Treze à Mesa

Treze à Mesa Agatha Christie...

Resenhas - Treze à Mesa

Duda 09/08/2020

Maravilhoso, mas não é o melhor dela
Mais um livro de Agatha Christie, e ela não cansa de me surpreender! Mais uma vez eu fiquei tentando a todo tempo criar teorias e nada de eu acertar o final kkkk
Gostei muito, mais uma vez do final, afinal é cheio de plot twists, mas não achei o melhor dela
char_benji 09/08/2020minha estante
Qual dela foi o melhor que você leu?

Duda 10/08/2020minha estante
convite para um homicídio e m ou n?

R.Merrighi 18/05/2024

Bemm bom
A primeira vez que eu li esse livro eu me decepcionei demais, primeiro por não ter me prendido na história e nas personagens e segundo pelo histórico genial dos outros livros da Agatha que eu tinha lido. Mas, sendo sincero, ele é MUITO bom. Mais uma vez a rainha do crime me surpreendendo até em releitura.

Aqui a atmosfera de suspense é muito bem construída já que a principal suspeita de um homicídio tem um álibe que é comprovado por outras treze pessoas. Todos os elementos do desenrolar dessa narrativa são muito bem colocado e a carisma do Hercule Poirot é a cereja do bolo. Realmente, em comparação com vários outros da Agatha não é o meu favorito nem o melhor, mas é um livro muito bom e com um final que faz jus sim aos outros romances da autora.

Mafer 29/12/2022

Foda demais
A história é sensacional. O caso começa quando Jane Wilkinson aborda Hercule Poirot e seu amigo, Capitão Hastings, e fala que queria se livrar de seu marido. Então, quando Lord Edgware, marido de Jane, é encontrado morto, ela se torna a principal suspeita.
Esse livro é cheio de reviravoltas e é considerado um dos casos mais difíceis já investigados por Poirot, já que ele demora muito mais que o normal para desvendar o mistério.
A narrativa é muito fluída e envolvente, como geralmente é nos livros da Agatha e conta com a narração do Hastings, e eu amo ele e o Poirot juntos.
O final é muito bem escrito e desenvolvido, sendo uma surpresa muito chocante.

Livro número 31 na minha maratona Agatha Christie.

brina !! 03/06/2021

Entre todos os livros de Agatha Christie que eu já li, Treze à Mesa definitivamente não é meu favorito, mas isso não tira o mérito dessa história cheia de altos e baixos e questões que deixam até Poirot cheio de dúvidas.
Com suspeitos que vão de uma atriz narcisista até uma duquesa hiper protetora, Treze à Mesa nos deixa confusos e com dúvidas do início ao fim.

Suzy 04/01/2021

Caralho!
Meu Deus, essa história foi genial, realmente me pegou de jeito. Agatha é incrível.

Eu ia como a onda, se aquilo apontava pro suposto suspeito eu ia junto, e no final ? Não era ele mesmo, nenhuma pessoa que eu imaginava. Novamente foi aquilo que estava estampado a nossa frente, mas com todas essas pistas realmente é difícil acertar. Poirto nunca quer casos fáceis, se for não é pra ele kkkkkk. To percendo cada coisinha dele que to até feliz.

Saori 9¾ 27/07/2022

Final inusitado. Possível de prever e ao mesmo tempo impossível de prever. Agatha sempre nos pega quando achamos estar na pista certa?

Natasha 09/08/2012

Extraordinariamente extraordinário. Sim, aqui tem que ter redundância sim! Acho que qualquer elogio à inteligência de Agatha Christie é inferior a sua pessoa.
Treze à Mesa se converteu para mim em um dos melhores livros que li da escritora inglesa.
Quanto imaginava que o assassino seria um dos três suspeitos que tinha em mente, e quando essa suspeita tornou-se certeza no final dos livros, eis que Agatha, ou Hercule Poirot ''samba'' divinamente na minha cara e mostra que estou totalmente errada. Mas não estou chateada. Claro que não. O sucesso e o charme das histórias de Agatha é exatamente isso: o leitor se surpreender no final. E a autora trabalha essa surpresa de forma magistral.
Além de Poirot, também adoro o Hastings. Acho que ele serve como uma representação do público. Poirot sempre age com mistério e não conta suas suspeitas, terminando assim por frustrar seu amigo, e consequentemente, ao público também.
Enfim, sem mais palavras a esta bela história. Como disse no começo, qualquer elogio feito aqui será inferior à escritora e a sua obra. ;)

