Três

Três Valérie Perrin

Resenhas - Três

Sheila Almendros 04/05/2024

Um livro memorável
Este é um dos meus livros prediletos do ano, e posso afirmar que enquanto você ler as mais de 500 páginas deste livro, você sequer sentirá o tempo passar - além dos capítulos curtos serem um acelerador de leitura, a narrativa te prende tanto, a história é tão envolvente que facilmente se torna um livro devorável.

Uma coisa que me surpreendeu muitíssimo foi como a autora foi extremamente meticulosa para criar seus personagens, sejam centrais ou coadjuvantes. Nenhuma ponta fica solta. Quanto aos protagonistas, que são 3, em nenhum momento a história pende para um deles, como normalmente acontece - o livro mostra a importante do trio com o mesmo equilíbrio, e cada um ali cumpre muito bem o seu papel:

Adrian é um personagem que representa afinco todas as pessoas reais que não falam sobre si porque não encontram espaço em meio à uma multidão que só olha pra si mesma. Se houvesse em algum momento essa brecha, certamente ele teria se encontrado mais rapidamente diante de tantas questões que o cerca.

Nina é uma garota melancólica que sonha com o amor por nunca ter se sentido verdadeiramente amada, e não se dá conta que seu sonho é sua própria armadilha. A ausência materna faz com que ela se sente não pertencente a lugar algum.

Etiénne é o garoto que só queria dar orgulho ao pai, mas que sente que fracassou diante de todas as suas tentativas. Ou o que ele acreditava ser tentativas. Mas de todos era o mais paternalista.

E assim a autora nos leva a um emaranhado de acontecimentos, que em nenhum momento fica confuso ou cansativo. Acompanhamos o crescimento se 3 personagens tão distintos, mas se completam tal qual uma familia que tivemos a oportunidade de escolher. E mesmo que os acontecimentos da vida tenha separado o trio em algum momento, a história nos mostra que a cumplicidade nunca morre, não importa o que aconteça.

Apaixonados pela saga Napolitana, de Elena Ferrante, vão se apaixonar também por essa historia de Valerie Perrin

Onlybeaalone 06/02/2024

Três é uma história magnífica, com o núcleo principal concentrado na amizade, abordando também a individualidade de cada um e aprofundando as camadas das histórias ao redor.

Foi uma leitura marcante, com diversas reviravoltas que deixaram o livro eletrizante.

caminoskoob 18/04/2024

"Somos três ou nada. Três ou a solidão."
Muito a dizer sobre esse aqui rsrs. A escrita é daquelas que fazem eu querer engolir o livro numa noite só, mas ao mesmo tempo me forcei a ler devagar pra aproveitar cada detalhe. Me apeguei aos personagens que são reais demais, a escrita é de uma delicadeza que me encantou muito. O plot que acontece estava muito longe do que eu poderia imaginar e quando aconteceu eu fechei o livro em choque por uns 5 minutos. A história toca em temas como: abandono, luto, relacionamento abusivo, abuso psicológico e principalmente, de uma forma bonita demais, AMIZADE.
Natacha com CH 19/04/2024minha estante
Eu amei esse livro! Amo demais a escrita da Valerie, que faz a gente se apegar aos personagens e sentir como se fossemos da família.

lee.scarvalho 13/04/2024

Escrita impecável! É simplesmente impossível não se apaixonar e não se importar com estes personagens. É tão íntimo que é quase como se tornar um personagem junto com eles. Mescla perfeitamente a curiosidade e o cotidiano, a violência e o amor, a solidão e a partilha. Recomendo muito!

gevicente 28/02/2024

Esse livro foi uma surpresa boa. Adorei a relação de amizades dos três e como tudo se desenvolveu ao longo da história. Mas o ponto alto foi a revelação do plot de um personagem que eu realmente não esperava e sua relação com seu par romântico, muito lindo e delicado.

Joyce 29/02/2024

Que livro maravilhoso, incrível, lindo, lindo, lindo!!!! eu amei, muito envolvente, fluido, personagens fantásticos e até o plot que me pegou de surpresa no meio/final do livro. como eu amei os personagens principais, cada um com seu jeito e personalidade e msm assim muito queridos, louisie, marie-laure, josephine e valentin só fizeram a história ser ainda melhor! só não dei 5 estrelas pq os últimos capítulos não me deixaram naquela nuvem eterna de amores em relação ao livro, mas estão bem longe de serem ruins, enfim, adorei

Danilo578 04/03/2024

Morno, sem plot twist de impacto, pensei abandonar várias vezes e chegou uma hora que me perdi na linha cronológica do enredo, mas ele termina redondinho, sem pontas soltas

Janine 30/04/2024

Sinopse engana
Quando vi a sinopse do livro me interessei achando que era um mistério, talvez meio policial. Mas lá por volta de 30% percebi que não seria assim e tive que realinhar minhas expectativas. A partir daí, acabei me envolvendo na história dos três e curti bastante a leitura.

ncamilafreitas 10/03/2024

?eram três, ou nada.?
Terminei esse livro faz quase um mês e ainda não tinha feito a resenha porque é simplesmente difícil explicar a magnitude dessa história.

desde que terminei, não há uma semana que eu não pense pelo menos 1x nesse livro. uma história que te prende de início ao fim e com um plot TÃO tão TÃO (!!!!) bom que me deixou surpresa e de boca aberta.

uma história que mostra o início e a separação da amizade de um trio, que vai se desenrolando de uma forma que é como se eu tivesse conhecido os personagens, tivesse feito parte da vida deles e os visse na minha frente.

os capítulos transitam entre passado e futuro, desvendando os mistérios da vida desses três personagens e como eles acabaram de amigos inseparáveis a três pessoas que não mantém mais contato.

