Treze à Mesa

Treze à Mesa Agatha Christie...

Resenhas - Treze à Mesa

Lorrane Ribeiro 12/10/2021

O que falar sobre Agatha Christie?
Genial!

Sempre tive a impressão de que os livros da Agatha encontram-se inseridos em dois extremos: ou são profundamente complexos tornando o assassino/assassina praticamente impossível de ser descoberto, ou são tão simples — e com “simples” não entenda que a trama seja despida de reviravoltas, suntuosas expectativas e grandes descobertas — que o culpado(a) está ali, debaixo do nosso nariz, e não conseguimos enxergar.

Treze à mesa é um exemplo claro desse último caso. Com certeza, um dos meus favoritos da autora.

A investigação aqui é mais psicológica do que qualquer outra coisa. Os mínimos detalhes fazem toda a diferença e se você se atentar as pequenas dicas que ela solta ao longo da história, você consegue entender quem é o culpado(a). Admito que consegui descobrir “quem”, mas de forma alguma consegui descobrir “como”; acredito ser aqui que mora a genialidade da autora. Você nunca irá ler Agatha Christie e se decepcionar.

A trama é completamente envolvente, chega a ser mais parada em alguns pontos, mas para mim isso não afetou a desenvoltura da história. Os personagens são fascinantes, e nesse caso Poirot está acompanhando do Hastings — eles se completam, o que falta em um pode ser encontrado no outro; simplesmente amo a interação da dupla. Enxergar o Poirot através dos olhos do Hastings também nos possibilita observar outras faces do estimável detetive.

O desfecho é minha parte predileta. O último capítulo é recheado de licenciosidade, a última frase do livro é um poço de excentricidade. Não consegui parar de devorar uma página após a outra.

Maravilhoso!

Karol 22/03/2021

Treze à mesa
Os enredos da Agatha Christie nunca falham né? É sempre uma boa leitura. Treze à mesa é um daqueles livros que você lê num piscar de olhos. Confesso que rapidamente ficou claro para mim quem era o verdadeiro assassino. Restava o motivo, que não dava para prever. Com maestria a autora leva o detetive (e o leitor) a explorar outros caminhos. Mas no final, a verdade sempre vem à tona, não é mesmo?

Liliane.Alves 27/06/2021

A Rainha do crime como sempre sensacional
Quando penso que dessa vez acertei quem é o autor do crime ? dou de cara na parede, é dessa vez quase nosso detetive favorito Hércules Poirot seria enganado pelo assassino, se não fosse uma conversa trivial.
Leia com certeza não irá se arrepender.

Paula A. C. 03/10/2020

Excelente nos detalhes
A escrita de Agatha Christie é mesmo primorosa, e esta segunda década de produção demonstra a evolução da autora.

Em Treze à Mesa, temos mais um mistério aparentemente insolúvel caindo nas mãos do inigualável Poirot. Quem narra a história é seu fiel companheiro Hastings, que já havia aparecido em vários romances e contos anteriores.

Apesar de eu ter percebido já nos primeiros capítulos quem cometeu o crime e como havia feito, considero este um dos melhores livros de Agatha. Isto porque há um aprofundamento no trabalho psicológico de Poirot. Conhecido por se orgulhar de suas "células cinzentas", desta vez ele se vê diante de um verdadeiro psicopata em formação.

Já no início do livro, Poirot, em conversa com alguns dos protagonistas, fala sobre o perigo de se cometer o primeiro crime, que seria um momento de ruptura, a partir do qual o indivíduo, uma vez assassino, pode perder por completo o respeito pela vida humana, passando a matar para resolver seus mais simples problemas. E é justamente o que ocorre na trama. Uma morte leva a outra, que leva a outra... até que o detetive belga dono do bigode mais bem cuidado do mundo junta as peças do quebra-cabeças e revela o nome do criminoso.

Recomendadíssimo!

Izzie 01/01/2022

Não reconheci a Agatha dos livros lidos anteriormente.
Só não dei uma estrela devido aos dois ou três momentos em que gostei um pouco da leitura, fora isso foi uma decepção.
Poirot que até então era inteligente na minha concepção, se tornou muito arrogante. E a escrita tão característica da autora, estava sem seu "brilho" usual. Achei o final sem nexo e com muitas pontas soltas, o que me deixou confusa. Do desfecho o que eu entendi foi pouco.

