Os Malaquias

Resenhas - Os Malaquias

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carol.Cuofano 25/03/2023

Os Malaquias
Mais uma leitura concluída. "Os Malaquias" de Andréa Del Fuego.

Nesta narrativa acompanhamos os irmãos Nico, Antônio e Júlia que ficam órfãos quando crianças e acabam sendo separados. O primeiro vai para a fazenda de Geraldo, o segundo para o orfanato das freiras e a garota para a casa de uma mulher rica. A história acontece em Serra Morena.

A narrativa acompanha os irmãos em diferentes momentos da vida ora aproximando-os ora afastando-os em capítulos curtos que se alternam e são permeados com toques de realismo mágico, que é a tônica do livro.

A história dos irmãos não tra nada de extraordinário para ser acompanhado e eles não são cativantes. Pelo contrário, Júlia é meio irritante e é a personagem que eu menos gostei.

Eu tenho dificuldade em embarcar e me envolver em textos do realismo mágico. Acho difícil compreender a ideia.

A escrita de Andréa é bastante objetiva e fluida. Em alguns momentos, acho que se aproxima de um estilo de escrita de contos.

Talvez, em outro momento, leia outra obra da autora. Este, infelizmente, eu não gostei.

Talita | @gosteilogoindico 25/03/2023

Minhas impressões de leitura
A escrita da autora sempre envolvente, além dos capítulos curtos serem uma ótima "sacada" para a leitura. O realismo mágico é super presente nessa obra (me agradou, mas achei um pouco "mirabolante" demais em alguns momentos).
Não amei nem odiei o livro, achei uma boa experiência de leitura.

Lú Ribeiro 18/03/2023

Livro lindo...
O livro aborda questões complexas sociais de maneira leve e fluída. A escrita, os diálogos, a diagramação. Interessantíssimos e diferentes.
Um bom livro.

Dani Pontes 18/03/2023

Como pode uma mesma autora escrever a pediatra e esse livro?!?! Tão diferentes em estilo, enredo... mas ambos tão incríveis!!
Apesar de não curtir realismo fantástico gostei mto do livro!!
Recomendo!!

leiturasdabiaprado 07/03/2023

Pra mim foi impossível não lembrar de Cem anos de Solidão lendo Os Malaquias!
O realismo fantástico de Gabo se faz presente nessa obra da Andréa Del Fuego.
O livro conta a história de três irmãos que ficam órfãos na infância quando um raio atinge a casa e mata os pais.
Os três terão destinos distintos, o mais velho, Nico, é pego pelo fazendeiro vizinho para ser seu empregado. Os dois mais novos vão para o orfanato das freiras, a caçula, Júlia, é adotada, mas para ser empregada doméstica, e, o do meio, Antônio, permanece no orfanato pois sofre de nanismo.
As vidas de Nico e Antônio se cruzam novamente anos depois, quando Nico casa vai buscar Antônio para morar com ele.
Júlia está em outra cidade e não consegue retornar a Serra Morena, terra de sua infância.
O livro nos mostra ainda a chegada da luz elétrica na cidade com a implementação de uma hidroelétrica, que inundou as terras do campo e trouxe as pessoas para a cidade.
Durante toda a narrativa vislumbramos elementos de fantasia, uma morta que é uma presença constante sobre diversas formas pra mim é o principal, mas temos ainda o homem que foi sugado pelo filtro de café...
É um livro interessante de ler, que trata ainda de coronelismo, de vida no interior e de amor entre irmãos!
Vale ainda ressaltar que esse é o romance de estreia da autora, e, que o mesmo foi vencedor do prêmio José Saramago!

Gustavo611 07/03/2023

Encontros e desencontros
A escrita de Andréa del Fuego me surpreendeu muito. A história é bastante envolvente, se desenrola de maneira fluida. Quando percebi, já estava completamente mergulhado na imensidão dessa história. Possui elementos de realismo fantástico, mas é muito realista no tema que aborda. O livro é uma saga familiar que se inicia com um infortúnio, gerando perfeitos encontros e desencontros.

Jansen 22/05/2023minha estante
Não detectei nenhum spoiler.

Gaby 04/03/2023

Texto de escrita fluida, os fatos não demoram para acontecer. A história vem em um ritmo crescente e envolvente.

