Eu, minha crush e minha irmã

Eu, minha crush e minha irmã Bia Crespo

Resenhas - Eu, minha crush e minha irmã

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Let 11/03/2024

Romance sáfico com namoro de mentira
Vamos começar pelos pontos positivos:

Eu amei a escrita da autora. É minha primeira leitura dela e eu consegui me envolver 100% com a história e com os personagens, mesmo sendo um livro curto. É uma escrita super leve e fluida.

Gostei da protagonista. A Antônia é uma mulher jovem que está naquela fase de ?primeiras vezes? depois de ter se entendido lésbica. Mas claro que isso vem com muitas inseguranças, principalmente quando você não se sente atraente ou bonita. O fato dela ter dificuldade de socializar e ainda ser virgem são pontos que achei muito interessantes na narrativa, já que justificam as inseguranças dela. Sinto que muitas garotas vão se identificar, principalmente as que estão tendo seus primeiros namoros e experiências com mulheres.

A relação da Tônia com a irmã (também lésbica) foi o que mais deu profundidade pro enredo, já que ela se sente uma sombra perto da Tamires, que é mega popular e desejada pelas mulheres. Me vi muito nessa comparação dela com a irmã, e a gente sabe o quanto isso pode afetar nossa visão de nós mesmas, nos fazer sentir inferiores. Pra mim isso foi o ponto alto do livro, principalmente com aquela conversa das duas no final.

É um romance com namoro falso, o que eu particularmente gosto. Tem algumas cenas da Antônia com a Júlia que são clichês do jeitinho que amamos. Inclusive, a Júlia é uma personagem bem interessante, principalmente quando ela vai se abrindo e mostrando quem ela é de verdade, fora de todo o plano maluco dela pra conquistar a Tamires.

Adorei a Camila. Para mim, ela foi um ponto alto do livro. Gostaria de ter tido mais cenas dela.

O que eu não gostei:

Eu curto namoro falso, mas não curti tanto nesse livro, justamente porque a Júlia está usando a Antônia para conseguir a irmã dela. Eu achei uma atitude mega tóxica e injustificável, e a Antônia ter aceitado isso também foi um ponto negativo para mim. Sei que ela é insegura e tinha suas próprias intenções nesse plano, mas é difícil passar pano para tudo que ela aceita (calada) nessa relação falsa. Eu, particularmente, não consegui perdoar a Júlia, nem mesmo no final do livro com aquela reviravolta (o que só piorou tudo, na minha opinião, porque deixou a situação ainda mais insensível por parte da Júlia).

Para mim, no final, houve uma falta de consistência nas atitudes da Antônia. Ela teve toda aquela conversa madura com a Júlia nas páginas finais, finalmente se impôs (o que eu amei), falou toda a verdade na cara da garota e se priorizou. Tudo isso para, algumas páginas depois (2, para ser mais exata), voltar atrás na decisão dela. Não teve nem tempo para desenvolver esse ?amadurecimento? da protagonista, e por isso acabei dando 3,5. Mas é uma visão pessoal minha com relação ao casal principal, um incômodo que eu não consegui deixar de lado para torcer por elas.
b.menezes18 25/04/2024minha estante
Sua resenha ficou incrível, eu comecei esse livro e já 80 páginas e já percebi isso, realmente esse fato ta me incomodando

gi! 02/11/2023

?E foi assim que entrei na maior roubada da minha vida?
?Eu, minha crush e minha irmã? é leve e divertido. O livro me prendeu do início ao fim e me surpreendeu também! Recomendo demais.

Cyd 31/12/2023

Maravilhoso
Acompanhamos da saga da Antonia tentendo conquistar a crush dela, enquanto a crush dela monta um plano para conquistar a irmã dela. Um caos sáfico, do jeito que a gente gosta.
A persona da Antonia, a "Euminha" é hilária, referência ao nosso eterno Paulo Gustavo.
Expõem temas como a autoestima, comparação, pressão familiar, tudo isso de uma forma bem leve. Muito bom!!!

Vitoria.Zurc 26/02/2024

Ótima leitura pra curar ressaca literária!
Comprei esse livro em promoção na amazon (ebook por 3,99). Pela resenha, esperava ser um romance safico bem adolescente mesmo, comédia romântica estilo anos 2000. E o livro é EXATAMENTE tudo que eu esperava (em alguns momentos até demais kkkk)!!

A história gira em torno de duas irmãs que são extremamente opostas. Ambas moram juntas e fazem faculdade - únicos pontos em comum kkkkk. Pela sinopse eu achei que a amizade das duas com a Júlia (crush) já existiria, porém elas conhecem a garota e se tornam amigas dela durante a narrativa.

É uma escrita leve, uma leitura rápida e fluida. Devorei o livro em 2 dias. O bom humor da Antônia e até seus momentos de melancolia e autopiedade são ótimos. Foi gostoso ver a construção da personagem e como ela amadureceu da primeira página à última. A contrução das personagens secundárias e dos ambientes é muito boa também, para uma história curtinha achei sensacional tudo isso.

Para mim o que pecou foi o final. Parece que deixaram tudo para última hora, simplesmente aconteceu tudo de uma vez e muito rápido. A construção da história toda também me fez acreditar num final diferente, mais altruísta.

No mais, achei um livro sensacional e muito bom pra quem está em ressaca literária!

