O Peixe Mágico

O Peixe Mágico Trung Le Nguyen

Resenhas - O Peixe Mágico

matheuso 10/11/2023

Eu não tenho palavras para descrever. A leitura é extremamente fluida e ao mesmo tempo tão dolorosa. As histórias que já estamos acostumados a ouvir só que de formas diferentes, cruéis e com lições. A todo momento o Tiên foi meu protegido, impossível não gostar desse ser tão precioso. Recomendo demais essa leitura.

Mattenna 06/11/2023

Seria mais legal se fosse um sapo mágico, eles são legais
Que doçura de livro! Cheio de sentimentos tão sinceros que me deixou comovido de uma forma tão ingênua...
Eu gostei, mas não sei, pareceu que faltou alguma coisa, tava esperando um "tcham" e não recebi, e isso é completamente culpa minha porque criei expectativas demais, pensava que ele ia nos aprofundar mais na história do personagem e da mãe e não focar tanto nas outras histórias -- gostei muito de todas as histórias, mas pensava que ele ia se aprofundar mais no protagonista e na família dele -- todos os personagens da família dele são uns amores que queria ver mais a interação deles.
Achei a arte INCRÍVEL, os desenhos são simplesmente perfeitinhos, é muito lindo. Me apaixonei pelos olhares dos personagens (me passava um ar de sinceridade) "os olhos sempre dizem a verdade", era a única coisa que conseguia pensar; e as cores me ajudaram muito na hora da mudança das histórias, e aqueles "< >" pra mostrar quando a mãe dele tava falando em vietnamita, me ajudaram muito.
Os assuntos tratados são tão importantes, -- apesar de sentir que ele poderia ter sido mais aprofundado -- que todo mundo deveria ter essa experiência de leitura, super recomendo!

Ps: Desculpa pelos erros de português.

Vitória Susin 06/11/2023

Melhor do que estava esperando
Que história maravilhosa, cheia de emoções e lutas.

Recomendo para quem quer conhecer novas versões de histórias que já conhecemos e de uma cultura que não temos familiariedade.

Tuyl 04/11/2023

Singelo, mas muito forte. Uma história muito bem contada e ilustrada, uma complementando a outra muito bem.

Thorta 𥧠01/11/2023

Topzin
Uma leitura leve e descontraída. Os desenhos são super lindos e delicado, eu me senti encantada enquanto lia. Traz a tona assuntos legais e o final é super fofo e lindinho.

Beatriz 26/10/2023

Fofíssimo!
Utilizando alguns contos de fadas como base para a construção de sua narrativa, ?O Peixe Mágico? pauta, de forma simples, questões sobre imigração, ser lgbtqia+ e, principalmente, sobre amor. Fácil de ler e absurdo de lindo. Recomendo!

Jacke.Perobelli 16/10/2023

Final super coração quentinho

Mesmo que de forma indireta, a história fala bastante sobre a comunicação. Traz um aprendendo a língua do outro, mostra o filho não encontrando as palavras em vietnamita pra se assumir pra mãe e, principalmente, coloca as histórias/contos de fada como o espaço em comum dos dois, uma espécie de refúgio
É uma leitura super rapidinha e tem traços mto bonitos (especialmente nos contos de fada). Vale a pena conhecer

M.M. 15/10/2023

Maravilha em formato de papel, a arte do quadrinho é impecável e a história é tão envolvente quanto, li no surto e acabei na mesma vibe. Perfeito, recomendo muito!

Bruno 14/10/2023

Bom com potencial pra ser mais
Gostei muito da premissa desta HQ. E talvez isso tenha feito eu aumentar minhas expectativas, porque quando li achei um pouco raso.

Tudo bem, a história é simples. Mas eu senti que poderia ter falado mais sobre os pais refugiados e seus problemas, mostrado mais sobre a dificuldade de se assumir pra mãe e o verdadeiro problema de comunicação por ele falar inglês e ela vietnamita. No final parece que isso nem foi difícil, e eles serem refugiados nem importou tanto.

A arte é bem bonita, os contos que o menino lê são muito lindos, e gostei muito sobre a virada no finalzinho. Só faltou um "punch" de mais do pouquinho que já tem.

Jess 11/10/2023

Essa HQ é preciosa demais!
"A alegria é preciosa. E preciosidades são raras. Por isso as guardamos no coração. E as mantemos por perto".
Sei nem quantas vezes tive vontade de abraçar o Tien, que tem por objetivo contar para sua mãe que é gay. São algumas barreiras, inclusive da língua, já que ele é nascido nos EUA e sua mãe é vietnamita e não consegue falar muito bem o inglês. Então ele usa de contos de fada para se expressar.
A moral da história? o amor de uma mãe pelo seu filho ultrapassa qualquer barreira. Que quentinho no coração

Lice 07/10/2023

Confesso que demorei para entender o rumo do enredo, e foquei apensa no que era demonstrado, mas depois que percebi, que o foco era (isso é na minha concepção) sobre superar e aceitar o passado, encontrar um porto seguro em histórias, autodescoberta, aceitação e demonstrar uma boa base familiar, meu coração se encheu de amor.
Confesso que fiquei indignada quando uma professorazinha de quinta se achou no direito de chamar a porcaria de um padre, onde ambos não tem NENHUMA ligação FAMILIAR para dar pitaco e enfiar a opiniãozinha de m3rda sobre a criança (não estou generalizando a profissão nem atacando padres/religião, e sim atitudes das quais não deveriam impor o suposto poder que tem, direcionado a pessoas, ou seja, posicionamento errado).
Enfim, esse final estava lindo, perfeito, chorei e super recomendo?.

Marcos 07/10/2023

Provavelmente a melhor HQ do ano
Que HQ mais linda e tocante! Como pode um livro nos emocionar tanto né? Os traços são lindos demais e é de uma delicadeza enorme. Como a mãe do Tién não sabia muito do inglês ainda, ele lia histórias para que ela conseguisse entender mais e aprender. E ali naqueles momentos, eles dois fortaleciam mais e mais o vínculo entre os dois. A história de imigração da mãe e sua preocupação em relação a própria mãe que deixou para trás, torna a história mais sensível ainda.

Tién está dividido entre contar para mãe que é gay, mas com as preocupações da mãe com a avó, ele sempre acha que não é um momento bom para contar sobre isso. E contando as histórias eles comunicam entre si tudo o que sentem e querem contar. Eu achei muito bonito, no final a gente fica com os olhos marejados com o desfecho. Eu leria para sempre esse livro.

tangerina4 07/10/2023

Não me conectei muito com a história, achei legalzinho e bom pra passar o tempo, mas nada além disso
Gostei dos contos de fadas do povo vietnamita, misturado com o período atual do protagonista, e o passado de sua mãe, cada momento com cores diferentes, gostei bastante disso

Laurete | @queridaeusouleitora 06/10/2023

Achei uma gracinha! Muito interessante da parte do autor usar as cores para separar as histórias, o presente, os contos que eles estavam lendo e o passado da mãe, gostei muito do enredo e tem representatividade, super recomendo.

Renata.Farias 06/10/2023

Um filho e uma mãe que tem uma conexão linda através de contos de fadas de acordo com sua cultura. Achei fofinho e até meio sombrio em algumas partes, muito bom.