Antes que o café esfrie

Antes que o café esfrie Toshikazu Kawaguchi

Resenhas - Antes que o café esfrie 2

M. Lima 26/08/2023

Resenha: Antes que o café esfrie 2
Nessa sequência de eventos, conhecemos mais 4 histórias de viagem no tempo, no café funiculí funiculá: melhor amigo, mãe e filho, os namorados e o casal.
Igualmente no primeiro volume, cada história é de todo uma grande emoção, acompanhar cada motivo, cada destino, interesses, etc. Creio que a maioria dos casos traz uma importante lição: que deve-se sempre tentar ao máximo ser feliz. Apesar das perdas, apesar da ausência permanente de quem nos era tão caro, devemos seguir em frente. A vida é preciosa demais para não tomarmos o café, antes que esfrie.

ninahelbig 23/05/2024

Gostei desse mais do que o primeiro, o que diz muito porque amei o primeiro. como de costume da série antes que o café esfrie temos mais história de cortar o coração mas que no final te dão esperança e emocionam. recomendo muito!!

tatisilvabarros 25/09/2023

Ainda melhor do que o primeiro!
Sem palavras para descrever o quanto esse livro é maravilhoso.
Estava ansiosa para ler essa continuação, pois o volume 1 tinha deixado um grande mistério que finalmente foi desvendado: "Quem era a mulher de vestido?"
Amo livros com essa temática de viagens no tempo, e com Antes que o café esfrie 2, não foi diferente: cada história e cada personagem, me cativaram por completo. Foi muito bom conhecer novos personagens e rever outros, e saber que todos tiveram o seu final feliz. E por falar no final, o final foi lindo e emocionante.
E como diria a Miki: Moi recomendo esse livro!

Queila 14/07/2023

Nesse segundo livro, vemos mais detalhes interessantes sobre a vida no café. O palco deste cenário é muito leve, intrigante e muito bom de ler.

Leila 30/07/2023

Ser feliz é uma escolha
É o segundo livro dessa viagem no tempo e conta quatro histórias diferentes. Melhor amigo, mãe e filho, namorados e o casal. Três são viagens ao passado e uma delas ao futuro. Nesse pequeno café é possível viajar no tempo, mas tem algumas regras, é preciso tomar o café antes que ele esfrie, nada do que acontecer mudará o presente, somente uma cadeira permite a viagem e a pessoa não poderá se levantar. São histórias emocionantes, de pessoas que se arrependeram de não fazer algo enquanto podiam e por isso precisaram fazer essa viagem.

A principal lição deste livro é "permita-se ser feliz"!

Thaí 15/11/2023

Quero caféééé
De volta ao café Funiculì Funiculà.
Se fosse possível viajar no tempo,
quem você gostaria de encontrar?

Muito bom, já tinha gostado do primeiro, e agora quero o terceiro!!!

As estações se sucedem.
A vida, também ela, passa por invernos rigorosos.
Porém, sempre depois de um inverno, vem a primavera.

Camila Ramos 05/05/2024

Aquela leitura muito reconfortante
Eu amei o primeiro livro. E sabia que estava na hora de adentrar novamente nesse café. É deliciosa a leitura, a narrativa. Eu consigo sentir o cheiro do café, vejo a fumacinha subindo da xícara e me sinto no ambiente. É muito doido r uma sensação gostosa. Fora toda a curiosidade para saber a história dessas pessoas aqui. Se fosse um tempo atrás, eu nem teria dado uma chance para essa leitura. Pensaria logo que não era pra mim. Mas gente, eu amo. O primeiro livro me ganhou. Todas as histórias me prendem, por mais rapidinhas que sejam, consigo acompanhar aquele personagem e suas dores ou situações e dilemas. Sem contar, já me repetindo, que a ambientação é deliciosa. O cheirinho de café, o sentimento... Tudo. É meu tipo de leitura favorita do momento. ???

Di ð 04/09/2023

Perfeito
Ainda melhor que o primeiro livro Antes que o café esfrie 2 traz uma história mais emocionante que a outra , sentimos na pele o que cada um que volta ao passado ou decide se arriscar no futuro sente ao decidir fazer a viagem e também o aprendizado que eles trazem só retornar , acredito que a maior lição do livro é nos mostrar que a gente sente "supõe" muito o que o os outros querem sem perguntar, sem conversar quando na realidade deveríamos abrir nossos corações e falar o que for necessário no momento que sabemos que eh preciso. Não devemos aguardar por A,B ou C circunstâncias para entregar algo ou fazer algo , pois a vida não espera e na nossa realidade não temos um café destes para nos ajudar ...