é um dos melhores livros que já li na minha vida inteira. a escrita é maravilhosa e com certeza marca quem lê de uma forma única.

Lo 11/03/2024

Esperava mais (?)
Acredito que por ter lido ?Água fresca para as flores? criei grandes expectativas e acabei um pouco decepcionada. Achei esse livro bem diferente, não trouxe o clima de aconchego e o desenvolver calmo que tinha no outro.
Além disso, achei que a história teve muitos pontos e acabou que nenhum deles se destacou, ademais, o final ficou muito corrido. Por fim, é uma história legal de acompanhar e possui alguns mistérios que nos mantém presos ao livro.

Julia.Nevado 25/04/2024

Começo lento, chega a ser maçante, mas vale a pena.
Como em ?água fresca para as flores?, a autora causa impacto, reflexões e dor.

Camila 17/03/2024

Três
Alguns autores se valem de fórmulas em suas obras. E está tudo bem. Livros não são piores por isso, ao contrário, apenas reforçam que determinadas fórmulas dão certo.
Ao me deparar com o mais novo livro de Valérie Perrin no final do ano passado, não podia deixar de levá-lo. Valérie me arrebatou em 2022 com o seu Água Fresca para Flores. E nesse ponto, talvez, as fórmulas sejam problemáticas. Me tornei uma leitora ?preparada?, especialmente porque a própria contra capa do livro dá conta de ingredientes presentes em Água Fresca. A cada capítulo, ainda no inicio, eu buscava aquele elemento supresa e, rapidamente, encontrei. Três não é um livro pior, acho que, em muitos aspectos a riqueza de detalhes de cada um de seus personagens confere ainda mais maturidade à escrita de Valérie. É para ser saboreado com calma. Mais uma vez pude passear pela França, desta vez com Étienne, Nina, Adrien e Virginie. Valérie é mestra em narrar de forma tão poética as mazelas e alegrias de uma vida. Nenhum dos personagens é perfeito. A história dos personagens é permeada de temas sensíveis como: relacionamentos abusivos, sexualidade, misoginia, bullying e preconceito. A leitura flui e 528 páginas depois você já sente saudades. Obrigada, Valérie, mais uma vez. Em tempo, parabéns à Intrínseca pela maravilhosa capa. A edição brasileira é muito superior às outras.

??-
?Três amigos unidos pelo destino. Nada parece ser capaz de arruinar essa amizade. Exceto a vida.?

Julia Romão 19/03/2024

No início achei a história enrolada e cansativa. Achava que era um drama e depois iniciou um "suspense" envolta de uma personagem e aí que foi o meu problema, pq eu já não ligava mais para Nina, Adrien e Étienne, eu só queria saber o que aconteceu com essa personagem.
Sobre o plot/revelação, lembro que passou rapidamente o que poderia ser, mas logo voltei a pensar sobre suspense.
Por fim, passei a gostar mais da história do meio para o final. O início não é ruim, mas cansativo e não muito empolgante, porém a escrita (e o "suspense") me fizeram continuar a ler.
Se eu não tivesse focado no "suspense " eu teria gostado mais... Mesmo não amando, eu super recomendo a leitura.

(Leitura: janeiro, fevereiro e março/ 2024)

Clarafsantos 20/03/2024

Não teria sido, se não fossem Três
Já no final do livro Nina diz ?amizades nunca são simples?, acho que essa frase exprime bem o sentimento desse livro.

Penso que poucos amores são tão bonitos quanto o da amizade. Nós nos apaixonamos por completos estranhos, que em algum momento passam a ser indispensáveis na nossa vida. Nesse livro, ver os três se apaixonarem é lindo, a autora nos faz crescer junto com suas histórias.

É incrível perceber como apesar da dor de Adrien, das escolhas de Nina e dos passados que perseguem Étienne, quando eles são Três, não dois, mas três, tudo simplesmente se encaixa.

A autora constrói três vidas completamente diferentes que se cruzam passando por vários temas complexos. Apesar do inicio ser um pouco lento demais, a leveza com que essa amizade vai crescendo junto com a história, faz o ?mistério? proposto pela sinopse até desnecessário. Por outro lado a vinda de Virginie é uma surpresa muito agradável.

Mesmo com tudo, quando eles são Três independente da idade, das circunstâncias, dos problemas, as coisas simplesmente parecem ser certas.