Casa de Chama e Sombra

Casa de Chama e Sombra Sarah J. Maas

Resenhas - Cada de Chama e Sombra

book_luiza 05/02/2024

Acho que nunca me decepcionei tanto com um livro.
Sempre amei tanto o universo de cc e considerava a melhor fantasia da sarah (em relação a construção de mundo mesmo).

o primeiro livro é excepcional, o segundo é muito bom e esse aqui é simplesmente RIDÍCULO, não tem outra palavra.

As personalidades dos personagens foram completamente mudadas (a bryce mesmo está INSUPORTÁVEL). E a história em si nada faz sentido, tudo tem muito drama mas chega na hora resolve em 2 páginas.

E é perceptível que nada foi planejado, ela só vai enfiando coisa na história. Desde personagens que não entendi pra que existem (fez um drama do crlh sobre a Sigrid pra ter aquele fim???????), tanto como poderes que ela inventa pros personagens.

Ela mete umas coisas tão absurdas que eu fiquei indignada lendo, a cada capítulo ia ficando pior. Desde os personagens absorverem o poder um do outro durante o sexo até no final todos os personagens estarem tão fortes (chega a ser apelão) mas não fazerem nada (o ithan era o fodão mas n teve uma cena de luta, o ruhn com os poderes q a sarah tirou do rabo dela tbm n fez nada, o tharion ela fez questão de tirar da jogada, hypaxia tava dormindo enquanto o povo lutava...)

até 70% era um livro razoável, mas juro que depois que a sarah começou a inventar umas coisas pra história, me deu vergonha de estar lendo uma fantasia dessas.

Além disso, o crossover mais porco que eu já vi. Escrito só pelo fan-service mesmo, porque não teve necessidade nenhuma, e os personagens não aderiram NADA na história.

o livro que passei meses ansiando, se tornando a maior decepção do ano. eu realmente cheguei a ficar PUT* lendo esse livro, tudo muitooo mal feito.

Eu li o livro faz uma semana mas estava enrolando para ler o último capítulo. Agora que o livro lançou oficialmente, tem gente discutindo sobre o livro ser bom ou ruim e sobre as expectativas que a gente colocou sobre o livro.

Eu acho que sim, parte de eu achar esse livro ruim é porque me decepcionei bastanteee com o crossover. Mas a maior parte é na verdade porque eu realmente achei o livro objetivamente ruim, desenvolvimento foi jogado no lixo, e isso nao tem a ver com expectativas. Para quem leu os outros dois livros e é fã da saga, você espera o mínimo né, n estou falando de expectativas em relação ao croosover, nem os plots terem sido péssimos, mas eu falo por exemplo da protagonista continuar tendo a mesma personalidade, dos personagens secundárias terem alguma função no livro, de todo o enredo ser bem construído. E o livro não teve nada disso.
victoria.lxxv 05/02/2024minha estante
foi crossover com o que amg?

victoria.lxxv 05/02/2024minha estante
socorro, a minha vontade de ler indo embora

Marcy 05/02/2024minha estante
Amg você traduziu o que to sentindo lendo isso!

Ariane.Silva 05/02/2024minha estante
É fora que foi muitooo fácil derrotar os asteri

book_luiza 05/02/2024minha estante
n vou comentar sobre o crossover pra n dar spoiler, mas se vc pesquisar no tiktok acha fácil fácil. e é muito triste isso, n quero desmotivar ninguém a ler, pq como disse eu AMO os dois primeiros livros mas a sarah realmente conseguiu estragar tudo oq ela construiu...

victoria.lxxv 05/02/2024minha estante
n me importo com spoiler amg kkkk mas já descobri, antes de ler CC eu vou ler aquele lá (não querendo citar o nome KKKK)

Aline 06/02/2024minha estante
Também me decepcionei demais. E não gostei da forma de escrita sendo interrompida a todo momento, como acontece na Irmandade da Adaga Negra. Deveria manter o ritmo dos livros anteriores. Porque foram interrupções pra NADA, pra coisas sem relevância na verdade.

