Três

Três Valérie Perrin

Resenhas - Três

oiamandah 11/05/2024

A vida é feita de talvez
É meus caros...bora lá. Primeiro: se você quer ler esse livro por que espera algo similar a Água fresca para as flores, relaxa, toma um café pq é bem diferente. Diferente quanto ao ritmo (achei bem mais lento). Diferente quanto ao contexto e número de personagens e principalmente ao "objetivo" da história.

Aqui a autora fala sobre a vida, família, ausencias que a vida impõe, luto, relacionamento abusivo e, além de tudo, amizade.

Amizades nunca são simples, né Nina? Só consigo pensar em como o fato de alguém estar longe de outra pessoa, não rompe o vínculo, necessariamente. Nina, Adrien e Étienne voaram pra longe uns dos outros...mas a vida tem dessas de nos devolver algo pra equilibrar a balança hehe. Acho que a autora quis nos mostrar que o amor (romântico e nao romantico) é cru e desaponta, mas pode sobreviver.

Valérie permanece com a escrita extremamente linda, delicada, poética, porém nas primeiras 80 pgs senti bastante confusão com a alternância entre datas e com o narrador de alguns caps. Da pg 350 pra frente flui de uma forma diferente pq tudo começa a se conectar.
Ah, temos um "plot" que saquei ja no começo (rola lá pela pg 300 e pouco). E é lindo demais.

Tirei uma estrela por conta desses detalhes mas pretendo ler tudo o que essa senhorita escrever hehe :-) aproveitem com calma :*

anna v. 16/01/2024

Amei, amei
O livro anterior da autora, Água fresca para flores, que aparentemente todo mundo amou, para mim bateu na trave. Gostei de boa parte, mas no final achei que descambou para o thriller e não curti tanto assim. Mas esse segundo, com essa capa tão bonita, não resisti e peguei para ler. Ainda bem!
Esta é a história de Nina Beau, Adrien Bobin e Etiénne Beaulieu meus contemporâneos nascidos em 1976, que se conhecem na escola aos 10 anos de idade, e se tornam "fast friends". Mais do que isso: inseparáveis. Eles vivem na pequena cidade de La Comelle, na França, e são muito diferentes entre si. Nina mora com o avô, Pierre Beau, o carteiro da cidade. A avó, Odile, morreu antes de Nina nascer. Sua mãe, Marion, a abandonou quando Nina tinha 2 meses de idade, e nunca mais voltou ou deu qualquer notícia. O pai, Nina não sabe quem é. O avô a cria sozinho, com muito afeto, ao lado de uma cadela e dois gatos velhos. Adrien mora apenas com a mãe, Jacqueline. Ele sabe que é filho de um caso extra-conjugal. Seu pai vive em Paris com a família "oficial" e aparece de vez em quando para visitar. Os dois têm uma relação distante e formal. Etienne vem de uma família mais tradicional. Mora com os pais e com a irmã 1 ano mais nova, Louise. Tem um irmão bem mais velho que não mora mais com eles. Embora seja notadamente bonito, forte e atlético, Etienne se sente desprezado pelo pai.
Os 3 fazem tudo juntos. Brincam nas férias, vão à piscina pública. Fazem os trabalhos escolares juntos (Adrien e Nina sempre ajudando Etienne, que não se esforça academicamente). Passam juntos pela adolescência, falam sobre tudo. Se amam como irmãos.
A narrativa é fragmentada entre passado - desde 1986, cronologicamente, acompanhando o crescimento dos três - e presente, 2017. A narrativa presente é contada por Virginie, que percebemos que conhece muito bem todos os personagens, mas não entendemos onde ela se encaixa até o super plot twist do livro, em cerca de 70%, que me pegou realmente desprevenida.
A história passa por casamentos mal-sucedidos, carreiras bem ou mal sucedidas, rock alternativo, abrigo para animais, e por trás de tudo um certo mistério envolvendo uma colega dos três, Clotilde, que namorava Etienne mas desaparece em 1994, quando eles tinham 18 anos, e nunca mais é encontrada.
No fim tudo se resolve de maneira muito satisfatória, sem pontas soltas.
Apesar de ser uma livro grande, de mais de 500 páginas, vale muito a pena, pela habilidade da autora, pela beleza da escrita (auxiliada por uma ótima tradução de Juliana Sobral Campos), e pela emocionante história.

