Casa de Chama e Sombra

Casa de Chama e Sombra Sarah J. Maas

Resenhas - Cada de Chama e Sombra

Santrog 28/04/2024

Lidia foi uma grande surpresa!
Estava louca de ansiedade para ler esse livro, principalmente depois de ter lido ACOTAR. E voltei aquela minha antiga contradição de gostar e não gostar do livro, que já percebi ser um sentimento que essa série desperta em mim. A resenha está enorme e com spoilers.

Eu esperava um puta crossover entre as duas séries, porém o que acontece nesse livro é um pequeno crossover, mas com uma importância imensa para o desenrolar da estória. Amei que foram Nestha e Azriel a terem estado mais em contato com a Bryce, porque fez muito sentido. Sarah foi inteligente em usar o crossover dessa forma, porque não há nenhuma necessidade de ler outra série para entender esse livro, os três livros de CC funcionam muito bem sozinhos, mas ler as outras séries te faz perceber vários easter eggs espalhados pelos livros, especialmente nesse.

Eu achei o livro muito bom, mas com momentos arrastados (eu ouvi Ithan?) Eu vi algumas pessoas se queixando do livro estar corrido, coisa que eu não concordo, o que eu percebi foi que eles estavam com pressa e a autora conseguiu demonstrar muito bem que eles não tinham tempo, todos os personagens estavam em uma corrida contra o relógio, logo as coisas tinham que acontecer rápido.

Na minha opinião Bryce foi a personagem mais consistente até agora, não podemos nos esquecer que ela não é o tipo de protagonista confiável, ela sempre escondeu coisas do leitor, sempre foi impulsiva, fazendo piadas em momentos impróprios e talvez até chata. Mas ela é assim, desde o primeiro livro essa é a sua personalidade, não entendo essa revolta da galera, ela teve uma evolução tão coerente e natural a maneira como ela lida com o fato de ser a rainha e se recusar a desempenhar o papel, de dissolver qualquer tipo de monarquia feérica mostra ainda mais o quanto ela está sendo fiel ao que ela é desde o início. Ela nunca quis o poder, ela queria apenas proteger aqueles considerados inferiores.

Lidia se mostrou uma personagem melhor do que eu esperava, já sabia que ela era f*dona, mas caralh* hein? Saber o que causou a virada de chave para ela foi realmente surpreendente eu jamais imaginava uma história assim para uma personagem como ela. E o que foi aquele momento dela indo salvar os filhos? Sem dúvida meu momento preferido, assim como a fuga das masmorras. Na verdade ela foi a grande estrela do livro!

Agora, o que aconteceu com Rhun e Tharion? Rhun teve uma mudança abrupta, o que foi aquela palhaçada da raiva dele pela Lidia? De onde isso veio? Ele sempre foi um personagem empático e compreensivo, mesmo sabendo a verdade sobre a Corsa ele passou metade do livro odiando ela, como assim? Não faz sentido esse ódio dele principalmente porque ela era sua parceira! Tharion, sei nem o que falar desse pobre coitado, no livro anterior ele fugiu de um casamento e se meteu em confusão, agora ele continuou fugindo o livro inteiro de uma galera poderosa e fazendo uma merda atrás da outra para acabar se casando do nada? Como assim, cara?

Uma galera crucificou Hunt, e eu entendo afinal ele sempre foi um personagem corajoso, que queria acabar com os asteri e nesse livro virou um medroso, fazendo de tudo para evitar o inevitável. Porém essa mudança não veio do nada, tem uma construção aqui, ele já liderou um ataque aos asteri antes e acabou na masmorra sendo torturado, e dessa vez aconteceu de novo com um agravante, ele estava acompanhado dos amigos. Dá para entender seu medo e seu receio.

Agora sobre o Ithan, só queria saber uma coisa: porque Sarah? Só queria saber o PORQUE? Eu estava na expectativa desse personagem se tornar interessante, ele não tem ideia do que está fazendo desde o primeiro livro, está sempre perdido, vive se distraindo com outros problemas e não foca em nenhum, houve momentos que me questionei se ele não tem TDAH porque não é possível. Toda aquela palhaçada de ter se tornado primo e a sua surpresa, ai que preguiça, achei sensato os lobos terem ido embora kkkk.

Tivemos novos personagens, como a irmã do Flyn que só apareceu para casar e os filhos da Lidia que eu simplesmente amei esses meninos. Fury continua sendo uma personagem muito mal aproveitada, ela tinha tanto potencial mas sempre é deixada de lado, sendo bem sincera eu nem lembrava mais dela, mas quando apareceu eu esperava que ela desempenhasse um papel importante para a derrota dos asteri afinal sabemos que ela trabalhava para eles assim como também é uma mercenária.

Uma galera odiou o livro por ter inversão de valores, porque o inferno foi pintado como os heróis, afinal eles foram ao socorro quando foi preciso, porém eu fiquei com uma pulga atrás da orelha, será que eles são mesmo tão bons assim? O fim dos asteri transformou essa pulga em um faniquito, porque se os asteri que eram os maiores ?vilões? de CC já morreram, qual será o grande tchan para o quarto livro que já foi confirmado? Por isso acho que o inferno não é tão bom assim, eles tinham muito a ganhar com o fim dos asteri, sem contar no potencial enorme de se tornarem os novos vilões, ou talvez a Rainha do Oceano se torne um problema também, ou seria ela uma ajuda? Não podemos esquecer de Ariadne, o dragão que tem o fogo necessário para ferir demônio, a Sarah coincidentemente sumiu com ela nesse livro.

