A Queda de Númenor

Resenhas - A Queda de Númenor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rodrigo 21/04/2024

Númenor
Livro editado por Brian Sibley, A Queda De Númenor, agrupa em um só livro os escritos de Tolkien que narram os eventos relacionados e correlacionados a história da magnífica terra dada aos homens como recompensa por ter ajudado aos deuses e Elfos a derrotar Morgoth.

Jean 15/04/2024

Os escritos de J.R.R. Tolkien sobre a Segunda Era da Terra-média reunidos pela primeira vez em um único volume e com pinturas coloridas e desenhos a lápis feitas pelo premiado artista Alan Lee!
Agora, trabalhando com base na linha de tempo de O Conto dos Anos constante no ?Apêndice B? de O Senhor dos Anéis, o experiente editor tolkienista Brian Sibley reuniu pela primeira vez em um único volume comentado os variados escritos de J.R.R. Tolkien sobre a Segunda Era da Terra-média. Sibley procura organizar uma narrativa única e linear dos principais eventos dessa Era e que tiveram impacto no que é contado em O Senhor dos Anéis.

Andurin, o calvo 12/04/2024

É bom, mas não para todos
Ele é uma coletania dos contos presentes em notas de outros livros, compilados para formar a historia central de numenor. Vale a pena para quem ainda nao leu silmarillion ou não gostou da sua forma de escrita.

Ju 12/04/2024

Tolkien
Era ler e lembrar da série, amo ler Tolkien, suas descrições e ações de historiador só trazem para a fantasia um toque de realidade. Aqui temos mais uma peça desse enorme quebra cabeças

gi 07/04/2024

é meio frustrante o fato de 70% das coisas estarem em 'Contos Inacabados', é tipo ler o livro uma segunda vez so que mais organizado na cronologia. Mas, como sempre, o universo do Tolkien continua impressionante.
ESSE ISILDUR É UM BURRO DESGRAÇADO HEIN MEU DEUS

TommyOelke 05/04/2024

Panorama
O livro é uma boa base e viaja por diversos contos que compõem a mitologia de Tolkien. Me agradou muito e é definitivamente um dos livros mais bonitos que já li!

Marlon.Vitor 24/03/2024

Não gostei muito da forma como foi escrito o livro, é mais como um documentário falando sobre toda a história de numenor até a sua queda. Porém sou amante de Tolkien, e tudo que lemos sobre a terra media só agrega conhecimento. Então bora pra próxima leitura sobre esse incrível mundo.

Camila Maria 24/03/2024

Maravilhoso! Assim como tudo que Tolkien nos deixou <3
O livro acrescenta algumas notas importantissimas sobre a Queda de Numenor, que todos já sabemos de forma resumida, já contado anteriormente no livro Silmarillion, mas ele acrescenta informações de grande relevância para o entendimento de como aconteceu toda a castastrófe, no decorrer dos anos de Numenor, como a vida dos numenorianos virou de ponta a cabeça. A chegada de Sauron, e cá entre nós, o melhor vilão, né? ahahaha Adorei! O livro é repleto de minucias que estão presentes nas demais obras de Tolkien, que enriquecem mais e mais a história. A Edição da Harper Collins está lindissíma! Amei, leiam, não se apeguem a ideia de que tudo o que já está nesse livro pode ser encontrado em outros, vivam a experiência, vale cada frase.

White 23/03/2024

Cronologia da segunda era
Como eu havia mencionado nas resenhas de outros livros do universo criado pelo Tolkien, a cronologia dos acontecimentos da primeira e segunda era são um pouco confusos, pois muitos fatos ocorrem simultaneamente, muitos nomes são semelhantes ou se repetem e a linhagem dos homens é muito mais longa do que a dos elfos, e esse livro tenta organizar um pouco isso, pelo menos em relação aos acontecimentos da segunda era que tiveram muita influência na terceira (O Hobbit e O Senhor dos Anéis).

Vi muitas críticas ao livro ressaltando que ele não apresenta nada novo, e isso é verdade, as informações contidas nele são retiradas de vários outros livros do Tolkien, no entanto, ele tenta organizar todos esses fragmentos de acordo com a passagem do tempo e a linhagem dos reis de Númenor, facilitando o entendimento do leitor, principalmente o que veio a conhecer esse universo a pouco tempo, portanto, não o considero um livro ruim ou desnecessário, mas acho que ele não serve para aqueles que já consumiram tudo o que já foi publicado sobre a Terra Média.

Erick 20/03/2024

Li muitas críticas do livro, tratando a obra como supérflua, já que boa parte da história aqui contida, também está presente em outras publicações. Sou fã de Tolkien e alguns livros (como o Silmarillion), eu li há muitos anos e existem coisas que eu mesmo nem me lembrava. Por isso, achei A Queda de Númenor interessante. Recordei, curti, revivi esse mundo fantástico.

Para mim, nota 10, livro perfeito (como todos os outros).