Mariana.Gomes 19/03/2024minha estante
Somos 2.
Perdi tempo de vida!
Que derrota

Maria18765 15/02/2024minha estante
Quero muito ler

Nathally 15/02/2024minha estante
esse é o último da série msm?

sara pires 15/02/2024minha estante
ué, não ia ter 6 livros?

fabissx 15/02/2024minha estante
Concordo com tudo e acrescento q n foi bacana a Sarah empurrar a Nesta garganta abaixo dos leitores que não vão com a cara dela (mesmo depois dos acontecimentos de chamas prateadas)

Agathinha3 15/02/2024minha estante
Esse foi o primeiro livro em que eu não odiei a Nestha
Eu passei mais tempo irritada com a Bryce

arslais 15/02/2024minha estante
Quero muito ler essa escritora.

ferfer08 15/02/2024minha estante
às vezes eu acho que a sarah gastou todo o talento que ela tem em tog, pq não entra na minha cabeça a autora de cc e acotar ser a mesma autora de tog

maria20814 17/02/2024

O erro desse livro é que GRANDES expectativas foram criadas e ele não conseguiu alcançá-las. deixando esse fato de lado, eu gostei MUITO do livro (dsclp sou cadelinha de sarah gmails), foi o único livro dela que eu não tive aquela preguicinha do começo, pq ele já começa na ?ação?. senti q não deu aquelas decaídas durante a história, para mim se manteu o ritmo mt bem, tanto que engoli o livro, porém melhore no crossover né gata

-Rafaela 10/02/2024

Casa de Chama e Sombra
Esta resenha contém spoilers. Dito isso, tenho diversas considerações a serem feitas, afinal, é um livro longo e há muitos acontecimentos ocorrendo ao mesmo tempo e em um curto período de tempo.

Desde o final do livro anterior, estava com altas expectativas de como Casa de Chama e Sombra seria desenvolvido, principalmente pela frase icônica que se encerra. Foram dois anos aguardando para ler a continuação que não via a hora de ter o livro em mãos.

?? Oi, Bryce Quinlan. Meu nome é Rhysand.?

Primeiramente, começando pelo crossover de Acotar: Quando CC2 termina com essa frase do Rhysand se apresentando a Bryce após ela aterrissar em Velaris, imaginei que o foco em si desse crossover seria a Bryce e o pessoal de Acotar ajudando ela a descobrir como derrotar os asteri. Mas, desde sempre, nunca achei que o foco do livro fosse toda a galera de lá - até porque a protagonista é a Bryce - só pensei que todos de Acotar iriam ter uma participação significativa. Não estou dizendo que o que a Sarah entregou foi ruim, porém, lendo através da percepção da Bryce de quem seria o Rhys e o pessoal da corte dele, eu também não iria ser tão receptiva assim.

O problema é que o crossover foi algo muito aguardado pelos fãs, inclusive por mim, e muitas teorias foram sendo criadas, expectativas foram geradas e no fim, muita gente se frustrou. Como disse logo acima, não é ruim, mas não foi extraordinário. Espero que no futuro, caso haja outro crossover, este possa ser melhor desenvolvido.

Continuando, esperava que alguns personagens tivessem tido mais destaque, como o próprio Rhys, assim como a Feyre, sendo Grã-Senhora da corte noturna esperava uma apreciação dela. Afinal, o reino dela também poderia ser afetado pelos Asteri (Daglan) novamente. Isso é uma coisa que me incomodou muito, porque desde da época do Tamlin, a Feyre queria fazer parte das coisas. Entendo que agora ela é mãe, só que a mudança que a Sarah costuma fazer nas protagonistas não me agrada nem um pouco.

A respeito da Nestha, foi uma surpresa - positiva - a aparição dela. Nunca achei que fosse dizer isso, já que eu particularmente não gosto do desenvolvimento dela em Acotar. Mas aqui, pude começar a enxergar ela com outros olhos, e por incrível que pareça, senti compaixão pela personagem (o conto da Bryce e dela junto com o Azriel ajudaram para que isso acontecesse, bem como, o conto da Ember). Deu para perceber que ela está mais aberta e receptiva aos outros, e menos reclusa. Acredito que ela terá um papel fundamental para os próximos livros de Acotar, e sim, estou ansiosa para isso - quem diria eu tecendo elogios à Nestha.

Não tenho muito o que falar da aparição do Azriel porque para mim, ele ainda continua sendo uma incógnita e às vezes o fato dele ser tão fechado só me causa indiferença mesmo. Não é um personagem ruim, só falta ser melhor explorado, e acredito que isso também acontecerá nos próximos livros do universo de Acotar. Obs: Azriel, como você deixa a Bryce roubar a Reveladora da Verdade? Para um mestre espião, aqui você foi ingênuo.