Enfim, nesse livro tivemos tantas informações que precisei diminuir o ritmo da leitura para não deixar nada passar, apesar disso também tivemos muitas portas que foram abertas e que não se fecharam dando a entender o que será abordado no próximo. Achei o livro muito bom, alguns personagens se mantiveram fieis, outros entraram em contradição e também tivemos um que só? tanto faz.

A resenha acabou ficando bem maior do que esperava, mas havia tanta coisa que queria dizer e nem consegui dizer tudo como o acontecimento final com a Bryce e a Jessiba, a secundalux em forma de bala, os pais do Hunt, o casamento Rhun com a Ligia e outras várias coisas. Estou curiosa em saber o que a Casa de muitas águas nos reserva.
Jéssica D. 28/04/2024minha estante
A capa dessa edição é lindíssima! ?

Santrog 28/04/2024minha estante
É a capa mais bonita até agora...

Barbara307 29/04/2024minha estante
Fury é uma das minhas maiores decepções. A gente continua sem saber o que ela é, quais poderes, o que come, onde vive.

Santrog 29/04/2024minha estante
Fury é um grandr mistério, e sendo bem sincera não to achando que a Sarah nos dará muita informação sobre ela no futuro

Barbara307 29/04/2024minha estante
Acho melhor me preparar pra isso mesmo, sem muitas explicações sobre a Fury.

iamdudis 27/01/2024

"Por amor, tudo é possível."
Eu não gostei dos dois primeiros livros, não tinha nenhuma expectativa para HOFAS, que é a finalização da trilogia da Bryce e Hunt.

A série começa com o crossover com acotar e a situação dos outros personagens que ficaram em Midgard.

Bryce viaja entre mundos sendo levada ao limite diversas vezes. O livro é marcado com a história dos Estrelados sendo contada como foi a luta contra os Asteri, a mais de 15 mil anos.

Algumas coisas foram bem repetitivas, alguns capítulos foram basicamente para preencher páginas. Os extras foram mais interessantes do que toda a história em si.

Mas a leitura é bem dinâmica, o problema foram os cortes abruptos. Situações sendo resolvidas capítulos depois por causa desses cortes, mas eu consegui seguir um ritmo. Em dois dias eu já havia finalizado.

Não consegui criar um vínculo de amor por nenhum personagem. Minha favorita é a Lídia Cervos, e só.

Dica: aconselho a ler essa série para entender os próximos acontecimentos na série de acotar.

Spoiler abaixo \/
? A SJM disse que hofas iria configurar o próximo livro de acotar. Antes eu achava que a passagem de tempo grande poderia ser de Elucien, mas ao que tudo indica será do Azriel. Quebra tudo, Gwynriel.
? Os capítulos do Tharion e Ithan só serviu para encher linguiça.
? Temos muito da Nestha nesse livro e a história das armas, Prythian e da família do Rhysand.
? Ao que tudo indica o Rhys vai ser Grão-Rei, talvez pelo menos temporiaramente para derrotar o vilão (Koschei).
? A Lídia sendo descendente do Brannon (de tog) foi um mimo que autora, praticamente, deu.
? A SJM deixando claro que os casais parceiros estão acima de tudo.
iamdudis 27/01/2024minha estante
Talvez nos seus sonhos seja mesmo, mas só isso

iamdudis 27/01/2024minha estante
Sjm nunca confirmou. Ela disse q tem mais dois livros com foco em um casal.

Um livro é da Elain e o outro?

O foco está sendo no Azriel, sjm não daria destaque pro macho se fosse com a Elain. Pq quando é as irmãs, é tudo sobre elas e não eles.

Sjm já falou q queria contar a jornada do Azriel. E vem aí.

Tainá.J 28/01/2024minha estante

iamdudis 03/02/2024minha estante
E desde quando eu disse q é o último livro da série?

Eu disse q é a finalização da trilogia da BRYCE e HUNT, assim como a trilogia de Feysand acabou. Em já disse isso em entrevistas.

Só ler gente, nem parece q são leitores.

Arielli.Camila 10/02/2024minha estante
eu precisava muito saber (ansiedade não tá me permitindo viver) se a feyre e o cassian aparecem nesse livro, porque ao que parece? nem sinal deles ?

iamdudis 12/02/2024minha estante
São me mencionados, mas o Cassian aparece em um capítulo

Victória 13/02/2024minha estante
Mas não são 4 livros dessa série? Fiquei confusa agora porque vi a própria Sarah dizendo que seriam 4 livros mas não vi mencionar que o 4° seria focado em outro personagem, assim fechando essa "trilogia" da Bryce e Hunt. Pode me dizer aonde viu isso?

i.z.a 13/02/2024minha estante
gente?qq aconteceu com Tharion e Sathia? Ariadne? Sigrid? Ela enfiou vários personagens na história e não desenvolveu? Que merda foi isso?

Carol 13/02/2024minha estante
Amigos?. Tô achando esse livro muito ruim! Preciso de apoio moral p terminar?. Alguém me dá uma esperança? Já li tudo da SJM mas poraaaaa?.. tá complicado esse!

