Casa de Chama e Sombra

Casa de Chama e Sombra Sarah J. Maas

Resenhas - Cada de Chama e Sombra

Vivi 02/02/2024

Uma obra prima!
Esse livro é, sem dúvida, o melhor da saga para mim. Ele teve emoção do início ao fim, o tempo todo tinha informações relevantes chegando, alguma coisa acontecendo. Tinha horas que eu queria levantar e aplaudir de pé. O livro me manteve presa e empolgada do inicio ao fim, eu só respirava ele. Mereceu cada uma das 1.000 páginas.

Confesso que achei que a participação da Corte Noturna seria maior e mais relevante. Imaginei eles lutando juntos e entrando na ação, indo para Midgard e vendo com os próprios olhos o terror de lá. Entendo que o livro era da Bryce e que ela precisava resolver tudo, mas esperava que eles aparecessem mais e tivessem alguma relevância no desfecho, mas foi só um sonho de uma leitora apaixonada pelos dois mundos. Também fiquei irritada com a Bryce pela forma que ela conduziu e deixou as coisas lá em primeiro momento.

No inicio, as cenas picadas pareciam que paravam abruptamente e iam focar em outro personagem me incomodaram um pouco. Talvez porque eu estava mais interessada na Bryce em Velaris do que o que acontecia em Midgard. Mas depois essa sensação diminuiu um pouco, quando me vi interessada em todas as partes.

Outra coisa é que a Nestha sempre conseguiu bem usar os tesouros nefastos, mas sempre teve certa relutância a se desconectar deles. Nesse mesmo livro, mostra o Az falando com ela para ela conseguir tirar a Máscara. A Bryce usa a máscara e tira como se fosse brinquedo de criança, não tem resistência nenhuma em tirá-la, parecendo conveniência de roteiro.

Senti um pouco falta de um desfecho para Tharion e sua esposa, para dragoa e para Sigrid. Que meio que foram esquecidos depois que tudo ficou bem.

Esse livro para mim foi uma obra prima, repleto de emoção do início ao fim, faz que o leitor sinta a angústia pelos personagens. Concordo que a saga tenha começado meio devagar demais, com muita informação e sem muita coisa a se prender, mas toda a insistência vale a pena e certamente recomendaria esse livro a qualquer um.

Mia_Lilly 11/03/2024

Bem, digamos que seja arrastado, mas isso já não é surpreendente vindo da Sarah Gmails, ainda menos nessa trilogia. Então, ao contrário dela, vou escolher ser breve e sucinta:

Pontos positivos:
- Os personagens enfim ganharam mais contornos, parecendo mais individuais.
- A trama, embora lenta, é até interessante.
- Lídia e Ruhn.

Pontos negativos:
- O livro é bastante previsível.
- A disposição dos capítulos me dá sono.
- O tal crossover é, na verdade, uma tática de marketing e uma desculpa.
- A essa altura do campeonato, o medo de Hunt ainda é o mesmo.
- Facilidades e atalhos do enredo.
- Tem mais, mas eu tô com preguiça igual a SJM pra escrever isso direito ??

Ana Quadros 09/02/2024

Encheu batata
Eu li esse livro unicamente e exclusivamente porque adoro ACOTAR mas tem alguns pontos que não dá pra passar pano. Pílula pra aprender a falar o idioma? Não tem nenhum feitiço?
HOLOGRAMA COM VÍDEO? LASER? A querida enlouqueceu.
Parece que não foi a mesma pessoa que criou Trono de Vidro.
m4duh 10/02/2024minha estante
as vezes parece que ela mesma se esquece que escreveu tog

elaine.agrelli 13/02/2024minha estante
perspicaz!

Beatriz.Morais 18/01/2024

Aí aí sarah
Casa de Chama e Sombra sem dúvidas foi 10x melhor que os dois primeiros livros da trilogia. Mas, tenho que ser sincera comigo mesma e aceitar que por mais que eu ame muito a autora, a Sarah peca em diversas questões... já está extremamente cansativo a forma como ela finaliza os livros dela, fazendo a mesma coisa em todos os finais, isso em todas as 3 séries de livros que a autora possui.

Muitas dúvidas que temos com os livros da série corte de espinhos, são respondidas aqui, e achei que a autora soube introduzir o pessoal da outra série dela, de uma forma que a Bryce não perdesse o protagonismo, por mais que em alguns momentos eu tenha achado ambos os personagens insuportáveis, mesmo sendo valido os motivos de toda a desconfiança.

