Casa de Chama e Sombra

Casa de Chama e Sombra Sarah J. Maas

Resenhas - Cada de Chama e Sombra

Mary 27/03/2024

Sinceramente, eu esperava muito mais. Foi o pior livro da trilogia com toda a certeza. Personagens que só foram jogados e nada desenvolvidos. Plot muito rápido e sem sentido, tirando a emoção do momento. Eu amo os livros da Sarah, mas esse ela deixou a desejar...
Paula.Soares 27/03/2024minha estante
Senão gostei dos 2 primeiro imagina esse, nem vou tentar pq a história não me prendeu

Mary 27/03/2024minha estante
Não sei como uma pessoa que escreveu trono de vidro fez um final desse

Paula.Soares 27/03/2024minha estante
Meu preferido é cortes e espinhos

Paula.Soares 27/03/2024minha estante
Trono de vidro esperava mas

Mafer1509 30/01/2024

Quando vi que teria o crossover eu esperava muito mais, mas acredito que foi expectativas minhas pra receber migalhas de acotar, mas como o livro é de CC é claro que não dariam tanto foco em outro mundo.

Eu amei, não sei se foi o último livro, mas acredito que tenha tido um final muito bom e não tenha necessidade de uma continuação, achei que se encerrou muito bem e tudo foi esclarecido.

Clara.Gusman 20/04/2024

Casa de Chama e Sombra
A palavra que marca essa leitura é : decepção.

Foram 2 anos esperando a continuação dessa história,cheia de potencial e expectativas que a própria autora alimentou.Nesses dois anos,o fandom ficou buscando conexões ,imaginando possíveis cenas e conversas entre os personagens das duas sagas (acotar e cc).

Quando comecei a ler,já vi que o cross over não foi nada como o esperado.E quando eu falo nada,quero dizer realmente NADA.A Bryce foi uma babaca com todo mundo de acotar e a autora escolheu os personagens que eu menos gosto de acotar para dar destaque.Não tivemos uma cena boa no cross over.

Se o resto do livro tivesse sido bom e suprido pelo menos uma das minhas expectativas,eu até poderia ter perdoado esse cross over péssimo,mas nem isso.A Sarah estragou todos os personagens,deixando eles chatos e com atitudes infantis em situações extremamente sérias.Além disso,deu soluções rasas o livro todo.Foi pílula do duolingo,holograma,buraco negro (??).

Senti também que durante o livro todo a autora queria transformar a Bryce em uma nova Aelin.Tentativa bem falha por sinal.Só deixou a Bryce insuportável de chata e com poderes e habilidades que surgiram literalmente do nada.Não teve um treinamento,uma dificuldade em conseguir as coisas.Além disso, a Bryce ficou sendo uma grande babaca com o parceiro dela o tempo todo.Não teve um momento de compreensão e não mexeu um fio de cabelo para salvar ele quando ele tanto precisava.

Eu poderia ficar aqui horas escrevendo tudo o que eu não gostei do livro,porque olha,foram muitas coisas.

Agora vou elogiar uma das personagens que salvou o livro, Lidia Cervos.Ela sim, foi foda do início ao fim.Infelizmente ela não pode carregar um livro de quase mil páginas sozinha,mas aposto que se ela fosse a protagonista,essa resenha teria sido diferente.

Saudades do livro 1,quando a Bryce era ela mesma,baladeira,desajeitada,tentando superar o luto, e o Hunt era ele mesmo,um anjo caído,sem visão para o futuro,até que encontrou na amizade e no amor da Bryce,esperança.Era sobre esses personagens que eu queria ter lido,não essa versão chata e infantil deles.
PatyLendo2023 20/04/2024minha estante
Amei sua resenha... Falou tudo

Gabriela 20/04/2024minha estante
Acabei de deixar minha resenha sem ter lido a tua. Mas concordei totalmente. Esses personagens masculinos dela são uns bobões. E Bryce é uma mimada.
Decepção total

Mêe 21/04/2024minha estante
Obrigada, não irei ler ?

lasant0s 21/01/2024

Melhor livro de 2024!!
Eu ainda estou sem reação e não sei ao certo como escrever essa resenha.... Eu já posso falar ou dar sinais de que estou ansiosa para o próximo livro? Tenho um apego enorme com essa saga, não só com essas como todas as outras sagas da Sarah J.Mass.