Jerlleane 15/02/2024minha estante
Só discordo da parte dos capítulos do Tharion e Ithan serem pra encher linguiça. Foram muito bem desenvolvidos, e trouxeram informações importantes também, fora que são dois personagens que precisavam ter sua redenção, assim como Hypaxia. Aliás, os 3 tem muitas coisas em comum, principalmente o fato de terem sido rejeitados por suas casas.

iamdudis 17/02/2024minha estante
@Victoria são três livros que contemplam a trilogia BryceHunt.

Os próximos livros serão focados em outros perosnagens.

iamdudis 17/02/2024minha estante
@i.z.a terá outros livros para desenvolvê-los mais

@Carol

Os livros da SJM São ruins kkkkk, mas eu achei esse último melhor q os dois primeiros.

Athena15 21/02/2024minha estante
Eu tô louca pra ver meu Gwynriel e esfregar meu canon na cara de vcs sabem quem

iamdudis 24/02/2024minha estante
Gwynriel endgame ??

Maria 08/03/2024minha estante
Quem é Koschei?

DANILÃO1505 31/03/2024minha estante
Resenha de Artista!

May 02/04/2024minha estante
não gostar do segundo livro, blz, mas não gostar do primeiro é maluquice, é muito bom

iamdudis 02/04/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Spidwrpool 17/02/2024

"O que é eterno, o que é feito de amor...nunca pode ser destruído."
Eu particularmente amei o livro, esperava um pouco mais? sim, mas adorei do mesmo jeito. O primeiro livro continua sendo o melhor sem duvida, é dificil superar, mas esse viria logo em seguida.
Mas eu entendi pq teve gente que criticou tanto ele.
O problema é que a maioria estava com as expectativas muito grande para o crossover(eu inclusive), criaram tantas teorias e cenários, esperaram coisas demais, e depois, é claro que acabaram decepcionadas por não ter nada tão grandioso assim. Além daqueles que engoliram o livro muito rápido, acredito que eu, por ter lido com calma, pude aproveitar mais e digerir tudo devagar.

Claro que também fiquei um pouco decepcionada, pq tinha algumas certas expectativas que não foram atendidas. Mas isso não fez do livro ruim, muito pelo contrario, eu ja não estava esperando muita coisa do crossover, tinha em mente que seria uma pequena participação, e me surpreendeu que foi alem disso.
O problema de eu ter esperado tanto pra ler, resultou em muitos spoilers, que acabaram me deixando um pouco desanimada, mas tbm ajudou a diminuir minhas expectativas para não acabar me decepcionando muito.

Gostei das interações entre acotar e CC, adorei ver a amizade da bryce e nestha, a personalidade meio caótica das duas dariam ótimas cenas se elas tivessem mais tempo juntas!
Nestha mostrou bastante desse lado dela meio vulnerável e sentimental, algo que sempre gostei de ver nela, mostra o quanto ela amadureceu dos livros anteriores pra esse.
Azriel teve mais falas nesses poucos capítulos do que já teve em 4 livros, gostei de ver esse lado dele, principalmente ele cantando as músicas que a bryce mostrou pra ele!! Dei pequenos surtinhos com isso kkk!!
Queria que a Sarah tivesse colocado aquele extra dos três no livro, dei altas gargalhadas, já que essa pequena interação foi melhor do que a que tiveram no livro.
A parte da desconfiança entre eles é justificável, são estranhos de outro mundo, por mais que eu quisesse que eles se tornassem besties, não seria coerente.
A coisa que me irritou nisso foi a caminhada interminável deles pelas cavernas, isso foi bem chato e tedioso de acompanhar, pq eles nao saiam dali. E outra coisa q não fez sentido pra mim foi como um dos maiores guerreiros daquele, com 500 anos, nao conseguia lutar contra o verme que, uma simples humana, sem armas nenhuma conseguiu derrotar?? Além erro da própria Sarah(não sei se foi proposital ou não) de esquecer que o azriel pode simplesmente atravessar(como ele faz nos livros anteriores) e depender da bryce pra isso.

Algumas das minha partes favoritas foi ver tudo se interligando, as conexões com os outros mundo fazendo sentido, nossas teorias se cumprindo, acosf é o livro mais importante das outras sagas pra conseguir um entendimento melhor, inclusive me parece que foi antes de escrever acosf que Sarah começou a pensa neste crossover.
As revelações sobre wyrd e brannon de tog foi oq mais me deixaram surtandoo, amei isso sobre a Lídia.

Achei que o começo foi muito corrido, ficava alternando e cortando pra diferentes povs a cada duas páginas o tempo todo, isso me irritou bastante
Aquela pílula bilíngue foi muito conveniente kkkk achei isso bem preguiçoso.
E não gostei de como foi descoberto aquela história toda do passado, assim de uma só vez, parecia que a Sarah só queria jogar tudo aquilo logo, não pareceu que foi pensado e desenvolvido isso por anos, queria que tivessem descoberto a vdd gradativamente, pra ir digerindo aos poucos todas as informações, não simplesmente jogado desse jeito.

Depois da primeira parte o livro ficou bem mais interessante, as coisas começaram a andar mais, as cenas de ações tbm.

Bryce pode não ter sido a melhor das protagonista nesse livro, entendo em partes pq as pessoas tiveram raiva dela. Acho que em alguns pontos ela foi meia teimosa, e desnecessária, teve as piadinhas infantis o tempo todo, até nos momentos serios, que irritava, mas não achei ela chata.

