A Queda de Númenor

A Queda de Númenor J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Queda de Númenor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lobinha Sincera 05/08/2023

Há muita coisa em que vemos nos livros de Silmarillion e contos inacabados, mas os extras fazem valer muito a leitura ??

Leticia 22/07/2023

O tombo de Numenor
Fiquei surpresa com o quanto consegui ficar imensa na historia. Ela é um relato, geralmente não fico conectada com esse estilo de narrativa. Mas fiquei muito interessada nas historias dos reis de numenor e como os homens eram uns idiotas (minha opinião). Fiquei feliz, mas foi como ver um documentário. Eu ficaria mais feliz em ler algo de tolkien em forma de história novamente.
Porém, é sempre bom voltar a Terra Media

Breno 16/07/2023

Excelente!!!
O livro é basicamente o retrato da segunda era, e toda a estória conhecida de Numenor.
É incrível a riqueza dos detalhes sobre Numenor, é algo que todos os fãs do Mestre Tolkien deveriam ler, trás uma riqueza a mais sobre o universo da terra média, e deixo um destaque a minha parte favorita, que é a estória de Aldarion e Erendis.

Zaqueu 31/05/2023

A glória e queda de um povo.
Interessante como Tolkien descreve no decorrer desta obra maravilhosa a ascensão e queda de Numenor. Como que a ordem sem harmonia com a vida pode se tornar um caos e como o homem tem as duas forças em suas mãos de fazer sua própria história de glória e queda. Temos Sauron corrompendo as mentes apenas oferecendo o que eles sempre queria, poder para dominar o mundo todo. Mesmo pagando um preço altíssimo eles vão caminhando a passos largos para o precipício até não sobrar mais nada para contar. Me lembrou bastante da obra do mesmo autor onde após passar todo o sofrimento Frodo se vê a chance de destruir o anel no fogo e diz que o anel é dele só dele. Ou seja todo homem por mais fiel que tenta ser estará sujeito a corrupção do mundo, e a perda dos valores que ele acredita, pode cair por terra e viver na escuridão onde é assombrado pelos Nazgul. Todas as obras desse autor maravilhoso nos trás grandes lições de vida e aprendizado para nossas vidas.

Beatriz 09/05/2023

Uma ótima obra, com detalhes desde o surgimento de númenor, até sua ruína, muito bom pra relembrar certos trechos já passados depois de algum tempo sem consultar os demais livros, amei ter voltado para esse mundo.

Marcos 27/04/2023

Um estudo
Totalmente para fãs de Tolkien, o livro não é uma maravilha, mas é um livro para se aprofundar na história que já conhecemos, uma estudo que vale muito apena.

Bruce 19/04/2023

Uma ótima obra que detalha os momentos de Númenor desde seu surgimento até sua ruina. Explicando os reis e rainhas e traçando um paralelo com os acontecimentos fora desse reino. Uma leitura muito prazerosa para aqueles que buscam conhecer melhor o mundo de Tolkien.

abnerlobo 18/04/2023

O livro tem uma parte interessante da história, mas é apenas uma grande linha do tempo.

Pra mim, começou a ficar um pouco mais interessante lá na metade do livro.

stella87 15/04/2023

ótimo para quem gosta de se aprofundar nos detalhes!
Recomendo bastante para quem já leu o silmarillion, os contos inacabados e a natureza da terra-média (mas também é bom ler os outros três ?livros-contos?! ou você pode ficar meio perdido)! um livro cheio de detalhes e curiosidades para quem não se cansa desse universo fantástico de tolkien!!

davicezarborges 15/04/2023

Fantastico
Um compilado de vários livros do tolkien que conta de maneira excelente a ascensão e queda de Numenor

Ogaiht 09/04/2023

Uma Obra Caça Níquel, Mas?
Último livro lançado sobre os diversos escritos deixados pelo lendário J.R.R. Tolkien, a Queda de Númenor narra o equivalente do mito de Atlântida do legendários tolkeniano.
Após a derrota de Morgoth, o primeiro Senhor da Escuridão, os homens que ajudaram os elfos nessa terrível guerra recebem como presente, uma ilha para morarem em paz, em riqueza e longe das trevas em que se encontrava boa parte da Terra-média nessa época.
Os núnenorianos muito se desenvolveram em sua terra, dominados os mares com seus vastos conhecimentos de navegação, possuíam grande erudição, força e viviam quase 4 vezes que os homens comuns. Mas a semente plantada por Morgoth no mundo começa a florescer aqui, e alguns habitantes de Númenor começam a questionar sua mortalidade e desejar a vida imortal dos elfos e dos Valar. Sauron, o segundo Senhor da Escuridão e antigo servo de Morgoth, aproveita dessa situação e se deixa capturar pelos númenorianos e acaba se tornado servo e conselheiro do rei. Aproveitando da semente da discórdia na ilha, Sauron provocará a queda desta grande civilização, que terá grande influência nos próximos acontecimentos na Terra-média.
Com relação ao conteúdo do livro, não há o que reclamar. A narrativa de Tolkien mesmo em rascunhos ou textos inacabados é maravilhosa. Mas devo admitir que esta é apenas uma obra caça níquel, pois não há nenhum conteúdo inédito na obra. Tudo o que fizeram foi pegar todos os conteúdos acerca da ilha de Númenor espalhados em diversas obras e juntarem tudo em uma só. Claro que não se pode negar que, para os estudiosos em Tolkien, isso é muito prático. O trabalho gráfico também é belíssimo e tem as tradicionais ilustrações maravilhosas de Alan Lee. A Harper Collins pecou na revisão do texto, talvez pela pressa em ser uma das primeiras editoras no mundo a lançar a obra, havendo vários erros de ortografia no livro. Mas de qualquer forma, é uma leitura incrivelmente prazerosa e só prova que Tolkien é uma dos maiores escritores da literatura mundial.
Thiago275 09/02/2024minha estante
Concordo inteiramente com você!

Léo 27/03/2023

Um Adendo Importante
A Queda de Numenor oferece detalhes extremamente importantes, não somente sobre Numenor, mas também sobre a história dos outros povos com um foco especial wm Sauron. Leitura mais que essencial!

1 | 2 | 3 | 4 | 5