PS: Apesar de ser mencionado o título do livro, eu não compreendi o porquê dele ser esse. :/
Luiza 31/03/2013minha estante
Eu acredito que o título esteja relacionado ao jantar em que Jane Wilkinson compareceu na noite do assassinato de Lord Edgware.No capítulo 15 do livro,Mr Ross (que estava no jantar),falou que à mesa estavam treze pessoas,pois alguém tinha faltado.Não sei se isso influencia o desenrolar dos fatos,pois ainda não terminei de ler,estou no capítulo 18.
Bjs
bye,bye

Natasha 02/04/2013minha estante
Pois é, eu fiquei pensando nesse fato também. Mas não vi nada de significativo sobre isso pra ser o título do livro. Se você encontrar alguma coisa a respeito, me fala. Sou um pouco distraída e talvez algo tenha passado batido. Bjuus ;)

Matheus P. 21/04/2014minha estante
O título é um dos mistérios do pessoal responsável pelo marketing de vendas no Brasil... Entra, ao lado de filmes como o clássico "The Graduate" (que recebeu nome de "A Primeira Noite de um Homem" em terras tupiniquins); para a lista de traduções bizarras.

Verifique: o nome original é "Lord Edgware Dies". Sei que faz um ano que você leu o livro, mas, em certa parte, é comentado que seria um título chamativo caso fosse escrito um romance sobre aquela investigação. Neste sentido, o título "Lord Edgware morre" teria uma certa intertextualidade, seria inteligente. Porém... Não foi mantido aqui. "Treze à mesa" foi considerado um nome mais chamativo aos brasileiros - e é isso.

À parte, concordo muito com sua resenha. Agatha é inteligentíssima, tanto por bolar histórias tão engenhosas, quanto por colocar Hastings para narrá-la. A identificação com o leitor é instantânea.

Leia "O Assassinato de Roger Ackroyd". É o melhor livro policial que já li.

Natasha 07/05/2014minha estante
Oi Matheus, obrigada por esclarecer a questão do título. Fiquei tão focada em achar sentido para ele que não me liguei nessa hipótese.

Como eu citei na resenha, adoro o Hastings. Assim como o Poirot, acho ele incrível!

E obrigada pela indicação. Irei procurar o livro ;)

Vitor 28/01/2021

Muito legal. Não tive tantas surpresas no fim quanto imaginei, mas me diverti ao longo da leitura.

Arlete49 24/11/2021

Apesar de ter personagens marcantes, com características peculiares, o crime é demasiadamente simples e o Poirot age de maneira completamente estranha. Ele ignora fatores e defende personagens sem que haja qualquer justificativa plausível para isso. Dentre os livros em que Poirot aparece considero este o mais fraco que li até então. Em certos momentos é confuso devido a distancia que Poirot está do objetivo principal.
Dei 3 estrelas pq Agatha permanece como minha autora favorita e sua escrita ainda me agrada muitíssimo. A história é razoável.

@pedro.h1709 17/07/2021

Treze à mesa
Esse foi um livro da série de investigações de Hercule Poirot que me prendeu bastante. Ao observar o título já imaginei um grande número de personagens, todas próximas à cena do crime e uma série de interrogatórios sobre os últimos eventos na perspectiva de cada uma delas, tal como ocorre em "Assassinato no Expresso do Oriente" ou "Morte na Mesopotâmia", o que torna um pouco difícil para acompanhar tantas personas.

Nessa obra em particular, no entanto, a investigação começa com um problema bem atípico se comparado aos demais crimes descritos em outros trabalhos de Agatha Christie; Jane Wilkinson espera que Poirot convença seu marido a lhe conceder o divórcio. Após um assassinato, cada indivíduo envolvido na trama vai sendo abordado paulatinamente e, é claro, essa se torna mais uma história cheia de meias verdades e detalhes importantíssimos para a solução do crime.

Até então, creio que posso dizer que foi um dos meus títulos preferidos de Agatha Christie, a rainha do crime. Que venham os próximos!

