Três

Três Valérie Perrin

Resenhas - Três

lourdes 13/11/2023minha estante
Estou iniciando a leitura já ansiosa, amei Água Fresca para as Flores, meu livro preferido de 2022 e estou animada para esse ser o preferido de 2023.

Jú Moreira 20/11/2023minha estante
Adorei seu apontamento.
Estou nas 150 páginas finais e vou precisar conversar com alguém sobre ele rs?

Kamis Andrade 11/12/2023minha estante
Estou na 154ª página e acho que já sei quem é a narradora. Vim atrás de spoilers pra ver se eu estava certa, mas não encontrei a resposta. Será que foi um sinal pra eu parar de procurar o que não deve?! Kkkkk

Jú Moreira 13/12/2023minha estante
Oi Kamis, simmm, foi um sinal rs?
Não, não venha atrás de spoilers,
E, me chame aqui quando descobrir e me falar se você estava certa ou não rs?

Kamis Andrade 17/12/2023minha estante
Oi, Ju! Então, estou na página 364. Ainda não foi revelado nada, mas já está muito óbvio pra mim quem é a narradora. Não sei como te falar aqui sem dar um possível spoiler

Jú Moreira 18/12/2023minha estante
Kamis, te entendo. Não tem como.. mas eu já sei quem é rs?

FabiSaLi 18/12/2023minha estante
Sim, meninas, também achei que é muito fácil descobrir quem é a narradora. E, felizmente, isso não estraga o livro e o clima gostoso dele.

Kamis Andrade 19/12/2023minha estante
~ atualizações ~
Eu estava certa sobre a narradora.
Agora bolei uma teoria meio maluca a respeito da morte de um personagem, mas eu acho que agora é pura piração da minha cabeça... será?

Jú Moreira 20/12/2023minha estante
Nossa, fiquei aqui tentando lembrar, morte, morte, quem foi que morreu mesmo?
Ai eu lembrei.
Será que é piração da sua cabeça? Será? Será?
Vejamos as cenas dos próximos capítulos, literalmente.

Kamis Andrade 22/12/2023minha estante
A q envolve o caminhão... pensei se não foi proposital, uma armadilha pra "prender" um dos 3 na cidade...

Ah sim.
E agora? Sera que é?

Jú Moreira 22/12/2023minha estante
Qualquer coisa que eu falar, será spoiler rs

Já já eu descubro, to acabando, página 487 hahaha

Descobre mesmo rs?
Volta aqui e me conta.
Ansiosa

Volto sim hahahah

Kamis Andrade 22/12/2023minha estante
Acabei!!! Minha teoria caiu por terra hahaha mas adorei o desfecho, muito lindo

Jú Moreira 23/12/2023minha estante
Lindo né?
Viu só?
Mas, eu tive esse teoria também.
A forma como aconteceu aquele fato (não posso mencionar, por ser spoiler) não parecia que havia ser algo premeditado?

Kamis Andrade 24/12/2023minha estante
Parecia muito!!! Senti falta de uma confirmação desse tipo, mas a história é perfeita mesmo assim

Jú Moreira 24/12/2023minha estante
Também senti essa falta. Mas a leitura é muito boa, né?
Você já leu, Água Fresca para Flores?

Kamis Andrade 26/12/2023minha estante
Ainda não, mas já entrou na minha lista!

Jú Moreira 26/12/2023minha estante
Eu também não li.
Está aqui, aguardando 2024 ?

Rogéria Martins 02/02/2024

"Entre a amizade e o amor existe só um passo."
"Três" conta a história de três amigos (Nina, Étienne e Adrien) e é um livro que aborda temas sensíveis e importantes: adolescência, abandono paternal, luto, questões pessoais etc.

Os capítulos são curtos e a leitura é fácil de fazer, com alguns mistérios a serem resolvidos. Em resumo, é um livro completo! Tem de tudo nessa história aqui, gente. Sério mesmo!

A normalização de algumas coisas me incomodaram profundamente, outras tantas me surpreenderam demais.

Na minha opinião, a autora poderia ter deixado o final mais "amarradinho", faltou só isso para ser uma história melhor.
Gleidson 02/02/2024minha estante
Legal que tenha gostado, Rogéria.

Pedro 02/02/2024minha estante
Ótima resenha:)

Rogéria Martins 02/02/2024minha estante
A companhia das meninas fez a história ficar melhor, Gleidson! ??

Rogéria Martins 02/02/2024minha estante
Muito obrigada, Pedro! ??

