A Queda de Númenor

Resenhas - A Queda de Númenor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Henrique653 18/03/2023

Edição surpreendente
O livro foi editado por Brian Sibley que, de forma bem sucedida, compilou os escritos da segunda era da terra média em único livro, organizando os eventos de forma cronológica.
Há quem diga que o livro repete o que se fala sobre Númenor em O Silmarillion e em Contos Inacabados porém, ele traz uma riqueza de muitos mais detalhes acerca de segunda era, compilando informações relevantes e outros contos contidos em O Senhor dos Anéis e em livros da coleção A História da Terra Média.
A Segunda era parecia receber pouca atenção se comparada às outras eras, mas este livro vem para entregar aos aficionados pelo legendário essa falta.

Anniye 09/03/2023

Númenor é tão linda
Eu amei esse livro com todo o meu coração, ele não é um livro introdutório para os trabalhos do Tolkien, mas sim um livro para aqueles que assim como eu querem saber mais sobre o universo literário criado pelo Tolkien.
Foi muito bom ler esse livro e saber mais da história de como surgiu númenor e como surgiram e quem eram os númenoreanos/ dúnedain e também como foi o processo de corrupção que rolou ali.
Enfim no final quero deixar aqui que Sauron foi um gênio, e que fiquei com raiva de alguns dos últimos reis, assim como fiquei com dó de alguns personagens.
Vou com certeza revisitar esse livro! ?

Matheus 26/02/2023

Aquilo que provavelmente o leitor que acabou de ler O Senhor dos Anéis esperava encontrar em o Silmarillion está aqui!
Um pouco de repetições, principalmente para quem já leu algo a mais a história de Aldarion recontada se torna cansativa, mas quando passa e se detalha melhor o conto dos Amos e os feitos dos resi de Númenor una Segunda Era, os feitios dos anéis e a investida de Sauron à Terra da Dádiva, a história cumpre aquilo que dela se espera!

Larissa.Herbsthofe 17/02/2023

Incrível
Um povo que poderia ter se destinado a muitas glórias e se perdeu pela ambição e inveja. Tinham tanto a destinar de conhecimento e descobertas, mas abriram uma cratera sob os próprio pés e se destruíram com uma "ajudinha" de Sauron.

Tiago Roque 15/02/2023

Primeira edição cheia de erros
Não sou de reclamar por qualquer coisa, mas esta primeira edição de A Queda de Numenor está cheia de erros, coisas absurdas como o próprio nome do livro em um das folhas iniciais "A Queda de NumeRor".

Juba 08/02/2023

Eu diria q é a mesma situação do livro anterior (natureza da terra média) eh bom ler para saber mais a fundo o que aconteceu porém nos outros livros já tem bastante informação

Thiago 07/02/2023

A água bateu?
Desde o lançamento de ?Os Filhos de Húrin?, tenho a impressão de que os herdeiros de Tolkien espalham a manteiga do patriarca até onde conseguirem enquanto acusam cineastas de explorarem o material ao máximo. Será que precisamos reler os mesmos contos em suas várias versões (até mesmo rascunhadas)?

Com lançamento mundial alinhado ao cronograma de ?Os Anéis de Poder?, acabou que ?A Queda de Númenor?, apesar da pretensão de caça-níquel impulsionado, me pareceu um livro bem mais interessante do que pouco prometia, apesar da carência de conteúdo inédito realmente relevante. A organização do editor a partir da cronologia descrita nos Apêndices tornou a leitura mais agradável, sem contar que as adições dos conteúdos de ?As Cartas de J.R.R. Tolkien? são puro ouro e ampliam nosso entendimento para coisas que passaram batido. As artes do Alan Lee também são outro fator positivo aqui.

Adorei ler ouvindo os temas que o Bear McCreary fez para ?Os Anéis do Poder?, principalmente o de Númenor que deixa tudo bem mais emocionante. E espero mesmo que os showrunners falcatruas da série tenham lido este livro em tempo de não vacilar mais com a narrativa na TV.

ramiromat 03/02/2023

É um grande compilado de toda história de Númenor. Conhecemos os reis e suas façanhas, resultando na sua própria destruição. Algumas partes me cansaram (como já tinha acontecido em O Silmarillion e outros livros). Mas é interessante como sempre há algum detalhe que nos é despercebido e que, ao retornar, modifica e amplia o nosso saber do mundo Tolkien.

subversivegrrl 27/01/2023

Mais uma edição de excelência
Ignorem se falaram que esse livro é resumido em Silmarillion... O Silmarillion não aprofunda o suficiente sobre a segunda era e esse livro é riquíssimo em detalhes, ótima leitura para quem quer saber mais sobre a segunda era. Faz questionar também como um universo literário consegue ser tão amplo e detalhado, mas acho que esse questionamento serve pra Tolkien num geral. No mais, nota 10.
Ramires Gabriel 02/02/2023minha estante
Uau

Messias 27/01/2023

Sobre a qualidade do legendário de Tolkien qualquer elogio é redundante. Mas o excelente trabalho de edição e organização de Brian Sibley merece todos os elogios, digno do cuidado e da qualidade do que foi desenvolvido por Cristopher Tolkien. Ainda que os textos estejam presentes em outros volumes, esta organização linear, com poucas interferências, nos faz acreditar que foi concebida pelo próprio J. R. R. Tolkien. As ilustrações de Alan Lee mantem a beleza com a qual já nos acostumamos. Eu diria que esse volume poderia estar lado a lado com os três grandes contos.