Jorge 19/03/2024

A Releitura de Atlantis por Tolkien
Este livro trata-se de uma compilação de excertos de diversos textos de Tolkien, a fim de reunir todos os fragmentos relevantes a respeito de Númenor, a cidade grandiosa dos Dunedain, e relatar os acontecimentos desde a sua fundação, até a sua queda. Basicamente, é um relato da Segunda Era da Terra-Média.
O livro é fácil de ler. Tem muitas páginas com pouco texto e contém as clássicas ilustrações de Alan Lee. Há também uma apresentação ao tema, e é descrito como Tolkien concebeu esta ideia de uma cidade de grandes artes e conhecimento que foi engolida pelo mar (sua grande inspiração foi Atlantis).
Os detalhes a respeito da cultura de Númenor, o contato com a cronologia dos reis e os trechos das cartas de Tolkien, que abrangem assuntos da obra como um todo, além da grande Númenor, são as maiores qualidades deste livro, porque esses detalhes passam muito facilmente sem serem notados nos apêndices d'O Senhor dos Anéis, e desta forma, é possível compreender ainda melhor o legado de Elendil, e as batalhas da Segunda Era, que não foram poucas.
O ponto negativo é o fato deste material não trazer nada de novo, mas se tratar somente de excertos de outras obras, cuja abordagem possuem um assunto em comum. No fim das contas, não vale tanto a pena, e serve apenas como uma obra a mais na coleção, ou mesmo, uma forma de organizar os assuntos da Terra-Média. Dos livros póstumos de Tolkien, acredito que este seja o mais fraco, infelizmente.

PaulinhaGuedes 19/02/2024

Eu sou tolkeira e vou ler tudo que tiver o nome dele ...
Vi algumas pessoas dizerem que esse livro é uma cópia de tudo que tem Silmarilion, mas como não li Silmarilion, me divertir muito lendo. Pra mim, é incrível como Tolkien construiu todo o imaginário dele, eu vi muito da série "Anéis de poder" nesse livro e já to ansiosa para saber como vão adaptar.

Cesar Garcia 09/02/2024

Rico e lindíssimo
A Queda de Númenor é um livro que nos conta sobre a história dos numenorianos até a sua queda.
Um livro com a qualidade dos escritos de Tolkien, nos carrega através de sua belíssima escrita em mais um pedaço da rica história da Terra Média. Para quem quer saber mais sobre a Segunda Era da Terra Média é super indicado.

Thiago275 09/02/2024

Supérfluo
Em 2021, quando A Natureza da Terra-Média foi publicado, anunciaram que provavelmente ele seria o último livro de textos inéditos de Tolkien, pois Christopher, seu filho e organizador dos seus escritos, já havia falecido e pouco ou nenhum material restaria para ser trazido ao público.
Sendo assim, os fãs do Professor foram surpreendidos em 2022 com o anúncio da publicação de A Queda de Númenor. No entanto, pelo menos no meu caso, a surpresa logo deu lugar à desconfiança quando descobri que o livro não conteria nada inédito. Ao contrário, seria uma reunião de textos de Tolkien sobre a Segunda Era da Terra-Média já publicados em outras obras.
Na mitologia de Tolkien, é na Segunda Era da Terra-Média que ocorrem os grandes eventos que irão reverberar em O Hobbit e O Senhor dos Anéis (histórias que se passam na Terceira Era, milhares de anos depois): a forja dos anéis de poder, a criação de Mordor e a ascensão de Sauron como Senhor Sombrio.
Também é nesse período que emerge o reino de Homens mais poderoso que já existiu, capaz de rivalizar até mesmo com os reinos élficos em grandeza e beleza: o Reino Insular de Númenor, dádiva dos Valar aos Homens que permaneceram fiéis na guerra contra Morgoth, o primeiro Senhor Sombrio.
No entanto, como um dos temas preferidos de Tolkien era a Queda, lemos como Númenor foi pouco a pouco sendo dominada pelo orgulho e pela ganância, a ponto de desafiar os próprios deuses que a haviam criado e protegido. Tudo por obra de Sauron, que temia e invejava seus habitantes e governantes.
A Queda de Númenor é a versão de Tolkien para o mito de Atlântida. Desde sempre, o Professor foi acometido por pesadelos em que via a terra sendo engolfada pelo mar e essa história foi inserida em sua mitologia.
No entanto, é preciso alertar que o livro é extremamente fragmentado (alguns capítulos têm apenas uma página), e, novamente, reúne materiais que já estão em outras obras. Sim, essa seleção de textos facilita o trabalho de quem estuda a obra do Professor mas, com o fato de a publicação coincidir com a estreia da série Os Anéis de Poder, é difícil não chegar à conclusão de que este é um livro supérfluo.

Camimiiiii 07/01/2024

AAAA MUITA EMOÇÃO PRA UM LIVRO SÓ.
Música:
Get Free - Lana Del Rey

Que livro perfeito, eu sempre fui fã dos trabalhos do Tolkien e esse livro me pegou de um jeito absurdo. O livro se passa antes dos eventos de Senhor dos Anéis e me fez sentir muita coisa. A ambientação do livro é perfeita e as ambições dos personagens nesse livro em específico são nítidas. O Tolkien é um dos meus escritores preferidos e esse livro me fez lembrar do motivo, esse foi um dos contos que me deixou mais animada na minha vida.

Com certeza vale a pena a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5