Nayara 18/02/2024

SE FOSSE POSSÍVEL VIAJAR NO TEMPO, QUEM VOCÊ GOSTARIA DE ENCONTRAR?

Mais uma vez "Antes que o café esfrie 2" vem para nos ensinar a refletir, a ponderar sobre os temas abordados na escrita do autor e nos emocionar muito com suas lições de vida.

"O coração das pessoas é algo realmente bem difícil de compreender. Enquanto estamos aflitos com os nossos próprios problemas, podemos até mesmo não prestar atenção aos sentimentos daqueles que nos são caros."

Joicereja 10/12/2023

Quem Você Gostaria de Reencontrar?
Sequência do primeiro livro de mesmo nome. Separado em quatro partes. O primeiro volume me deixou com dúvidas se eu lia esse ou não, mas por ser curto e fácil de entender, li numa tacada só (de novo), antes do café esfriar KKKK.

É aquele tipo de leitura reconfortante, que foi escolhida pra evitar a ressaca literária que venho sofrendo. Além de tratar do tema de viagem no tempo, agora tanto para o passado quanto para o futuro, ele também esclarece tópicos da vida de alguns personagens que apareceram no primeiro volume.

Mais uma vez me confundi no início com alguns nomes. A repetição das regras também me cansou um pouco, mesmo o livro sendo curto. Mas achei melhor do que o primeiro.

Me flagrei chorando novamente com o remorso dos personagens, eles demonstram o quão arrependido é o ser humano.

Querendo ou não ele nos traz reflexões de vida, e uma delas com certeza é sobre viver no presente, aprender com o passado, para melhorar nosso futuro. Li pelo Skeelo em 4 horas.

Deixarei nos comentários uma dúvida/teoria que contém spoiler!!!
Joicereja 10/12/2023minha estante
Kimiko foi morta no pescoço, bem após receber o colar de Kiyoshi... Será coincidência, ou se ele não tivesse voltado ao passado para lhe entregar o presente, ela ainda estaria viva?? ?

atraseinaleitura 02/12/2023

Você conhece as regras...
Um novo livro com alguns personagens antigos, lembranças de clientes que já estiveram no café e novos para conhecer.

Histórias emocionantes, muitas vezes engraçadas mas no fim sempre acabamos com lágrimas nos olhos.

Mal posso esperar pelo terceiro.

Luccal1 16/09/2023

Nunca sofri com a morte de ninguém ate hoje (amem) mas esse livro com certeza vai ficar na minha cabeça pra experiências futuras. Mesmo com a viagem no tempo o foco aqui é realmente entender o luto, a não alteração do tempo garante isso. Assim, se a pessoa que se foi te amava, ao se encontrar pessoalmente com ela vai ser uma reafirmação desse amor. O luto existe como memoria da pessoa, mas ninguém que te amou de verdade ia te querer mal. Ao ser feliz depois da morte de alguém que vc amava vc reafirma, ressignifica, e a sua vida, sua felicidade vira uma celebração da pessoa que se foi.

addies 28/07/2023

Uma segunda xícara é tão boa quanto a primeira.
Eu acho que entre esse segundo e o primeiro, eu gostei mais desse aqui. Consegui me conectar, sentir empatia e ficar tão triste o quanto pela situação dos personagens.

As minhas histórias favoritas dentre os que foram contados foram Os Namorados e O Casal, sem sombra de dúvidas. Fiquei tão acolhida e emocionada quanto qualquer outro que já tenha lido desde que me entendo por gente.

Antes Que o Café Esfrie #2 é tão bom quando o primeiro e com certeza merece o amor e carinho que recebe e nele guarda.

Façam a leitura e bebam o
café antes que ele esfrie.
Julya 28/07/2023minha estante
N sabia q tinha o dois?

addies 28/07/2023minha estante
que eu saiba tem até o 4!! mas em português que eu tenha visto só o 1 e o 2.

Bruna Moraes 06/01/2024

Antes que o café esfrie #2 - Toshikazu Kawaguchi
Alguns anos se passaram desde o falecimento de Kei Tokita, que apesar de seu frágil coração conseguiu dar à luz a Miki Tokita, agora com seis anos, que estava sob os cuidados do pai, Nagare Tokita, e Kazu Tokita, sua tia. O café Funiculí Finuculá continuava atraindo pessoas de várias parte do Japão, com as suas mais variadas motivações para voltar ao tempo.

