Três

Três Valérie Perrin

Resenhas - Três

Nati Bruni 08/01/2024

O ano mal começou, e eu tenho certeza que essa será minha leitura favorita, leria mais 500 páginas dessa história.
Texto lindo, poético, cativante.
Acho que nunca me senti tão conectada e tão preocupada com personagens de um livro.
Todos foram muito bem desenvolvidos, cada detalhe, característica, forma de pensar, convicções, conflitos internos...
Outro ponto positivo é que aconteceram tantas coisas, e ainda assim, a autora conseguiu amarrar todas as pontas.

Provavelmente lerei esse livro novamente, e eu não costumo repetir leituras.

nay.gba 20/11/2023

Tão bom que devorei, comi com farinha
Profundo, sensível e emocionante em muitos sentidos.

Três foi o romance de verão que eu tanto procurei na leitura anterior que fiz e não gostei. Aqui, superou todas as expectativas e deixou gostinho de quero mais mesmo com quinhentas páginas. É a diferença de algo bem feito.

Assim como no Água Fresca para todas as Flores da mesma autora, o mistério e a investigação também são secundários. O que mais surpreende sem dúvidas é a evolução de Virginie com os Três. As camadas que estas relações vão criando com a tempo e como cada um lida através do seu ponto de vista é que carregam o romance.

Valerie Perrin tem o dom de criar personagens singulares e ao mesmo tempo tão comuns a cada um de nós. A narrativa trouxe o ritmo dos relacionamentos de modo natural e impermanente. Essa dinâmica que muitas vezes não conseguimos lidar, mas que faz parte e é inerente à vida.

Romance com personagens fortes, escrita incrível e muito bem amarrada que soube trazer o olhar até para o mais simples do cotidiano. Sempre há opções, sempre há escolhas. Leitura favoritada e recomendada.
Jú Moreira 21/11/2023minha estante
Linda a resenha! Eu também comi com farinha. Estou órfã, quero falar sobre o livro rs

nay.gba 21/11/2023minha estante
Tô assim também hahaha, vamos ser amigas

Gabs 20/12/2023

Acho as narrativas dos livros da Valérie Perrin muito bem construídas, de um jeito que vai prendendo o leitor ao mesmo tempo que costura muito bem a história sem deixar pontas soltas.
Confesso que achei essa leitura muito menos fluída que Água fresca para as flores e com personagens menos cativantes, mas ainda assim mais um livro excelente dessa escritora francesa incrível e cheia de personalidade.

Fepais 16/01/2024

Me surpreendeu
Comecei esperando apenas uma história sobre 3 amigos e acabei descobrindo que é um livro que fala sobre muito mais que isso.
Em uma mistura de drama, romance e suspense, conhecemos Adrien, Nina e Étienne. Os 3 se conheceram quando tinham 10 anos e ficaram inseparáveis, onde estava um, os outros dois também estavam. Mas, os capítulos avançavam para o futuro e mostravam que eles eram completos desconhecidos quando adultos. Passamos o livro todo se questionando o que houve para separar uma amizade tão forte. Porém vamos descobrir um pouco mais sobre isso depois que um carro é encontrado no fundo do lago da cidade.
Gosto muito de livros que não acontecem necessariamente coisas mirabolantes, mas sim que a história é sobre relação entre pessoas, como escolhas que fazemos moldam nosso futuro, como em uma mesma situação, cada um tem seu ponto de vista.
Além disso, aborda temas importantes como abandono parental, sexualidade, machismo, relacionamentos abusivos, amadurecimento.

zabelaz 04/04/2024

Mudei o nome de Três para Quatro pq tb sou amiga deles agora
Me envolvi muito com a história é e como se eu também tivesse crescido com eles no decorrer dos anos.

Em alguns momentos a leitura ficou meio arrastada e nada acontecia, mas valeu a pena insistir. Retrata muito bem o quanto que uma pessoa adulta precisa abrir mão de ser quem costumava ser e o quanto as relações nas nossas vidas fazem a gente ser o que é. Esse livro é sobre impermanência e tem algo de lindo nisso também.

Tem um plot twist muito específico que não vi chegando mas quando chegou eu fiquei tão bagunçada que me questionei se ainda sei alguma coisa sobre a vida. Bom demais ?

marrriane 06/05/2024

Valérie Perrin, como você ousa?
É uma das resenha mais difícil que eu tô tendo que escrever, sinceramente. Não sei como descrever a experiência de ter lido esse livro. Eu sinto inveja da escrita dessa escritora, eu sinto admiração, eu me sinto escravizada por todas as descrições diferentes das mesmas pessoas e sentimentos que essa autora ousou escrever. Eu definitivamente vou ler outro livro dela.

