A fúria

A fúria Alex Michaelides

Resenhas - Fúria

Lilian 07/03/2024

Tô até agora sem entender meus sentimentos a respeito dessa história.
Gosto da escrita e dos capítulos curtos que ajudam a ler rápido, mas tirando isso ?????
O narrador vem e vai com a história, não senti simpatia por ele, apesar da história de bullying que ele passou, não consegui simpatizar.
Não sei se recomenda esse livro, assim como musas não me acrescentaram em nada ?
Liice_brito 08/03/2024minha estante
vc disse tudo! também não consegui simpatizar com o Elliot. Cara chato kkkk

hlechar 20/05/2024

O espetacular Elliot Chase
Geralmente começo a resenha dizendo que a leitura é fluída, mas aqui a experiência pra mim foi muito melhor. A história é narrada por Elliot, personagem nada confiável e que nos conduz, de modo teatral, a conhecer os detalhes do círculo pessoal de Lana Farrar.
Eu gostei muito da narrativa de Elliot pra mim foi uma das principais características do livro. Achei que os personagens centrais foram muito bem construídos, detalhes bons e ruins de cada um eram evidenciados. Traições, inveja, paixões avassaladoras. Pessoas agindo conforme seus desejos e ambições, passando por cima de quem fosse necessário para alcançarem seus objetivos. Tudo isso somado à magia da paisagem grega e suas crenças, virtudes e fúrias.
A grande jogada - e que funcionou muito bem pra mim - foi a da imprevisibilidade. Quando o leitor achava que detinha todas as informações, que sabia o que estava acontecendo, muitas vezes até prevendo quem era o culpado. Elliot, nos surpreendia e evidenciava algo que havia sido omitido. A dor e a graça do narrador não confiável.
E só para registro como achei A Paciente Silenciosa um livro altamente previsível. Dedico a minha predileção ao espetáculo de Elliot Chase.

Boa leitura.
M*rda pra você.

asisoynara 06/04/2024

Quando iniciei a leitura desse livro estava com altas expectativas, não apenas pelo enredo promissor, mas por saber que o autor escreveu dois outros thrillers eletrizantes anteriormente: A paciente silenciosa e As musas. Certamente, o fato de compor um best - seller tão aclamado quanto seu primeiro livro publicado (A paciente silenciosa) confere muita credibilidade ao autor e endossa os anseios de seus leitores pelas obras posteriores. Porém, devo confessar que esse livro em questão deixou um tanto a desejar.

A premissa da história é boa, mas seu desenvolvimento e desfecho são tão mirabolantes que beiram a fantasia e não passam a ideia de um caso criminal real, que obviamente era a intenção do autor com essa história. Toda a história é um tanto quanto novelesca, assumindo ares de fanfic aqui e acolá. Os personagens não cativam, não convencem; os laços entre eles são frágeis e até um pouco incongruentes. A reviravolta na história é interessante, mas o desfecho não está à altura dela.

O ponto alto do livro e que indubitavelmente me levou a dar um pouco mais de três estrelas para essa história é o teor psicológico da trama. Tecendo o paralelo entre o homem adulto e a criança escondida em todos nós, fato que pessoalmente já comprovei a verossimilhança, o autor introduz a narrativa levantada por uma psicóloga dentro do contexto da história, onde é apresentada a ideia de que muito do comportamento humano é movido intimamente pela criança que ele foi e que segue aprisionada em sua psique. Confesso que esse ponto da história me despertou gatilhos e mexeu em velhas feridas, mas foi justamente o que me conectou com a história de algum modo.

Sumariamente, é um bom livro e merece a leitura, desde que não se espere algo mirabolante ou mesmo genial, embora, admito, o autor tenha conseguido me tapear em todas as possibilidades que eu imaginei para o desfecho. Se você é um fã de Agatha Christie gostará das referências aqui presentes. Se, assim como eu, tem uma queda por thrillers, não custa nada se aventurar um pouco nesse.
Keilizie.Santaroza 07/04/2024minha estante
Eu bem que vi algumas resenhas nesse mesmo pensamento! Eu não li nenhum livro dele e vou tentar não ter expectativas altas, ainda mais como você falou amiga! Mais uma resenha maravilhosa ??????

asisoynara 10/04/2024minha estante
O primeiro livro dele é excelente, amiga! (A paciente silenciosa). Que bom que gostou da resenha. ???