E não, não é somente Acotar que está interligado a CC, Tog também está, e Sarah já plantou algumas pistas do que podemos esperar nos próximos livros. Basta saber quais teorias ela irá seguir a partir deste enredo. Incrível que enquanto eu lia, conseguia conectar todos os universos, realmente, essa mulher tem tudo arquitetado e planejado.

Voltando o foco para os personagens de CC e começando pela protagonista Bryce. Não sei o que aconteceu com a personalidade dela, mas, nesse livro, parecia outra, me irritando em diversas cenas. A Bryce sempre teve esse jeito de falar, fazer piadas das próprias situações, ser debochada, no entanto, achei que foi um tanto forçado. Além disso, fiquei muito indignada dela simplesmente ter roubado a Reveladora da Verdade, ter na maior parte do livro destratado o próprio parceiro que sofreu horrores, questionando a vontade dele de lutar contra os asteri, logo o Hunt, que foi escravizado por anos, sofreu diversos tipos de torturas e perdas.

Achei a Bryce um tanto quanto egoísta, sim. A maneira como ela agia e falava, chegou a me fazer desgostar um pouco dela. Principalmente porque ela não conseguia ser sincera, sempre estava escondendo algo do parceiro e dos próprios aliados. Nela isso não funciona, infelizmente. Não é porque funcionou na Aelin de Tog que na Bryce também funcionaria. Mas aí você olha e pensa ?nossa a Bryce morreu na guerra se sacrificando para salvar a todos?. Cadê a criatividade da Sarah quanto a esse plot? Por que só consegui pensar em Acowar, na cena do Rhys.

Tirando tudo isso citado acima, teve partes sim que eu gostei da Bryce, porque mesmo ela escondendo as coisas, tudo foi feito por amor, e a frase da Danika nunca fez tanto sentido para mim conforme o livro avançava.

?Por amor, tudo é possível.?

Sobre o Hunt, eu senti muito por ele. Por que como eu já disse, infelizmente, a própria parceira dele não compreendeu a dor e o medo que ele sentia naquele momento. Ele estava sofrendo, se culpando por todos estarem naquela situação, era normal de se esperar que ele estivesse relutante. A revelação de quem seria o pai dele não me surpreendeu tanto assim porque eu já aguardava algo do tipo. De modo geral, o Hunt é um personagem que eu gosto, só que eu sinto que falta personalidade nele, algo que me faça amá-lo com os outros protagonistas da Sarah.

Ruhn nesse livro foi o meu sofrimento e felicidade. Desde sua primeira aparição sabia que seria o meu personagem favorito e depois desse livro só confirmou que ele é o melhor de todo o universo de CC - só minha opinião importa. Simplesmente gostei de ver a evolução que o Ruhn percorreu, aquele príncipe feérico que tinha receio do que o futuro o aguardava, assim como, toda a crueldade que viveu nas mãos do Rei Outonal. Sem mencionar a dor e angústia que ele experienciou no calabouço. O que importa é que no final, ele encontrou a Lídia, sua parceira, amiga, companheira, alguém que o entendia e que o amava na mesma intensidade.

?Eu te amo. Eu me apaixonei por você do fundo da alma, e é minha alma que encontrará a sua de novo em outra vida.?

Lídia Cervos foi o maior acerto nesse livro, roubando o protagonismo de todos. Os capítulos dela foram os melhores. Ficar sabendo que toda sua história foi traçada em dor, perdas, submissão para salvar aqueles que amavam e que ela só teve quatro momentos felizes em sua vida, me fez amar ela ainda mais e com certeza, se tornando uma das minhas personagens favoritas da Sarah. A descendência dela vindo do próprio Brannon e o nome do próprio filho, foi mais uma coisa confirmada de que logo logo teremos um crossover com Tog.

?? E você me viu. Pela primeira vez você me viu. Eu podia falar com você como nunca tinha falado com ninguém antes. Você me fez lembrar que eu estava... estou... viva. Há muito tempo que não me sentia assim.?

Não poderia deixar de afirmar que meu casal, Lídia e Ruhn são os melhores de CC. A construção de relacionamento desde quando eram os agentes Night e Day, um curando o outro de todo o sofrimento, a química, o amor, fazem deles os melhores.

?Os dois não eram a Corça e o Príncipe Herdeiro dos Feéricos. Não eram Day e Night. Ali, naquele momento, eram somente Lídia e Ruhn. Ele não mudaria nada.?