Lídia e Ruhn, vocês tem meu coração! Não é de hoje e nem surpresa para ninguém que eles dois são meus personagens favoritos, eles dois - como todos os outros personagens - entregaram tudo e mais um pouco. Desde romance, até desespero. Eu amei a forma de como a Sarah foi rescontruindo a Lídia, sabíamos como ela era e quem ela era nos livros anteriores, mas ao ler esse livro, você se sente um pouco mais próxima da personagem. Sentir muitas das vezes o meu coração na mão em algumas cenas, mas valeu a super apenas pelo final deles dois. Amei e me sentir tão feliz ao saber que a Lídia estava recintruindo uma vida normal ao lado do Ruhn... e sem falar que quase todos ficaram - pelo menos eu fiquei - chocados ao descobrir o segredo que a Lídia escondeu de todos.

Casa de chama e sombra virou um livro especial para mim. Tanto por ter migalhas da Nes e do Az, como também ver a relação que a Bryce e Hunt continuam a construir. Não vou mentir que em alguns momentos eu sentir raiva, mas acho que é o sentimento que todo o leitor de fantasia sente com a personagem principal. A Bryce foi fantástica e aquele finalzinho dela com a Jesiba... eu chorei, por algum motivo tosco, eu chorei. Mas posso colocar a culpa da minha negação com a morte da leleh.

Queria falar que amei a evolução do Ithan e do Tharion. Ok, achei que a Sarah poderia ter escrito um pouco mais sobre eles. Eu queria saber se o Tharion vai ficar com a Ariadne ou se o Ithan vai ficar com a Perry. Mas ainda tem mais um livro e mesmo eu achando que esse povo merece um pouco de sossego e viver em paz, não vejo a hora do próximo livro já ser anunciado...

Esse livro com certeza virou meu favorito de 2024, tanto pelo o que eu já falei, quanto pelas referências de tog. Eu amei a relação da mãe da Bryce com a Nesta e eu queria muito que tivesse um capítulo bem pequenino relatando um pouco deles, queria que a Feyre e o Nyx aparecesse, mas as migalhas dos meus favs conseguiriam aquecer meu coração. E sem falae que eu criei mil e uma teorias e surtei por coisa pouca. Achei o livro bem construindo, gostei de algumas parte e de outras nem tanto, chorei e rir bastante e ainda não acredito que li esse livro. Não consigo explicar o quão importante esses personagens são para mim, mesmo eles não existindo e vivendo apenas entre folhas e tinta... mas amo sentir o conforto que eles me trazem.

Brenda 31/03/2024

Casa de chama e sombra
Um livro envolvente e muito fluido, gostei de como as coisas aconteceram no último confronto, ainda que poderia ter sido melhor explorada, sei que a história teve bastante furos e arcos mal terminados, mas não atrapalharam minha experiência de leitura, tivemos uma personagem feminina roubando a cena. Difícil falar sobre essa leitura sem da spoilers.