Ana.Roechling 26/04/2024

A fúria
Nossa...que livro chatooooooo...credo....rsrs
Fiquei super decepcionada...já tinha ouvido falar desse autor, primeiro livro q eu leio dele...e nao gostei! História meio sem pé nem cabeça ...enfim...
O único ponto positivo é que foi fácil de ler....bem escrito...a história é q achei um horror...kkkkkkk
Tati 27/04/2024minha estante
Oii. Leia a paciente silenciosa, desse mesmo autor, é maravilhoso, perfeito, tem um plot mto bom? eu resolvi ler a furia pensando que seria tão incrivel quanto mas me decepcionei. A paciente silenciosa nao vai te decepcionar juro.

Kory 04/04/2024minha estante
Também achei bem ruim, fraco demais

Jezinha 04/04/2024minha estante
Decepção total. Ainda bem que não foi o primeiro livro dele que li porque do contrário não leria mais nenhum livro dele.

Greicy 14/04/2024

Tinha tudo pra ser bom
Começou com pé direito, mas o desenrolar não me agradou. O personagem narrador não me conquistou, na verdade despertou um ranço, narrando e dando opinião e me influenciando e atrapalhando. Começa por atos, mas tudo acontece no I e lá V que pela ordem deveria evoluir ele volta e fala do passado .. então a história deveria ser contada de trás pra frente, fiquei meio confusa ou me senti burra, piorou... Kkkk enfim. Os plots me agradaram e só.

Kathyllen Lima 27/02/2024

Com certeza, o pior livro que já li na minha vida. E falo isso com grande decepção. O Alex está entre os meus autores preferidos. A paciente silenciosa e As musas, estão entre meus livros preferidos da vida. E não esperava menos do que isso nesse novo lançamento.
Por isso foi tão frustrante a leitura.
Já comecei odiando o narrador. Quebrando o tempo todo a quarta parede, e já dizendo que queria que fôssemos amigos. Péssimo. Para nos imaginar em uma mesa de bar e que ele estivesse contando uma história.
Ele já deixa claro que é tendencioso, manipulas os fatos e fez com que eu não acreditasse em nada do que ele dizia.
E todas as grandes viradas, não me surpreendeu em nada.
Sem falar quando passávamos um capítulo inteiro lendo pra no final ele dizer. ?Não foi assim que aconteceu. Foi assim que imaginei? agora vamos contar como realmente foi.?
péssimo. Essa ideia funciona muito bem em filmes e séries. Aqui no livro só achei cansativo. Ou seja, o livro de mais de 300 páginas, poderia claramente ter 150.
Infelizmente não gostei e eu realmente queria gostar com todas as minhas forças.
Os personagens não são carismáticos e não consegui sentir empatia por nenhum.
Mesmo com um enredo que tinha tudo pra ser perfeito.

Uma estrela de cinema mundialmente famosa, reúne alguns amigos em sua ilha grega particular para curtirem uns dias de sol.
So que um assassinato acontece.
E ninguém entrou e nem saiu da ilha.
O assassino está entre eles. Mas quais eram suas motivações?

Quem quiser se arrisquem! E depois me contem o que achou.
Beatriz3364 28/02/2024minha estante
Você descreveu exatamente o que senti lendo!

Michela Wakami 02/03/2024minha estante
Pavoroso!?

Rogéria Martins 02/03/2024minha estante
Péssimo demais! ???

Philipe 20/05/2024

Um tributo a Agatha Christie em forma de tragédia grega
Acho um absurdo quem diz que esse livro é ruim. É maravilhoso. Talvez o que ocorre é que muitos estão esperando um ?Paciente silenciosa 2?, e se decepcionam ao se deparar com uma proposta completamente diferente. O que temos aqui é um tributo a clássicos de Agatha Christie e outros escritores de suspense consagrados, em formato de tragédia grega. O autor brinca com o leitor através de uma trama com narrativa irregular, usando e abusando dos plot twists. O trunfo está aí: na forma de se contar a história. Alex é sem dúvidas um dos mais promissores escritores de suspense contemporâneo, e faz isso sem soar apelativo, demonstrando reverência aos grandes clássicos do suspense.

Mari 28/04/2024

Pelo mesmo autor de ?A Paciente Silenciosa?, uma quedinha na qualidade do mistério. Esse conquistou o último lugar da fila:
1- A Paciente Silenciosa;
2- A Empregada;
3- E Não Sobrou Nenhum;
4- A Fúria.
?Somos todos narradores não confiáveis de nossa vida.?
Gabyz.z 28/04/2024minha estante
"Somos todos narradores não confiáveis" de novo? Kkkkk isso é um spoiler?

