Paixão simples

Paixão simples Annie Ernaux

Resenhas - Uma Paixão Simples

Lourena2 01/05/2024

Tá mais pra dependência do que paixão
Esse livro é incômodo em um nível que chega a ser irritante, Anne literalmente vive para quando for encontrar o cara com quem ela tem um caso! De uma falta de amor próprio absurdo, vi umas resenhas de umas pessoas falando que isso é paixão e espero nunca ter uma "paixão" dessas na minha vida sem contar em uma parte que ela diz " uma noite, me deu vontade de fazer exame para ver se eu tinha AIDS", "pelo menos isso ele teria deixado em mim." Poderia ser um livro bom pois a escrita é bastante fluida, mas essa história não me desceu.
Maria.anamariaprof 05/05/2024minha estante
Concordo com você.

Pedrohp 31/12/2023

?Quando eu era criança, o maior luxo para mim eram os casacos de pele, os vestidos longos e as mansões à beira-mar. Mais tarde, passei a achar que o luxo era ter uma vida intelectual. Agora me parece que é também a chance de viver uma paixão, por um homem ou por uma mulher.?

Bianca 07/02/2024

Nunca uma fofoca tao escandalosa foi contada de uma forma tao classuda como nesse livro, foi uma delicia acompanhar e tbm de um certo modo um acolhedor.

Laisinhaa_aa 10/02/2024

Paixão Simples
"Quando eu era pequena, luxo pra mim era casaco de pele, vestido comprido e casa de praia. Depois, ficou sendo uma vida de intelectual. Agora, parece que é também a possibilidade de viver uma paixão, seja por homem, seja por mulher."

É um livro que quero guardar pra mim

Nina 20/01/2024

Um livro simples, pequeno, mas intenso. Retrata como poucos uma paixão e as mudanças que ela pode provocar na vida da pessoa. Um livro corajoso. Vale muito a leitura.

Claudia.M 25/11/2023

Viver um luxo
Se é um luxo viver uma paixão, posso dizer que já vivi esse luxo. Mas sempre considerei um estorvo, uma dor, um erro enorme. Annie Ernaux vê de outra forma, como uma experiência de aproximação com a humanidade que há em nós. Que bela visão. Talvez seja uma caminho para cicatrizar feridas. Lindo e intenso demais.

Mih 28/06/2023

Certamente um dos meus favoritos da Ernaux
"No entanto, quando comecei a escrever, era para continuar nesse tempo, em que tudo seguia o mesmo caminho, da escolha de um filme à escolha de um batom, e esse caminho era sempre em direção a uma pessoa. (...)
(Ainda agora, reler as primeiras páginas tem a mesma natureza dolorosa que olhar e tocar o roupão turco que ele vestia em minha casa e tirava no momento em que tinha de voltar a vestir-se para ir embora. Há uma diferença: estas páginas vão sempre manter um sentido para mim, talvez para outras pessoas também, enquanto o roupão, um dia deixa de evocar o que quer que seja, e eu hei de metê-lo numa trouxa de trapos. Se escrevo isto é porque com certeza tento salvar também o roupão.)"

Clara.Sullyvan 26/09/2023

?Mas é essa volta, irreal, quase inexistente, que confere todo o sentido à minha paixão, que é o de não ter sentido, de ter sido, durante dois anos, a realidade mais intensa possível e a menos explicável.?

Todo mundo que já viveu uma paixão vai se identificar com esse livro. O pensamento numa única pessoa a cada segundo do seu dia, as ações completamente sem sentido, os sentimentos avassaladores. Mesmo sendo inexplicável, Annie consegue descrever perfeitamente.

O livro é curto e a leitura é muito fácil - tive que me segurar pra não ler tudo de uma vez. Já estou doida pra ler os outros dela!

Lorena 26/01/2024

Será se eu ler em francês vou ter um sentimento diferente à respeito desse livro? porque eu sinceramente não senti absolutamente nada. achei uma escrita comum, nada extraordinária, e não me passou nem um pingo de emoção. quero acreditar que li em um momento errado. talvez com o decorrer dos anos eu faça uma releitura no original.

safrida 25/01/2024

Acabou me levando a autocrítica. Me vejo e me reconheço em alguns aspectos: aceitando migalhas e criando fantasias para um tão pouco (ou inexistente) amor. Aceitar, se moldar e se submeter a algo que machuca tanto e que no final não existe. Quando você nunca soube o que é amor (isso inclui o amor próprio) qualquer coisa basta, você se vicia e torna-se uma obsessão autodestrutiva.

Leandxavier 27/04/2024

Ainda bem que tem poucas páginas senão eu teria desistindo.
Não suporto mulher que só pensa em macho.
Lorrany19 10/05/2024minha estante
Melhor comentário! C ta doido o livrinho cansativo kkkkkk

Daisy 15/10/2023

Tão simples e tão igual
Um livro pequeno, que te leva a compartilhar com a autora o que você sente quando está apaixonado, mas com a escrita como porta-voz.
Quem nunca sentiu os sentimentos expressos nessas páginas? A angústia, a vontade, o desejo, a espera... Parece que tudo perde o sentido, a cor, a forma... Tudo pra acontecer como se deve, precisa do ser idolatrado do lado. Sim, a paixão tem um "quê" de idolatria para com o ser desejado...
E depois vem a decepção, a fuga, o desespero, a depressão e a busca por tudo que remotamente nos faça sentir pelo menos uma fagulha de todo aquele incêndio inicial...
Se Vinícius pôde construir tão bem um ode ao amor, ele não conseguiu desvencilhar a paixão de seu soneto. "Que não seja eterno, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure"
Esse trecho traduz o livro tão bem...

Malphys 14/01/2024

Paixão Simples fala sobre a paixão na sua forma mais real e pura. O livro traz, como o título do livro sugere, uma visão da paixão sem filtro, com a capacidade de nos conectar por mostrar como perdemos a noção da realidade quando o assunto é paixão (mesmo quando sabemos que estamos sem noção). Paixão Simples traz o sentimento de todas as fases da paixão que não vira amor. a euforia do começo, o desespero e a angústia das interrogações de uma paixão não correspondida, a antecipação do fim, o sofrimento e a negação quando o fim chega, e lucidez instantânea ao superar a paixão.

muito bom.
Alê | @alexandrejjr 16/01/2024minha estante
Bela síntese, Marcela!

claudio.louzd 02/11/2023

MB, mas longe de merecer um Nobel
Quem sou eu, mas não dá para crer que deram um nobel para Annie.
É apenas o primeiro dela que leio, e posso, claro, estar sendo injusto. Pode ser que o conjunto da obra explique o prêmio.
É até bastante visceral, tem trechos impactantes, admirável a coragem dela em admitir algo tão fora do nosso tempo, uma paixão submissa, servil, que contraria todo o discurso de poder para a mulher. Mas não, eu não consigo entender o nobel.