Fiquei chateada com o romance, a briga da bryce e do Hunt parecia não fazer sentido??? Era umas discussões meia besta, e não teve aquele reencontro emocionante que eu tanto queria. O primeiro Hot achei bem fraco, mas teve outro depois que compensou.
Não acho que o romance deles dois foram o foco nesse livro, nem o desenvolvimento dos protagonistas, mas infelizmente isso acabou pesando pra uma leitura mais estressante.

Hunt me pareceu muito apagado, virou quase um capacho dela, que tinha medo de expressar sua propria opinião, não o general de séculos de idade que comandou exércitos inteiro numa guerra. Esperava mais dele, tava lá parecendo mais um enfeite.
E esperava mais da revelação do pai dele, por todo o suspense em cima disso.

Quanto aos outros personagens, Tharion foi alguem que não tinha me agradado muito no segundo livro, mas admito que nesse ele conseguiu enfim me conquistar, ele só fazia burrice, fiquei com dó em diversos momentos, mas só dava pra achar graça, o coitado é tão azarado que acabava me divertindo kkkkk
Acompanhar o Ithan no começo estava sendo tedioso, mas gostei do desenvolvimento dele e do final que teve, achei aquela cena em específico muito bonita.

Lídia foi perfeita!! A mulher é maravilhosa, gostei do plot dos filhos dela, deu uma profundidade pra personagem, e ela teve enfim sua vingança.
O ruhn eu queria ter visto mais dos poderes dele talvez, achei que faltou algo nele.
Daynight esperava mais tbm, eles tiveram poucas cenas juntos, eram uma das coisas que eu estava mais animada pra esse livro, mas amei os momentos que tiveram, a química deles é incrível, sou totalmente cadelinha desse casal.

Chorei muito nesse final, foi bem emocionante. Gostei da batalha, apesar de eu achar que poderia ter sido melhor, os asteris são supostamente "invencíveis", mas se deixaram morrer muito facil.
Mas adorei os caídos terem voltado pra sua vingança.
Jesiba foi algo que não esperava, mas uma surpresa boa, foi lindo oq ela fez pela bryce, me acabei de chorar nessa parte da lehabah e danika.

Num geral, foi uma leitura bem prazerosa, gostei do livro, não foi perfeito, mas foi favoritado com certeza. Todo o crossover pareceu ter sido feito em cima da hora, acho que pra ter saído uma coisa perfeita, dona Sarah deveria ter começado a desenvolver isso a muito mais tempo, bem lá tras.

Várias pontas soltas foram deixadas, varios ganchos e questões em aberto, muitos personagens para explorar e desenvolver, alguns acabaram ficando bem apagados, ansiosa pra ver como será a dinâmica do proximo.

Ps: Pelo visto o protagonismo da nestha nao acabou ainda, já que a bryce deixou a espada pra ela. Veremos como tudo isso vai afetar e as consequências que vai causar para o mundo de acotar.
Camo.mila 18/02/2024minha estante
Amiga como você conseguiu terminar esse livro? A SJM deixou esse livro ser enorme pq tinha umas partes total sem necessidade de serem narrados. É unânime que a Bryce é a menos fav das 3 protagonistas pq ela tava tão insuportável nesse livro que eu já não tava mais aguentando... e algo que super concordo é a lenda Lídia Cervos, meu Deus essa mulher é um evento ??

Spidwrpool 18/02/2024minha estante
A sarah tem esse defeito mesmo as vezes, fazer o livro enorme com cenas desnecessárias, senti muito isso com cc2, e eu acho que a Sarah não quis focar tanto nos protagonistas(bryce e hunt) nesse livro, senti eles um pouco apagados em meio a trama toda, por isso pra mim pareceu que eles foram jogados de qualquer jeito, sem muito desenvolvimento, as interações mal feitas
Acho que por isso a maioria não gostou deles

BM4 13/01/2024

Primeiro: q lindo esse final
Segundo: do jeito q falaram eu achei q o Ruhn ia sofrer mais
Terceiro: LIDIA PERFEITA Q MULHER INCRÍVEL, SEMPRE TE AMEI LIDIA!!!
Esperava mais desse livro mas msm assim ele foi incrível e eu qria ver mais o az e do ci. O livro deu bastante destaque para a Nestha e Az deixando aberto um possível livro sobre a Nestha dnv eu diria. Eu senti q faltou alguma coisa mas msm assim foi surpreendente

*SPOILER*

A relação da mae da bryce com a nestha foi tao linda msm tendo mostrado mt pouco e eu espero no fundo do meu coração q a bryce abra o portal pra velaris mais vezes.
ana carol 14/01/2024minha estante
a ember dizendo que ela ainda iria encontrar o próprio caminho, vem ai o segundo livro p ela?

BM4 14/01/2024minha estante
Ana ssss, foi tao lindo, deu ate uma dor no coração

Aurora78 14/01/2024minha estante
E viva a pirataria heim?! Francamente...

BM4 14/01/2024minha estante
Mayara, no dia do lançamento vc compra o seu livro e lê, n tem problema nhm?

