Paixão simples

Paixão simples Annie Ernaux

Resenhas - Uma Paixão Simples

antuan_reloaded 29/04/2023

[8/10]
Acredito que escrever sobre histórias de amor deva ser algo difícil, visto que envolve a possibilidade do rompimento. Se essa história é sobre um amor interdito, talvez deva ser mais difícil ainda. Aqui, a certeza é inevitável.

Em "Paixão Simples", o que no começa como uma paixão avassaladora culmina em uma degeneração doentia. Aos poucos, a narradora definha com a certeza da impossibilidade, mas enganando-se quanto ao que poderia ser.

Decidi ser breve, tal qual o relato em questão. Não vou fazer uma resenha destacando pontos de incômodo, apesar de existirem, irei apenas transcrever, por fim, certo momento em que Annie Erneax foi grandona demais como escritora. Leia-se:

"Para mim não havia essa cronologia em nossa relação, eu só conhecia a presença ou a ausência. Estou apenas acumulando as manifestações de uma paixão que oscila o tempo todo entre 'sempre' e 'um dia', como se este inventário pudesse me dar acesso à realidade dessa paixão."
Kaylo0 29/04/2023minha estante
ah megrah resenhah

antuan_reloaded 29/04/2023minha estante
Amou?

iza.ft 30/05/2024

?Não quero explicar minha paixão ? o que me levaria a considerá-la um erro ou um transtorno do qual seria preciso me justificar ?, só quero mostrar o que ela é.
Talvez os únicos dados a se levar em conta sejam materiais, o tempo e a liberdade de que pude dispor para viver isso tudo.?

Wercton 26/11/2023

Paixão demasiadamente humana
Cada livro que leio da Annie Ernaux, minha paixão por ela aumenta. Seu jeito único de narrar aliado com sua escrita crua e sincera é aqui um dos maiores marcos desse livro.

Aqui, a autora elabora sobre uma paixão que ela teve - após se divorciar - com um homem estrangeiro e casado. Mas não é qualquer paixão, é uma paixão obsessiva que consome seus dias e deixa todo o resto secundário, como se sua existência só tivesse passado a fazer sentido depois daquilo.

Admiro muito a sinceridade com a qual ela narra seus pesamentos mais obscuros, de peito aberto, sabendo que seria muito criticada por expôr sentimentos tão humanos e mais corriqueiros do que acreditamos. Para aqueles que nunca se sentiram assim e a julgam por isso: meus pêsames.

Mas, por mais intenso que tenha sido a paixão, uma hora acaba, a vida continua se movendo contra nossa vontade, e, aos poucos, contra a nossa expectativa, a gente se vê seguindo em frente também, agora com novos olhares para o mundo.

Leitura recomendadíssima!

"Eu achava que a escrita deveria se aproximar dessa impressão provocada pela cena do ato sexual, desse sentimento de angústia e estupor, da suspensão de julgamento moral."

louisevfh 15/01/2024

É muito bom ler um livro que mostra que nós, em nossas obsessões românticas, não estamos sozinhas - como retrata a própria narradora, que tenta encontrar sinais de que ela não é a única a viver o vício em alguém.

Sa 22/05/2023

Em poucas páginas consegui entender a personagem principal e adentrar nos seus conflitos internos e a forma como isso a consome. A narrativa é envolvente e é genuína a forma que é caracterizada essa paixão intensa. Gostei muito!

Nanicas 15/01/2024

É um livro tão curto mas tão gostoso de ler. Ele realmente aborda como a obsessão e paixão feminina é de forma crua e objetiva. Recomendo à aqueles que já amaram loucamente e que acham que foram os únicos a ser assim. Me identifiquei horrores!

Camila Felicio 18/11/2023

A primeira mulher francesa ganhadora do Nobel!
Foi meu primeiro contato com a Annie, estou há tempos esperando para ler uma
obra da autora e fui incentivada pelo Philippe que me puxa para ler em francês e como sou lisa sempre dava uma driblada porque estou enferrujada, desta vez não evitei e estou muito feliz por tê-lo feito pois conheci a autora (me encantei por certo) e surpreendentemente consegui concluir a leitura sem muito drama.
Quem nunca teve uma paixão avassaladora que atire a primeira pedra, e quem a teve entende várias partes da escrita da autora e identifica-se com vários momentos vividos e narrados pela personagem (bom a parte de não tomar banho eu achei extremamente absurda mas... - quem leu sabe do que se trata).
A personagem apaixona-se perdidamente por um dinamarquês que está a trabalho na França, e descreve as sensações que sente, entre elas: a ansiedade, o nervoso, o medo do abandono, a dúvida de ser querida, o desejo de já não estar vivendo o enamoramento, e a depressão pela perda... Entre a ansiedade e a depressão senti-me dentro daquela vivência, e fiz a imersão total e o livro ganhou um novo significado! Segundo a personagem ao nos apaixonarmos e às vezes agirmos de forma tão irracional entendemos as pessoas que outrora julgamos tolas, eu amei a reflexão e apreciei ter uma protagonista já mais velha, com uma vida consolidada, mãe e divorciada porque vi camadas extremamente fortes na narrativa, mesmo a escrita sendo seca e precisa.
Bom, mais um livraço em um novo gênero que descobri que adoro: o gênero protagonistas femininas meio surtadas (o motivo do não tomar banho ainda me gera perplexidade e não consigo não fazer julgamentos HAHAHA, eu ri de nervoso na leitura e tirei fotos para vários amigos não leitores ficarem abismados juntos comigo, porque não queria passar por aquilo sozinha).
Gleidson 18/11/2023minha estante
Gostei da sua resenha! Senti vontade de ler, principalmente por causa da parte da falta de banho. Como foi traduzido esse livro aqui no Brasil?