Núbia Cortinhas 02/02/2024minha estante
Amei a resenha amiga. Vc disse tudo! Ainda não terminei, mas é isso mesmo, também fiquei incomodada com algumas coisas.

Rogéria Martins 02/02/2024minha estante
Muito obrigada, amiga! ??
Te conhecendo, imagino que a mesma coisa nos incomodou.
Podemos conversar sobre a leitura, se você quiser!

Carolina165 02/02/2024minha estante
Amiga, realmente os capítulos curtos e o mistério fez a leitura fluir rapidinho, mas o que fez valer a pena e deixou a leitura divertida foi a companhia de vcs e da Mariana (que ficou só instigando ???). Não seria a mesma coisa se eu tivesse lido sem a companhia de vcs!!
Me diverti mto nessa LC ????

Débora 03/02/2024minha estante
Perfeita a sua resenha, Rô!!! Parabéns!?
Eu achei esse livro um pouco cansativo, achei que ela trouxe assuntos demais pra essa história...kkkk

Carolina165 03/02/2024minha estante
Débora foi decepcionante, mas os capítulos curtos e o mistério ajudaram eu a conseguir terminar a leitura rápido. Só vou ler Água fresca para as flores pq dizem que é muito diferente desse.

Débora 03/02/2024minha estante
Sim, Carol! Água fresca eu achei muito bom!!! É bem diferente deste mesmo. Fui para essa leitura com expectativas altas depois de ler Água fresca e me decepcionei um pouco também, Carol!

Rogéria Martins 23/02/2024minha estante
Carolzinha, agora que vi seu comentário. E concordo! A leitura não seria a mesma sem a companhia de vocês. Ansiosissima para as próximas!
Muito obrigada, amiga ????

Rogéria Martins 23/02/2024minha estante
Débora, obrigada pelo comentário, minha amiga querida! ???
Foi um livro cansativo mesmo, ficou assunto demais e em alguns momentos a narrativa ficava confusa justamente por essa salada de fruta.

Débora 23/02/2024minha estante
Salada de frutas...????...adorei a comparação!!!

@bibliotecadedramas 25/03/2024

"Somos três ou nada. Três ou a solidão."
Primeiro de tudo eu vou falar sobre a escrita de Valérie Perrin que é extremamente envolvente a ponto de você não querer largar o livro. Os capítulos são curtos e ela consegue mesclar drama, romance e suspense de uma maneira primorosa.

Etiénne a esquerda, Nina no meio e Adrien a direita. Esses são os protagonistas da história e fica até difícil descreve-los porque são tantas camadas, tantos acontecimentos ao longo de 30 anos permeados de dramas, erros e acertos e tantas mudanças em cada um, que simplesmente não há como descrever. Ora são inseparáveis, ora são completos desconhecidos.

"Somos três ou nada. Três ou a solidão."

A história dos Três começa na infância, mais precisamente no primeiro dia de aula, desde então eles nunca mais se largaram. A narrativa vai fluindo entre o passado e presente com os acontecimentos ao longo da vida e os caminhos que cada um foi tomando, porque afinal de contas – tomar caminhos diferentes é inerente da vida adulta.

Junto a isso, há um mistério adicionado a trama que eu não vou me aprofundar para não dar spoiler, mas contribuiu pra deixar tudo ainda ainda mais envolvente. Sem contar que quando eu me liguei de uma revelação na história, a minha cabeça explodiu, acredito que é uma grande surpresa pra quem está lendo livro porque se trata mais de uma revelação do que um plot. Há os personagens secundários que também foram muito importantes; Louise, o avô de Nina, Clotilde, Emmanuel… Pessoas que também de alguma forma, moldaram “Os Três” no seu crescimento, nos erros e nas suas escolhas. O final pra mim foi perfeito, justamente porque a autora deixou em aberto, sobretudo sobre as vidas de Étienne e Adrien, há quem não goste desse tipo de final, mas eu achei que encaixou perfeitamente com toda a história.

Eu amei esse livro e entrou com louvor pros meus favoritos da vida, daria mil xícaras se pudesse na avaliação. O livro entregou tudo de uma maneira profunda e ao mesmo tempo delicada. Amei. Amei. Amei. Valérie Perrin também escreveu “Água Fresca Para Flores” que com certeza também irei ler.

site: https://shejulis.com/livro-tres/
Leiturista 25/03/2024minha estante
Amei sua resenha, uns dos próximos que irei ler ?

gabihott 26/03/2024minha estante
Água fresca para as flores é um
dos meus livros preferidos da vida. Já faz mais de um ano que o li e ele segue intacto na minha memória. É um livro maravilhoso!!!