duda maia 10/04/2024

Como é violento crescer, mudar, ter que se adaptar.
Oficialmente, Valérie Perrin se consagrou como uma das minhas autoras favoritas.
meu deus, que livro lindo. tocante, envolvente, surpreendente. mais uma vez arrebatada por uma obra dela. personagens maravilhosos, complexos, com desenvolvimentos cheios de nuances. da pra sentir e entender como todos os personagens (principalmente os protagonistas) se conectam e no que se espelham um nos outros.
uma fórmula parecida com a de ?água fresca para as flores?, mas que se torna completamente diferente pelo contexto do livre. cotidiano, relacionamentos, ser, mistério, plots twists.
incrível, incrível! muito emocionante e sensível a forma como ?três? nos fala sobre amizade e sobre almas gêmeas (românticas e não).
fui profundamente marcada novamente por uma história de Valérie, e fico grata por isso.

Maíra 17/01/2024

Leitura que envolve e surpreende
Me senti de volta à adolescência ao querer não dormir pra ficar lendo pelo máximo de tempo possível. A narrativa é muito envolvente e não dá vontade de parar até terminar. Gostei da experiência e do desenrolar surpreendente da história.

Kaiã 21/01/2024

Meu Deus, que livro incrível. Eu tinha esquecido como é satisfatório ler um livro bom, com personagens tão bem construídos e uma escrita envolvente. Talvez Valérie seja minha aurora favorita hahaha quero ler tudo dela e me apaixonar ainda mais. Favorito da vida.

Terê 26/01/2024

Esse livro tem de tudo. Mistério? Tem. Drama? Tem. Romance? Tem também. Traumas familiares? Temos!

kkkkkaren 27/01/2024

Eu queria que houvesse ainda outros tantos livros dessa autora para que eu pudesse ler.

Simplesmente não sei dizer outra coisa que não seja ?eu amei?.

Jadh 30/01/2024

Cativante
Um livro que tudo vira mistério. É muito envolvente a história desses três amigos tão unidos que no decorrer da história se distanciam. Conhecer os personagens principais é uma descoberta do início ao fim do livro, conforme eu ia lendo fui relembrando coisas da minha própria infância e comparando com os personagens do livro. Amei a leitura, a autora escreve muito bem e o vai e vem nos anos faz manter o mistério de cada capítulo.

Ana Mendonça 30/03/2024

Três
Água fresca para flores foi um dos meus livros favoritos do ano passado, então a expectativa para Três estava alta. E ela foi atendida.
Acompanhar o crescimento das personagens e me lembrar de cada fase da minha própria vida me trouxe identificação e lembranças. Além de que, neste romance, a autora conseguiu com sua escrita deixar a história muito dinâmica e me prender. A única coisa é que achei a solução do arco da Clotilde, que vinha sendo falado no livro todo, fraca, se não seriam 5 ??

Tati 11/06/2024

?Tem livros que a gente perde,como alguns encontros,deixamos passar histórias e pessoas que poderiam mudar tudo. Por causa de um mal-entendido,de uma capa ou de uma sinopse medíocre,de um preconceito. Ainda bem que,às vezes,a vida insiste.?

camila1308 12/12/2023

Simplesmente perdi o prazo de entrega de atividades importantes da faculdade pq não conseguia desgrudar deste! uma leitura ué me prendeu desde o início.
camila1308 30/12/2023minha estante
que*

Lu 05/12/2023

Realmente muito bom. me fez lembrar como era ficar tão fissurada em um livro a ponto de devorar ele, sendo que nem tempo eu tenho pra isso. muito muito bem escrito

paula_ti_na_mente 29/11/2023

Fui capturada
Por essa história de 3 amigos. Três fala de amizade, abandono parental - físico ou não, dos conflitos da adolescência e de 3 personalidades bastante distintas que se encontram por acaso e se amam muito. Nem os conflitos, os problemas, as escolhas erradas são capazes de separar uma amizade quando tem tanto amor envolvido.
Amei, recomendo muito a leitura. O spoiler principal não vou dizer pois é muito bacana ir lendo e entendendo.