A Queda de Númenor

Resenhas - A Queda de Númenor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Thiago275 09/02/2024

Supérfluo
Em 2021, quando A Natureza da Terra-Média foi publicado, anunciaram que provavelmente ele seria o último livro de textos inéditos de Tolkien, pois Christopher, seu filho e organizador dos seus escritos, já havia falecido e pouco ou nenhum material restaria para ser trazido ao público.
Sendo assim, os fãs do Professor foram surpreendidos em 2022 com o anúncio da publicação de A Queda de Númenor. No entanto, pelo menos no meu caso, a surpresa logo deu lugar à desconfiança quando descobri que o livro não conteria nada inédito. Ao contrário, seria uma reunião de textos de Tolkien sobre a Segunda Era da Terra-Média já publicados em outras obras.
Na mitologia de Tolkien, é na Segunda Era da Terra-Média que ocorrem os grandes eventos que irão reverberar em O Hobbit e O Senhor dos Anéis (histórias que se passam na Terceira Era, milhares de anos depois): a forja dos anéis de poder, a criação de Mordor e a ascensão de Sauron como Senhor Sombrio.
Também é nesse período que emerge o reino de Homens mais poderoso que já existiu, capaz de rivalizar até mesmo com os reinos élficos em grandeza e beleza: o Reino Insular de Númenor, dádiva dos Valar aos Homens que permaneceram fiéis na guerra contra Morgoth, o primeiro Senhor Sombrio.
No entanto, como um dos temas preferidos de Tolkien era a Queda, lemos como Númenor foi pouco a pouco sendo dominada pelo orgulho e pela ganância, a ponto de desafiar os próprios deuses que a haviam criado e protegido. Tudo por obra de Sauron, que temia e invejava seus habitantes e governantes.
A Queda de Númenor é a versão de Tolkien para o mito de Atlântida. Desde sempre, o Professor foi acometido por pesadelos em que via a terra sendo engolfada pelo mar e essa história foi inserida em sua mitologia.
No entanto, é preciso alertar que o livro é extremamente fragmentado (alguns capítulos têm apenas uma página), e, novamente, reúne materiais que já estão em outras obras. Sim, essa seleção de textos facilita o trabalho de quem estuda a obra do Professor mas, com o fato de a publicação coincidir com a estreia da série Os Anéis de Poder, é difícil não chegar à conclusão de que este é um livro supérfluo.

Camimiiiii 07/01/2024

AAAA MUITA EMOÇÃO PRA UM LIVRO SÓ.
Música:
Get Free - Lana Del Rey

Que livro perfeito, eu sempre fui fã dos trabalhos do Tolkien e esse livro me pegou de um jeito absurdo. O livro se passa antes dos eventos de Senhor dos Anéis e me fez sentir muita coisa. A ambientação do livro é perfeita e as ambições dos personagens nesse livro em específico são nítidas. O Tolkien é um dos meus escritores preferidos e esse livro me fez lembrar do motivo, esse foi um dos contos que me deixou mais animada na minha vida.

Com certeza vale a pena a leitura.

Eduardo.Junior.JF 06/01/2024

Fantástico
A Queda de Númenor" é uma obra extraordinária que nos faz mergulhar ainda mais fundo no vasto universo de J.R.R. Tolkien. A narrativa cativante, repleta de mitologia e personagens marcantes, transporta-nos para um mundo fantástico e demonstra o quão criativo e erudito Tolkien era. Ao explorar a ambição, o orgulho e as consequências das escolhas humanas, Tolkien oferece uma reflexão profunda. A narrativa sobre a grandiosa ilha de Númenor e sua queda trágica revela-se uma leitura obrigatória para qualquer fã dedicado da Terra-média, enriquecendo ainda mais o legado literário deixado pelo Mestre Tolkien.

Romulo 28/12/2023

Excelente
Todos os livros da Harper Collins, das novas tiragens, eu li. Esse é disparado o melhor. Preciso, conciso e bem editado. Vale a pena!

Luiza810 18/12/2023

A obra possui além da referência principal a Atlântida, várias referências bíblicas. É uma história que acontece antes dos eventos de Senhor dos anéis, dentro do mesmo universo. É um conto triste que fala sobre guerra, destruição de um dos reinos mais poderosos do mundo, cobiça, ganância e diversos outros temas.