@bibliotecadedramas 26/03/2024minha estante
Leiturista, leia que vc vai amar!

@bibliotecadedramas 26/03/2024minha estante
Gabi, eu comprei ele essa semana, quero ter os dois livros físicos dessa autora, provavelmente ele será minha próxima leitura

gabihott 26/03/2024minha estante
Depois me conte o que voce achou. ?

@bibliotecadedramas 28/03/2024minha estante
pode deixar, Gabi :)

Elisa.Binelli 01/10/2023

A espera valeu a pena
Desde que li "Água fresca para as flores" no ano passado, venho esperando pelo lançamento de "Três". Me apaixonei pela escrita da autora e como ela envolve o leitor com suas formas de narrativa e de mesclar tão primorosamente o romance, o drama e o suspense.

No livro, conhecemos Étienne, Nina e Adrien em 1986, quando os três têm 10 anos, e vamos acompanhando a amizade entre eles crescer, as questões que permeiam suas vidas e o elo forte que os une.

Ao mesmo tempo, temos flashes do "presente" em 2017, onde os três agora são desconhecidos um para o outro e não se permitem se quer pensar uns nos outros. Como isso aconteceu com eles, que eram praticamente uma entidade?

Mas, essa distância começa a ruir quando um carro é encontrado no fundo de um lago que os três frequentavam quando eram adolescentes. Coincidentemente, esse carro foi roubado há 23 anos atrás, época onde os amigos começaram a se afastar.

Em "Três", a autora mais uma vez aborda temas delicados, como: machismo, relacionamentos abusivos, famílias disfuncionais, abandono parental, bullying, sexualidade, infância e amadurecimento.
Esse livro me fez colocar em perspectiva o que eu desejava ser quando criança versus o que me tornei como adulta.

Leitura incrível para aqueles que gostam de se surpreender a cada página. Indico para quem gostou dos livros de Elena Ferrante, Carla Madeira e Aline Bei.
Helena201 06/10/2023minha estante
Estou tão ansiosa pra ler ????

lyligrr 17/10/2023minha estante
Ansiosa demais p essa leitura! Valérie é uma autora excelente!!!! Pena que ta por 85,00 na amazon?

Mônica 04/12/2023minha estante
Que livro, senhores!!! Que livro!!!?

Angélica 26/12/2023minha estante
Ansiosíssima para ler (amei as escritoras que vc indicou, pois tb sou fã delas)

Eva Luna 09/05/2024minha estante
Elisa, li Água fresca para as flores e amei! Tinha que ler Três, o mesmo aconteceu, valeu muito a leitura, a Valerie Perrin é uma ótima escritora, e sabe narrar uma história, adoro como ela separa os capítulos em tempos diferentes, onde o leitor só descobrirá o desfecho da história no final do livro.

Você pode me tirar uma dúvida? O personagem que aparece no final do livro - É o pai de Nina?

Angélica 08/01/2024

Uma palavra apenas: MARAVILHOSO!!!

Ok, apesar de eu ter achado o final um pouco corrido (sim, em um livro de mais de 500 páginas, achei corrido kkk), a história é incrível. Envolvente, emocionante e apaixonante. Eu sabia que a Valérie não ia me decepcionar ??
Natacha com CH 10/01/2024minha estante
Melhor livro pra ter começado o ano ?

Rita.Lobao 11/01/2024minha estante
Também amei. Vou sentir saudade de Nina.

Natacha com CH 16/01/2024minha estante
Vou sentir muita saudade dos Três ?

DaniloVeronezzi 30/10/2023

TRÊS
Eu não tenho palavras para expressar o quão bom esse romance é. A autora proporcionou uma drama excepcional.

No ano em que eu li o outro livro dela (ÁGUA FRESCA PARA AS FLORES), ele foi o meu livro preferido do ano.

Este ano ainda não acabou, mas já me arrisco a dizer que a minha leitura preferida deste ano é TRÊS.

Impossível não se envolver com a história de Etienne, Nina e Adrien. Certamente você vai se emocionar!