Esse livro é sobre tudo e nada ao mesmo tempo, porque fica claro que se tornar adulto, amadurecer, deixar o passado para trás e enfrentar o futuro é isso; tudo e nada.
O livro é sobre três pessoas que se tornam amigos aos dez anos de idade, eles são incríveis, reais, defeituosas, vaidosas, machucadas e a autora não pega leve na hora de nos contar sobre eles. Virginie conta a história desses três amigos: Nina, Adrien e Etienne. E não tem como você terminar esse livro sem estar totalmente apegado a essas pessoas, porque você conhece cada um deles direitinho.
Essa escritora simplesmente senta a gente num sofá e nos obriga a assistir três pessoas vivendo dos 10 anos de idades aos 40 anos. Nesse momento eu só queria poder ligar pra Virginie e perguntar como ela está, saber sobre o Etienne e conhecer a Nina. Ain, cara, tô muito apegada, sabe.

É um livro que nem dá pra falar muito sobre a história porque qualquer coisa é spoiler. Parece que a autora queria que a gente só pudesse falar sobre esses três com quem conheceu eles e está por dentro de todos os seus segredos. Realmente, se você leu esse livro e não está sentindo que conhece esses três como irmãos, você tem que ler de novo!

RECOMENDO MUITO!

Lili 13/01/2024

Não tem como nao dá 5 estrelas ne?! A escrita dessa mulher é algo que transporta gente pra aqueles locais, pros cheiros, pras sensações. Sejam elas boas ou ruins.

Gabrielle621 14/02/2024

Um ?coming age? que aborda os mistérios da maturidade.
Achei que não fosse acabar mais... As últimas páginas foram tão enfadonhas e demorei tanto a terminar esse livro que minha opinião foi mudando muito no decorrer da leitura: ora o livro estava chato, ora eu não queria parar de ler.

Iniciei achando o livro o melhor ?coming age? já escrito,mas depois isso foi se perdendo a ponto de ter terminado ele em uma quarta-feira aleatória de fevereiro e não saber o que dizer sobre.

Mas vamos aos fatos amáveis:
- É de fato um ?coming age? de respeito principalmente porque o livro consegue acompanhar a vida dos Três da infância até a velhice.
- Quanto ao roteiro... a autora foi brilhante!
- A escrita é ótima e possui umas passagens tão profundas e que te fazem refletir sobre si, sobre a vida...

Aos não tão amáveis assim:
- O tempo não é linear: às vezes tudo fica simplesmente confuso e a aura de mistério fica forçada.
- As músicas e toda a cultura de filmes não foi tão relacionável para mim.

Eu fui esperando um mistério,mas me deparei com um emaranhado de tramas e uma verdadeira biografia. Não é ruim, foi uma experiência boa como um todo. Mas não leria de novo! Contudo, eu definitivamente assistiria se isso fosse uma série ou um filme.

Lais 19/03/2024

Eu amei "Três"
Comprei três por ter lido a outra obra da autora "água fresca para as flores", por ter gostado do outro livro, imaginei que gostaria de "três", porém eu não gostei de três, eu me apaixonei por três. Acompanhar a história dos três amigos, da infância a idade adulta, ter uma visão de tudo o que ocorreu ao redor deles e de como tantas pessoas influenciaram seus caminhos, nos da uma visão muito genial da história. O livro é muito bem construído e amarrado, por vezes me peguei refletindo sobre as decisões dos personagens e os infortúnios que passaram. Recomendo muito a leitura.

Mariimagno 30/03/2024

Difícil descrever esse livro.
Três

Definitivamente essa autora tem nosso estilo literário. A forma com que ela cria personagens complexo e ao mesmo tempo reais, é indescritível. Esse livro nos trás uma convivência, uma familiaridade.
Gosto como ela sempre trás um teor de mistério na narração. E deixa o romance ainda mais rico.
Valerie Perrin sem dúvida escreve sobre relacionamentos e é a melhor autora para escrever romances maduros, com personagens de fato demonstram a idade que tem - da melhor forma possível.

A gente assiste Etienne se tornar um adulto e viver coisas das quais ele nunca quis e ainda assim amar viver isso. Mas ainda assim, vemos ele sendo o garoto egoísta, mimado e egocêntrico de sempre. Há coisas que sempre continuaram iguais.

Vemos Andrien se tornar outra pessoa e mesmo assim ser atravessado por esse lugar masculino de poder, dinheiro, fama e atenção. E mesmo com tudo diferente, ainda assim, continua sendo essa pessoa reclusa, misteriosa e meio fria, uma incógnita.

E Nina, que faz a ligação entre o grupo. Vemos o quanto ambos depositam nessa a responsabilidade do afeto, do vínculo, do relacionamento e esse não é o peso de ser mulher? De amar homens? Sejam eles amigos, namorados, maridos, irmãos, pais. Ser responsável afetivamente por eles, quando o contrário muitas não acontece.