Não gosto do casal Hunt e Bryce, não sei por que, mas sinto que falta química, eu realmente não queria os dois juntos. E olha que no quesito romance a Sarah J maas sabe desenvolver de uma forma única, temos como exemplo o Ruhn e a Lidia, que meu deus!!! Que casal incrível, bem desenvolvido.

Agora vamos ao ponto: A Sarah em questão de guerra e confrontos finais é péssima. Sim, ela é péssima nesse quesito. Ficamos o livro inteiro ansiando pela luta final e é tão fácil que chega a ser desanimador. Poxa, os caras são fodões que tem milhares de anos, que passaram a vida conquistando mundo e tronos e simples assim a personagem principal consegue vencer? Sinto que a autora tem medo de matar personagens, tem medo de fazer um livro com mais morte, porque infelizmente o publico da autora é pessoas que gostam mais do romance, do que de um livro com um mundo bem desenvolvido, guerras. Uma fantasia adulta, de fato.

Outra coisa, senti que o livro foi finalizado e sem espaço para um quarto livro, mas que tanto de ponta solta foi essa? Bryce e Hunt foi finalizado de forma ótima, mas e o resto do grupão? Por que introduzir tantas pessoas no círculo deles e não dar um final descente para todos? Fiquei com a sensação de que foi finalizado e ao mesmo tempo não foi, finalizei o livro com várias perguntas e ao mesmo tempo com a sensação de luto por ter acabado a trilogia, porque eu realmente me apeguei a todos os personagens.

Ficou em aberto o Tharion e Sathia

Runh e os poderes dele e aparência com o Rhys
O que a Fury é?

A loba Fendyr, aquele realmente foi o final dela?

A dragoa Ariadne

Ithan sendo o novo primo e como os lobos iriam lidar com aquilo, sem ser na guerra que estava rolando

E a primalux, o mundo vai seguir daquela forma?
Eles buscando uma forma de achar algo que substitua?

Foram tantas questões, que eu fiquei realmente decepcionada com a autora. Porque na série de Trono de vidro ela realmente soube finalizar maravilhosamente, sem pontas soltas e até os casais que não finalizaram juntos, ficou explicito que teve um motivo. E aqui não, foi rápido.
AmandaOtto 18/01/2024minha estante
Esse não foi o último amg, ela já assinou contrato pra mais livros da série, inicialmente foi programado pra ser uma trilogia mas virão mais livros por aí.. graças a Deus ?

Laylis 18/01/2024minha estante
Concordo com vc, e acho que pro livro que eu esperava do casa de muitas aguas, vão ter que o que? faze rum vilão novo?
abrir de novo o portal pra enfrentar problema de acotar?
se for isso acho o cumulo pq o pessoal de acotar queria matar Bryce pra não ter que chance dos asteris irem para la
Ficou umas pontas em aberto, mas não tem nada que seja "épico" e com tendência a ser grande como o vilão asteris pra mim foi finalizado ali
A sarah tem ideias muito boas, porém ela não sabe se aproveitar de tudo que tem disponível acho que se ela desenvolvesse melhor inclusive, podia lucrar mais afinal de contas seriam necessários mais livros para ela conseguir explorar e desenvolver de uma forma melhor todo o universo que ela criou.

Euelivros 21/01/2024

Romance:

Reviravoltas:

___________________________

*"Acenda, Byce "*
*"Por amor tudo é possível "*

Bem... eu estava mais que ansioso por esse livro, os universos da Sarah foram e são um dos pontos fortes em minha vida literária.
Ela sempre me ajudou a saber e sentir a fluidez e o vício que um livro pode fazer um ser humano sentir.
Minha autora favorita da vida.
Bem, vamos para o livro?

Demorei um pouco para me apegar aos personagens desse universo, mas no livro anterior fui me apegando mais, e nesse ao longo da história eu já estava sorrindo e chorando conforme a vida de cada um ia sendo conduzida, rs.

A capa desse livro é minha favorita da saga, a cor, os detalhes, tudo.

Preciso falar da fluidez desse livro, eu fiquei simplesmente obsecado por cada capítulo e acontecimento, eu não conseguia parar, se tinha um tempo eu estava lendo, se eu estava comendo eu estava lendo, se eu estava lavando a casa eu estava pensando sobre ele.
Eu passava 80% do meu dia obsecado e falando sobre ele e os outros 20% eu torcia para que alguem falasse sobre ele para falar mais. Esse nível de fluidez.

