Treze à Mesa

Treze à Mesa Agatha Christie...

Resenhas - Treze à Mesa

doveliebriar 14/01/2021

Errei...mais uma vez.
Esse livro definitivamente foi bem mais do que eu esperava. Não sei vocês mas eu faço minha ordem de leitura dos livros da Agatha de acordo com os títulos e capas que mais me interessam e Treze a Mesa, até alguns dias atrás, estava bem pro meio da lista.
O início, como todos os livros dela, é bem cansativo, mas a história a partir do meio do livro chega num ponto tão frenético onde tudo começa a acontecer e mais pistas começam a aparecer (me deixando extremamente confusa).
O final, com certeza não foi nada do que eu esperava. Principalmente o último capítulo. Foi um livro que realmente me surpreendeu.

skuser02844 22/01/2022

Adoreeiiii
Um livro intrigante, totalmente fora da minha zona de conforto, quando começa você fica pensando nele até terminar. Foi meu primeiro livro da Agatha, amei, com certeza vou ler mais.

Andreza.Pontes 21/11/2021

Jane Wilkinson é uma famosa atriz que deseja desesperadamente o divórcio que seu marido, Lorde Edgware recusa em ceder.

Ela, sem outra alternativa, pede ajuda a Poirot.

Ele vai conversar com o lorde, e se surpreende pela facilidade com que ele aceita suas ideias a respeito de se separar de Jane. Só isso já deixa Poirot muito intrigado. MAS... Mais à frente ocorrem 2 homicídios; um deles é de Lorde Edgware. (O nome do livro em inglês é LORDE EDGWARE DIES e também está na capa, então não é spoiler kk).

Isso deixa Poirot com a pulga atrás da orelha, pois ele acredita que Jane não poderia ser a culpada, afinal, ela já estava "livre" e no dia da morte do lorde, ela e mais 12 pessoas se encontravam num jantar na casa de Sir Montagu.

Poirot precisa agir rápido, pois segundo uma antiga superstição, quando 13 pessoas se sentam à mesa, a primeira a se levantar está com os dias contados!

OPINIÃO: Confesso que os primeiros capítulos não me prenderam de cara, mas vi que lá pra frente, eles foram necessários. Há a introdução de uma personagem que parecia irrelevante, mas que depois vi que não é...

Foi a partir da metade do livro, quando há a introdução desta superstição, que fiquei realmente fisgada! E daí é um plot atrás do outro!!! Sem comentários! Agatha é mestre em nos fazer de trouxa! ??

Nota: 9,0
Só não dei nota 10 pelo fato de no início a escrita não fluir pra mim, e pela minha confusão com um monte de personagem! (Pq afinal, todo mundo odiava o véio! kk). Tirando isso, é sensacional!

Rod 14/06/2020

OMG!
Que livrão!

Cara, essa história é uma montanha russa de surpresas.

Já esperava que fosse ser um excelente livro, mas me surpreendi ainda assim.

Que fantástico!

Mila F. @delivroemlivro_ 28/08/2021

Uma experiência maravilhosa!
De início, já quero dizer que esta foi a primeira vez que li Treze à Mesa e me vi conectada com a história e impressionada com todos os personagens e acontecimentos, o enredo foi ambientando entre artista de cinema, teatro e pessoas ricas e com títulos da realeza, todas esses características são extremamente envolventes e fui fisgada desde o primeiro capítulo, sendo impossível soltar o livro sem ficar pensando nele depois.

A propósito, outra coisa que me faz gostar desse livro é porque temos um caso de Hercules Poirot com o capitão Hastings e eu amo a interação desses dois personagens, além do mais ver Poirot pelo olhar de Hastings torna Poirot menos infalível, porque percebemos que ele comente erros e deixa passar alguns pontos importantes para a resolução do caso, o que torna ainda mais emocionante Treze à Mesa.

Aqui vamos acompanhar Jane Wilkinson uma artista bonita, inteligente, famosa e que quer "se livrar" de seu marido para poder casar-se novamente com o duque Merton, portanto, sabendo da grande reputação de Poirot, não perde a oportunidade quando o encontra em um restaurante em que está reunido com um grupo de amigos, de aproximar-se do detetive e pedir-lhe que tente convencer Lorde Edgware (seu marido) a lhe dar o divórcio.

Pela conversa, ela faz parecer que o divórcio é uma missão impossível e Poirot alega que sua especialidade é descobrir assassinatos, não se envolver com assuntos tão pessoais assim, porém, ninguém consegue dizer não para Jane e Poirot não será uma exceção.

O que irá intrigar a todos é que após Poirot conversar com lorde Edgware e este se comprometer a dar o divórcio, ele aparece assassinado no dia seguinte. As principais suspeitas do homicídio recaem sobre a esposa já que todos os amigos e conhecidos sabiam que ela queria se livrar e até mesmo matar o marido. No entanto, por que ela faria isso após saber que conseguiria o divórcio?

Então Poirot, Hastings e o inspetor Japp irão investigar o crime e descobrir que não era apenas Jane Wilkinson que teria motivos e interesse em matar seu marido, muitas outras pessoas também o tinham, além do mais há também muitas outras pessoas que poderiam estar tentando incriminar Jane por motivos bem pessoais também.

E estou aqui para dizer para vocês que esse volume deu um nó na minha cabeça, fiquei tão envolvida com a atmosfera da fama, luxo e personagens celebridades e carismáticas que ficava anotando detalhes e outras coisas que ia "pegando" na narrativa, inclusive algumas pistas que Poirot nem sequer percebeu a princípio eu consegui ver, porém após formada a minha teoria de quem seria o assassino, a resolução desse caso deu uma reviravolta e, é claro, que errei profundamente.

