Três

Três Valérie Perrin

Resenhas - Três

xjoycinhax 18/12/2023

O cotidiano das relações
É uma história sobre o cotidiano e a passagem do tempo, sobre como a vida muda. Valérie Perrin tem uma habilidade maravilhosa de escrever sobre coisas simples mas ainda assim tão complexas? As amizades que vão embora, as amizades que ficam e, uma coisa é certa, independente do ocorrido as relações se transformam!

ps: Que surpresa agradável encontrar um personagem lgbt nessa história por acaso.

Livia 31/12/2023

Uma história que fala de amizade, perdas, abuso, abandono, abuso entre tantas outras coisas que eu considero spoiler e prefiro não dizer.

Vi muita gente comparando com água fresca para as flores e não fiz esse comparativo porque são histórias completamente diferentes.
Mas a escrita da autora está ali, te prendendo.

Amei o livro, só achei o ritmo diferente do início pro final que foi bem mais rápido. Mas nada que desmereça a história ou deixa o livro arrastado.

Sabrina Tamelini 08/01/2024

Três
Meu segundo livro de Valérie Perrin e assim como ?Água Fresca para Flores? eu amei! Leitura e enredo que prendem e não nos deixam com vontade de parar de ler?
O livro conta a história de 3 amigos de infância que se afastam na vida adulta, mas se reencontram.
Leitura super gostosa. Amei!

Priscila.Freitas 11/01/2024

Uma história acima de tudo de amizade. O amor entre amigos. Leitura muito sensível e muito bonita.
A história da amizade dos três perpassa varias fases da vida deles, e nos leva como leitores a refletir na nossa própria vida.

duda maia 10/04/2024

Como é violento crescer, mudar, ter que se adaptar.
Oficialmente, Valérie Perrin se consagrou como uma das minhas autoras favoritas.
meu deus, que livro lindo. tocante, envolvente, surpreendente. mais uma vez arrebatada por uma obra dela. personagens maravilhosos, complexos, com desenvolvimentos cheios de nuances. da pra sentir e entender como todos os personagens (principalmente os protagonistas) se conectam e no que se espelham um nos outros.
uma fórmula parecida com a de ?água fresca para as flores?, mas que se torna completamente diferente pelo contexto do livre. cotidiano, relacionamentos, ser, mistério, plots twists.
incrível, incrível! muito emocionante e sensível a forma como ?três? nos fala sobre amizade e sobre almas gêmeas (românticas e não).
fui profundamente marcada novamente por uma história de Valérie, e fico grata por isso.

anna v. 16/01/2024

Amei, amei
O livro anterior da autora, Água fresca para flores, que aparentemente todo mundo amou, para mim bateu na trave. Gostei de boa parte, mas no final achei que descambou para o thriller e não curti tanto assim. Mas esse segundo, com essa capa tão bonita, não resisti e peguei para ler. Ainda bem!
Esta é a história de Nina Beau, Adrien Bobin e Etiénne Beaulieu meus contemporâneos nascidos em 1976, que se conhecem na escola aos 10 anos de idade, e se tornam "fast friends". Mais do que isso: inseparáveis. Eles vivem na pequena cidade de La Comelle, na França, e são muito diferentes entre si. Nina mora com o avô, Pierre Beau, o carteiro da cidade. A avó, Odile, morreu antes de Nina nascer. Sua mãe, Marion, a abandonou quando Nina tinha 2 meses de idade, e nunca mais voltou ou deu qualquer notícia. O pai, Nina não sabe quem é. O avô a cria sozinho, com muito afeto, ao lado de uma cadela e dois gatos velhos. Adrien mora apenas com a mãe, Jacqueline. Ele sabe que é filho de um caso extra-conjugal. Seu pai vive em Paris com a família "oficial" e aparece de vez em quando para visitar. Os dois têm uma relação distante e formal. Etienne vem de uma família mais tradicional. Mora com os pais e com a irmã 1 ano mais nova, Louise. Tem um irmão bem mais velho que não mora mais com eles. Embora seja notadamente bonito, forte e atlético, Etienne se sente desprezado pelo pai.
Os 3 fazem tudo juntos. Brincam nas férias, vão à piscina pública. Fazem os trabalhos escolares juntos (Adrien e Nina sempre ajudando Etienne, que não se esforça academicamente). Passam juntos pela adolescência, falam sobre tudo. Se amam como irmãos.
A narrativa é fragmentada entre passado - desde 1986, cronologicamente, acompanhando o crescimento dos três - e presente, 2017. A narrativa presente é contada por Virginie, que percebemos que conhece muito bem todos os personagens, mas não entendemos onde ela se encaixa até o super plot twist do livro, em cerca de 70%, que me pegou realmente desprevenida.
A história passa por casamentos mal-sucedidos, carreiras bem ou mal sucedidas, rock alternativo, abrigo para animais, e por trás de tudo um certo mistério envolvendo uma colega dos três, Clotilde, que namorava Etienne mas desaparece em 1994, quando eles tinham 18 anos, e nunca mais é encontrada.
No fim tudo se resolve de maneira muito satisfatória, sem pontas soltas.
Apesar de ser uma livro grande, de mais de 500 páginas, vale muito a pena, pela habilidade da autora, pela beleza da escrita (auxiliada por uma ótima tradução de Juliana Sobral Campos), e pela emocionante história.