Beatriz3407 14/01/2024minha estante
CARA EU TO COM UMA VONTADE ABSURDA DE LER ESSE LIVRO MAS TENHO QUE TERMINAR CRESCENT CITY

Bruna 16/01/2024minha estante
Menina, me tira uma dúvida, teve casamento da Bryce e do hunt no livro 2??? Pq eles ficam se chamando de esposo e esposa toda hora nesse livro e eu n to lembrando disso KKKK

Anne.Moraes 18/01/2024minha estante
Conta maissss kkkkkkk

Lisandra 18/01/2024minha estante
Quero ler

Cintia347 24/01/2024minha estante
Lendo esse spoiler...e a resenha..fiquei Ansiosa p/ ler esse livro

Parece ser uma história incrível

arilopes 26/01/2024minha estante
simmmmm, a mãe que Nestha nunca teve ??

jo1 28/01/2024minha estante
Oiee, sabe dizer se esse livro é o último, ou se ficou ?aberto? para uma continuação?

arilopes 28/01/2024minha estante
jo1, o livro tem desfecho, mas acredito que Sarah vai explorar mais do universo, por isso pode ter continuação!

Lilyan2 27/02/2024

O livro me decepcionou muito! eu esperava mais, sério o que rolou aqui??? a bryce extremamente insuportável, desde cc2 eu já não tava mais aguentando ela, mas nesse aqui superou, hunt um chato tb, os dois juntos só piorava! quase mil páginas da bryce sendo uma arrogante com todos, inclusive com as pessoas que quase morreram por ela, ela só pensa no próprio umbigo e no de mais ninguém. E O QUE FOI AQUILO NO MUNDO DE ACOTAR??? mano juro, o que ela fez ali não tem perdão, foi um desperdício de ideia! runh e lídia foram o motivo de eu continuar lendo essa bomba! o final deixou muito a desejar, não gostei e um beijo a todos ?
LimaOLimao 27/02/2024minha estante
Todo mundo criou muita expectativa nesse livro.

Crybaabie 27/02/2024minha estante
ELA TINHA TUDOOOO NAS MÃOS, E entregou migalhas

Déh 27/02/2024minha estante
Eu "li" extremamente por cima e me decepcionei muito, principalmente com o crossover que foi tão aclamado pela Sarah e foi uma merda. Provavelmente vou ler só para acabar a saga mesmo e principalmente pela Lídia

brenda_95 27/02/2024minha estante
Também detestei a Bryce nesse livro. Principalmente a maneira como ela demostra não se importar com o Hunt, quando ela diz que os filhos da corça são um fardo e como ela se acha superior a tudo e a todos.

Clara4193 27/02/2024minha estante
você é uma diva

Amoras com livros 27/02/2024minha estante
Meu Deeeus!! Você falou tudo o que estou pensando até o momento sobre esse livro!! Tô passando só raiva lendo!

helodoll 31/01/2024

Casa de Chama e Sombra
Tão aguardado e deixou a desejar. Com cerca de 28 horas de leitura, o livro, que poderia facilmente ter 600 páginas, se perde em narrativas e personagens secundários pouco relevantes para a trama principal. Apesar da dinâmica da leitura, os cortes abruptos prejudicam o desenvolvimento, deixando situações mal resolvidas. A esperada interação entre CCITY e ACOTAR não atende às expectativas, a Sarah J parece ter começado a se perder enquanto escrevia e o brilho literário foi sumindo, decepcionando quem ansiava por um desfecho épico. A trama, além de fraca, apresenta personagens pouco cativantes e um final fantasioso demais para uma obra que se propõe a ser fantasia adulta. A sensação final é de frustração diante de um livro que, ao invés de cumprir promessas, deixa muitas pontas soltas e desperdiça o potencial de personagens interessantes.
Marie.ebooks 01/02/2024minha estante
Nossa, exatamente. Me senti iludida e frustrada. Se rivesse começado a ler a Sarah por essa série tinha desistido...

*tivesse

helodoll 01/02/2024minha estante
Marie.ebooks, eu me sinto da mesma forma... Sarah é brilhante e tem um dom que fez eu me apaixonar pela escrita dela, mas nesse livro a iridescência dela foi minguando até quase se apagar, confesso que os contos me deixaram mais satisfeita que o livro inteiro.

Marie.ebooks 01/02/2024minha estante
Tô doida p ler os outros 3 contos mas não achei!

helodoll 01/02/2024minha estante
Marie.ebooks, eu tbm. Tem que se inscrever no newsletter da Galera Record pra receber o conto com Bryce, Nestha e Azriel ??

carol 01/02/2024minha estante
Concordo com absolutamente tudo, inclusive dei a mesma nota pra esse livro. É muito frustante ler 900 páginas e sentir que o livro não atendeu às suas expectativas.

helodoll 02/02/2024minha estante
Carol, eu simplesmente na metade tava ?acabaaaaa pelo amor de Deus? ??? vou dar até um tempinho pra começar a ler outra obra, fiquei exausta de ler tanto e não chegar a lugar nenhum ?

Lucas Whitethorn 06/02/2024

Foi bom, mas poderia ter sido melhor!
O começo do livro foi muito bom, até a metade que para mim foi um pouco mais difícil de ler, porque achei entediante algumas partes. Já a parte final do livro foi bem fluída com muitas informações ao mesmo tempo.

Sobre os personagens, para mim os melhores continuam sendo Ruhn e Lidia, principalmente ela que teve um desenvolvimento muito bom. Os piores para mim são Tharion e Ithan que só tomam decisões erradas e depois passam o livro todo tentando consertar essas decisões em vez de arcar com as consequências, mds foi um sofrimento ler os pontos de vistas desses dois.