Rê Lima 27/02/2023

Ao contrário de outras pessoa que já leram outros livros da autora, esse é meu primeiro contato com a escrita dela. Achei interessante, personagens bem construídos, história que prende. Quero ler os outros.

Bela 23/02/2023

Relações familiares e a magia da vida comum
Me encantei com a forma de narrar da autora, sendo esse o primeiro livro dela que li. Apesar de ser curto, prolonguei ao máximo minha leitura para fazer com que o livro durasse mais, pois gosto muito do realismo mágico da trama.

É incrível como a história apresenta profundamente as personagens principais com um narrador em terceira pessoa, que seria teoricamente distante?Mas conseguimos entrar na vida dessas personagens e compreender seus pensamentos e suas relações afetivas com familiares e conhecidos, o que torna o livro muito emocionante.

Destaco as passagens com as personagens Geraldo e Geraldina, que achei muito sensíveis. Também me interessei muito pela trama da Julia
Malaquias, que parece ter vivido 3 vidas em 1 só.

Matheus656 19/02/2023

Depois de ler ‘a pediatra’ em 2021, resolvi experimentar outro livro da andrea del fuego e não me arrependi.

os dois textos, contudo, são bem opostos entre si. em ‘os malaquias’, a autora faz uso do realismo fantástico para contar a história dos irmãos malaquias, órfãos após um raio atingir seus pais no meio da madrugada.

um livro que nos leva numa viagem mágica acerca da origem da vida, de desencontros, de sobrevivência e união.

gostei bastante dos toques de realismo mágico, misturado com romance regional e com a trama psicológica.

del fuego tem uma escrita primorosa, com frases curtas e fortes. um estilo cheio de simbolismos, em um cruzamento nebuloso entre vida e morte. um romance de várias tonalidades.

destaque da nova geração de autoras da nossa literatura contemporânea, ‘os malaquias’ foi ganhador do premio josé saramago em 2011.

Adriana1161 04/02/2023

Cada um para um lado
Eu li o livro em uma edição lindinha da Língua Geral, mas ele foi relançado recentemente pela Companhia das Letras.
Achei a história uma mistura de várias outras que li recentemente, tais como: Água Funda, Torto Arado, Eva Luna e até As vinhas da Ira!
O livro é curto, rápido de ler, com capítulos curtos também.
Gostei dos toques de Realismo mágico, misturado com romence regional e trama psicológica.
"rabiscado com nervoso, eletrocardiograma de um gato em salto"
"Idade alcançada, rio caudaloso para trás, riacho fino pela frente "
Personagens: Nico, Antônio, Julia, Geraldo, Geraldina, Tizica, Luderia, Leila, Eneido, Timoteo, Maria, Marie, Cecille, Messias, Dinorá
Local: Serra Morena - MG - tempo indeterminado
@driperini

Ramilla.Souza 29/01/2023

Vale a pena!!!
Depois de ler A Pediatra, resolvi tentar mais um livro da Andrea del Fuego e não me arrependi. Confesso que estou apaixonada pela autora e já quero outros livros dela.

Os dois livros entretanto, são bem diferentes entre si. Em Os Malaquias, Del Fuego bebe na fonte do Realismo Fantástico para contar a história dos irmãos Malaquias, orfãos depois que um raio atingiu, no meio da madrugada, seus pais adormecidos.

Mas, mesmo utilizando os recursos do absurdo ou irreal, a autora constrói uma história sutil, quase suave, em que o leitor se vê embalado pelos acontecimentos pequenos e grandes da cidade de Serra Negra.

Nada está fora do lugar e tudo tem sua medida certa. Andrea del Fuego é, sem dúvida, uma grande escritora.

Will.Leite 24/01/2023

Livro gostoso demais de ser lido. Com um final fechado mas nem tanto. Adorei todos os acontecimentos fantásticos ao longo do livro. Me pegaram de surpresa. Haha
Andrea Del Fuego é uma grande escritora. Merecedora de todos os prêmios que vieram e virão ao longo se sua carreira.

Bia 19/01/2023

Uma família
A história se inicia com a morte dos pais e o os são separados filhos o que permeia em encontros e desencontros envolvendo uma questão mística em busca de uma terra prometida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5