Preciso confessar que achei o Ithan mal desenvolvido na maior parte do livro. Todos os capítulos narrados eram para dizer que ele precisava salvar a Sigrid, e isso me cansou. Porém, depois começaram a acontecer várias coisas quando ele foi para a casa de Chama e Sombra, que comecei a gostar mais do desenvolvimento. Vejo que toda a construção do Ithan neste livro é para que no próximo, ele possa ter um papel fundamental, já que agora ele é Primo dos Lobos, e seu poder está totalmente pleno. Assim como desconfio que a Pery possa ser parceira dele. Perdi as contas de quantas vezes ele falou sobre o cheiro que vinha dela. E foi muito bonito de se ler que o Ithan enfim conseguiu se despedir do Connor e ter paz perante a ausência do irmão.

?Dê orgulho ao seu irmão.?

Tharion assim como o Ithan, acredito que também ganhará mais protagonismo no próximo livro. Porque vejo que só agora a história de ambos poderá ser contada e desenvolvida melhor. O Tharion foi a pessoa que mais fez escolhas ruins e que as colocaram em apuros em todos os livros. Estou ansiosa para saber como o relacionamento dele com a Sathia vai ser desenvolvido e também o amadurecimento do próprio.

Outra personagem que teve sua história contada foi a Jesiba e que particularmente gostei de conhecê-la, e por fim, compreendê-la. Não imaginava nada do tipo, e o final que foi dado a ela foi emocionante. Quem diria que Jesiba Roga poderia ser, afinal, uma pessoa de um bom coração?

Sobre os demais personagens como, Flynn, Dec, Baxian, June e Fury - que eu ainda não sei nada sobre - senti que faltou mais participação na história, desenvolvimento mesmo. Gostaria de saber mais sobre suas respectivas vidas. Tirando o Baxian que conhecemos um pouco mais, só que ainda assim, poderia ter aprofundamento. Como a própria Hypaxia, que parece padrão, entra no meio da história e sempre acaba ajudando.

E por um milagre, a Danika dessa vez, não foi o centro do desenvolvimento do livro. Não aguentava mais ler o nome dela nos outros sendo a responsável por todos os plots. Ainda bem que dessa vez, ela só foi mencionada vez ou outra.

Sobre a construção do livro em si, percebo que novamente teve páginas a mais que não iriam interferir no rumo da narrativa se não tivesse. Algumas cenas foram bastantes emocionantes, mas nada se compara a CC1 e o seu final. Outras coisas aconteceram muito rápido, essencialmente se levarmos em consideração que tudo ocorre dentro de uma semana mais ou menos.

Não sei por qual rumo o próximo livro irá, visto que para mim, a história do casal Bryce e Hunt teve um bom desfecho final. Como também Ruhn e Lídia, que tiveram aquela cena extra que foi maravilhosa, com direito a casamento e tudo mais. Gostaria que Ithan e Tharion fossem os próximos protagonistas, pois vejo a história deles apenas sendo iniciada a partir do final que tiveram. Claro que ficaram algumas pontas soltas como o parasita na água, o antídoto que a Hypaxa desenvolveu para devolver o poder a todos os vanir e a questão da Primalux. Então enredo para ser desenvolvido tem, agora só resta aguardar.

No mais, eu gostei de Casa de Chama e Sombra, claro que alguns pontos poderiam ser melhor abordados, como em qualquer narrativa. No entanto, entregou emoção, surpresa, plot atrás de plot, e pude matar a saudades dos personagens.
Thayna 10/02/2024minha estante
Mulher onde você leu os contos? (Alias ótima resenha como sempre kkkk)

-Rafaela 10/02/2024minha estante
O conto da Bryce, Nestha e Azriel a própria editora enviou no e-mail de quem cadastrou pra receber atualizações da newsletter mensal
Agora o conto da Ember e Randall peguei no grupo do telegram com uma tradução não oficial
Infelizmente os contos da Bryce e Danika; Bryce e Hunt não vi disponibilizados ainda
Se quiser que eu te mande me chama no telegram @rafaelafunck
Obrigada lindona ?

