A Queda de Númenor

Resenhas - A Queda de Númenor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

André 30/12/2022

Segunda Era
A Queda de Numenor é um passeio pela Segunda Era da Terra Média, a época menos explorada por Tolkien em seus escritos. O material dessa era é escasso e incompleto, mas este livro faz um esforço em reunir os escritos mais significativos do Legendário Tolkieniano referentes ao período.
O esforço é louvável. Este, na minha opinião, é mais um livro para quem é iniciado no legendário do que para novatos. É um livro de estudo e aprofundamento para quem, de fato, ama a obra.
Gostei muito de ver os escritos desta era compilados juntos e também de conhecer alguns textos inéditos e versões primitivas das histórias.
Foi um prazer mais esta jornada pela história da Terra Média!

Silas-sama 27/12/2022

boring
Sim, correndo o risco de repetir os pontos do meu último comentário de leitura desse livro: ele é desnecessário para quem acompanhou todos os escritos do Tolkien publicados no Brasil. Principalmente Silmarillion, só repete tudo que teve no RESUMO de lá.

Esperava mais, tivemos talvez uns pequenos acréscimos mas nada que valha à pena. Os comentários enormes (e desnecessários) após poucas frases do conto original torna a leitura massiva e entediante. Os modelos anteriores separaram melhor isso, por vezes colocado-os todos juntos no final do livro.
Karina 06/01/2023minha estante
Estava com medo do livro ser exatamente isso

Cássius 16/01/2023minha estante
Como que pode ser entediante e você dar 4 estrelas? Kkkkkk

Talita Hanna Cabral 27/01/2023minha estante
Era esse o meu receio: de ser repetitivo para quem já leu os demais livros de Tolkien.

Silas-sama 04/02/2023minha estante
Cara, Tolkien é o meu predileto kkk, 4 estrelas foi uma nota ridícula pra ele, todos os outros levaram 5 kkk (isso pq só tenho 3 autores 5??, nenhum outro levou 5)

Silas-sama 04/02/2023minha estante
Pois é meninas, não vale mesmo.

Juana.Carolina 28/05/2023minha estante
Bom saber, já estava na minha lista de compras. Como ainda não li nenhum conto pensei em começar por esse,vou de silmarillion msm

Thiago 19/12/2022

Que nunca pare de surgir material de Tolkien
Este livro não apresenta material inédito de Tolkien, mas reúne de modo ordenado toda a história de Númenor, seu povo e seu legado. Caso fosse de qualquer outro autor sobre qualquer outro tema, eu o classificaria como um caça-níquel barato. Contudo, sendo o que é de quem é, só posso chamar de magistral, como esperado.
Destaco a particularidade da obra não ter sido editada pelo co-autor do Legendário, Christopher Tolkien, já falecido. Isso torna os comentários mais secos, uma vez que o editor não é uma referência tão grande quando se trata de acadêmicos de Tolkien (como é o caso de "A Natureza da Terra-Média").
O livro está organizado em ordem cronológica, desde o final da Guerra da Ira até a morte de Isildur e o desaparecimento do anel, reunindo tudo o que já foi publicado em todas as fontes sobre Númenor e os númenoreanos, incluindo a geografia da ilha e os costumes desse povo.
Essa releitura do mito de Atlântida é, provavelmente, o que há de mais explícito em termos de religiosidade em Tolkien. Enquanto em outros temas, como a falha de Frodo em sua missão e as Silmarils, essa característica fica mais latente, na história de Númenor isso fica claro, ao começar pelo título que remete à perda humana do Éden. A não aceitação da benção dos homens pelos númenoreanos é uma mostra da sua falta de fé, eles se revoltam em ter de simplesmente confiar que seu destino singular cumprirá o propósito de Ilúvatar e que, de uma certa forma, essa benção os torna superiores até mesmo aos elfos.
A obra é indicada a todos os tipos de leitores, não só aos fãs de Tolkien, pois conta com diversas histórias tocantes e com personagens complexos, como a história de Aldarion e Erendis (que, infelizmente, não teve um fim completo), e enriquecerá a existência de todos.
Aline.Fazio 20/12/2022minha estante
Ótima resenha e comparativo com outras obras!

Chester 29/11/2022

Uma análise racional contra uma análise passional
Um livro que compila vários trechos, escritos, já lançados ou não no Brasil, que, de maneira cronológica, deixa mais simples de entender. Toda a história de Númenor, seja anterior ou posterior com seus ecos pelo mundo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5