Treze à Mesa

Treze à Mesa Agatha Christie...

Resenhas - Treze à Mesa

Eduardha 17/10/2020

Estou chocada. Acredito que não é possível terminar o livro e ficar se sentindo de outra maneira. Eu achei que dessa vez eu iria desvendar o mistério e estava super confiante com a minha teoria. Até que Hercule Poirot simplesmente jogou toda a minha teoria por terra. O final foi magnífico, um dos melhores livros da autora.

AAnacruz 28/01/2024

Christie habilmente desenvolve personagens complexos, cada um com motivos potenciais para o crime, adicionando camadas de suspense à narrativa. A trama é engenhosamente elaborada, com pistas e red herrings que mantêm os leitores constantemente questionando quem é o culpado.
A ambientação é rica em detalhes, transportando os leitores para a atmosfera sofisticada do jantar, enquanto Poirot utiliza sua perspicácia peculiar para desenterrar verdades ocultas. A autora tece uma teia de intrigas que mantém o leitor inquieto até o surpreendente desfecho, revelando o verdadeiro assassino de maneira brilhante.

mirna 18/01/2021

Treze à Mesa
Miss Agatha ainda não me decepcionou. Uma trama muito boa e desenvolvida com maestria. Sir Hercule Poirot dá uma show de inteligência pra desvendar os crimes com riquezas de detalhes. Adorei.
Agatha Christie uma mulher além do seu tempo.

Marcus 20/04/2021

Neste caso, Hercule Poirot será convidado a resolver um problema diferente do que está acostumado.

Em um jantar com diversas pessoas, a atriz que está oferecendo o jantar requisita seu serviço de solucionador de mistérios, para que resolva a situação dela.

Ela quer se separar, para casar com outra pessoa, mas seu marido se recusa.

Como se não bastasse esse problema inusitado para Hercule Poirot, logo teremos um crime a ser investigado, e ligado a esse estranho pedido.

Como sempre, Agatha Christie te joga de um lado para o outro, com diversas possibilidades de resolução e tantas outras que são meras iscas.

Fico feliz em saber que, pela primeira vez, conseguir responder duas das três perguntas que os investigadores precisam descobrir para solucionar o caso.

Descobri quem, e como, mas me faltou o porquê.

Quem sabe no próximo livro dela.

Canteli Marcio 04/09/2022

Só não gostei do título
Mais uma excelente história de Agatha Christie
É admirável a forma como ela amarra a história sem deixar nenhuma ponta solta.
Valeu a pena a leitura!

(O título do livro foi alterado,
não foi esse que Agatha escolheu)
DANILÃO1505 04/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Rod 14/06/2020

OMG!
Que livrão!

Cara, essa história é uma montanha russa de surpresas.

Já esperava que fosse ser um excelente livro, mas me surpreendi ainda assim.

Que fantástico!

Sara Férrer 14/09/2020

Agatha Christie sendo rainha
Amei esse livro de paixão, e o final me pegou totalmente de surpresa...me senti lendo Agatha Christie pela primeira vez e quase chorei de emoção ao lembrar de tais lembranças. Recomendo muito esse livro

Tamara Ferraz.As3Artes 04/01/2023

Um livro que nos faz imaginar um milhão de possibilidades
Treze à mesa é um livro inteligente, intrigante e genial. Com personagens bem construídos e cativantes. Eu adorei a interação de Poirot e Hastings e também o mistério e a forma inteligente da resolução do caso. Um livro que nos faz imaginar um milhão de possibilidades, desconfiar de todo mundo e todo capítulo termina com um gancho. Mais uma vez Agatha Christie me surpreendeu.

Tayenne.Lira 05/03/2022

Mais uma vez Agatha nós fazendo acreditar numa coisa e salvar pessoas quando na verdade elas são as culpadas. A gênia dos livros de investigação

renni 10/05/2023

Doze à Mesa
/HE MADE HISTORY!

É folha rasgada pra lá, é Poirot caducando, é o Hastings sorrindo e acenando, é pincenê pra cá, é um monte de palavra francesa. E no final, tudo termina em casamento, risada da Praça é Nossa e uma bela duma carta. Artista!

Absorver uma história através de um personagem que tá se esforçando pra entender o que tá acontecendo é um pouco difícil, não vou mentir. Me vi tão confusa quanto o Hastings e o próprio vovô Poirot.

O carisma da Jane Wilkinson foi inigualável. Minha amiga falou que via a Margot Robbie nela e foi só isso que consegui pensar enquanto lia. Tô falando, artista até o fim! Juro, não sei se necessariamente fiquei contra ela kkkkkk Meio que me convenceu de alguma forma que o que fez foi... um espetáculo.

Não foi um dos melhores mas foi divertido!

Aninha 28/08/2021

PERFEITO! BRILHANTE! essa dame agatha sempre me surpreendendo. Achei que o assassino era um determinado fulano mas me enganei ? muito bom e surpreendente, vale a pena!

Guilherme 02/03/2021

Um livro típico da rainha do crime, com uma história envolvente onde só se consegue ter certeza do assassino nas últimas páginas.

Andreza.Pontes 21/11/2021

Jane Wilkinson é uma famosa atriz que deseja desesperadamente o divórcio que seu marido, Lorde Edgware recusa em ceder.

Ela, sem outra alternativa, pede ajuda a Poirot.

Ele vai conversar com o lorde, e se surpreende pela facilidade com que ele aceita suas ideias a respeito de se separar de Jane. Só isso já deixa Poirot muito intrigado. MAS... Mais à frente ocorrem 2 homicídios; um deles é de Lorde Edgware. (O nome do livro em inglês é LORDE EDGWARE DIES e também está na capa, então não é spoiler kk).

