O Peixe Mágico

O Peixe Mágico Trung Le Nguyen

Resenhas - O Peixe Mágico

Pudinnm 10/05/2024

Simplesmente encantador. Traços, história e personagens. Uma qualidade sem igual que cativou de forma lírica meu coração. Aborda temas necessários de maneira mágica. Amei cada instante!

laura solzinho 06/05/2024

Apaixonante
Desenho lindo lindo lindo.
amei as versões dos contos de fada de vários países. amei como todas as histórias conversavam com a ideia da mudança, da imigração.
muito lindo e especial. gosto tanto quando leio algo sobre uma vivência muito diferente da minha.
obrigada lele pelo presente! te amo
leleituras 06/05/2024minha estante
te amo xuxu !!!

Nathy @peculiareslivros 25/04/2024

Apaixonante demais!
Desde que a Galera Record anunciou que lançaria Graphic Novels eu já havia ficado curiosa, mas demorei até conseguir ler “O peixe mágico”, mas veio aí e claro que terminei apaixonada!

É uma Graphic que fala de família e as origens, pois os pais de Tiên são vietnamitas que foram para os Estados Unidos buscando uma vida melhor, mas ao mesmo tempo que há a diferença de idioma, existe também toda a questão cultural e a saudade que a mãe tem da família e de sua terra natal.

Achei lindo como o autor trouxe contos de fadas que a gente já conhece as versões europeias como as tradicionais Cinderela e A Pequena Sereia, mas da forma como são contadas no Vietnã. Eu já havia lido algumas versões diferentes, mas fiquei sinceramente encantada pela forma quase lírica que aqui foram colocadas. E, claro, os traços belíssimos das ilustrações ajudaram muito! Marquei várias cenas!

Então essa não é uma GN com romance, mas não deixa de falar do amor e da amizade, além da importância da comunicação para consigo e os outros. É simplesmente linda e de leitura muito fluida!

site: https://www.instagram.com/p/C2ASPYNLVVc/?img_index=1

Nath abacate 25/04/2024

Lindo
Eu amei tanto esse livro!!!
Peguei achando que ia ser mais um livro bobinho LGBTQ+ de romance e auto descoberta como heartstopper (ñ q seja ruim, tbm amo) mas me deparei realmente como o meme "THIS IS CINEMA"
O jeito que as histórias contadas se refletem na situação do protagonista e da mãe dele, as roupas e O FINAL
Eu chorei no final tanto.
Mas com toda certeza minha parte favorita foi a inspiração dos vestidos desenhados, o artista se inspirou em desfiles e colocou as referências e concept arts no livro .... tipo AAAAAA

Gabinho 28/03/2024

Muito fofo, não tem como não amar essa história, mostrando a realidade atraves de contos, muito lindo????

Rebeca1010 20/03/2024

O peixe mágico
SIMPLESMENTE PERFEITO!!!
As histórias são incríveis, o traço muito lindo chorei muito no final. Gostei muito da história da Alera, o jeito que a mãe do personagem principal usou a história pra falar que aceita ele do jeito que ele é e muito fofa!!??
Quem puder ler esse livro indico muito!!

soyumve 17/03/2024

Merecia mais
O peixe mágico fala sobre Tièn e seus pais, em especial sua mãe, que são imigrantes do Vietnã que estão vivendo nos EUA. Tièn é gay e quer contar para seus pais, mas não sabe como porque ele não sabe as palavras certas em vietnamita e sua mãe não entende muito bem o inglês. Eles se reúnem para contar contos de fadas uns para os outros, e nós conhecemos a versão vietnamita de "Cinderela".
Devo admitir que achei que a história poderia ser maior, achei que faltou desenvolvimento, o traço é muito bonito e é muito legal conhecer diferentes versões de contos de fadas, mas parece que faltou um pouco do desenvolvimento da história principal. Ele foca muito em contar a história da Cinderela e da Ariel e não fala muito sobre a família principal, sobre Tièn e sua mãe. O pai de Tièn quase não tem participação na história. Acho que devia ter mais desenvolvimento da história principal e não só dos contos de fadas.
Apesar disso, os contos de fada são muito bem contados, tanto pela narração quanto pelo desenho. É uma história que vale a pena, mas ainda sinto que está incompleta, que se concluiu rápido demais e algumas coisas foram deixadas de lado como se não fossem importantes, sendo que eram coisas que com certeza mexem muito com a cabeça de qualquer jovem LGBT+.
De todo modo, me diverti muito lendo a história, e ter lido ela antes de dormir me fez me sentir como se eu voltasse a ser a criança que assistia os filmes das princesas da disney quando ia dormir.

Gabizinha 29/02/2024

é uma HQ muito lindinha, que faz o coração ficar quentinho mesmo com tantos assuntos importantes sendo tratados (guerra, luto, descobertas, religião) vale muito a pena ler

alinemlrr 19/02/2024

Muito emocionante ?
Achei muito lindo, a forma que sao representados os contos de fadas dentro da historia, de como é mostrado o quanto as historias podem impactar nossa vida, toda a relacao entre o tien e a mae dele, os sentimentos da helen em relacao a imigracao, tudo nesse livro e lindissimo!!!