Soph 21/05/2020

A rainha do crime nunca decepciona. Mais uma vez, a autora cria uma narrativa instigante e curiosa, fazendo com que o leitor fique imerso na história e tente a todo custo juntar as pistas e fazer deduções. Um ponto bastante positivo é a ambientação da obra, demonstrando a vida de atores e atrizes em meio aos holofotes. Contudo, achei a leitura um pouco ?arrastada? em alguns momentos, tornando-se um pouco cansativa e enfadonha. Apesar de não ser uma das minhas obras favoritas da escritora, o livro é muito bom, possuindo um final inesperado, com um ótimo plot twist, evidenciando a incrível engenhosidade de Agatha Christie.

Rafa 16/07/2021

A Agatha Chistie me prende muito! Demorei tanto para ler algo dela, esse é o quarto livro e só gosto cada vez mais.

Tenho a impressão que os livros dela são extremamente curtos de tão rápida que é a leitura rs flui muito bem!
Marcos Aurélio 16/07/2021minha estante
Comprei um box, só esperando chegar

Rafa 17/07/2021minha estante
Vale super a pena! ?

xelaoloc 19/08/2021

A Morte de Lorde Edgware
"Aliás, bom título este: 'A morte de Lord Edgware.' Ficaria bom em uma vitrine de livraria." (e provavelmente ficou ksksksk)

Não foi minha primeira interação com os livros da Gata Triste, mas eu adorei

13 à mesa, como é chamado agora, é uma obra da belíssima Rainha do Crime, vai contar um dos casos de Poirot, com a participação de seu amigo e narrador Capitão Hastings; uma famosa atriz quer se divorciar do marido, mas as coisas não andam do jeito que ela queria, e não consegue se separar de seu marido, querendo desesperadamente ser livre daquele relacionamento, ela recorre ao famoso detetive Hercule Poirot -- para que ele converse com o cara e o faça mudar de ideia. E quando tudo parece que vai acabar bem, Lord Edgware (o marido dela) é encontrado morto. Muitas perguntas sem tantas respostam se acumulam e o detetive continua no caso, mesmo que, a esta altura do campeonato, a antiga Lady Edgware não se importe mais.

"(..) O que é que tem duas patas, penas, e late feito um cachorro?
-- Uma galinha, ora
-- Você está bem informado demais, Hastings. Deveria ter dito: 'Não sei.' E então eu diria: 'É uma galinha', ao que você retrucaria: 'Mas uma galinha não late feito um cachorro', e eu responderia: 'Ah! Eu incluí isso pra ficar mais difícil'.(..)"

O livro tem pistas falsas, o que me ganha facil, o comecinho da leitura é um pouco parado (mas não achoq poderia ser muito diferente) e, como de costume, a troxa aqui só descobre oq aconteceu realmente quando o próprio Poirot explica nos últimos capitulos do livro; e eu adoro que a Gata tenha feito um personagem bem assim (que não entende muita coisa doq ta acontecendo) na história, como um amigo do detive, não como um ajudante, mas alguem que ele possa conversar e tal :>

"(..) Nenhum ser humano deve aprender com o outro. Cada indivíduo precisa desenvolver suas próprias faculdades ao máximo, sem tentar copiar as alheias. Não quero que você seja um segundo e inferior Poirot. Quero que seja o supremo Hastings. E você é. (..)

Cada livro que eu leio da autora ela msotra como cada um deles é único, com personagens diferentes, mistérios diferentes e finais diferentes, recomendo para fãs da Agatha ou para quem curte um mistério. Boa sorte na leitura (e se você adivinhou qualquer final de algum livro dela parabens, que eu não consegui até agora?????)

Sara Sousa 28/05/2021

História envolvente
Como todos os livros de Agatha Christie que já li, este livro apresenta uma história super envolvente.
Um ponto interessante é que o livro é todo narrado pelo inspetor Hastings, fiel ajudante do mestre dos crimes, Hercule Poirot. Os dois estão sempre discutindo sobre as possibilidades do crime que tentam resolver.
Com a maestria que Agatha escreve, o leitor fica sempre confuso quanto ao veredito da história. Cada capítulo lido apresenta novos fatos e representa uma nova possibilidade de enredo.
Essa obra é muito boa e atemporal! Recomendo!