cheia de poesia e uma viagem incrível, na qual não se consegue parar de ler até a última página. A escrita da Andréa é muito boa e envolvente.

Brulibooks 17/04/2024

Os Malaquias - Andréa Del Fuego
Os Malaquias é um romance que trata sobre a vida de três irmãos, separados ainda na infância após a morte do pais quando um raio atinge a casa onde vivem. A história acontece na cidade fictícia de Serra Morena, que poderia facilmente ilustrar alguma cidade do interior do Brasil há algumas décadas. A descrição do lugar, dos costumes e dos próprios personagens, ilustram a regionalidade e o discurso de um Brasil rural, assim como visto em outras obras de autores modernistas brasileiros. Além disso, a narrativa conta com alguns elementos do que se assemelha ao realismo mágico, principalmente quando cita os personagens Geraldina e Geraldo.

Os três irmãos seguem caminhos diferentes e a história explora cada um deles de maneira alternada, trazendo ao leitor a sensação de acompanhar a vida de cada um de forma individual, mas ao mesmo tempo na expectativa de um possível reecontro. Outra parte interessante são as mudanças que acontem na região, após a instalação de uma usina hidrelétrica, alterando não só a "paisagem" mas a vida dos habitantes de Serra Morena. E aqui eu vejo que o livro, pelo menos para mim, trouxe essa perspectiva da mudança como algo constante, sem extinguir o elo entre os pessoas, lugares e gerações.

Seja a conexão entre os familiares, ou o anseio por novos caminhos, todas as memórias ainda são e farão parte da história de cada um.
Apesar dos desencontros, a memória é parte da identidade de cada um.

JAQUELINE.ARGOLO 31/03/2024

Mais um drama familiar
A obra narra o drama familiar dos 3 irmãos Malaquias e seus (des)encontros e suas trajetórias após a morte dos seus pais.
Inicialmente, achei a história interessante, mas confesso que fiquei confusa, por vezes, ao longo da trama e com o final... Gosto de livros com capítulos e frases/parágrafos curtos, mas senti falta de maior desenvolvimento sobre personagens e de articulação entre as partes... Pela crítica/propaganda, esperava mais da obra...

Séia 24/03/2024

Os malaquias
Imagina uma leitura fluida que você fica tão conectada e pensa sobre o que vai acontecer mais adiante, então você precisa ler esse livro. Amei, como a autora consegue com muita sensibilidade impactar em cada linha!

anne ;) 19/03/2024

Em água turva, as substâncias não se vêem
Leitura densa, mas que flui, pelo ritmo e tamanho dos capítulos. Personagens enigmáticos que beiram o misticismo, sendo permeados por histórias e vivências paranormais que diferem do ambiente mais do que ordinário em que se dá a história. Final doloroso, com seus dois últimos capítulos sendo muito difíceis de digerir, apesar da sua previsibilidade. Na obra, a natureza dos encontros (ou não) trabalha e orquestra o que nos parece espontâneo.

arqueofarias 18/03/2024

Ótimo livro. Um maravilhoso drama familiar e suas relações entre si, com a memória, a paisagem rural e seus dissabores.
Poético. Melancólico. Fantasioso.

Alguns personagens poderiam ter sido melhor desenvolvidos.

Gostei.

isa.dantas 28/02/2024

Primeiro contato com a escrita da Andrea e gostei bastante. Existem trechos muito poéticos ao longo da narrativa e particularmente, gostei muito dos elementos fantásticos. Vamos sendo levados na esperança de que esses irmãos se reencontrem e também pela curiosidade do que vai acontecendo em suas vidas. Curiosa para ler outros livros dela.

Breno.GAmez 25/02/2024

Um livro diferente de tudo o que andei lendo nos últimos tempos. Com capítulos curtos e um tempo que passa hora rápido e hora devagar, Os Malaquias trata principalmente da memória, em todas as suas formas. Ao misturar o realismo clássico com fantasia, a autora faz um retrato de um Brasil interiorano que talvez já não exista mais. O pano de fundo da história, o encontro dos 3 irmãos, acaba ficando em segundo plano com os acontecimentos "mundanos" da vida dos mesmos, com um "quê" de fantasia. Vou levar uns dias para digerir e compreender o livro, provavelmente passando por uma releitura.
Mesmo assim, recomendo o livro, principalmente por causa desse retrato do interior do país, com seu próprio universo fantástico e realidade única

Julia 18/12/2023

UMA AGRADÁVEL LEITURA
Confesso que iniciei a leitura um pouco receosa, sem saber o que esperar da escrita da autora e sobre a história, mas acabei gastando.

Sinto, sim, que os personagens poderiam terem sido mais aproveitados, que suas personalidades poderiam ter sido mais exploradas. Fiquei com o gosto de uma escrita apressada demais, um tanto rasa.

Apesar disso, achei uma história cativante, gostei de ler sobre os Malaquias.

É daqueles livros que você lê rapidinho, sem dificuldade, resumindo em ?gostei, é legalzinho?.

um sólido 3,5 ??

Luciana 27/11/2023

Segundo livro que leio da autora, definitivamente gosto da forma que escreve, e mais ainda da coragem em escrever coisas fora da caixinha de uma forma fluída e orgânica.
Temos a história de Nico, Antônio e Júlia contada numa mistura de desgraças, encontros, desencontros e realismo mágico. Para ler com a mente aberta.

luizbrbs 27/11/2023

Andrea Del Fuego é incrível e qualquer coisa que ela escrever, eu vou ler. Uma história mágica com um pedaço muito grande de Brasil aqui.

Erica.Regiani 30/10/2023

Fui surpreendida por este emaranhado de romance sertanejo e realismo mágico, e já no segundo capítulo, deslocada no tempo, transportada para minha infância ? eu e meus irmãos na casa simples de madeira, no sítio onde morei até os meus 5 anos.
Certa vez um pé de eucalípto caiu durante a tempestade, e não sei o porque desta "suposta" segurança dos paranaenses de "entrar" debaixo da mesa sempre que chovia muito... rs.
Era isso toda vez!?

"Todos se recolheram, a noite ia grossa, o vento afrouxava as janelas. As telhas vibravam, num mínimo gesto a tempestade nasceria dentro de casa."

Na fictícia Serra Morena, o drama de uma família desfeita. Nico, Antônio e Julia, três irmãos que se veem orfãos quando os pais são atingidos por um raio, numa noite de tempestade.

Nico (Frederico), é adotado pelo "benfeitor" da região, dono de uma fazenda de café, para a qual ele vai trabalhar muito. Antônio, anão (termo usado no livro), vai para o orfanato administrado por freiras francesas e Julia, a caçula, vai trabalhar numa casa de família.

No desenrolar da trama, enquanto vivem separados, cada qual com suas muitas dificuldades, o vale onde moram é inundado, pois em nome do progresso, as propriedades são vendidas, a água é represada e uma usina hidrelétrica é construída.
Grande parte dos moradores se deslocam para a cidade... tão real isso, grandes empresas aumentando a fortuna e destruindo as belezas naturais.

Refleti tanto com esta leitura.
Três irmãos separados na infância por uma tragédia... eu e meus irmãos sem vínculo afetivo que nos una, conversamos o necessário, em mensagens curtas quando muito.

Um final que acaba de repente e tu pensa...mas já!

Literatura é terapêutica!
Como pode, uma história que alguém imaginou e escreveu, nos afetar?

Enxerguei nessas linhas um pedaço de mim que ainda dói, e que as vezes creio que só vai se curar em outras vidas.

Merecidamente agraciado com o Prêmio Saramago.

1 | 2 | 3 | 4 | 5