Thayna 10/02/2024minha estante
@rafaela quero sim gata, vou te chamar lá depois sim

eduardasaiury 03/02/2024

Foi um dos melhores? Não mas eu amei
Que forma linda de fechar uma história. Fazia tempos que eu não chorava tanto assim com um livro de fantasia, que não me apaixonei tão profundamente pelos personagens. Me apaixonei pelo sarcasmo da Bryce, pelo amor de Hunt, pela coragem de Lídia, pela força de Ruhn, pela inteligência da Hypaxia, compaixão do Aidas. Esse universo, como todo da SJM, é contagiante, que sempre te deixa querendo mais mas que te abraça de uma maneira inexplicável. Chorei MUITO com o final do livro, muito mesmo e quem leu vai entender porquê.
Achei algumas coisas mal explicadas e resolvida de maneira rápida e por isso não dou 5 estrelas mas pela emoção e pelo carinho que tive durante a leitura, se tornou um dos meus favoritos.
Tharion me irritou o livro INTEIRO, só tomando decisões BURRAS, que claramente iam dar merda. Ithan evoluiu de uma maneira surreal ao longo dos livros e eu simplesmente amei isso. Hunt e Bryce? O que falar deles? Bryce me lembrou um pouco a Aelin (minha personagem favorita de todos os tempos), com seu sarcasmo e sua mania de esconder seus planos. E Hunt, que parceiro maravilhoso. O famoso Umbra Mortis nesse livro foi impecável.
Mas como nem tudo são flores, o que foi isso do mundo de ACOTAR? OH SARAH, CADE NOSSOS PERSONAGENS? Literalmente só vimos Azriel e Nestha e por mais que 10 páginas, poderia nos dar mais dos outros prensagem né. Esperava mais desse crossover com Acotar. Mas sabe o que me surpreendeu? LIDIA CERVOS. QUE MULHER MEUS AMIGOS. QUE MULHER CORAJOSA, GOSTOSA E MÃE AINDA POR CIMA. Tô digitando com os pés pq tô aplaudindo com as mãos. Ela e Ruhn carregaram mt desse livro nas costas.
Fecharam o ciclo de maneira incrível. As últimas 100 páginas é só porradaria e bomba do jeito q a gente gosta, com uma pitada de tristeza. Mas não tem a frase do livro? ?Por amor tudo é possível.? Eles provaram q isso é verdade.

dressaff 24/02/2024

Eu gostei do livro, é uma boa história, só não foi tão bem escrita, tem informações que a Sarah só joga e depois esquece daquilo.
Mesmo com os erros ou a falta de desenvolvimento, foi um livro que eu gostei muito de ter lido.
As partes da Lidia foram muito boas de ler, não é atoa que ela fez tudo no livro! era ela que ia atrás de fazer tudo e entregar pronto, Lidia você foi a maior aqui!!
Epemerson 24/02/2024minha estante
Não terminei o livro ainda, mas a Lídia tá com certeza com as melhores cenas e plot twist da série

dressaff 24/02/2024minha estante
a Lidia segue do começo ao fim sendo minha fav, foi a que mais fez por todos

archyve.annalaura 24/02/2024minha estante
cogitando ler essa saga quando acabar trono de vidro

dressaff 24/02/2024minha estante
eu gosto bastante de todos os livros da Sarah, tog, acotar e CC. Então recomendo vc ler simmm

Maria14314 18/01/2024

VAMO LÁ
Eu amo o primeiro livro de Crescent City, acho um dos mais bem escritos da Sarah, se TOG não existisse.
A Bryce é uma das minhas personagens literárias favoritas, mas nesse livro ela não me desceu. Algumas das falas dela parecem terem sido escritas por uma adolescente de quatorze anos.
O mesmo posso dizer sobre alguns diálogos.
Tudo nesse livro é fraco: a trama política, o desenvolvimento dos personagens e o final.
O livro é uma enrolação sem fim e resoluções convenientes o que me leva a crer que a Sarah só queria acabar logo de escrever, e amiga, eu estava bem assim também querendo acabar.
A parte do crossover com Acotar achei bem meia boca, sendo que ela vendeu o livro em cima disso.
A única coisa que não posso reclamar foram os casais: Hunt e Bryce e Lídia e Ruhn, sendo os dois últimos os que mais me agradaram.
Amo o mundo de Crescent City por isso acho que merecia um final de saga mais bem explorado e que fizesse o leito sentir que a missão foi realmente concluída. Não me sinto assim com tantas pontas soltas deixadas mal resolvidas e esse final meia boca oferecido pela autora.
Debora.Mello 21/01/2024minha estante
Mas perai. Esse vai ser o último livro? Pq se n recordo direito são 4 casas. Ainda falta a casa das muitas águas

