Antes que o café esfrie

Antes que o café esfrie Toshikazu Kawaguchi

Resenhas - Antes que o café esfrie 2

vivic.png 12/09/2023

Muito melhor que o primeiro, este livro tem a profundidade que senti fata no primeiro, fiquei muito mais emocionada lendo este principalmente porque me entregou o que mais gostei no primeiro volume: desenvolvimento de personagens. muito bom mesmo.

A.Maia 17/11/2023

Antes que o café esfrie #2
Seguindo o mesmo estilo do primeiro livro, aqui há novas histórias de pessoas visitando a famosa cafeteria a qual permite o encontro com alguém no passado. Conta novamente com quatro histórias se interligando, mas cada uma com um foco diferente. Ainda, revemos os donos do café e o que se seguiu após o fim do primeiro volume.

Nesta continuação é visível o quanto as visitas ao passado, do primeiro volume, tiveram impacto na vida das pessoas. Mesmo não sendo possível mudar o passado, destaca que é possível melhorar o presente, percebendo a vida de uma maneira totalmente diferente!

A narrativa é emocionante, em minha opinião, principalmente para quem perdeu alguém importante. Algumas histórias mexem mais com seu leitor, e dá vontade de conhecer a cafeteria! A leitura é fácil e rápida, é possível ler em apenas um dia, transporta para dentro de suas páginas, onde o mundo parece dar uma pausa.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

AngelaS.DiasNagami 06/08/2023

Melhor que o 1
Nesse eu me emocionei do início ao fim? socorro! Cada história, cada motivo de viagem, cada ação pré e pós café, reverberam em reflexões sobre a vida.
Entendo quem ache o livro ?repetitivo? em descrições, mas, eu super relevo por saber que ele vem de um formato de peça e nas cenas, em teatro, pra mim faz sentido ter tais repetições a todo momento.

Gostei muito muito muito!
Quero todos já

venet 23/03/2024

Um livro pra refletir
Fiquei pensando durante a leitura que nós temos que aproveitar as pessoas e os momentos hoje, pois infelizmente na vida real não temos o café Funiculì Finiculà para voltar ou avançar no tempo. Adorei o livro!

Marcelo.Pedroni 17/08/2023

Uma ótima continuação de um livro "xodó"
O volume 2 de antes que o café esfrie encerra alguns ciclos e inicia outros. Com isso arrisco dizer que no primeiro contato com ele, não me identifiquei tanto com as personagens. Foi preciso ir até a metade do livro para entender que este volume não era mais do mesmo e sim uma continuação para alguns ciclos serem encerrados de maneira muito digna e tocante.
Como tenho uma certa queda para este tipo de escrita, confesso que me tocou de forma mais impactante do que a uma pessoa que não se importa tanto, mas acho que o aspecto central da história que são os laços que construimos com as pessoas que estão presentes em nossas vidas e consequentemente os arrependimentos que carregamos como fardos durante anos, são realmente necessários que cobrem preços tão altos de auto comiseração? Será que talvez não fosse melhor aprender com as coisas e melhorarmos como pessoas, usar do arrependimento, da frustração, da culpa, para melhorar e viver de forma mais alegre possível, não seria uma forma de honrar a quem possamos ter ofendido?
Não sei se chega a ser um ikigai, mas creio que muitas coisas e sentidos que atribuí ao livro me levaram de volta a esse tema. Espero ansiosamente pelo próximo volume (:

Alis.Felipe 05/03/2024

Para ser feliz...
Por que você voltaria ao passado?
Por que esperaria naquele café até uma mulher se levantar de uma cadeira?
Por que se sentiria naquela cadeira?
Por que se encontraria com alguém?
Para ser feliz?
Para ser feliz.

Diferente do primeiro livro, esse trata especificamente de encontros com pessoas que já partiram. É curioso ler o detalhamento das situações em que se encontram os personagens, ansiosos, temerosos, desolados, desistentes, arrependidos...
Tantas formas como vê-los, e suas vidas são tão interessantes mesmo que pelo que é descrito que não é capaz de contar tudo o que pensam ou viveram. Antes que o Café esfrie é uma obra de arte! De sentimento e arte!

O fato de uma das regras ser que nada que faça ao voltar pode modificar o futuro, faz com que nós leitores nos questionemos "qual o intuito, então?", "de quê valerá?", mas cada linha que lemos nos responde essas perguntas, o próprio livro nos responde isso:
"Para tentar ser feliz!"