Amar homens é definitivamente o maior desafio de uma mulher, porque seria muito mais fácil não amá-los. A ilusão da proteção. A ilusão do destaque. Nós mulheres não ganhamos nada sendo amiga dos homens. Nina experimentou isso, não construiu amizades femininas ao longo dos anos, ficou presa a dois garotos que exigiam dela uma certa devoção.
Ela ficou mal falada, não foi poupada da rivalidade feminina alimentada inúmeras por Etienne e seus outros relacionemos amorosos.

E quando precisou só teve outra mulher que foi capaz de ver medo, desespero e dor em seus olhos. Tem coisas que nenhum homem vai ser capaz de ver, somente outra mulher.

E nada vai ser igual a ?água fresca para as flores?

Camila943 07/01/2024

"Hoje de manhã, Nina me olhou sem me ver. Seu olhar escorregou como as gotas da chuva na minha capa impermeável..."

Só queria passar um dia dentro da cabeça da Valerie Perrin, pra saber como escrever com tanta delicadeza.

Cley 06/02/2024

Água fresca para as flores foi o primeiro livro da autora lançado no Brasil e o primeiro que li. Quando soube que iam trazer mais uma obra da Perrin, fiquei bastante ansioso, pois já sabia que ia encontrar uma história linda e emocionante.

Felizmente, o livro atingiu minhas expectativas. Em Três a autora traz a história de três amigos superdiferentes que se separam no decorrer da vida por algumas coisas que aconteceram. Anos depois, os três se reencontram e terão que enfrentar as mágoas, as dúvidas, assim, poderão viver em paz.

A escrita da autora é absurda de emocionante e reflexiva. Seus personagens são profundos e suas histórias de vida mais profundas ainda.

A autora aborda temas pertinentes, assim humaniza mais os personagens e conseguimos entendê-los de uma forma melhor.

Histórias de amizade sempre me atraem, pois a amizade verdadeira move montanhas e quem tem amigos fiéis consegue forças para passar pelo pior que a vida pode trazer.

Natacha com CH 05/01/2024

Uma braço de despedida
Foi a primeira vez que abracei um livro (literalmente) depois que terminei de ler. Eu precisava me despedir dele, não queria ter terminado essa leitura. Passaria a vida relendo "Três", se pudesse apagar ele da minha memória e começar do zero.
Desde "Água Fresca para as Flores" eu queria conhecer mais obras da Valérie e "Três" foi a escolha perfeita. Visceral, impactante e emocionante. Cheguei em um momento da leitura em que eu me sentia tão parte da história, tão próxima dos Três que, quando não estava lendo, parecia que estava sendo excluída de algo, como se eu fosse perder partes importantes da vida daqueles personagens que já eram tão parte da minha vida.
As pessoas não gostam de comparar esses dois livros da autora - e eles realmente não têm muito em comum em suas histórias - mas é impossível não se prender aos dois livros. A escrita da Valérie nos hipnotiza. Todos deveriam ler essa obra de arte. Ansiosa pelo próximo!
Natacha com CH 06/01/2024minha estante
Um abraço*, corretor insuportável ??

amandocao 03/01/2024

Eu nunca li nada tão? original.
Primeiramente, eu estou assustada que em 500 páginas a autora não deixou nenhuma ponta solta, cada verso foi bem encadeado. Posso dizer que eu estou feliz que não deixei de ler esse livro por quão longo que seja, se eu não tivesse lido esse livro talvez eu nunca teria visto um dos melhores livros escritos nessa terra. Não é exagero, eu nunca li algo parecido. Apesar de não ter lido tantos livros, eu nunca li algo tão original como esse livro conseguiu ser, tão completo.

Eu não consigo descrever o que esse livro me fez sentir, mas consigo descrever o que ele transmitiu para mim durante a leitura. Com o total de 51 páginas marcadas e 128 frases grifadas, esse livro trespassou pela vida e a morte, momentos intermináveis, decisões tomadas por um fio de coragem, encontros e desencontros, conhecimento sobre a própria identidade e a saudade de ser criança.

Eu nunca achei que ao ler esse livro eu seria lançada para uma experiência tão instigante. É interessante que em 500 páginas o meu interesse era estimulado a cada segundo. Esse livro conseguiu me prender e não me soltou mais.

Ainda estou pensativa sobre a experiência que foi ler esse livro, é um pouco arrebatadora. Só sei que vou ficar pensando por horas a fio sobre cada página e cada acontecimento desse livro.
Meu único arrependimento com essa experiência foi ter lido o livro online, eu adoraria ter ele em minhas mãos enquanto eu anoto os meus pensamentos com grafite nas páginas brancas.

Cris 24/12/2023

O que tenho a dizer sobre esse livro é que eu leria mais 500 páginas dessa história. Ainda há tanto que eu queria saber, mas não por ser incompleto, mas sim por que seus personagens me conquistaram, me cativaram e ficarei com saudade. Valerie Perrin tem uma escrita incrível. Mas não se enganem, é uma história triste e contém alguns gatilhos.