caraliteraria 02/02/2024

E sobrou todos porque ninguém morreu. Infelizmente!!!
Se o meu desânimo para continuar a ler os livros da Sarah tinha se mostrado
presente ao final do segundo livro de Crescent City, com o lançamento do
terceiro livro da série, esse desânimo passou para uma animação. Uma pena,
porque a queda para a decepção foi gigante.
Após os acontecimentos finais do segundo livro, Bryce cai no mundo de
Prithyan, vulgo o mundo de Corte de Espinhos e Rosas, outra série da autora.
E poderia ser tudo ótimo para desenvolver a questão de explorar a
descendência dos feéricos num mundo até então desconhecido para ela. Se
não fosse os acontecimentos mal-feitos que permaneceram no mundo de
Midgard e que contribuíram para o não desenvolvimento dos acontecimentos
no mundo de ACOTAR, que PASMEM, tinha um peso enorme para a
descoberta da origem dos Asteri e dos feéricos
Não posso negar que estava bastante ansiosa com esse croosover,
considerando que ACOTAR é sim uma série que tenho um pouco de apego
pelos personagens. Mas é notável que a introdução do mundo de ACOTAR no
universo de CCITY foi para último plano, sendo que não faz sentido nenhum
uma autora escrever 400 páginas da Bryce em outro planeta e deixá-la esse
tempo todo numa caverna vendo a história toda dos feéricos ser compartilhada
por um HOLOGRAMA! Isso poderia ser uma piada de mal gosto, mas até o
problema linguístico foi resolvido com uma simples pílula mágica, tipo? Tudo
bem que já estamos carecas de saber sobre o mundo de ACOTAR, mas a
Bryce claramente NÃO sabe.

Outro ponto que me deixou bastante incomodada, é como a SJM teve a
coragem de fazer o Rhysand confiar nas palavras de uma estrangeira de outro
mundo só para não invadir os pensamentos alheios. Ele é literalmente o cara
que escondeu uma cidade, um povo inteiro por 50 anos da Amarantha e agora
que uma possível ameaça, uma garota com uma espada muito pertinente e
com uma tatuagem de poder imenso nas costas cai no mundo dele, ele não faz
nada para proteger o próprio povo? A autora ainda teve zero noção de
descrever momentos ridículos onde os personagens ficavam apavorados com
a aproximação dele quando estava em momentos críticos de decisão.
OIIIIIIIIIIIII???????? Em que mundo um ?Ih, o Rhysand tá vindo, ein? deveria
ser aplicado quando se sabe que a imensidão do poder do Rhysand faz com
que ele simplesmente surja nos lugares? Isso não faz sentido nenhum.
É como se a Sarah tivesse esquecido dos livros que escreveu e colocado
qualquer coisa apenas para ser pertinente para as descobertas, o que não me
choca tanto, até porque ela ainda usufrui do mundo de ACOTAR como
repositório de armas e enciclopédia ambulante. É só abrir um portal e ?Opa!
Mais uma info, vou comentar no meu twitter?.
O problema desse desenvolvimento é simples e puro: A captura do Hunt e do
Ruhn.
Esse problema atrapalhou demais para que os acontecimentos no outro mundo
fossem naturais, porque se eles foram capturados, a morte seria o destino
deles e pronto. Talvez o que pudesse ter contribuído para um desenvolvimento
melhor era os três caírem em Prithyan, o que na minha opinião causaria um
impacto muito mais significativo. A SJM não escreveu nem um comentário
sobre a semelhança entre o Rhysand e o Ruhn, não fez ninguém de ACOTAR
ficar chocado com isso. IMAGINA O FANSERVICE QUE ELA ME FARIA SE
FIZESSE ISSO!
Outro problema que se formou nesse livro foi o relacionamento Bryce e Hunt.
Parceiros que nem parecem parceiros. A Bryce com decisões idiotas, o
reencontro ridículo e sem graça, e ambos brigando por questões bestas. Eles
simplesmente nem parecem que estavam universos longe um do outro. É como
se um tivesse ido na padaria comprar pão e o outro estivesse em casa
esperando o café. Cadê a emoção? O desespero que o laço de parceria
esticado pela distância quer reivindicar? É a mesma autora de Casa de Terra e
Sangue? Hm, acho que ela foi substituída.