Porque voltar ao passado não se trata somente de modificar nossos erros ou impedir que alguém se vá, voltar ao passado nesse livro nos ensina que para encontrarmos paz não precisamos mudar o que já ocorreu. Apenas uma conversa é o suficiente.
Apenas ver mais uma vez ou se desculpar pelo próprio egoísmo ou falta de noção.
Para ser feliz, talvez seja necessário ouvir alguém simplesmente te dizer "eu te perdoo", "eu te amo", "vá viver!". Com essa leitura foi o que aprendi, não podemos impedir que alguém morra, mas não é por isso que devemos deixar de viver nossas vidas, o ponto que esse livro especificamente toca é que para tentar ser feliz talvez devamos apenas nos perdoar e permitir.
Pessoas vão, mas o amor fica.
Isso é o que nos dá paz.

Gabi Mercês 31/12/2023

Tão bom e comovente quanto o primeiro!! Adorei e super recomendo!! Uma ótima escolha para fechar meu ano e me fazer refletir

Larissa266 27/12/2023

Livro leve de ler.. muito bom . Que emociona ..Adoraria ter mais estórias para ler das viagem no tempo

Greice41 05/09/2023

Antes que o café esfrie 2
Este segundo livro segue a mesma ideia do primeiro, existe um café em Tóquio onde se pode viajar no tempo desde se sigam as regras, mas com tantas delas valeria mesmo a pena? E se sim pra quando você iria e por quê?
O livro trás emocionantes histórias que além de nos tocarem o coração também nos fazem refletir sobre escolhas que poderiam ter sido nossas, ou arrependimentos com os quais talvez já tenhamos cruzado na vida.

Daniaquarela 14/05/2024

Encontrando a felicidade
O primeiro livro já foi muito bonito, e esse conseguiu ser ainda mais emocionante. Todas as histórias principais me ensinaram muito, e tentei conter as lágrimas durante toda a leitura.
Por ser ficção muitos acabam ignorando o livro, porém a mensagem não poderia ser mais real e gostaria de explicar um pouco sobre minha interpretação e sobre a mensagem que o livro passa.
Durante a leitura, nos deparamos com diversas histórias e contextos diferentes, porém um sentimento em comum dos personagens seria o arrependimento, o pensamento de que não poderiam ser felizes após a perda daqueles que amavam. Porém a viagem no tempo traz uma nova perspectiva, uma nova forma de encarar o passado, libertando assim os viajantes da culpa.
Como aprendizado do livro: A felicidade está a nossa espera, e é nossa decisão buscá-la ou não. Mesmo sendo difícil, devemos procurar uma nova perspectiva, uma nova maneira de ver o passado e de honrar a memória dos que se foram??

Mayhara.Ferreira 09/09/2023

Gostei bastante do primeiro livro e quis ler o segundo. Mas sinceramente, acho que nem precisava dessa continuação, mesmo descobrindo quem era a mulher que sempre ficava na cadeira e sobre quem pode servir o café ou não. O segundo livro não teve o mesmo impacto ao ponto de me fazer refletir como o primeiro e não achei tão necessário.
Nesse é realmente o fechado e entrelaça com a do primeiro livro um história ou outro. Algo que poderia ter sido falado no primeiro mesmo.
Por fim, achei que nesse livro o café ESFRIOU e perdeu o graça.

Aninha 10/06/2023

Antes que o café esfrie 2
Depois de ler Antes que o café esfrie, li o volume 2 que também foi maravilhoso. Personagens marcantes com suas histórias lindas em que cada um não pode mudar seu destino mas pelo menos muda sua maneira de pensar, agir....lindo livro...recomendo ?

Michelle391 13/11/2023

Bom!
Segue o mesmo estilo do primeiro com mais 4 viagens no tempo, porém com algumas revelações sobre os personagens...

É um livro que leva a refletir sobre o presente.

Sra.Smith 20/01/2024

"Você tem o direito de ser feliz"
Esse livro poderia ser considerado uma leitura obrigatória. Achei ele melhor que o primeiro livro, talvez por ter compreendido muito melhor a mensagem que o autor queria passar. "Antes que o café esfrie 2" trás consigo novas histórias emocionantes, mas todos com a mesma mensagem: "você tem o direito de ser feliz", e que a vida pode sim querer te derrubar, mas você precisa se levantar. As vezes você pode se sentir culpado por algo, que nem foi culpa sua, mesmo assim se senti culpado pelo acontecimento, mas você precisa viver a sua felicidade. E que abdicar dela não serve de nada. Amei o livro!

Caroline 28/09/2023

Emocionante
Achei o segundo livro muito melhor do que o primeiro. São histórias emocionantes e bonitas com frases que te fazem refletir e pensar sobre a felicidade e as vezes em que deixamos de ser felizes.