Os personagens principais são como bests, ler esse livro foi como saber da vida de amigos que conheci e são legais pra krl*.
Sarah sabe criar protagonistas fodonas e Bryce é exatamente isso, houve certas situações que fiquei "WHAT?" mas é o jeitinho dela. Hunt teve uma construção de supera o passado linda e bem escrita. Rhun, MEU DEUS VOCÊ MERECE TODA A FELICIDADE! Lidia está no top 3 dos meu favoritos em ccity, uma construção de personagen que fico em choque.
Tharion, eu queria ver mais de seu final, mas amei sua trajetória.
Ithan me surpreendeu positivamente nesse livro a história dele vai 8 a 80 em questão de capítulos.

Os personagens secundários, conseguem nos fazer ficar intrigados e uns são simplesmente icônicos.

A escrita da Sarah é minha terapia.

A construção do universo de cidade da lua crescente se mostra complexa no primeiro livro mas ao longo da história você entende as informações principais e tudo vai se completando de uma maneira incrívelmente compreensível.

Bem, falando da ambientação da guerra, mas antes quero usar essa parte para falar sobre a facilidade que tudo se faz aqui, chega momentos no livro que tudo é de uma maneira fácil e isso faz com que as coisas pareçam nada complicadas dando uma certa esfriada nos ânimos para a guerra que se aproxima. Na guerra em si, a ambientação não é tão explícita ou descritiva como vemos em reino de cinzas ou acowar, mas como a guerra é contada através dos passos dos personagens que estão em outra parte da guerra se faz então compreensível isso.

O romance? MEU DEUS, essa mulher sabe o que faz quanto a criar Romance.

Chegando ao fim, as reviravoltas são algumas, chocantes, outras esperadas, outras faceis demais, outras de deixar o queixo cair.

A obra inteira faz valer cada segundo, minuto e hora. Por favor Sarah lança acotar 5!

Indico.

Andressa1327 02/04/2024

Para protagonista mimada tudo é possível
Demorei um século pra terminar esse livro, coloquei muita expectativa, pq era isso que estava sendo vendido pela autora, demorou um tempão pra lançar e ser decepcionante. Talvez se tivesse sido dividido em dois livros e melhor desenvolvido, talvez se ela não tivesse alterado a personalidade da galera e feito a maioria ser insuportável, talvez se não tivesse metido meio mundo de personagens numa farofa em forma de livro pra no final a existência de vários ter sido irrelevante. Não sei, não foi um livro horrível, mas pra mim tbm não foi bom. E na real, só li por causa do crossover, eu sinceramente não consegui gostar de CC, não me apeguei de vdd ao casal, aliás, considero como o mais sem sal e sem amor que a Sarah já criou, só senti emoção no final do primeiro livro e nem lembro do que tinha no segundo e só se eu me odiasse muito pra ter pego pra reler.
Então algumas considerações e vai ter spoiler:

* A Bryce é insuportável, por Dianxia, egoísta, tosca, as coisas precisam ser feitas do jeito dela e que se danem as consequências, ela pedindo favores aos outros sendo totalmente arrogante, gente, até a Aelin tem mais humildade. Sabia baixar a bola e pedir ajuda direito, a Bryce odeia o povo dela, mas usou e abusou do status que recebeu, em vez de tentar puxar o idiota do pai dela pra ser aliado, só ficou fazendo piadinha e sendo tosca o tempo que ficou na casa dele. Foi arrogante com a rainha do oceano sendo que ela ajudou a salvar o parceiro, o irmão e o amigo dela. Sinceramente, traiu a galera em Velaris, sendo que estavam tentando ajudar a idiotah. Eu odeio essa garota.

*Que parceiros são esses? Eu chorei quando o Rowan reencontrou a Aelin, do mesmo jeito que solucei quando a Feyre voltou da primaveril e caiu de joelhos com o Rhys. Pra Bryce voltar pro Hunt e ser a coisa mais bléh do universo, não senti nada além de ranço pela forma como ela CAGOU pra tudo o que ele passou sendo torturado, pq sujar o tênis rosa dela foi pior ctz. Eu não sinto amor entre eles, é como se só houvesse tesão. Senti muito mais amor com o Ithan revendo o Connor e o tharion revendo a Hipáxia do que entre os parceiros, sinceramente o Hunt merecia alguém que realmente se importasse com os traumas dele e não servisse só pra ser um objeto sem personalidade do lado da Bryce.

*Lidia e Ruhn carregaram o livro nas costas e pra mim eles são os protagonistas. Tive ranço do Ruhn com o drama dele com ela no início, mas passou.

*O Ithan com o drama pra trazer a antipática de volta me deu tanto nos nervos que eu quis gritar: morreu, porrah, supera. E é uma falta de autoestima, que preguiça.

*Adorei os príncipes do inferno, uns queridos, meu Baxian tbm, meu protegido e eu gosto do Tharion, apesar das cagadas.

*Os asteris foram vilões tão toscos, sinceramente, nem consegui ficar nervosa na batalha.