Isso deixa Poirot com a pulga atrás da orelha, pois ele acredita que Jane não poderia ser a culpada, afinal, ela já estava "livre" e no dia da morte do lorde, ela e mais 12 pessoas se encontravam num jantar na casa de Sir Montagu.

Poirot precisa agir rápido, pois segundo uma antiga superstição, quando 13 pessoas se sentam à mesa, a primeira a se levantar está com os dias contados!

OPINIÃO: Confesso que os primeiros capítulos não me prenderam de cara, mas vi que lá pra frente, eles foram necessários. Há a introdução de uma personagem que parecia irrelevante, mas que depois vi que não é...

Foi a partir da metade do livro, quando há a introdução desta superstição, que fiquei realmente fisgada! E daí é um plot atrás do outro!!! Sem comentários! Agatha é mestre em nos fazer de trouxa! ??

Nota: 9,0
Só não dei nota 10 pelo fato de no início a escrita não fluir pra mim, e pela minha confusão com um monte de personagem! (Pq afinal, todo mundo odiava o véio! kk). Tirando isso, é sensacional!

skuser02844 22/01/2022

Adoreeiiii
Um livro intrigante, totalmente fora da minha zona de conforto, quando começa você fica pensando nele até terminar. Foi meu primeiro livro da Agatha, amei, com certeza vou ler mais.

Mila F. @delivroemlivro_ 28/08/2021

Uma experiência maravilhosa!
De início, já quero dizer que esta foi a primeira vez que li Treze à Mesa e me vi conectada com a história e impressionada com todos os personagens e acontecimentos, o enredo foi ambientando entre artista de cinema, teatro e pessoas ricas e com títulos da realeza, todas esses características são extremamente envolventes e fui fisgada desde o primeiro capítulo, sendo impossível soltar o livro sem ficar pensando nele depois.

A propósito, outra coisa que me faz gostar desse livro é porque temos um caso de Hercules Poirot com o capitão Hastings e eu amo a interação desses dois personagens, além do mais ver Poirot pelo olhar de Hastings torna Poirot menos infalível, porque percebemos que ele comente erros e deixa passar alguns pontos importantes para a resolução do caso, o que torna ainda mais emocionante Treze à Mesa.

Aqui vamos acompanhar Jane Wilkinson uma artista bonita, inteligente, famosa e que quer "se livrar" de seu marido para poder casar-se novamente com o duque Merton, portanto, sabendo da grande reputação de Poirot, não perde a oportunidade quando o encontra em um restaurante em que está reunido com um grupo de amigos, de aproximar-se do detetive e pedir-lhe que tente convencer Lorde Edgware (seu marido) a lhe dar o divórcio.

Pela conversa, ela faz parecer que o divórcio é uma missão impossível e Poirot alega que sua especialidade é descobrir assassinatos, não se envolver com assuntos tão pessoais assim, porém, ninguém consegue dizer não para Jane e Poirot não será uma exceção.

O que irá intrigar a todos é que após Poirot conversar com lorde Edgware e este se comprometer a dar o divórcio, ele aparece assassinado no dia seguinte. As principais suspeitas do homicídio recaem sobre a esposa já que todos os amigos e conhecidos sabiam que ela queria se livrar e até mesmo matar o marido. No entanto, por que ela faria isso após saber que conseguiria o divórcio?

Então Poirot, Hastings e o inspetor Japp irão investigar o crime e descobrir que não era apenas Jane Wilkinson que teria motivos e interesse em matar seu marido, muitas outras pessoas também o tinham, além do mais há também muitas outras pessoas que poderiam estar tentando incriminar Jane por motivos bem pessoais também.

E estou aqui para dizer para vocês que esse volume deu um nó na minha cabeça, fiquei tão envolvida com a atmosfera da fama, luxo e personagens celebridades e carismáticas que ficava anotando detalhes e outras coisas que ia "pegando" na narrativa, inclusive algumas pistas que Poirot nem sequer percebeu a princípio eu consegui ver, porém após formada a minha teoria de quem seria o assassino, a resolução desse caso deu uma reviravolta e, é claro, que errei profundamente.

Mesmo estando CERTA de quem tinha cometido os crimes e me frustrado por não ter sido quem pensava, fiquei absolutamente encantada com este livro, que entra para minha lista pessoal de melhores livros de Agatha Christie.

Treze à Mesa foi uma experiência maravilhosa, sobretudo por conta da narrativa ser feita por Hastings, apesar de Poirot sempre criticar a inteligência normal do amigo, convenhamos que ele é num excelente narrador dos casos de Poirot. Inclusive é maravilhoso ver ele contar como Poirot ficou angustiado ao deixar pistas passarem que estavam claramente bem na sua cara (eu também deixei essas pistas passar), mas o legal é ver o detetive agindo de forma humana e fazendo coisas normais e não se deslumbrado em momento algum com o status das pessoas e nem se dobrando ou bajulando ninguém. Que detetive peculiar! Mais um ponto para esse livro.

Só preciso mencionar um detalhe: mesmo não tendo descoberto o assassino e a resolução do crime ter sido uma surpresa para mim, ao longo de todo o romance policial acabei me separando com vários clichês e inclusive a resolução desse caso é algo bem clichê da própria autora, o que quer dizer que, para quem está habituado a lê-la, irá encontrar praticamente a mesma receita em outros de seus livros. Claramente isso não tira o brilho da obra e tal como pegou a mim de surpresa pode fazer o mesmo com muitos outros leitores.

Pra finalizar, obviamente, deixo aqui minha recomendação, inclusive acho que esse pode ser um ótimo livro para quem quer iniciar lendo Agatha Christie.

site: www.delivroemlivro.com.br