Os vilões para mim são até interessantes, mas poderiam ser melhor desenvolvidos. O final para mim foi bom apesar de que várias situações foram bem convenientes para os nossos protagonistas, além de que aconteceu muita coisa no final que poderia ter sido melhor desenvolvida.

??Spoilers??

Os crossover das séries foi interessante mas confesso que esperava que os personagens de Acotar fossem aparece bem mais e que teriam uma participação maior na guerra.

Sobre os asteri, acho até interessante o que descobrimos sobre eles no final do segundo livro mas acho que eles poderiam ser melhor desenvolvidos porque o único asteri que eu sei o nome é o Rigelus, os outros quase não são mostrados ou falados, tanto que nem consigo imaginar eles ou sei quem é quem tirando o Rigelus.

A Bryce usar a máscara da Nestha achei bem aleatório. Outra coisa que achei estranha foi aquela Harpia ser ressuscitada para morrer depois em dois segundos. Também Sigrid virar ceifadora achei paia, na verdade não entendo porque essa personagem existe, porque o Ithan só matar ela e fica o livro todo chorando arrependido.

Sobre a continuação, no final desse livro eu sentir uma vibe de final de série, mas pelo jeito vai ter mais um livro, acho que do jeito que terminou está bom não consigo imaginar o que é que a Sarah vai inventar para ter outro livro.
Nath 09/02/2024minha estante
FALOU TUDO! Crossover e os personagens inúteis e o final blé foram as maiores decepções desse livro ! Nem parece que foi a Sarah que escreveu

Lucas Whitethorn 09/02/2024minha estante
Pois é amg, nem parece que foi a mesma autora que escreveu tão bem TOG

Nath 15/02/2024minha estante
Tristeza ?

Bia 03/04/2024minha estante
Eu comecei Casa de terra e sangue hojeee, medoo ?

Lucas Whitethorn 03/04/2024minha estante
Bia eu achei perfeito Casa de terra e sangue ? só os outros dois livros da série que achei que não manteve o mesmo nível do primeiro

Bella 17/01/2024

Por amor, tudo é possível
Admito que o que eu mais AMEI nesse livro foi o desenvolvimento da lidia como personagem. Ela já era uma favorita antes, mas agora eu to APAIXONADA por essa mulher em todos os sentidos. O plot dela ter filhos foi incrível, foi uma puta justificativa por ela passar tantos anos como espiã. O plot dela ter sangue dos féericos de tog da linhagem de Brannon quase me fez cair pra trás.

RUHN. MEU RUHN DANAAN. Não mereceu o que sofreu (quase morri quando arrancaram os piercings e tiraram as tatuagens), mas ainda achei que ele teria um fim pior. Meu DayNight tendo um final feliz claramente me fez ganhar uns anos de vida.

O mundo fica melhor com personagens como Bryce Quinlan!!! Bryce sempre me faz dar boas gargalhadas com o jeitinho dela, e eu amo o quanto ela me lembra a Aelin chegando com seus planos mirabolantes. Hunt é meu Golden boy, sem defeitos.

O desenvolvimento de BryceHunt como casal me incomodou um pouco, as briguinhas deles o tempo todo, mas ok, acho que a autora só quis mostrar que até o mais perfeitos os relacionamentos as vezes da ruim sem um nunca desistir do outro.

Tharion merecia um final feliz. Ithan me eu muito orgulho virando Primo, mas ainda acho que tem muito pra explorar. Queria mais da Hypaxia, achei que apareceu pouco. Flynn e Dec continuam sendo meus amorzinhos. Amei que no final a Jesiba troca a vida dela pela da Bryce, achei lindo.

Sobre o crossover.... MEU DEUS!! NESTHA SEMPRE PROTAGOSNISTA SIM E QUEM NÃO GOSTAR, CHORA! Antes eu achei que o Az seria o próximo protagonista mas esse final deixou claro que a sjm ainda vai explorar muito a Nestha. As interações dela com a Bryce foram exatamente como eu achei que seria, e to presa na cena deles falando sobre o aparelho celular até agora HAHAHAHAHAHA.

Realmente acho que esse livro terminou muito com a vibe de ?trilogia terminada?, deixando claro que vai continuar a história no mundo de acotar.
-adriane 17/01/2024minha estante
CONCORDO COM TUDO, ERRA NUNCA!!!!!!

Bella 17/01/2024minha estante
HABLA

Euelivros 21/01/2024minha estante
SIMMM!!! Sério, eu dei um grito quando me toquei chama= Nestha , sombra = Azriel!!!! A Sarah com certeza vai focar na Nestha no próximo livro, a parte da Bryce entregando a ela a Asther... hmmm... vem coisa ai!!!!
Azriel falando pra Nes o que era importante pra ela, chorei horrores!!! PRECISAMOS DE ACOTAR 5 PRA ONTEM!!!!

gabi.jones 09/02/2024

? Viva a vida, Quinlan. E viva bem.
O capítulo 99 foi um misto de emoções para mim; fiquei devastada. Enfim, ler a conclusão da jornada da Bryce e Danika foi insuperável. Duas amigas que foram inseparáveis até na morte, afinal, por amor, tudo é possível. A trajetória de todos os personagens foi incrível de ler, mesmo que eu tenha sentido que alguns deles foram mal desenvolvidos. Tenho críticas a algumas partes do livro, mas, no geral, sinto que ele foi fiel à abordagem desde o início. AMO TODOS VOCÊS!!!!!!!
yaslira 09/02/2024minha estante
Sim ???

kas maroni 24/03/2024

?Estou ao seu lado. Você e eu vamos colocar um fim nisso.?
?? Você é meu lar, Hunt. Nosso amor se estende pelas estrelas e por mundos.?