No entanto, as regras não eram somente para a viagem, mas também para quem exercia a função de servir o café, sendo possível assim descobrir um pouco mais sobre os funcionários e suas respectivas vidas. Para embarcar nessa aventura bastava esperar a mulher de vestido levantar e não deixar o café esfriar.

O volume dois do livro segue a mesma proposta original do primeiro livro, dividido em quatro capítulos que tratam dos personagens que querem viajar no tempo. No capítulo I: melhor amigo, conta sobre Gotaro, que criou a filha de seu melhor amigo, após o seu falecimento, como se fosse sua própria. Em um dos momento mais difíceis de sua vida, o seu melhor amigo ofereceu apoio e emprego, mas nunca tivera coragem de falar sobre isso com a filha, no entanto, a mentira o estava consumindo. Desejava voltar para o dia que reencontrou seu amigo no café e gravar um vídeo para que ele pudesse falar com a própria filha, mesmo que virtualmente.

No capítulo II: mãe e filho, fala sobre Kinuyo e seu filho, Yukio. Durante o período que a mãe estava internada, Yukio não sabia de seu estado de saúde e morava em Kyoto, onde estudava e trabalhava para alcançar seu sonho de ser ceramista. No entanto, após a notícia do falecimento da mãe, ele não havia comparecido ao velório, a irmã Kyoko se sentia culpada por não ter avisado sobre a saúde da mãe, mesmo tendo feito sob suas ordens. Yukio agora estava no café, em uma tentativa de reencontrar a mãe e contar que finalmente havia se tornado ceramista, para deixa-la orgulhosa, apesar de não ser completamente verdade.

No capítulo III: os namorados, conta a história de Katsuki Kurata, o qual não tem muito tempo de vida, mas que deseja viajar até o futuro para rever sua esposa e saber que está bem ou que encontrou alguém, que possa fazê-la feliz. Mas a reação de Asami Mori é diferente do que ele esperava, ela não está bem, não encontrou ninguém e ainda sofre com a sua partida, no entanto, ela precisa parecer forte e feliz na frente dele, e assim fez.

No capítulo IV: o casal, narra a história de Kiyoshi, um velho detetive que perdeu a esposa, em uma reação de assalto. Por essa razão nunca pode presenteá-la na forma que merecia, então com a ajuda de Kazu, escolhe um lindo colar e deseja entrega-la durante sua volta ao passado. Rever a esposa é como abrir feridas que estavam anestesiadas, se tivesse reduzido as horas de trabalho ou se tivesse faltado o trabalho naquele dia, mas tentar mudar o passado não muda o que aconteceu.

As histórias dos personagens, apesar de serem únicas, estão interligadas, principalmente pelo sentimento de aflição e desespero que os motivam a viajar no tempo, mesmo sabendo que nada pode mudar. Além disso, outras informações nessa edição foram reveladas, como sobre a mulher de vestido ser a mãe de Kazu, que viajou no tempo para rever o marido e ficou presa, por ter deixado o café esfriar, nunca mais podendo retornar. Pouco se explicou sobre as motivações que a levaram a fazer a viagem, mas o sentimento de abandono foi vivenciado por Kazu. Todavia, nas últimas páginas, Kazu consegue perdoar sua mãe, o que a liberta e enfim consegue partir em paz, ocupando a cadeira agora um homem, provavelmente com questões inacabadas.

Inclusive, foi a primeira vez que sua vida recebeu um pouco mais de exposição, estava agora em um relacionamento e grávida, de uma menina, o que justificou a impossibilidade de servir o café, dando o lugar para Miki, que já completara a idade mínima de 6 anos. Apesar dos acontecimentos que essa família vivenciou, se mantiveram unidos e dispostos a servir o café pra quem necessitasse.

A narrativa é envolvente de tal maneira que te faz imaginar em qual situação seria possível viajar no tempo, mesmo que nada mudasse, mas pelo simples prazer de reencontrar a pessoa. Diferentemente do primeiro livro, que as histórias eram mais intensas e os personagens mais carismáticos, nessa edição as histórias ficaram um pouco confusas, principalmente pelos vários nomes diferentes dos personagens que se a semelhavam demais, e sem grandes emoções de fato. No entanto, um dos pontos altos foi a explicação sobre a mulher de vestido e Kazu, espero que na próxima edição mais sobre o café e a família seja revelado. Apesar de achar que nem todos os livros merecem uma continuação, acredito que esse precise, para que o volume dois seja superado.

“O coração das pessoas é algo realmente bem difícil de compreender. Enquanto estamos aflitos com os nossos próprios problemas, podemos até mesmo não prestar atenção aos sentimentos daqueles que nos são caros”.