Mesmo estando CERTA de quem tinha cometido os crimes e me frustrado por não ter sido quem pensava, fiquei absolutamente encantada com este livro, que entra para minha lista pessoal de melhores livros de Agatha Christie.

Treze à Mesa foi uma experiência maravilhosa, sobretudo por conta da narrativa ser feita por Hastings, apesar de Poirot sempre criticar a inteligência normal do amigo, convenhamos que ele é num excelente narrador dos casos de Poirot. Inclusive é maravilhoso ver ele contar como Poirot ficou angustiado ao deixar pistas passarem que estavam claramente bem na sua cara (eu também deixei essas pistas passar), mas o legal é ver o detetive agindo de forma humana e fazendo coisas normais e não se deslumbrado em momento algum com o status das pessoas e nem se dobrando ou bajulando ninguém. Que detetive peculiar! Mais um ponto para esse livro.

Só preciso mencionar um detalhe: mesmo não tendo descoberto o assassino e a resolução do crime ter sido uma surpresa para mim, ao longo de todo o romance policial acabei me separando com vários clichês e inclusive a resolução desse caso é algo bem clichê da própria autora, o que quer dizer que, para quem está habituado a lê-la, irá encontrar praticamente a mesma receita em outros de seus livros. Claramente isso não tira o brilho da obra e tal como pegou a mim de surpresa pode fazer o mesmo com muitos outros leitores.

Pra finalizar, obviamente, deixo aqui minha recomendação, inclusive acho que esse pode ser um ótimo livro para quem quer iniciar lendo Agatha Christie.

site: www.delivroemlivro.com.br

Guilherme 02/03/2021

Um livro típico da rainha do crime, com uma história envolvente onde só se consegue ter certeza do assassino nas últimas páginas.

@vaisetratarleitora 22/09/2022

Poirot como sempre maravilhoso
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 19º livro, escrito em 1933.

Nesse livro, mais uma vez Agatha está com todo o seu potencial, entregando uma história muito dinâmica e intricada.

Do meio pro final do livro, eu tinha certeza de que tinha descoberto o assassino, mas quando foi revelado, era um suspeito óbvio mas ao mesmo tempo extremamente improvável e por isso, acima de qualquer suspeita. É aquele negócio, a gente sabe que literalmente qualquer um pode ser o criminoso, mas insistimos em não desconfiar de certas pessoas. Mas a gente adora né? hasuhasuahs

Poirot está maravilhoso como sempre e Hastings está insuportável como nunca. Sinceramente, as atitudes dele beiram o desrespeito com o Poirot. Basta surgir qualquer dificuldade no caminho que indique que a ideia dele pode não ser a certa, e Hastings já começa a duvidar de Poirot, dizer que ele está velho, já não é mais o mesmo e blá, blá, blá. Mano, ele conhece o cara há décadas, sabe que ele nunca errou (ou errou em pouquíssimas vezes) e mesmo assim sempre duvida. É muito irritante.

A história é super bem desenvolvida, bem fluída, li super rápido e queria terminar logo pra saber quem era o assassino. O desfecho me surpreendeu, não apenas por quem era o assassino, mas também porque claramente a pessoa era um psicopata. Acho que esse é o segundo personagem desse tipo que aparece nos livros da Agatha, o primeiro foi lá em O Assassinato de Roger Ackroyd.

Sinceramente recomendo demais esse livro, vale a pena.

sarah 04/05/2022

Inacreditável
Só de pensar que desde o começo é muito óbvio quem matou o Lord... e nem mesmo por UM segundo eu acertei o culpado. De todos os que eu li, esse foi o livro em que eu mais me ludibriei em relação ao caso.

Sobre a experiência de leitura, achei muito fluida, de fácil progresso, me prendeu ao enredo até o final.

Recomendo muito, atualmente estou VICIADA no trabalho da gata triste.

Hilton Neves 10/06/2021

Forma adorável como Hercule observa os acontecimentos! Ele adota o conceito do filósofo Humberto Gessinger em Infinita Highway("é inútil ter certeza") em oposição à atitude de vamo-cabar-co'isso-logo do Inspetor Japp. Duas ou três coisas ligam ampla gama de suspeitos! Agatha planejou tudo incrivelmente!

Camila Robyn 14/02/2022

Fiquei muito animada no começo do livro, estava bem entretida na leitura. Porém, o desfecho da história foi muito sem graça, se tivesse sido outra pessoa que tivesse cometido o crime séria muito mais interessante.

Outro ponto é que eu achei Poirot muito arrogante nesse livro, ele já é um pouco esnobe, mas nesse estava em um nível bem chatinho.

Leleus 11/12/2021

Adivinhei quem matou e como fez isso muito fácil, e tem vibe muito Sherlock homesca nos relacionamentos dos três detetives q ficou chata

Valerya insta @leslivres_ 07/03/2021

Páris/Paris....
Um dos melhores que li da nossa rainha do crime. Perfeito!!!!
Ela nos conduz com mestria nessa onda de crimes.

Malu 23/09/2020

Sou fã de Agatha Christie, admiro sua inteligência e perspicácia.

Mariannah 08/03/2022

O plot twist de milhões
Mais um da rainha, mais uma história impecável. O final desse livro simplesmente explodiu minha cabeça.
Não vou falar mais nada, apenas leiam!

Gabriela292 01/02/2021

mais um Dela
sempre vai valer a pena ler um livro da Agatha, pois, mesmo que você não se surpreenda com o final, a história é muito bem contada e nenhum detalhe fica de fora!