O Peixe Mágico

O Peixe Mágico Trung Le Nguyen

Resenhas - O Peixe Mágico

Erika.Nonaka 13/07/2023

De uma sensibilidade?. ??
Auto descoberta, laços familiares, culturas distintas? como eu já morei no Vietnã me identifiquei de uma forma diferente também!

Debbiris 13/07/2023

HQ das boas
O reconto das histórias clássicas, a forma como é tratada a nacionalidade da mãe de Tien, que livro sentimental, lindo, acolhedor, sem palavras pra expressar o quanto essa HQ é boa

Wandrovski 09/07/2023

Coisa mais linda ??
Muito fofo achei muito lindinho e muito especial com certeza gostaria de ter o físico dessa fofura me apaixonei

jiangslore 02/07/2023

[4,5/5]
Resolvi ler "O Peixe Mágico" por impulso, e terminei a leitura muito surpresa e satisfeita! As ilustrações são lindas e, apesar do uso de cores ser simples, ele possibilita uma separação evidente entre o passado e o presente, e entre a realidade e as histórias. Ou seja, a simplicidade foi intencional e serve a um propósito muito importante na história.

Com relação ao enredo, é importante ressaltar que há duas histórias paralelas em "O Peixe Mágico": de um lado, há a história real do protagonista, sua mãe e seus antepassados; de outro, há os contos de fada que são narrados por alguns personagens. Na parte "real" da história, é evidente que a sexualidade e a ascendência dos personagens é algo importante, no entanto, eles não foram definidos com base nisso - na verdade, a impressão que tive é que a relação entre mãe e filho e a conexão que eles sentem com histórias foi um aspecto tão importante quanto os mencionados anteriormente.

Os contos de fada, embora de forma sutil, conectam-se lindamente com a história principal. Todos os contos apresentados envolvem relações familiares e o oceano, que é um tema importante para a família principal em razão da viagem, pelo mar, feita pelos pais do protagonista para fugir do Vietnã.

E é nessa relação entre os contos de fadas e a história principal que é possível ver as mensagens mais interessantes de "O Peixe Mágico": a ideia de que histórias conectam pessoas dos mais diversos lugares, o que é demonstrado pelo fato de que existem diferentes "versões" de contos famosos em diferentes lugares - e, já que tais histórias são feitas em conexão com determinada realidade e cultura, é possível mudá-las com o objetivo de demonstrar mensagens diferentes.

Por outro lado, "O Peixe Mágico" consiste em um pequeno fragmento da vida dos personagens principais e, embora isso tenha contribuído para a atmosfera do livro, fez com que eu ficasse com a sensação de que faltava algo na narrativa. Mesmo assim, achei o livro ótimo!

bookkey 01/07/2023

Essa HQ foi super gostosa de ler, apesar do toque de luto e separação. Sempre me dá um quentinho lembrar que existem pessoas pelo mundo que vão nos aceitar independente de qual letra da sigla a gente faça parte.

Melissa 20/06/2023

Necessário
Esse é sem dúvidas o livro mais necessário para pais e mães lerem. O quanto ele é puro e profundo, é incrível. A conexão entre a mãe e o filho, a compreensão, o amor. Gente, eu simplesmente amei. Não é uma história cheia de reviravoltas, focando a maior parte do tempo em nos apresentar os contos e fadas na versão vietnamita, que não minha opinião, são muito melhores. Mas apesar disso, consegue passar o que propõe, nos cativando a cada página, e trazendo aquele final com gostinho de quero mais. Perfeito.