Mika 18/02/2024

Muito bem escrito e desenhado
É uma história sensível e muito bem executada
Gostei bastante e super recomendo

Morgana 16/02/2024

A história é uma história q tem outras histórias dentro e confesso que essas ?leituras? dentro do livro me atraíram mais que a história do protagonista. Mas mesmo assim eu gostei bastante da hq como um todo.

As historias fazem um paralelo com os dramas dos personagens e eu só queria que esses dramas fossem um pouquinho mais trabalhados.

As artes com certeza são a melhor parte, e acredito que se tivesse umas 50 paginas a mais a história seria perfeita.

O único ponto q me incomodou muito e quase me fez abandonar a leitura foi que eu li esse livro versão digital e mesmo sendo a versão oficial da editora a qualidade tava péssima. Já vi publicações independentes com qualidade mil vezes melhor.

Dani 30/01/2024

Sensível e belíssimo
O estilo artístico dessa HQ é simplesmente belíssimo, a riqueza nos detalhes em cada página vão des das cores dos painéis e até o design das roupas dos personagens.
Além disso as temáticas são abordadas de forma sensível e tocante, afinal é quase como uma biografia do autor.
Mais que recomendado.

Matheus656 29/01/2024

É belo, fantástico e MARavilhoso!
O Peixe Mágico é uma obra maravilhosa.

A história retrata questões da imigração através de Helen, mãe de Tiên, como saudades de casa e barreiras comunicativas. Tiên é norte-americano e a família se comunica misturando os idiomas. De certa forma, a mãe é bem mais conectada à língua materna e ele, ao inglês. Ambos sentem esse gap como uma parede invisível entre eles que os acaba impedindo de compartilhar várias coisas, inclusive Tiên sair do armário para os pais. Mas, é costume deles contarem histórias um para os outros todas as noites e esses contos acabam se tornando uma maneira deles se comunicarem.

Também visita as questões da sexualidade de Tiên, tanto na escola quanto em casa (visto que ele se sente inseguro de se abrir para os pais).

O livro apresenta um fluxo muito interessante e a gente consegue se situar muito bem pela paleta de cores dominante nos quadrinhos. O presente é relatado em tons avermelhados, o passado de Helen, em tons de amarelo e os contos, em tons de azul. A gente consegue associar os acontecimentos atuais com os contos conforme passam os dias.

Mas o melhor é que não são necessárias muitas palavras pra gente acompanhar e entender as personagens. Claro que, como leitores, temos uma visão geral dos acontecimentos e não conhecemos apenas um ponto de vista único. No entanto, o modo como os quadrinhos são construídos, as expressões das personagens, tudo consegue transmitir a mensagem de maneira tão eficiente e eficaz que a gente sente muita compaixão e empatia por todas elas.

Os contos são incríveis, com versões e adaptações interessantíssimas; a arte é muito bonita; e a narrativa é bem construída. A historia prende e a gente fica curioso pra saber o resto.

Quando chega no final é triste porque acaba. Por mim, poderia continuar pra sempre.

E eu amei que o autor explica depois cada inspiração, cada referência, confirmando que foi tudo muito bem pensado, planejado e estudado.

Simplesmente, amei!

Vitor 28/01/2024

Bem legal.
Eu esperava mais por que eu achei a sinopse quando eu li bem interessante, mas a história do livro gira mais em torno de um outra história que o porta está lendo do que na dele mesmo, mas é bem legal a experiência dessa hq.

Nayy 27/01/2024

De aquecer o coração
?- A história é assim? Não me lembro bem. ? Deve ser. São só histórias. Elas mudam quando precisam.?

Tiên é um menino norte-americano, mas que carrega a cultura vietnamita em seu sangue. Filho de pais refugiados da guerra do Vietnã nos Estados Unidos, Tiên e sua mãe tem a tradição de lerem contos de fadas juntos, que foi impulsionado com a vontade de deus pais aprenderem mais inglês, uma língua que, por ter crescido nos Estados Unidos, o filho dominava. Apesar de sua ligação, Tiên, com treze anos, tem receio de contar a sua mãe que é gay, por medo que algo na relação deles pudesse mudar. E é por meio das histórias que eles conseguem dialogar e poder enxergar a realidade deles contida em cada conto de fada apresentado no livro.

Há muito tempo esse livro ou melhor, essa Grafic Novel jazia no meu Kindle, por mais que não lembre o motivo de ter escolhido. Decidi ler após ver uma indicação e por acaso lembrar que tinha, e foi uma experiencia muito única. Assim como na história que eles leem os livros de noite, comecei a ler antes de dormir e foram necessárias somente duas noites. A forma um conto de fadas pode ser articulado para se encaixar a realidade que ele é contado é realmente mágico. Ainda me pergunto por que não li antes. Muito, muito, muito bom.

?Sereias não choram...afinal, qual o sentido de derramar lágrimas em um vasto oceano de sal??