Finalmente consegui forma uma pequena opinião sobre esse livro. Eu acabei de ler há um tempo, mas não sabia interpretar o sentimento que ele me causou.
Então vou destacar só uns pontos positivos e negativos que eu achei importante (talvez eu vá acrescentando mais coisas depois).

Acho que o primeiro ponto importantíssimo a destacar é que esse livro não é um crossover com o outro universo da autora. E isso foi uma decepção pra mim, depois do fim do segundo livro minhas expectativas estavam no alto achando que esse seria o maior crossover de todos, mas não, não é. (?)
De início me frustou muito, mas depois no decorrer da história eu consegui perceber que a Sarah fez a melhor escolha em não misturar tanto os universos. Teve só o necessário e pra história isso foi o suficiente (mas não vou negar que queria mais)

Eu em vários momentos na parte 1 achei a Bryce muito imprudente, fazendo as coisas sem pensar e agindo no desespero.
E pelo o que eu me lembre nos livros anteriores ela já era assim, mas nem tanto. Por exemplo, as pessoas achavam isso dela (até o Hunt) e a julgavam, mas todas as ações que ela tomou sempre eram pensadas, pareciam decisões burras mas no final mostrava que ela tinha arquitetado tudo.
Não sei porque a Sarah fez ela agir assim. Eu odeio essa parte porque pareceu que a Bryce era só uma menina burrinha, justamente aquilo que povo em Mindgard a julgava ser e ela odiava, e era até uma insegurança dela. E a Sarah simplesmente esqueceu disso ou ligou o f?däse. Porque até eu que amo a Bryce senti uma raiva genuína em partes desse livro.
Eu entendi que ela agir assim teve o propósito de descobrir as coisas que eram necessárias, mas acredito que tinha como fazer ela descobrir sobre o passado sem ser uma chatinha.
Indo contra todo esse argumento de cima eu AMEI ser surpreendida pela ruivinha. (????) Em uma página eu tava gritando com ela e em outra tava batendo palmas pra inteligencia que essa grande gostosa tem.

Em questão do casal supremo de todos, eu senti um pouco a falta de interações entre eles, claro que teve todos os acontecimentos no começo do livro que impediram eles de ficarem juntos, mas quando eles se encontraram eu interpretei a relação deles como se tivesse sido abalada, me passou esse sentimento de que eles não estavam bem (eu fiquei triste).
Com a batalha e o estresse que eles tavam passando é compreensível, mas não me agradou tanto assim, como a relação pareceu que foi trás ao invés de ir pra frente.

Desde do primeiro livro nesse universo a autora introduziu vários personagens, no segundo acontece a mesma coisa. E nesse eu já desconfiava que teria personagens que não apareceriam tanto e que não teriam um papel importante nessa história.
Me pareceu que ela criou personagens pra resolver uma única situação nos livros anteriores e nesse ficou sem saber o que fazer com eles.
Não teve enredo com/para eles e foram simplesmente jogados no canto, sem nenhuma explicação.
Além disso tiveram personagens que o enredos deles não serviu pra nada na história (Ithan e tharion?) eles tavam na história e fazendo parte mas no fim todo a jornada deles deixou um ponto de interrogação na minha mente me perguntando se era mesmo necessário.

Um ponto muito positivo e que eu realmente não imaginava, era que a construção da história, enredo e dos plots fossem tão boa.
A Sarah se superou nesse livro, cada pequeno detalhe tinha um motivo e muitos pontos foram fechados nesse livro.
Cada pedacinho da história desde da primeira página foi construindo para os acontecimentos no final do livro.
Não ficou aquele final tão fantasioso que os personagens vencem simplesmente por serem os bonzinhos.
Tudo teve um motivo e uma justificativa pra ser do jeito que é e as peças foram se encaixando perfeitamente.
E sem falar que a Sarah criou toda uma mitologia e política do passado que me surpreendeu bastante. Deixando tudo bem explicadinho.

?? Eu te amo mais que qualquer coisa no mundo...neste e em qualquer outro.?

Andressa1296 21/02/2024

Perfeição existe....
Nossa existe perfeição e a dona Sarah conseguiu de novo, pelos deuses que livro foi esse, amei cada capítulo, cada acontecimento... SUPER RECOMENDO....???
moonvilliards 21/02/2024minha estante
Tô com tanto medo de criar expectativas... Eu amei Casa de Terra e Sangue, mas a leitura de Céu e Sopro foi tão arrastada. Tive a sensação de que realmente só aconteceu alguma coisa no final. O Crossover dura pouco capítulos ou o livro todo?