Camila Felicio 18/11/2023minha estante
Paixão Simples kkkkk a parte do banheiro eu tive que parar leitura pra ficar abismada kkkkkkkkk

Gleidson 18/11/2023minha estante
Vou ler esse livro pra descobrir isso. ?

Camila Felicio 18/11/2023minha estante
É curtinho kkkkkkkkkkkk Mas olha kkkkkkk

becksy 26/04/2024

Paixão simples ou dependência complicada?
Paixão Simples, ao meu ver e entendimento, vai lidar com as fases da dependência amorosa e emocional de uma pessoa por outra e com isso, eu digo: quem nunca?
Me vi na narradora em meus momentos de dependência emocional, onde sempre estava esperando por migalhas do outro e parando a vida pelo que a outra pessoa não poderia ou queria corresponder.
No fim, após superar essa dependência ou próximo disso, a narradora acaba cedendo uma última vez aos caprichos do outro, mas percebe que talvez o amante não era tanto assim quanto era antigamente. E é assim que nos sentimos quando superamos finalmente.
Foi uma leitura curta mas cheia de significados.

Mari 30/04/2024

Annie Ernaux e sua potência em forma de escrita, sabe descrever perfeitamente como é sentir uma paixão e como essa experiência modifica a vida.
Durante a leitura, experimentei emoções diversas, primeiro achei os sentimentos e pensamentos totalmente exagerados, mas depois fui procurando em mim mesma as vezes em que me apaixonei e vi que os sentimentos narrados são de fato exacerbados, mas não menos verdadeiros e não menos transformadores.
Annie captura perfeitamente no final do livro o sentimento, que eu jamais poderia por em palavras, que sinto em relação às minhas próprias paixões passadas: se tornaram lembranças vagas e que não dizem absolutamente nada sobre os homens e sim, tudo sobre como me mudou.
Essa leitura fala sobre o poder transformador da paixão e vai ressoar profundamente em quem já um "idiota apaixonado" rs.

melfru 04/10/2023

Bom DEMAIS!!!
a escrita dessa mulher é simplesmente linda, simples, intensa, ela consegue narrar tão bem o que ela tava passando que eu senti como se tivesse ouvindo uma amiga desabafar, sabe?

um dos meus favoritos do ano!!!!

Lelemarta 09/03/2024

Meu maior medo é viver uma paixão onde os sentimentos sejam tão fortes que toda a razão fique de lado e eu perca o controle sobre as minhas atitudes. Por isso fiquei aterrorizada lendo esse livro da Annie Ernaux. Mas o fim dele me trouxe paz, ja que eu gostei da sutileza em que ela mostrou o desfecho dessa história e contou como seu objetivo era apenas relatar esse sentimento da forma mais pura e simples.

gabz 19/03/2024

Você só consegue entender esse livro se tiver passando pela mesma situação ou parecida. E esse livro não é sobre amor, é talvez sobre as loucuras que fazemos quando estamos (ou achamos) que estamos apaixonados.

olivromefisgou 30/04/2023

Mais Annie Ernaux, sim Senhor!!! O despudor agora é sobre sua paixão por um homem casado. Eu até achei que o livro tava um pouco morno, mas no final ela nos dá uma prova do porquê o Nobel foi realmente merecido. Que venham os próximos!!! Estou terminando ?Je ne suis pas sortie de ma nuit? e já adianto que é maravilhoso!

Beatriz3345 29/04/2024

Retrato do entregar-se à paixão
No livro, há um relato de uma entrega forte ao sentimento da paixão. O eu lírico se permite vivenciar todas as irracionalidades e delírios provenientes do apaixonar-se. Na escrita, percebemos o quanto o cotidiano pode se tornar uma obrigação e até um fardo diante da priorização que se dá a paixão. Os pensamentos e ações diários se realizam a partir da motivação causada pelo ser que despertou o sentimento no eu-lírico. O ser passa a ser tão idealizado que, em determinado momento, já nem existe mais. Se cria uma idealização irreal a partir de um conhecido. O sentimento se esvai quando ela percebe que já não reconhece mais no amado o mesmo ser que idealiza todos os dias.

Ju Marian 21/05/2024

Paixão naaada simples
Quando ouvi falar que tudo que Annie Ernaux escrevia era incrível coloquei os livros dela no fim da lista... Por que? Bem, a regra na minha cabeça é: SE ESTÁ HYPADO EU NÃO LEIO.

Aí vem o clube do livro do homem que eu mais admiro nesse mundo todinho - que homem senhoras e senhores, que homem - e me forçou a subir o livro e eu simplesmente achei OK, sem grandes surpresas, sem grandes falas, sem grandes... grandezas.

Entendo todo o sentimento dela, tanto na construção da paixão, quanto na ida da paixão e no breve, mas enfático, retorno da paixão de maneira literal li um retrato da minha vida explicado com palavras bonitas, mas não me surpreendeu, acho que por tudo que ouvi minha expectativas estavam altas.

Em fim, para tirar suas próprias conclusões, só lendo e eu espero que você tenha a sorte de ter tudo uma "Paixão Simples" é uma forma linda de marcar a vida ??