Como nem tudo é ladeira abaixo, confesso que achei o desenvolvimento do
Ithan bom, trouxe uma importância para o personagem que eu não achei que
precisava. No entanto, PIOR MATILHA DE TODAS NÉKKKKKKKKKK Não teve
nem uma cena tal qual vingadores da matilha agindo, isso pra mim é uma
vergonha. Não precisava de uma cena de todos sendo bonzinho com o Ithan,
mas ao menos fazendo o mínimo para salvar Midgard, sabe.

Eu posso até reclamar de livros grandes demais, mas se for pra ser bem-feito,
esse livro precisaria ser um pouco maior em SENTIDO e menos em enrolação
e cenas desnecessárias. No fim a autora achou que iria fazer um grande
mousse, e no final ele... azedou. É uma pena que a história ainda terá uma
continuação, porque se esse ainda não foi o fim depois do final fechado
(tirando o pior furo de roteiro de todos) e bonitinho de alguns personagens,
Deus me livre qual outra versão dos valg de Trono de Vidro que essa autora vai
enfiar pra causar discórdia.

SPOILERS GRANDES A SEGUIR:

A morte de algum personagem já era esperada, a ressureição também. Mas
colocar a CHEFE da Bryce pra ter o poder de ressuscitar ela foi a coisa mais
engraçada que eu li, principalmente porque após a troca de longitude de vida, a
mulher virou pó e a SJM tentou criar uma cena cômica com um personagem
insinuando a LIMPEZA DA POEIRA! TIPOOOOOOOOOKKKKKKKKKKK, A
SJM simplesmente apontou a desimportância da personagem para outras
pessoas desse jeitinho mesmo. E não, não é engraçado no bom sentido.
O furo de roteiro em questão é a cena incompleta do Tharion com a Dragoa de
fogo que a autora simplesmente ignora e não finaliza. Eu fiquei??
A SJM escreveu o Hunt expulsando as duendes da sala pra ele poder transar
com a Bryce em cima da mesa, nessa eu realmente soltei de mão.
As referências a Trono de Vidro foram legais, principalmente porque trouxe
uma informação sobre as marcas de Wyrd, coisa que infelizmente a Sarah não
nos deu resposta na série.
Itallo 02/02/2024minha estante
Juro que tem umas coisas desse livro que eu lembro, e racho o bico! Parece que a Sarah rasgou as páginas do primeiro livro de ACOTAR, enrolou e fumou enquanto escrevia alguns capítulos desse! Nada a ver com tudo que foi construído no primeiro livro. O segundo e terceiro o oposto completo!

LS0 02/02/2024minha estante
O segundo livro foi Tão, TÃO BOM. Gente, eu tinha tantas expectativas pra esse ser melhor ainda...Aí que decepção.

Marie.ebooks 31/01/2024

+1 livro em alta que me empolgo e me frusto ?????
Dava pra ter até umas 600 páginas, tranquilamente. Mas as 28h de leitura, num ebook caro, tinha que ter um mega plot twist ao invés do desperdício com narração e personagens secundários, que acrescentaram pouco, ou nada pra história geral.

Qto maior a expectativa, maior pode ser o tombo!

Os 5 contos salvaram o livro!

****SPOILERS*****

?Ao contrário da maioria, eu amei d+ a Nestha.
?A história da Lídia salvou o livro!
?O final não foi épico, mesma fórmula, mas foi bom.

?Hunt com o halo parece q não fez diferença. E qd se livrou num "ataque de perereca" foi anticlímax, achei q seria num rompante p salvar a Bryce...
?Os 100 místicos, coitados, bem ruinzinhos, viu ? (mtas coisas foram exageradas assim).
?Não vi nexo em dar POV pro Ithan e Tharion (mesmo probs do livro 2). Pra mim, Dec e Flynn e outros personagens secundários tinham a mesma importância q eles. E DAVA PRA RESUMIR! ?
?Já o Ruhn ficou apagado d+. E qd tomou o antídoto usou pra quê?! Nada.
?A troca de POV me tirou do sério. Várias vezes, pulei e só lia cada personagem e ficava voltando. Qd fiz isso a leitura fluiu melhor.
?Bryce e Hunt eram uma fogueira apagada e recebemos migalhas de Lídia e Ruhn tb. Mas amei o conto no final ??
?Alguns momentos, Bryce era infantil e tinha falta de respeito, ao invés de engraçadinha e debochada.
?Tiveram algumas pontas soltas q não deveria ter num livro de 1000 páginas, pow: uma conversa entre Ruhn e Hypaxia, Sathia, Perry, Celestina...sei lá.