Andressa1296 22/02/2024minha estante
Sim... pra mim foi a mesma coisa, eu gostei do 2 mais o 3 Nossa... foi muita emoção

Day 24/02/2024

ASSISTAM VÍDEOS DE ANÁLISE E PERCEBAM O QUÃO RUIM O LIVRO É!
Gnt, enquanto eu lia o livro, eu sentia que tinha alguma coisa errada, a escrita tava estranha, tudo parecia sem nexo e jogado, única ressalva é a narrativa da Lidia, porém o resto me incomodou demais. Quanto terminei, eu fiquei uns 5 minutos refletindo que poha que eu tinha lido, pq foi tudo tão absurdo que eu demorei pra processar que a Sarah realmente tinha escrito isso. Quando eu fui assistir a vídeos de análises detalhadas do livro, cara, é assustador tomar consciência de quão ruim esse livro é, sendo de longe o pior livro que a Sarah já escreveu. A trilogia de Crescente City agora é definitivamente a pior obra dela disparado total. Por favor, quem deu mais que 4 de nota, assistam análises! Que ai vcs vão perceber que nunca na vida esse livro mereceria um 4, sério, decepcionadíssima com a Sarah. Expectativas para os próximos livros dela caíram estratosfericamente depois dessa bomba.
Renata1004 24/02/2024minha estante
Eu adorava CC até o livro 2. Esse terceiro livro é TENEBROSO. Parece que mudou completamente a personalidade da Bryce, ficou insuportável de ler. O Hunt ficou totalmente de escanteio. E os embates? Os vilões morrendo como se fossem de papel, meu Deus. Que coisa horrível.

Letizcia 24/02/2024minha estante
Eu dei 4,5 principalmente pela Lídia e o extra da Ember e do Randall em Velaris.

Biazinhainha 22/01/2024minha estante
Tenho quase certeza que vai ter mais um

book_luiza 05/02/2024

Acho que nunca me decepcionei tanto com um livro.
Sempre amei tanto o universo de cc e considerava a melhor fantasia da sarah (em relação a construção de mundo mesmo).

o primeiro livro é excepcional, o segundo é muito bom e esse aqui é simplesmente RIDÍCULO, não tem outra palavra.

As personalidades dos personagens foram completamente mudadas (a bryce mesmo está INSUPORTÁVEL). E a história em si nada faz sentido, tudo tem muito drama mas chega na hora resolve em 2 páginas.

E é perceptível que nada foi planejado, ela só vai enfiando coisa na história. Desde personagens que não entendi pra que existem (fez um drama do crlh sobre a Sigrid pra ter aquele fim???????), tanto como poderes que ela inventa pros personagens.

Ela mete umas coisas tão absurdas que eu fiquei indignada lendo, a cada capítulo ia ficando pior. Desde os personagens absorverem o poder um do outro durante o sexo até no final todos os personagens estarem tão fortes (chega a ser apelão) mas não fazerem nada (o ithan era o fodão mas n teve uma cena de luta, o ruhn com os poderes q a sarah tirou do rabo dela tbm n fez nada, o tharion ela fez questão de tirar da jogada, hypaxia tava dormindo enquanto o povo lutava...)

até 70% era um livro razoável, mas juro que depois que a sarah começou a inventar umas coisas pra história, me deu vergonha de estar lendo uma fantasia dessas.

Além disso, o crossover mais porco que eu já vi. Escrito só pelo fan-service mesmo, porque não teve necessidade nenhuma, e os personagens não aderiram NADA na história.

o livro que passei meses ansiando, se tornando a maior decepção do ano. eu realmente cheguei a ficar PUT* lendo esse livro, tudo muitooo mal feito.

Eu li o livro faz uma semana mas estava enrolando para ler o último capítulo. Agora que o livro lançou oficialmente, tem gente discutindo sobre o livro ser bom ou ruim e sobre as expectativas que a gente colocou sobre o livro.

Eu acho que sim, parte de eu achar esse livro ruim é porque me decepcionei bastanteee com o crossover. Mas a maior parte é na verdade porque eu realmente achei o livro objetivamente ruim, desenvolvimento foi jogado no lixo, e isso nao tem a ver com expectativas. Para quem leu os outros dois livros e é fã da saga, você espera o mínimo né, n estou falando de expectativas em relação ao croosover, nem os plots terem sido péssimos, mas eu falo por exemplo da protagonista continuar tendo a mesma personalidade, dos personagens secundárias terem alguma função no livro, de todo o enredo ser bem construído. E o livro não teve nada disso.
victoria.lxxv 05/02/2024minha estante
foi crossover com o que amg?

victoria.lxxv 05/02/2024minha estante
socorro, a minha vontade de ler indo embora

Marcy 05/02/2024minha estante
Amg você traduziu o que to sentindo lendo isso!

Ariane.Silva 05/02/2024minha estante
É fora que foi muitooo fácil derrotar os asteri

book_luiza 05/02/2024minha estante
n vou comentar sobre o crossover pra n dar spoiler, mas se vc pesquisar no tiktok acha fácil fácil. e é muito triste isso, n quero desmotivar ninguém a ler, pq como disse eu AMO os dois primeiros livros mas a sarah realmente conseguiu estragar tudo oq ela construiu...

victoria.lxxv 05/02/2024minha estante
n me importo com spoiler amg kkkk mas já descobri, antes de ler CC eu vou ler aquele lá (não querendo citar o nome KKKK)

Aline 06/02/2024minha estante
Também me decepcionei demais. E não gostei da forma de escrita sendo interrompida a todo momento, como acontece na Irmandade da Adaga Negra. Deveria manter o ritmo dos livros anteriores. Porque foram interrupções pra NADA, pra coisas sem relevância na verdade.

Mariana.Gomes 19/03/2024minha estante
Somos 2.