Maria14314 21/01/2024minha estante
@Debora.Mello, eu vi o pessoal comentando que seria a conclusão da saga, sendo assim esse seria o último livro. Talvez eles aparecem de novo em alguns dos livros de acotar, mas aparentemente esse é o último realmente no mundo de Crescent City. Mas posso estar errada.

carol 24/01/2024minha estante
estou lendo esse livro e concordo demais com o que você disse, as falas da bryce estão super infantis, o livro tá muito fraco em comparação aos anteriores. gosto dos livros da sarah, mas ela pecou muito nesse

Maria14314 24/01/2024minha estante
@carol, realmente. Foi uma provação acabar de ler. Parecia que eu lia, lia e nada acontecia. E quando finalmente chega no "final" é muito decepcionante.

Kassy 29/01/2024

Prometeu muito, entregou algo bom
Gostei do livro, acredito que foi o primeiro da saga que li sem me sentir travada em nenhum momento. O livro em si é bom, apesar de que o spin off promete muito e não entrega tudo o que se pode esperar. Acho que foi mais uma tentativa de reerguer uma saga que diverge muitas opniões ao correlacionar os dois mundos. Fora isso, a leitura é muito ativa. Sempre temos coisas acontecendo e o grande desenvolvimento dos personagens acontece mais nesse livro. Finalmente a Bryce tem a atenção que merece como personagem principal e sai das asas dos planos da Danika. O enredo das próprias aventuras e descobertas dela, são bem cativantes conseguindo encobrir bem o fato de spin off ser raso e até certo ponto (na minha opinião) desnecessário. A forma como a saga foi encerrada é muito satisfatória e por fim todas as dúvidas e questionamentos que ficaram no escuro no segundo livro, são solucionados.

Marcella 23/02/2024minha estante
SPOILER- Oq me matou no começo desse livro foi a enrolação da Bryce pra voltar pra terra dela

laiscunhaf 23/02/2024minha estante
Amiga, eu surtei com a Lídia tendo o descendente em comum com a Aelin. Primas???????????

Ludmila 24/02/2024

Eu sou suspeita demais para avaliar essa série - já que sou completamente apaixonada pela autora.
Fiquei enrolando pra começar por ser um livro gigante, mas valeu a pena. Foi incrível acompanhar ainda mais o amadurecimento de Bryce, como seu amor por Athalar a torna mais forte e o traz para todas as batalhas e mudanças necessárias, ver Rhun, Lidia, Ian (fazendo mais merda rs), Tharion sendo o macho que veria ser, Hypaxia descobrindo seu lugar, Jesiba tendo um arco surpreendente - enfim.
Leiam leiam leiam.
Victoria1023 24/02/2024minha estante
Eu tô enrolando p ler o último livro, não sei se tô pronta kkk

Ludmila 24/02/2024minha estante
Eu também não estava rs

Acabei hoje e já tô triste

agatamagno 22/01/2024

Por amor, tudo é possível ?
Estava seca por esse livro, esperar dois anos não dá Dona Sarah! Vc precisa lançar, no mínimo, um livro por ano!
Sobre o livro, eu gostei demais! Tem muitas falhas, lógico, alguns personagens ficaram sem um fim apropriado, ou simplesmente sem um fim mesmo. A Bryce é fodona demais sempre, e isso torna ela muito apelona.
Mas no geral eu gostei muito! O livro me prendeu e no final eu não conseguia fazer outra coisa a não ser pensar no livro. Não sei se tem história para um outro livro da série, porém espero, e MUITO ver os personagens em outros livros.
Fiquei esperando mais participação do povo de ACOTAR, queria pelo menos um capítulo a mais deles. Aguardando ansiosa as próximas interações.
No geral eu recomendo sempre qualquer livro dessa mulher, passo pano fácil.
fontbooks 22/01/2024minha estante
oi pode curtir minha última publicação?

nathaly107 03/02/2024

Por amor tudo é possível, menos deixar esse livro bom.
Eu poderia escrever um livro inteiro sobre tudo o que pensei durante e após o fim de hofas, mas prefiro focar alguns pontos porque se não vou cometer o mesmo erro da autora e escrever coisas desnecessárias.