Kaiã 21/01/2024

Meu Deus, que livro incrível. Eu tinha esquecido como é satisfatório ler um livro bom, com personagens tão bem construídos e uma escrita envolvente. Talvez Valérie seja minha aurora favorita hahaha quero ler tudo dela e me apaixonar ainda mais. Favorito da vida.

laisbrpinheiro 25/03/2024

?Eu, que não queria nada, agora tenho tudo?
Um dos livros mais lindos que já li nos últimos tempos. Sobre amizade, reencontros e todas aquelas pessoas que são essenciais pelo que nos tornamos. Morei dentro dessa leitura tempo demais, justamente porque não queria terminar o livro. Na verdade, queria ser um dos ?três?.

?Adoro olhá-los dançar, andar, se mexer. É possível passar a vida olhando certas pessoas. Eles não fazem de propósito, pois nada é provocado. É por isso que são diferentes dos outros. Até hoje, não entendo por que olharam pra mim.?

Terê 26/01/2024

Esse livro tem de tudo. Mistério? Tem. Drama? Tem. Romance? Tem também. Traumas familiares? Temos!

kkkkkaren 27/01/2024

Eu queria que houvesse ainda outros tantos livros dessa autora para que eu pudesse ler.

Simplesmente não sei dizer outra coisa que não seja ?eu amei?.

Juliana 11/04/2024

Somos três ou nada. três ou a solidão.
YOU TAKE THE MAN OUT OF THE CITY NOT THE CITY OF THE MAN, YOU TAKE THE MAN OUT OF THE----- AND WHEN I'M BACK IN CHICAGO I FEEL IT, ANOTHER VERSION OF ME I WAS IN IT!!!

esse livro é bem essa música. que poder os amigos de infância/adolescência têm que não nos deixam crescer nunca, né? é bizarro, sempre sinto isso com as minhas amigas também. é lindo também como a amizade faz a gente se lembrar de quem nós >realmente< somos. a joan didion dizia que é para isso que os diários/notebooks servem, uma forma de não nos esquecermos. mas se você cresce com uma pessoa, ela também se torna meio que um diário pra certas coisas suas. ela te viu em todas as fases e passou por elas com você. tem um trecho no livro que me impactou bastante: "- vai falar de mim no seu livro? - empolgou-se nina. - quando eu falo de mim, necessariamente falo de você." esse livro fala sobre luto, descobertas, amizade e nostalgia, conexões perdidas, sonhos interrompidos, identidade. aborda muita coisa. enfim, gostei bastante. vou deixar como 4★, mas talvez caia para 3.5★, ainda não sei. de qualquer forma, gostei e recomendo

Jadh 30/01/2024

Cativante
Um livro que tudo vira mistério. É muito envolvente a história desses três amigos tão unidos que no decorrer da história se distanciam. Conhecer os personagens principais é uma descoberta do início ao fim do livro, conforme eu ia lendo fui relembrando coisas da minha própria infância e comparando com os personagens do livro. Amei a leitura, a autora escreve muito bem e o vai e vem nos anos faz manter o mistério de cada capítulo.

Leti 09/03/2024

Prende e surpreende
Experimentei essa se sensação de imersão completa dentro de um núcleo de personagens poucas vezes em leituras e esta foi especialmente interessante. no começo do livro você acha que sabe do que se trata, no meio acha que é sobre outra coisa e no fim entende que é sobre tudo, afinal. o estilo de escrita me prendeu muito, principalmente o fato de todas as personagens contarem com a exposição das suas perspectivas por um narrador onisciente que aparecia quando o principal dava espaço. aliás, essa narração principal muito genial! fiquei besta quando entendi o que tava acontedendo (lá pelos 60%) e comecei a me lembrar de todas as pistas que a autora deixou no meio do caminho. foi uma delícia de ler sobres os Três. Nenhum deles é perfeito, isso com certeza contribui pra que todos sejam apaixonantes. cada ponto de vista era importante pra hostoria, interessante e tinha um propósito para cada personagem. excelente livro!