*Sobre o crossover 3737338838 páginas numa caverna, do nada a Nestha virou a pessoa mais simpática do mundo, não era gentil com a irmã que botava comida na boca dela, mas pra uma estranha q fez ela de trouxa: MELHORES AMIGAS. A Sarah enfia a querida de goela a baixo sem dó. E fiquei chocada com a ausência da Grã senhora, mas daí lembrei que a Sarah e a nestha são a mesma pessoa e odeiam a Feyre, então deixei pra lá.

*Não tenho interesse em ler uma continuação, só quero Acotar, mesmo sabendo que passarei raiva. É isso, fim.
Mari Silva 03/04/2024minha estante
é exatamente isso! concordo com tudo

Lorena 04/03/2024

Eu juro que tentei amar esse livro
mas não deu
já passei muito pano pra Sarah, mas aqui não teve como defender essa mulher. simplesmente a ÚNICA coisa que prestou foi o ruhn e lidia, e ainda assim, eu precisava de mais deles. foi tudo muito chato, a bryce virou uma personagem que eu nem acredito de tão insuportável. não sei o que aconteceu aqui. tô passada pq os dois primeiros foi surto em cima de surto, e eu AMEI TUDO, todas as interações com os personagens secundários. tudo isso, pra no terceiro, absolutamente tudo ser apenas chato e aaa eu só queria que acabasse logo :( o capítulo extra foi um refresco, o que me fez não odiar completamente a finalização dessa fantasia. pelo menos eu espero que seja uma finalização.

Luiza 05/04/2024

extremamente preguiçoso
de todos os 8 livros lidos em 2024 até agora, esse sem dúvida foi o pior. e se tratando de um último livro de uma trilogia de fantasia? deixou MUITO a desejar.

plots rasos e mal explorados e executados; vaaarios furos na narrativa e coisas que se contradizem ao longo da história; personagens sem profundidade; desenvolvimento tosco, final mais ainda. acho que esses são bons exemplos para resumir esse livro.

é uma obra extremamente preguiçosa pq tudo nesse livro é extremamente conveniente. os personagens (principalmente a protagonista) não passam por nenhuma dificuldade pq tudo está entregue de mãos beijadas para eles.

desperdício de folha, 800 páginas para nada. e esse livro só existe da forma como está pq gerou muito lucro.
Marcelle 08/04/2024minha estante
Exatamente tudo que eu queria dizer sobre esse livro
Realmente decepcionante

Edithe.Moura 20/01/2024

???
Que maravilha de livro, como sempre a tia Sarah fazendo suas obras primas. Kkkkkk
Adorei tudooo, o final foi maravilhoso. Amo de paixão todos os livros dessa autora. Ela é realmente incrível!

Lis 05/03/2024minha estante
Mds, obrigada por essa resenha ? tirou as palavras da minha boca!

Thaysh 09/04/2024minha estante
Direto eu me peguei pensando se não era uma pegadinha, se eu tava sendo enganada, como se toda hora esperasse que algo muito ruim fosse acontecer durante essas resoluções. A gente gosta da dificuldade ?

Bella 09/04/2024minha estante
Né?? Fiquei assim tbm, em muitos momento eu tava, ué?? É isso e acabou? Hahaha

Thaysh 09/04/2024minha estante
Por mais que eu quisesse algo mais elaborado, que me gerasse outro nível de tensão, eu não nego que senti um quentinho no coração?

Bella 09/04/2024minha estante
Eu queria que desse certo no final, mas com um meio mais elaborado haha mas pelo menos deu tudo certo ????

Kárita 31/01/2024minha estante
olha, você foi certeira demais nessa resenha!!

Gabrielly805 31/01/2024minha estante
Obrigada diva!!

LS0 31/01/2024minha estante
O que me incomodou um pouco é que a Autora é muito baba ovo do povo de Acotar. No livro o Rhys tava quase indo matar a Bryce quando ela abriu o portal de novo. Mas no universo mesmo de Acotar eu acho ele um froxo. Não tem sentido ele ser todo "poderoso" em alguns momentos pra depois não usar os poderes pra resolver as coisas.

Senti falta da Bryce meter um soco na cara da Nestha. Ela me irritou legal.

Infelizmente esse livro não é um cinco estrelas pra mim.

Gabrielly805 01/02/2024minha estante
Honestamente, to com a autora nessa, sou baba ovo de acotar também ? nunca parei pra pensar asism, sempre achei o Rhys foda. Na vdd eu queria que a nestha tivesse metido um socao na cara da Bryce, mas no fim, concordamos que esse livro passa longe de 5 estrelas