1° Bryce: NOJO. A única palavra que pode descrever essa protagonista é nojo. As ações dela no primeiro livro eram totalmente aceitáveis porque nós sabíamos que tinha todo um potencial para desenvolver nos próximos livros, mas chegando no último, ela parece uma adolescente egocêntrica (peço desculpas para as adolescentes). Totalmente impulsiva e com suas atitudes justificadas pelo protagonismo. A construção para que certos acontecimentos ao decorrer do livro foi ridícula e não ajudou em nenhum momento. Simplesmente odiei cada pov dela. Mas nada que ela tenha feito nesse livro vai ser menos repugnante do que a forma que essa "parceria" dela com Hunt foi tratada. Foi doloroso ler aquilo.

2° Crossover: Eu não tinha expectativas para esse crossover porque nunca sou de colocar expectativa em livro, mas fiquei surpresa como ele foi mal aproveitado. Simplesmente fraco e inconsistente. Serviu só para apontar plot para o próximo livro de Acotar. Sinceramente, se tirassem as cenas não faria diferença nenhuma. Tenho certeza que autores melhorem teriam mais criatividade para aproveitar todo o contexto. Porém, dei uma boa risada com a perspectiva de fora dos personagens da outra série.

3° Desenvolvimento dos secundários: a autora só sabia escrever plot atrás de plot e usou isso para "desenvolver" os personagens. O que foi um erro enorme já que ela não tinha base para isso. O que deixou alguns sendo só ferramenta para desenvolver outros. E poderia excluir vários deles porque não sentiria falta. Pecou na construção e desperdiçou potencial.

4° LIDIA CERVOS: LIDIA!!!!!! LIDIAAAA!!! a melhor personagem desse livro. Senti um carinho grande por ela e fiquei feliz pelas referências que ela se encaixou. Não é atoa que é a maior de CCITY. Pena que AQUELA cena com o Ruhn NAQUELE momento foi... estranha? ridícula? Prefiro não opinar agora.
(Sim, a Lidia é o único ponto positivo)

De forma geral, esse livro é facilmente o pior livro da SJM. Toda a série tinha um potencial gigantesco, mas ela cometeu erros de outras séries. Ela precisa fazer uma autocrítica urgentemente porque escrever um livro de quase mil páginas e não ter qualidade compatível com o tamanho é perda de tempo para o leitor e de árvores para o planeta.
Jessica1248 03/02/2024minha estante
Nossa, como concordo com vc. Ela pegou todo o potencial de CC e jogou no lixo. Li esse livro me perguntando, onde está a Sarah q escreveu Tog???? Pelo amor, ridículo o q ela fez aqui. Lídia foi a personagem q me fez continuar lendo, pq nos outros povs eu só queria desistir

nathaly107 06/02/2024minha estante
Amg, a escritora de Tog é essa mesma. A única diferença é que ela conseguiu construir algo melhor e deixar fechado kk

helodoll 04/03/2024minha estante
Nossa sim pra tudo ?? a Lídia foi a salvação desse volume e quem não concordar é louco

biondi0 22/02/2024

Perfeito!!!!!
Sou suspeita em dizer, pq que de todas as sagas da sarah gmail essa aqui é a minha favorita. Mas que livro meus amigos, que enredo, que desenvolvimento, foi tudo maravilhoso. Foi longo, mas explicou perfeitamente tudo o que a gente precisava saber, a resolução foi impecável. E que emoção mds, quase surtei. Eu amei demais.

bialbuquerq 30/03/2024

Não dá pra te defender..
Me dá até preguiça falar tudo o que não funcionou nesse livro. Pra começar pelo mais fácil, claro: Ithan e Tharion descartáveis. Não tiveram nenhum propósito, não ajudaram em nada. Pra que capítulo com ponto de vista de personagem que não acrescenta no enredo principal?

Senti que muito potencial foi desperdiçado. As centenas de páginas em cavernas pra descobrir os segredos por um holograma ???, Nestha e Azriel jogados de um lado pro outro..

Sarah pesou a mão no Deus ex machina. Final completamente mirabolante, tantos planos, tanto suspense pra quase jogar tudo fora e salvar os personagens com desculpas inventadas na hora. A ?troca? com a Jesiba foi ridícula.

Me decepciona que uma série que começou tão bem tenha acabado assim. Gosto da escrita da Sarah, sempre me envolve, então mesmo não tendo gostado da história, não foi um sofrimento continuar lendo. Mas olha.. bom não é não.