EU SUPER RECOMENDO ESSE LIVRO.
Dárcia 08/11/2023minha estante
O amor puro e desmedido de uma amizade não tem o tempo como limite
Laços fortes de confiança de e entre famílias improváveis

lourdes 13/11/2023minha estante
Tb foi meu preferido do ano o Água Fresca e estou iniciando o Três animada com a leitura, que este livro esteja no pódio desse ano tb

nay.gba 20/11/2023

Tão bom que devorei, comi com farinha
Profundo, sensível e emocionante em muitos sentidos.

Três foi o romance de verão que eu tanto procurei na leitura anterior que fiz e não gostei. Aqui, superou todas as expectativas e deixou gostinho de quero mais mesmo com quinhentas páginas. É a diferença de algo bem feito.

Assim como no Água Fresca para todas as Flores da mesma autora, o mistério e a investigação também são secundários. O que mais surpreende sem dúvidas é a evolução de Virginie com os Três. As camadas que estas relações vão criando com a tempo e como cada um lida através do seu ponto de vista é que carregam o romance.

Valerie Perrin tem o dom de criar personagens singulares e ao mesmo tempo tão comuns a cada um de nós. A narrativa trouxe o ritmo dos relacionamentos de modo natural e impermanente. Essa dinâmica que muitas vezes não conseguimos lidar, mas que faz parte e é inerente à vida.

Romance com personagens fortes, escrita incrível e muito bem amarrada que soube trazer o olhar até para o mais simples do cotidiano. Sempre há opções, sempre há escolhas. Leitura favoritada e recomendada.
Jú Moreira 21/11/2023minha estante
Linda a resenha! Eu também comi com farinha. Estou órfã, quero falar sobre o livro rs

nay.gba 21/11/2023minha estante
Tô assim também hahaha, vamos ser amigas

liaentrelivros 30/01/2024

Somos três ou nada. Três ou a solidão.
? para ouvir: ?La vie est belle? - Indochine

Esse livro tem tantas camadas que é difícil descrevê-lo. Vai muito além da amizade de Nina, Adrien e Étienne. Uma história cheia de dramas, erros e acertos, mas, principalmente, muita humanidade. É um livro dentro de um livro, dentro de um livro. Sério!

A gente se depara com a infância de um trio de amigos, sempre vistos assim; Nina no meio, Adrien à direita, Étienne à esquerda. Eles buscam uns nos outros o equilíbrio que falta em suas relações famíliares e é muito bonito ver como a amizade deles florece em meio a tantas dores e abandonos.

Dos três, Étienne é o mais rebelde, Adrien o mais influenciável, Nina a mais sensível. Mesmo crescendo com suas diferenças, seus segredos e episódios que encerram o que chamamos de inocência, a união deles é daquelas difíceis de acreditar que um dia acabará. Até que acaba.

O livro narra esse antes e depois, aos poucos a gente vai sendo tomado por vários mistérios que eles escondem e tenta descobrir o que aconteceu com aqueles Três, ora felizes nas praias de Sant-Rafaël, cheios de sonhos e inseparáveis, ora totalmente desconhecidos. O e-book dá mais de 650 páginas e eu poderia dizer que não deixou faltar nada, entregou tudo! Um dos livros mais lindos que já li!

?????

"Nina recorda o que Adrien e ela costumavam dizer: 'Quando a vida leva algo embora, ela dá algo em troca.' Mas às vezes a vida erra. Redistribui as cartas de forma desonesta. Às vezes a vida mente, nos engana." ??
Fabio 05/02/2024minha estante
Uma bela resenha, Lia!???
Parabéns!???

lau 16/02/2024

Universo infinito
Finalizo esse livro em PRANTOS!!!
Demorei para pegar o ritmo da leitura, mas não consegui parar de ler no final. Que história poderosa, PELO AMOR DE DEUS!

ESSE FINAL!!!!!!! EU PRECISO DE EXPLICAÇÕES DO ETIENNE ?????

Eu amei esse livro!!!!
Any 20/02/2024minha estante
Eu tambémmmmm, fiquei ?uai, não prestei atenção direito ou acabou mesmo? o que aconteceu com o Etienne