Fabricio.Campelo 27/01/2023

Nada de novo sob o céu.
Mais uma vez são histórias antes já faladas que agora foram mostrados os esboços e anotações para a criação delas.

Porém o Brian fez algo infinitamente melhor que o Christopher, que foi criar uma história linear. Ele colou as informações de forma coerente, sem ficar voltando no exato mesmo ponto 5 vezes sem sentido nenhum.

Ele fez algo que teve início, meio e fim, e não início, fim, início, início, meio, meio, fim, meio, início, meio, fim, meio, meio, fim, início, fim.

Isso foi de longe a melhor construção desses livros com as histórias de Tolkien pra a criação do universo da terra média e Arda.

Durante livro temos pequenas informações bem legais que não tivemos nos outros.

O final tem um epílogo bem legal, onde tudo está calmo, para acalmar os corações que tanto sofreram com a jornada da leitura.

Gostei, mas não existe nada de novo.

Taci.Souza 23/01/2023

Ler os escritos de Tolkien sobre a Terra-média, só reforça a minha admiração por sua mente imaginativa. Livros como "A Queda de Númenor" nos mostram o quão complexo era o seu processo criativo e o quão amplo se faz o seu legendário.

É inegável, a medida que avançamos na leitura desses textos complementares, o cuidado e comprometimento que Tolkien tinha com a sua obra; a preocupação de não deixar pontas soltas, de estar sempre revisando e reorganizando detalhes para entregar uma mitologia forjada na verossimilhança.

É notável o amor e empenho que ele dedicou à obra de sua vida, na qual só deixou de trabalhar por razão de sua morte. Após a partida do autor para os campos imortais, coube ao seu filho, Christopher, seguir expandindo e protegendo esse legado, missão que ele realizou com fidelidade e determinação herdadas do pai.

Esse tipo de experiência literária potencializa a admiração e gratidão que agitam meu coração, cada vez mais Tolkieniano.
B.norte 24/01/2023minha estante
Comprei esse semana, já está na pilha de leitura ?

@bibliotecagrimoria 12/01/2023

A Segunda Era da Terra Média é a mais lacunar das três era a do legendário do Tolkien. No entanto, esse livro cumprirá o objetivo de cobrir, de forma resumida, esse período de pouco mais de 3000 anos.

A edição de Brian Sibley tem como objetivo reunir em um único volume notas e passagens de outras obras de Tolkien sobre a cidade de Númenor, do apogeu a queda. Algumas fontes são os Contos Inacabados, as Histórias da Terra Média, além de cartas e anotações de Christopher Tolkien.

E de fato, como a história de Númenor se liga à Segunda Era, o livro acaba sendo a ponte perfeita entre O Silmarillion, que se concentra em grande parte na Primeira Era do mundo, e os eventos de O Hobbit e o Senhor dos Anéis, na Terceira Era.

O texto está organizado de forma coerente, dando ao leitor uma linearidade da narrativa, o que ajuda a se situar no encadeamento dos fatos.

Sem dúvida é uma obra que encantará fãs de Tolkien.

Anne.Chaves 10/01/2023

A Queda de Númenor é um conjunto de textos em ordem cronológica organizados pelo Brian Shibley. Ainda sou novata no fantástico mundo do Tolkien, mas pelo que eu entendi, não há conteúdo inédito nesse livro, apenas uma edição de vários textos de outros livros já lançados. Além das belíssimas ilustrações do Alan Lee.
Bem, essa foi uma das leituras mais gostosas que eu já tive quando o assunto é Tolkien. Não posso dizer que superou o Silmarilion, porque o Silmarilion contém meus contos favoritos do universo, mas foi uma leitura mais tranquila.
Se você ficou empolgado com a série Anéis de Poder pode ser uma boa chance de afundar nesse universo, pois o livro conta ascensão e queda do maior reino dos homens dentro desse universo. Além de comentários a respeito dos textos, tanto por Christopher Tolkien como do Brian Shibley. Certos dias enfrentei dificuldades para parar de ler e ir dormir, pois queria continuar lendo sem parar! Às vezes desejei morar em Númenor, em outros fiquei aliviada que a ilha nunca existiu. Além de receber deliciosas migalhas de Sauron, uma das minhas personagens favoritas do Legendarium. É bem mais fácil de assimilar a história contada nessa organização, sem ir e voltar em histórias de outros povos, como em Silmarilion. Em resumo, é fluído e imersivo.
Recomendarei essa leitura a todos os amigos que querem se aventurar por Tolkien, mesmo sem ter lido outras coisas, parece uma boa porta de entrada (apesar de ousada). Em caso de falta de ousadia ler o Hobbit, Senhor dos Anéis e o Silmarilion antes de A Queda de Númenor.

@eu_sandroka 03/01/2023

#SandrokaIndika :-)

Eu amo o fato de terem tornado textos corridos as anotações do #MestreTolkien. Gratidão eterna, Christopher S2. Aqui temos uma narrativa um tanto mais longa do que a que há em * contos inacabados * e também em * O Silmarillion *. Compreende também uma introdução à terceira era. & o último capítulo é de embasbacar, apesar de ter ficado à parte da narrativa principal, inclusive por apresentar outra densidade pro Elendil.
#SobreLivrosEseusAfins #LeiaTolkien

site: Https://www.Instagram.com/eu_sandroka