Bruno Oliveira 17/12/2023

O MITO ATLANTE DO TOLKIEN PAI
Continuando o trabalho árduo de pesquisa nos incontáveis documentos escritos pelo Tolkien pai, e editados pelo Tolkien filho, Brian Sibley nos entrega este A queda de Númenor: e outros contos da Segunda Era da Terra-média. O livro possui textos já publicados em outros livros que possuem essa mesma temática (textos não publicados em vida do Tolkien pai que tratam da cosmogonia do mundo fantástico vistos em O Hobbit e em O Senhor dos Anéis), contudo, aqui tudo é reunido em um livro só e, claro, há textos inéditos. Da sua criação à sua extinção, Númenor nos é apresentada de toda. Reis e rainhas vemos nascer e perecer. Destaque à história de Aldarion e Erendis que é a mais extensa e a mais desenvolvida no livro. Os númenóreanos são homens singulares, são quase elfos, pois vivem facilmente mais de cem anos, mas, entretanto, morrem, diferentemente dos Primogênitos (os elfos, o primeiro povo a chegar na Terra-média). Sendo assim, é mais um livro para os fãs (ou não) do Tolkien pai a fim de se inteirar de todo o background que ele labutou em imaginar.

Rafael.Tadeu 16/12/2023

Um resumao da Segunda era,tendo o foco um Numenor,gostei bastante apesar de um pouco repetitivo.

Com ctz vale a leitura

Yago.Fonseca 11/11/2023

O final da segunda Era
Uma das cidades mais imponentes de Arda, sucumbida não pelo uso da força, mas pela ganância instigada por Sauron aos descendentes de Elros

Xandy 23/10/2023

Cada nova leitura sobre o mundo criado por Tolkien é simplesmente uma sem fim a uma mitologia repleta de personagens e momentos tão icônicos. Acho que no caso da Terra-Média não foi Tolkien quem a escreveu. Ele foi apenas um método de canalizar todas essas ideias e conceitos e coloca-las no papel. A história é viva e ela escreveu por si mesma.

Messias 18/10/2023

Sobre a qualidade do legendário de Tolkien qualquer elogio é redundante. Mas o excelente trabalho de edição e organização de Brian Sibley merece todos os elogios, digno do cuidado e da qualidade do que foi desenvolvido por Cristopher Tolkien. Ainda que os textos estejam presentes em outros volumes, esta organização linear, com poucas interferências, nos faz acreditar que foi concebida pelo próprio J. R. R. Tolkien. As ilustrações de Alan Lee mantem a beleza com a qual já nos acostumamos. Eu diria que esse volume poderia estar lado a lado com os três grandes contos.

LGPLAUCK 08/10/2023

Assim como os demais livros complementares do universo de Senhor dos Anéis, está é uma leitura apenas para grandes fãs. Tendo lido diversas outras publicações editadas pelo Christopher Tolkien, fui positivamente surpreendido ao perceber uma obra um pouco mais organizada e de mais fácil leitura.

Fabio.Nunes 18/09/2023

Um porto que nunca é engolido pelo mar
A queda de Númenor - J.R.R. Tolkien
Editora: Harper Collins, 2022

Dentro do oceano que é a literatura, a obra de Tolkien é uma espécie de porto. Aquele local de segurança onde nos sentimos em casa.
Nessa obra, a Harper Collins compila em ordem cronológica os fatos ocorridos na segunda era de Arda, com a ascensão e queda de Númenor, a forjadura dos anéis de poder e a derrocada de Sauron com a última aliança entre elfos e homens.
Recomendo para quem já está habituado à obra do autor e quer saber mais dos acontecimentos que orientaram a criação da série "Os anéis de poder" da Amazon.
"Et Eärello Endorenna utúlien. Sinome maruvan ar Hildinyar tenn' Ambar-metta!"
(Do Grande Mar vim à Terra-média. Neste lugar habitarei, e meus herdeiros, até o fim do mundo.)

Danlmg 18/09/2023

Na minha opinião é a melhor história do Tolkien depois de O Hobbit e a triologia de Senhor dos anéis.
A forma que ele detalhou como numenorianos se dividiram entre os seguidores dos elfos e os de Sauron. Como Sauron os odiava e usou da raiz fraca do ser humano para os destruir, estimulando o orgulho.
Vale muito a pena leitura, além de ter vários ensinamentos com aplicabilidade na vida cotidiana.

Marcelo 15/09/2023

Creio que a obra peca, em colocar vários mini capítulos, quando poderiam contar a história de maneira mais linear. Sendo que alguns eventos são complementares e não necessitavam de uma separação, mais como o Contos Inacabados. Mas vale a pena, as ilustrações são ótimas, e ótimo para estudo da Segunda Era. Enfim, um 4.

1 | 2 | 3 | 4 | 5