DêlaMartins 11/02/2024

Amizade, sensibilidade
Estava curiosa para ler este livro e, ao mesmo tempo preocupada em não gostar tanto dele quanto gostei de “Água fresca para as flores” da mesma autora. Adorei a leitura e Valérie Perrin já é uma das minhas preferidas. Ela escreve com muita sensibilidade sobre três amigos (Nina, Adrien, Étienne) que são muito unidos desde que se conheceram quando tinham 9 / 10 anos. Passaram juntos a infância e adolescência, sempre muito unidos, teoricamente sem segredos entre si, sempre tendo como certa a decisão de sair juntos da pequena cidade em que vivem na França. Durante todo o convívio, são leais e têm um pacto de nunca se separar. Mas, eles cresceram. Com 18 anos as coisas mudaram, fatalidades aconteceram, novas pessoas entraram nas vidas deles e eles se separaram, mesmo sentindo muita falta da amizade que tiveram. Alguns (poucos) reencontros nada bons e algumas decepções acontecem durante o período de separação, até que, depois de anos (20) sem relacionamento próximo, novos fatos acontecem e eles se reencontram, revelando segredos escondidos, compartilhando dores vividas.
A história alterna-se entre passado e presente, contada por um narrador neutro e alguns capítulos, por Virginie, que fez parte desse passado de amizade deles também. Bullying, abuso, homossexualidade, luto, injustiças, tristeza, fazem parte da história, contada com muita sensibilidade, marca registrada da autora. Mistérios de fundo ajudam o livro a ficar mais interessante.
Curti o livro todo, sem senões. Entrei na história dos três amigos, dei razão a um, depois a outro (difícil tomar partido!). Crescer dói, separa, força a todos a buscarem por alternativas. Lindo demais. Recomendo.
Débora 13/02/2024minha estante
Que resenha linda e sensível, Ângela! Perfeita para esse livro! Amei!??

Mariana 26/01/2024

Delicado e intenso
Não há muito o que dizer da leitura, na verdade. Os personagens crescem e passam pelas diversas adversidades da vida bem diante dos nossos olhos, senti cada fase intensamente, parecia que eu estava lá, parecia que eu segurava suas mãos e caminhava junto a eles, senti que as mais de 500 páginas voaram diante dos meus olhos, vivi uma vida toda em poucos dias. Sorri, me irritei, me estressei, quase chorei e comemorei com os três amigos, espero que todos que lerem essa obra possam viver a mesma experiência
beaakemi 26/01/2024minha estante
Que demais, fiquei com vontade de ler!

AngelaS.DiasNagami 09/03/2024

Muito bom!
Definitivamente, estou pronta pra ler até as listas de compra da autora. É incrível como ela consegue nos fascinar, prender e refletir através das suas palavras.

Água Frescas ainda é melhor que este, mas, a história de Três não fica tão atrás.

O livro entrega MUITA amizade, amor, amadurecimento, decepções, muitas decepções, escolhas, acertos, muitos erros, desencontros e recomeços.

Toda atmosfera de um suspense, permeado de muito drama e um coming of age de respeito, Três foi até agora, minha melhor leitura do ano.
CPF1964 17/03/2024minha estante
Adiei a leitura deste livro. Muito Obrigado pela resenha, Angela.

Mariana_ 09/12/2023

Três
Algumas coisas me surpreenderam, outras eram esperadas. Alguns fatos é bom deixar para quem for ler se surpreender... acho que queria só algo mais "fechado", "definitivo". Recomendo!!!
Carmine.Antes 10/12/2023minha estante
Concordo, não gostei do final aberto. Mais de 500 págs e parece que a autora ?correu? com a história no final?mas valeu a leitura.

camila1308 12/12/2023

Simplesmente perdi o prazo de entrega de atividades importantes da faculdade pq não conseguia desgrudar deste! uma leitura ué me prendeu desde o início.
camila1308 30/12/2023minha estante
que*

Natacha com CH 05/01/2024

Uma braço de despedida
Foi a primeira vez que abracei um livro (literalmente) depois que terminei de ler. Eu precisava me despedir dele, não queria ter terminado essa leitura. Passaria a vida relendo "Três", se pudesse apagar ele da minha memória e começar do zero.
Desde "Água Fresca para as Flores" eu queria conhecer mais obras da Valérie e "Três" foi a escolha perfeita. Visceral, impactante e emocionante. Cheguei em um momento da leitura em que eu me sentia tão parte da história, tão próxima dos Três que, quando não estava lendo, parecia que estava sendo excluída de algo, como se eu fosse perder partes importantes da vida daqueles personagens que já eram tão parte da minha vida.
As pessoas não gostam de comparar esses dois livros da autora - e eles realmente não têm muito em comum em suas histórias - mas é impossível não se prender aos dois livros. A escrita da Valérie nos hipnotiza. Todos deveriam ler essa obra de arte. Ansiosa pelo próximo!
Natacha com CH 06/01/2024minha estante
Um abraço*, corretor insuportável ??