Já escrevi d+ rs
Ariane.Silva 31/01/2024minha estante
Apesar de gostar do ithan a história dele foi muita encheção de linguiça a morte da sabine meu sei lá sabe é se era para ele liberta a menina só para matar no livro seguinte pra que???? Foi muito anti climático essa troca toda era personagem

Bruna 31/01/2024minha estante
Meu Deus a troca de POV me deixou maluca, eu tinha vontade de tacar o Kindle na parede, principalmente no momento do holograma lá contando a merda de história e trocou de pov sei lá umas 3X no meio da merda da história!!!!!!

Marie.ebooks 01/02/2024minha estante
Acho q na 3a troca de POV eu "surtei" e segui só c a Bryce, aí qd ela retorna p Mid, voltei no livro e li os outros POVs. Foi desanimador até chegar no mesmo ponto pra todos. Deu mta vontade de pular alguns pensamentos mas fiquei c receio de perder alguma informação importante pro final.

Marie.ebooks 01/02/2024minha estante
Mta encheção de linguiça, pontas soltas, mtas partes parecia preguiça na escrita, personagens com atitudes sem pé nem cabeça, problemas com soluções mto fáceis (quero dizer, não tem cesária mas tem pílula da Fisk? ???????)...

Min 24/02/2024

O que aconteceu aqui?
Primeiro o que foi o começo desse livros com a Bryce virada no espirito do andarilhos pelas cavernas, páginas e páginas dela andando e vendo desenhos pela parede, e assim teriam mil maneiras mais interessantes dela descobrir o que precisava descobrir.
E a personalidade dela? Muitas vezes ela foi super babaca até com o próprio Hunt, achei essa mudança péssima, gostava muito mais dela no primeiro livro.

Ithan e Tharion que eu também gostava muito, ficaram um porre. Assim quase o livro inteiro sentido pena de si mesmo, e não tiveram desenvolvimento nenhum. Pq demônios libertar a Sigrid se no fim ela não serviu pra nada e simplesmente sumiu no nada.

Tudo se resolveu fácil demais no fim, levaram os exércitos do inferno e não teve uma porcaria de batalha com eles, foi tudo sem emoção nenhuma. E a gente sabe que a Sarah sabe descrever batalhas, que ela sabe desenvolver personagens, mas dessa vez não deu certo. O que é muito triste, já que CC começou muito bem, o primeiro livro é um dos meus preferidos e aí esse fim, que não acho que seja fim e espero que melhore muito.

E o crossover? Poderia ter sido épico, o final de CC2 deixou uma expectativa enorme e aí nada, absolutamente nada. Foi péssimo e não serviu pra nada além da Bryce roubar eles.

Monica.Carlos 26/02/2024

Bem melhor que o segundo livro.
Achei bem melhor que o segundo, que pra mim foi extremamente maçante pois nada acontecia. Nesse terceiro até as partes do Tharion (que cheguei a pular páginas no segundo) eu li sem ficar entediada.

Achei que a galera de Acotar fosse aparecer bem mais, e senti que eles só apareceram aqui pra explicar algumas coisas que ficaram sem explicação la, como a origem dos objetos nefastos.

O desenvolvimento no geral achei muito bom. Depois do capítulo 25 é ação o tempo todo, e a redenção da Bryce pra mim foi o melhor. Aos meus olhos ela foi de idiota inconsequente a heroína super fodona e altruísta. Tiveram alguns facilitadores narrativos que me incomodaram mas no final minha impressão foi positiva. Hunt, apesar de altamente traumatizado devido ao que passou no calabouço dos Asteri (e com razão), também não ficou pra trás. Até Tharion que pra mim só tá na série pra encher linguiça, deve um desenvolvimento bom. Torço por um final feliz pra ele no próximo livro.