lleleletínha 19/06/2023

Como é bonita a nossa forma de se comunicar e de expressar amor as pessoas que amamos. É muito interessante como podemos expressar nossos sentimentos através de tantas linguagens existentes, sejam elas orais, não verbais etc.
O tien e a mãe dele tem seus conflitos individuais, e eu gosto como a hq trabalhou isso e os problemas sociais com leveza. Eles se amam e mesmo sendo separados por duas línguas diferentes, não conseguindo falar tudo que sentem por terem uma língua materna diferente (é um grande conflito para o tien, pois ele não encontra as palavras certas em vietnamita para se assumir gay) eles se entendem e se comunicam melhor pelos contos de fadas. Muito lindo pensar que os contos de fadas são traduções intersemioticas, eles foram traduzidos durante anos para culturas e povos diferentes sem perder a essência do original, mas nem sabemos mais qual o original com tantas traduções e tradições encontradas em tantas versões, vemos isso com algumas historias que eles trazem como a cinderela e a pequena sereia. Eu amei a hq, a arte é muito linda, amei os personagens e a relação do tien com a mãe e eu realmente recomendaria para todos. Os contos de fadas (histórias em geral) não são apenas uma válvula de escape mas também um tesouro da comunicação e que bom que o tien e a mãe dele, a Helen (esqueci o nome dela em vietnamita,desculpa) tem isso na relação deles que é tão especial.

Marcos Toledo 18/06/2023

Eu amei. Achei muito fofo, gostei do tema, da forma que a história foi contada, das personagens, do contexto e dos traços.

Queria que fosse mais aprofundado algumas partes, mas ok. Pelo menos me deu o gostinho de ?quero mais? e não o de ?truncado?.

Adorei a abordagem da sensação de não lugar que a mãe sofre.

O filho inseguro quanto a assumir que é gay, o crush, a amizade, a relação bonita dele com os pais?

Aquece o coração.

Amanda.Figueiredo 17/06/2023

Um momento importante que foi negado
Fiz a meta de no mês de junho ler apenas livros com personagens lgbtqiap+ então comecei com essa HQ que sempre ouço falar.
Bom, foi uma leitura bem rápida e gostei.
Sobre os contos de fada mostrados dentro da hq achei legal o fato de mostrarem versões de outros países e achei mais legal ainda ele e a mãe dele usarem essa contação de história como uma forma de passarem tempo juntos e se comunicarem, acho muito importante pais e filhos terem pelo menos uma coisa que eles fazem juntos para se manterem próximos
Uma coisa que me deixou chateada não foi nem o fato de que o interesse amoroso do personagem principal fosse hétero, o que me deixou chateada msm foi a professora ter feito aquela exposição desnecessária, chamando padre e tudo mais, contando para a mãe dele sobre a sexualidade dele, sendo que era ele que devia contar e ele estava procurando a melhor maneira de fazer isso

Enfim, a HQ é boa, o traço é lindo eu recomendo muito

Guga 13/06/2023

Uma sereia não tem lágrimas, por isso, ela sofre mais.
Muito inteligente, a forma que o autor escolheu, pra contar essa história. O peixe mágico trata-se de um quadrinho, onde conhecemos Tién, um menino que não sabia como contar sua sexualidade para seus pais, em especial para sua mãe. Enquanto ele acha um jeito de contar, conhecemos histórias, conto de fadas e também vemos um pouco sobre um período de guerra. Livro perfeito.

Isadora 20/05/2023

O peixe mágico
Eu achei o final fofo, o livro em si acaba contando várias histórias e em alguns momentos acaba tendo muita informação ao mesmo tempo, mas é bom e rápido de ler

Larissa Tabosa 10/05/2023

Lindo lindo!
História linda demais!

Amei a forma delicada como foi tratada a sexualidade dele. Amei toda aceitação da mãe. Amei os contos dentro da história principal, em especial o último.

Que livro lindo! Uma excelente leitura! ??

Vanusa.Costa 10/05/2023

Era uma vez...
Tien e sua mãe tem todo um jeito de se comunicar. Encontrando nos contos de fadas a sua voz para expressar seus sentimentos.
Essa é uma história sobre pertencimento e aceitação, a barreira da língua deixa a narrativa mais cativante e o final é tão emocionante e verdadeiro. Amei muito essa graphic novel.

_.m7h0 06/05/2023

Q fofoo
O final foi mto maravilhoso pq eu senti o amor q a mãe tem com o filho.esse hq e uma coisa bem levinha mesmo só pra sair da ressaca literária