Cah 12/03/2024

A fúria... Que eu fiquei lendo isso aqui.
Que decepção foi esse livro. Amo as histórias do Alex, acho ele sensacional mais essa história aqui foi um horror.
Que bando de personagens doidos e sem nexo nenhum. O motivo de toda essa palhaçada foi horrível e desgastante.
Com um final besta e bem previsível.
E como sempre os personagens dos livros anteriores dando um jeito de aparecer nesse livro.
Enfim ridículo isso aqui.
Naiara151 23/03/2024minha estante
chato paca KKKKKKKKKK e outro adentre? q *** é a furia???? KAKAKAKAKAK meu deus? nada a ver esse livro, nada a ver esse narrador, nem o titulo tem nexo!!!! todo mundo chato, insuportável

Cah 23/03/2024minha estante
Esse livro realmente é péssimo. Que decepção

Tainá.J 21/03/2024

Triste, viu... 2?
Mês passado li ?A Paciente Silenciosa? e adorei, então quando soube que logo sairia o novo título do autor já quis adquirir e que decepção!

Vi ele falando que esse foi o primeiro livro dele sem estruturação, diferente dos outros dois, e só posso pensar que esse estilo livre não deu certo pra ele, infelizmente.

A leitura é extremamente cansativa devido ao narrador, que desde o início quebra a quarta parede e enche a narrativa de piadas sem graça e regressões imensas!

Mas piora. A coisa que mais prejudicou o livro, na minha opinião, é que o narrador mente o tempo todo!
Ele conta a história, mas surpresa, não foi bem assim? aí volta e conta mais alguma coisa.

Isso se repete tantas vezes, que o clímax se perde. Como todas as vezes que algo acontecia não tinha de fato acontecido, não estava mais esperando grandes coisas?

Quando realmente uma reviravolta aconteceu, já tinha perdido totalmente a expectativa de alguma ação e só queria mesmo que a história terminasse. ?

Ainda assim há pontos interessantes na trama: a mitologia e cultura grega; estudos de teatro e literatura; psicologia sobre a superação de traumas infantis; além da presença de personagens lá do primeiro título, ?A Paciente Silenciosa?.

Não gostei do livro e sinceramente não indico, mas há alguma coisa na escrita dele que me agrada? ??????
E ainda pretendo ler ?as musas". ??????

Junior Rodrigues 05/05/2024

Merece as criticas mistas...
Com criticas mistas, esse livro só entrou em meu caminho devido a uma leitura coletiva, pois como tinha lido A Paciente Silenciosa e achei interessante, o receio é um companheiro constante na jornada de um leitor, ainda mais quando um livro traz esse mix de emoções.

Como no livro anterior, Alex Michaelides traz um narrador para nos situar e introduzir a trama, o que dependendo da história é um ponto positivo - funcionou muito bem em seu primeiro livro - e o inicio de A Fúria é um teste para ver se haverá um encaixe de quem está lendo com o narrador. Algo que me incomodou em algumas passagens foi a quebra de narrativa, porque ela vem do nada e em algumas situações não se conecta com o que estava sendo falado. Mas tem uma parte boa, ainda mais para quem gosta de refletir enquanto lê algo, pois a filosofia é parte integrante da jornada do narrador e incrementa ainda mais a leitura, o que me fez em alguns momentos parar e fazer uma análise sobre a reflexão e como ela poderia se encaixar na minha jornada, isso faz com que a experiência seja mais aprofundada.

Algumas citações não são somente isso e em particular, a de Agatha Christie demonstra o respeito e a admiração que o autor tem pela Rainha do Crime e em alguns momentos dá para ter essa sensação, na maneira que o autor começa a tentar esconder alguns pontos para que tentemos desvendar ou no jeito que vai conduzindo a narrativa tentando fazer a tensão crescer e achei interessante essa homenagem e respeito que ele tem por ela.

De maneira geral, A Fúria é um livro que realmente merece as criticas mistas, porque sem dúvida tem bons momentos, mas em outros parece maçante e isso o torna um alvo fácil para esse tipo de análise. No meu caso, eu achei um livro que poderia ser melhor desenvolvido, principalmente em seu desfecho, mas que cumpriu a missão de entreter sem cansar.