ThaisaScarpa 11/04/2024

Treze a Mesa
Poirot é intimado a ajudar uma atriz se divorciar do marido.
Num mundo de aristocratas excêntricos e de atrizes e atores famosos se tecem os fios da complexa e inquietadora intriga desse romance que poderia levar como subtítulo Um Baile de Máscaras, porque na realidade transforma-se em um cenário macabro de mutantes e enganosas aparências, sob as quais se oculta o rosto de um implacável assassino. Entre os assistentes a esse perverso teatro se encontra um espectador muito difícil de enganar: Poirot, que, além de utilizar outros sutis recursos, vale-se como de um espelho, do cérebro estritamente normal de seu amigo íntimo, o capitão Hastings -- reencarnação moderna do Dr. Watson --, para ver, refletido nele, o que o assassino quer que os outros vejam. Com uma modéstia inusitada, Poirot, por uma vez na sua vida, priva-se, injustamente, de todo o merecimento, pois diz que pôde desmascarar o autor de três assassinatos não pelo bom funcionamento dos seus neurônios, mas sim por ter ouvido, na rua, uma conversa trivial. A verdade é que, se o ouvinte não tivesse sido o detetive bigodudo, um inocente, e não o verdadeiro assassino, teria morrido na forca!

FRAN329 17/07/2020

Treze à Mesa

Treze à mesa foi o terceiro livro que li da escritora inglesa Agatha Christie. Seus romances são de cunho policial, suspense investigativo de crimes cometidos por seus personagens, que apresentam perfis de pessoas inteligentes e bem estruturadas financeiramente. Olha! Esse livro me prendeu de uma forma inexplicável. Quando comecei a ler não consegui mais parar. Muito bom! 295 páginas muito bem lidas. Confesso que vale muito a pena conhecer as histórias dessa escritora que me tornei fã.
Mas vamos lá! A história acontece quando uma atriz de teatro, uma mulher belíssima decide divorciar-se de seu marido; para isso, ela é capaz de qualquer coisa, mas, decidi pedir ajuda ao detetive Hercule Poirot (tornei-me fã desse personagem pela sua inteligência investigativa e personalidade forte), para ajudá-la a convencer seu marido a dar-lhe o divórcio. No decorrer da história, algo estranho acontece, seu marido Lord Edgware é encontrado morto e aí começam as investigações. Lady Edgware mais conhecida como Jane Wilkinson, esposa dele, era a principal suspeita por querer de qualquer forma o divórcio para casar-se com o duque de Merton. Mas começam a surgir outras suspeitas que distorcem a história e levam o detetive Poirot e seu assistente Hastings a desvendarem esse crime.
As suspeitas são um grupo de atores, composto por 13 pessoas que participaram de um jantar o qual da o título ao livro “Treze à mesa”.
Quem será o acusado?
Gostei muito desse livro, depois de ler “Um corpo na biblioteca” e “O caso dos dez negrinhos”, que para mim foi uma leitura surpreendente, meu primeiro contato com a escritora.
E aí, conhecem a autora? Já leram algum livro dela? Comenta aí se sim.
Sabryelle Torres 17/07/2020minha estante
Adorei esse livro quando li também!

FRAN329 17/07/2020minha estante
Que maravilha, Sabryelle. ;)

mxd 20/11/2020

Empolgante
Um livro que desde o início me deixou bem animado com a leitura. Com sua escrita maravilhosa, Agatha nos conquista pouco a pouco ao longo da história...
Esses é um dos poucos livros da autora que eu consegui mais ou menos desvendar o que havia ocorrido antes da elucidação do caso, e me fez ter uma experiência de investigação bem divertida.

Eduardha 17/10/2020

Estou chocada. Acredito que não é possível terminar o livro e ficar se sentindo de outra maneira. Eu achei que dessa vez eu iria desvendar o mistério e estava super confiante com a minha teoria. Até que Hercule Poirot simplesmente jogou toda a minha teoria por terra. O final foi magnífico, um dos melhores livros da autora.

Susan.Appilt 04/05/2020

A leitura desse livro é bem fluída e o desenrolar da história é envolvente, com um baita plot twist. Recomendo a leitura!

pauloacampos 16/03/2021

Terceiro livro do Poirot que eu leio e o que eu menos gostei até o momento mas esse foi diferente dos outros dois. Em nenhum momento o livro me prendeu mas a leitura ainda é bem fácil e gostosinha como todos os livros da Agatha são.

Valentin 29/10/2022

Mais uma vez, não tive nem ideia..
Nesse livro acontece o que acontece em todos os outros: fico panguando o livro inteiro sem noção nenhuma de quem é o culpado.

Criei algumas teorias muito superficiais, mas nada se concretizou. Em 2 capítulos Agatha Christie prova pra todo mundo que ela é uma gênia. Não entra nos meus favoritos, mas foi uma bela leitura.

Beto | @beto_anderson 16/12/2020

Projeto Lendo Agatha Christie - Livro 17
Mesmo seguindo os moldes de algumas histórias já contadas pela autora, essa história é interessante e divertidas em muitos pontos, especialmente a partir da narração de Hastins. A autora me enganou quanto a descoberta do assassino, numa imagem invertida do que eu imaginava. Tudo truque a boa escrita da Rainha do Crime.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/