Liv 12/09/2023

Faz muito tempo que um livro não me envolve desse jeito. Leve, fofo e muito brasileiro, eu não sabia que eu precisava desse livro até ler ele. Me vi muito na personagem principal e adorei a escrita e a história. Recomendaria esse livro pra todos porque eu realmente gostei muito!

luciopm 21/01/2024

Tônia é uma ótima protagonista
Talvez o final tenha sido um pouco diferente do que esperava, mas não há dúvidas que o livro me prendeu muito.

A narrativa é divertida, as discussões com Dona Eumínia, as dúvidas e inseguranças da personagem funcionaram muito bem! Certamente, você já deve ter conhecido uma Julia pelo caminho da vida.

Ana 18/02/2024

Esse é o problema das expectativas
Eu quis ler esse livro desde o momento que ele foi lançado, esperei, esperei e comprei por um bom preço.

Devorei no mesmo dia e por fim, fiquei decepcionada.

Odeio livro com mentiras, principalmente quando essas mentiras envolvem pessoas próximas que você diz amar.

Não gostei da Júlia em nenhum momento e acho *o fim da picada* o fato de ela achar tudo aquilo ali normal.

Gosto da Tônia, da dona Euminia na cabeça dela e acho ela uma besta que não direito na hora de se meter nessa roubada.

Queria de verdade ter gostado mais.
Mas não deu.

É isso..

Flora 08/09/2023

O livro perfeito existe!
Eu amei a premissa do livro, mas realmente não esperava que ele iria me surpreender TANTO.

Tamires é a clássica lésbica que faz sucesso, uma mistura de Shane e Kirsten Stewart, mas com responsabilidade afetiva. Antonia é a garota insegura, que ainda não se descobriu totalmente
e está aprendendo a se colocar, se expressar. Júlia é uma garota que demonstra ser segura, mas esconde milhões de questões não resolvidas por trás.

Todas as reviravoltas e nuances das relações entre as personagens desse livro me envolveram e me encantaram. As referências à cultura pop, à vivências super reais que temos no meio LGBTQIA+? tudo foi absolutamente perfeito!

Bia Crespo escreve muito bem, constrói personagens bem elaborados e desenvolve uma narrativa como ninguém. Uma das melhores leituras de 2023.

Lari.lala.14 30/10/2023

Gostoso de se ler!
E um livro curtindo e muito gostoso de se ler, o envolvimento de todas as personagens, as angústias, os sentimentos, as provocações são maravilhosas.
Além que tem namoro falso, que é um dos meus tipos favoritos de leitura.

bruna 20/01/2024

Eu, minha crush e minha irmã
Leitura leve e rápida, um bom entretenimento. a narração da personagem me fisgou de cara e antônia foi o ponto alto do livro, com seu humor e suas questões. no entanto, no quesito romance, o livro deixou muito a desejar. o fake dating não me pegou e a julia (interesse amoroso) era meio que insuportável. apesar do desfecho ser obvio como um bom clichê, não gostei de como acabou, muitas merdas feitas para poucas desculpas. infelizmente, esperava bem mais do livro.

Guilherme.Ribeiro 25/01/2024

Não funcionou para mim
Quando eu vi tantas pessoas elogiando essa comédia romântica com fake dating, sáfica e nacional, fiquei muito empolgado para ler, mas acabou que não senti muito a parte da comédia... nem do romance. Eu ri por volta das 50 primeiras páginas do livro, e depois... não mais, e a Júlia não me conquistou (diferente da Antônia, que é muuuito real e genuína)

É um enredo clichê que a gente amaaa, mas eu senti que a história ficou em uma flat line de "uma hora fico com ela, depois com ela, e aí volto pra ela" que não senti versatilidade do enredo e perdeu a emoção.

Os pontos levantados, porém, são muito importantes: autoaceitação, liberdade, o despertar sexual, a diferença entre irmãos, o valorizar família, seja a que encontramos ou a que nascemos, e a positividade dos corpos mais diversos me fizeram dar as 2 estrelas, especialmente pela escrita da Bia, que consegue ser fluida e rápida.

@emcadacapa 03/10/2023

Leve e muito divertido!
O que poderia dar errado quando a sua crush, quer namorar de mentira com você para causar ciúmes na sua irmã, que é quem ela quer ter um relacionamento de verdade?..

?Ela fingia que estávamos juntos com tanta naturalidade que às vezes eu mesma esquecia que tudo era encenação.?

Como eu adorei essa história...
O modo como a trama vai crescendo, amadurecendo junto com a Antônia, se tornando bem maior do que apenas o relacionamento de mentira dela com Júlia. Temos aqui um pouco de drama entre irmãs, amizades, ambiente universitário e ótimos momentos descontraídos.

Falando em momentos descontraídos, eu AMEI os diálogos de Antônia com a sua Dona Hermínia imaginária, apelidada de Dona Eumínia, simplesmente as melhores e mais divertidas interações.

?Júlia se mexeu na cama, começando a despertar. Olhei com urgência para Dona Eumínia.
? Shhh! Ela tá acordando.
? Você sabe que ela não me ouve, né? Eu moro na sua cabeça.?

A história caminha de um jeito onde achamos que sabemos exatamente onde tudo vai dar, mas logo vão surgindo personagens e situações que mexem com a estrutura da protagonista. Bia Crespo consegue entregar um ótimo clichê e sem parecer algo batido... a escrita e a fluidez é altamente imersiva, divertida e dá aquele quentinho no coração que todo leitor ama.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6