@a.book.told.me 21/03/2024

Em "A Fúria", somos imersos em um intrigante enredo que transcende as barreiras entre o amor e o crime. Lana Farrar, uma ex-estrela de cinema reclusa e figura de renome global, desafia as convenções ao convidar seus amigos íntimos para uma celebração exclusiva na sua ilha grega durante a Páscoa.

O narrador, Elliot Chase, nos leva a uma jornada através de uma trama repleta de mistério e tensão. A aparente serenidade da ilha é rapidamente eclipsada pela sombra de um assassinato, desencadeando uma série de eventos que revelam a verdadeira natureza das relações entre os convidados. O cenário isolado e as dinâmicas complexas entre os personagens criam um ambiente propício para a intriga e a manipulação.

O autor habilmente constrói uma teia de suspense, explorando os motivos e os segredos mais sombrios dos protagonistas. As emoções fervilham enquanto as antigas amizades revelam-se permeadas por ódio e inveja, transformando a ilha paradisíaca em um campo de batalha psicológico. Cada página revela uma reviravolta inesperada, mantendo o leitor ansioso por descobrir o desfecho dessa complexa trama.

A narrativa de Chase nos desafia a questionar as percepções convencionais de amor e lealdade, mergulhando nas profundezas da psique humana. Sua voz cativante e perspicaz nos guia através de um intricado jogo de gato e rato, onde a verdade se revela tão fugidia quanto as brumas do mar Egeu. O clímax explosivo, marcado pela violência e pela morte, deixa uma marca indelével na mente do leitor, encerrando essa história com uma intensidade avassaladora.

Em suma, "A Fúria" é uma obra-prima do suspense psicológico, que desafia as fronteiras entre o amor e o crime, entre a verdade e a ilusão. Uma leitura cativante que mantém o leitor em suspense até a última página, deixando uma impressão duradoura e a certeza de ter experimentado uma história verdadeiramente única.

@rafadeodato_ 03/03/2024

Tentou demais e no fim não agradou
Livro que todos os booktok ou booktubers mostram, fiquei curioso pelo enredo pois adoro ver rico morrendo. Narrador chato, a história fica o tempo todo voltando ao passado, gostei de algumas reviravoltas e outras achei forçado. No fim é um livro legal mas eu não o leria novamente

(recomendaria para alguém que está começando o hábito de ler)

Larissa 23/02/2024

Nada é o que parece ser
O mais novo lançamento do autor de "A paciente silenciosa" já está disponível para os leitores amantes de livros de suspenses. Eu fiquei doida para ler assim que foi anunciado pela editora, pois a capa já me atraiu bastante e a sinopse também.

E com isso, acabei recebendo esse livro pela editora e já passou na frente de tudo. Eu demorei um pouco para me prender à história, mas depois de tantas páginas eu não queria mais largar esse livro, para saber qual seria o desfecho.

No entanto, achei um pouco confuso a trama em si. Em muitos momentos eu não sabia que personagem estava contando a história, e ficava até um pouco perdida no desenvolvimento em si. Não é uma história linear. E ao final obviamente é esclarecido quem de fato está contando detalhe por detalhe toda esse emaranhado de fatos e acontecimentos.

Aqui nada parece ser o que é. Nessas páginas que fisga o leitor, nos depararemos com personagens extremamente problemáticos.

Ao mesmo tempo que tem seu suspense, a história também pitadas de um romance, um tanto obsessivo.

Iremos acompanhar a história de Lana Farrar uma ex-atriz de cinema muito famosa e reconhecida pelo mundo à fora. A mesma tenta levar uma vida tranquila, após passar por muitos momentos dolorosos.

Lana quer ter um momento de descanso da vida de Londres, e resolve convidar seus amigos mais próximos à passar um feriado na sua ilha na Grécia. Mas esses "amigos" não são bem o que parece ser. Principalmente, Elliot, um amigo muito próximo que tenta ajudar Lana de toda forma possível.

E nessa viagem onde tudo acontece. Muitas mentiras e segredos virão à tona. Cada capítulo uma reviravolta diferente.

Não se engane. Você pode achar que matou a charada, mas poderá ser surpreendido ao virar a página.

Por fim, recomendo a leitura se você ama um suspense que irá alugar um triplex na sua cabeça!

Ao final, para mim, não foi um livro favorito, porém gostei de conhecer essa história. Mas eu descobri que estou preferindo histórias mais lineares.

INSTAGRAM: @mundoliterariodalari