Também senti falta de cenas hot. Sei que não é todo mundo que gosta, mas eu amo. E não sei se a Sarah vai diminuir as cenas nos próximos livros dela (rezo que não) ou se será com essa série, mas nesse livro (assim como nos 2 primeiros) quase não teve hot e os que tiveram foram infinitamente menos descritivos.

Espero que a Sarah de um final tão bom pro Ithan, Hypaxia, Tharion e Sathia (e demais personagens) quanto foi pra Bryce e Ruhn nesse aqui, já no próximo livro. E que a gente não tenha que esperar mais 3 anos pra que ele saia, amém.

Pra quem tiver em dúvida eu aconselho a ler. Não desanime com o começo parado porque depois vai valer a pena.

Amanda.Likes 17/02/2024

Aqui a Sarah se perdeu no personagem
Olha eu to dando 3 estrelas pra esse aqui com DOR no coração. O livro é muito bom, mas é fraquíssimo quando comparado as outras obras primas da Sarah (sim eu to falando do último livro de trono de vidro). É corrido apesar das 900+ páginas, a linha do tempo é extremamente confusa e os personagens mudaram completamente de personalidade. A Bryce é insuportável nesse livro, o tempo todo reclamando e sendo grossa. Tipo o Hunt ficou sendo torturado DIAS e ela mete um "se vira aí com os teus BO que eu preciso que você lute pra mim", eu hein, chata pra 🤬 #$%!& . O tão aguardado cross-over foi bem legal, mas eu ainda odeio a Nestha. Eu não sei porque, mas eu não assimilo ainda que o Hunt e a Bryce são realmente parceiros, parece que ela acordou um dia e decidiu isso na pura teimosia. Também achei que tudo se resolveu muito rápido, e ficaram muitos buracos na história. Metade do livro o Ithan ta choramingando atrás da Sigrid e depois ninguém mais fala nela. Sei la. Achei fraco, confuso, esperava mais. Ainda assim é muito bom e tem que ter mais um pra amarrar todas as pontinhas soltas.
Isabella.Andrade 19/02/2024minha estante
Tbm achei a bryce mt chata nesse livro, ela literalmente vendeu os pais para vencer uma guerra, não gostei quando ela ficou tratando as inseguranças do hunt como se não fosse nada, e no momento que ela voltou em vez de ir até o hunt ela ficou papeanso com o pai aiai me poupe ela foi chata para krlh

Manoel 31/01/2024

Péssimo
Facilmente o pior livro da Sarah Jamais que eu li. A trilogia em si é ruim: longa, enrolada, com personagens detestáveis e historia forçada. Tirando o Cross over com ACOTAR, nada se salva.

São mais de 900 páginas cheias de abobrinha, com cenas cortadas abruptamente seguidas de cenas irrelevantes. Além de ter vinte mil Easter eggs que você que lute pra conectar os pontos.

Por que eu li então? Tenho ansiedade e não ia conseguir me perdoar de não terminasse o que comecei. Leria de novo? Jamais! Recomendaria pra um amigo? Nem me pagando.
carol 31/01/2024minha estante
concordo, foi definitivamente o pior livro dela que já li, uma enrolação sem fim

CrisIngrid 31/01/2024minha estante
É de resenhas assim que eu gosto. Quase morri lendo o segundo e quero distância desse enquanto ainda me lembrar do sofrimento que foi ler Casa de Céu e SOFRO ?

Marie.ebooks 01/02/2024minha estante
Nossa, exatamente. Me senti iludida e frustrada. Tb dei 2? sem pena. 2 anos de espera e um autora desse gabarito q parecia q tava c preguiça de escrever...