Uma Questão de Química

Uma Questão de Química Bonnie Garmus
Bonnie Garmus

Resenhas - Uma questão de química

Priscila 27/05/2024

Todo mundo deveria ler. É espetacular!!!!
Que livro, senhoras e senhores!!!
Maravilhoso do início ao fim!
Muito revoltante ver o quão menosprezadas eram as mulheres antigamente, fiquei enjoada com várias situações que Elizabeth (e outras personagens) enfrentou. E por falar nela, que mulher surreal!!! Virou uma das minhas personagens favoritas da vida!!! Queria ser vizinha delas e que Mad fosse a melhor amiga das minhas filhas. ?
Ah! E eu não sabia que precisava do POV de um cachorro do mais absoluto nada até ver o Seis e Meia em ação. Perfeito!
Termino com vontade de esquecer toda a história só pra ler de novo como se fosse a primeira vez (isso só acontece com livros magníficos!).

Juliana 26/05/2024

Diferente do que imaginava
Algumas coisas no livro são um pouco surreais, mas mesmo assim, o livro é bem legal! Demorei um pouco para pegar o ritmo, mas depois a leitura fluiu super bem.

A história é muito boa, mostra bastante os desafios das mulheres no mercado de trabalho, ainda mais nos anos 50-60, época que a história se passa (interessante como ainda se repete mesmo nos dias de hoje, evoluimos, mas não 100%).

Achei muito legal como ela também explorou o cachorro, apesar de achar uma parte um pouco forçada, mas também é um livro de ficção que pode ter essa licença.

Marina516 26/05/2024

Por mais histórias como essa
A escrita da autora é cativante, a história é original, e mesmo fazendo alguns retornos ao passado a narrativa não é confusa.
Há muito eu não me divertia e não me comovia tanto lendo algo.

Giulia Trazzi 24/05/2024

5 estrelas com louvor!
As capas desse livro não fazem jus a essa história maravilhosa!
Não é um livro sobre romance, sobre trabalho, sobre maternidade, muito menos sobre uma mulher que apresenta um programa de culinária. É um livro sobre a mulher na sociedade e tudo que vem atrelado a isso. Recomendo a qualquer pessoa!
As reflexões que esse livro apresenta me deixaram pensativa em como parece que muita coisa mudou, mas ainda temos tanto a lutar para alcançar igualdade de verdade. O livro também consegue trazer um humor e leveza em meio a tantas coisas pesadas que acontecem, mas sem forçar a ser engraçado, o que o deixa melhor ainda! Amei todos os personagens, mas o que mais me cativou foi o cachorro Seis e Meia.
Simplesmente apaixonada e ansiosa para ler mais dessa autora.

Adoro ler 24/05/2024

Maravilhoso!!!
Um "livraço" como li numa resenha.
Cativante, divertido, inteligente, interessante... necessário, reflexivo, adorável!!!
Leiam, leiam!!!!

Pagliuca 24/05/2024

Sensibilidade que agride - perfeito
Um livro muito bem escrito é muito prazeiroso de ler. Com assuntos que se complementam, envolvem o leitor e provocam sensações intensas.
Leitura essencial para os dias de hoje.

GabrielaPeluso 24/05/2024

4 estrelinhas!
Foi um livro com uma experiência diferente, demorei um pouco para engrenar na leitura.
Me apaixonei pela personalidade da Elizabeth, que mulher meus amores!
Mais no fim me emocionei com a história do Calvin e me impressionei o quanto a Elizabeth é forte.

Kiara 24/05/2024

Um livro que te ensina a buscar SEMPRE o melhor de si!
A lição mais importante que todos deveriamos seguir!
O livro aborda questões sociais e emocionais. Além de apresentar um pouco de química de uma forma dinâmica e criativa!
Incrível!

Caroline860 23/05/2024

Eu amei?¿ um livro que me marcou, a história nos prende de uma forma bem intensa, você AMA alguns personagens e ODEIA outros de verdade. Senti como se vivesse naquele mundo e aquela história me pertencesse

Mylena.Peres 22/05/2024

???
Um dos melhores livros que já li em toda minha vida, vai ficar marcado para sempre em meu coração.
A história de Elizabeth é algo para se inspirar, ela é confiante, corajosa e sabe que merece tudo q conquistou e muito mais e acredita no potencial feminino.
Acho que todas as mulheres deveriam ler e prestar atenção nas palavras dela. O livro aborda não só nossas dificuldades diárias para chegar em posições de destaque, apesar de não de passar nos dias atuais, demonstra nossa luta e Elizabeth me inspira a ir atrás dos meus sonhos e conquistar o que eu mereço apesar dad adversidades.
Espero que vocês tbm gostem desse livro tanto quanto eu.

duda.otoni 22/05/2024

A coragem é a raiz da mudança
Que livro lindo! Eu comecei a ler sem saber nada da história e agora eu só quero idolatrar pra sempre a Elizabeth Zoots. Foi uma história longa com diversos temas importantes, principalmente o preconceito com a mulher na ciência naquela época (mas que ainda é muito presente hoje). Estou encantada pela força e determinação da Elizabeth, como tudo sempre foi tão difícil e mesmo assim ela seguiu em frente sem abaixar a cabeça.

O Seis e Meia tem todo o meu coração

Deaolive 21/05/2024

Livro muito bom. Retrata todo preconceito que as mulheres sofriam em alguns empregos, especialmente na ciência, e isso continua até hoje. Infelizmente!

amandaox 20/05/2024

Juro nunca irei me perdoar pelo que achei desse livro, eu tinha tantas expectativas? Mas, como já dizia minha mãe, a expectativa é a mãe da merda. O livro tem uma premissa que me cativou muito, eu estava assim ansiosa para ler, e aí conforme eu ia avançando na leitura, eu fica apenas? É só isso? Ai juro, que tristeza. Não é uma história ruim, de forma alguma, mas é aquele livro que eu o tempo todo sabia que daqui 1 mês eu sequer lembraria o nome da protagonista. Era tudo formulaico demais, tudo muito ?olha que personagens desconstruídos?, eu só queria mais profundidade sabe? Os personagens chegam a ser unidimensionais, à exceção do querido seis e meia aka o maior de todos (juro que plot delicioso de acompanhar). Eu tava me esforçando para gostar dele, mas não estava obtendo nenhum resultado, e aí a última pá de cal foi o final que sinceramente tão previsível que eu revirei os olhos. Enfim, uma pena mesmo, mas estarei dando ibope pra série ainda assim!

Aninhacamz 20/05/2024

Você não quer sumir... você quer voltar a aparecer.
Eu realmente nunca achei que pudesse gostar tanto desse livro. Eu tinha uma ideia muito diferente do que seria ele quando minha mãe me deu de presente de aniversário, e essa ideia que eu tinha dele, me fazia acreditar que eu amaria o livro. Mas a verdade é que ele não foi nada como eu imaginei. Foi ainda melhor. E eu realmente amei ele. Não... mais do que isso; eu VIVI esse livro. E ele se tornou um dos melhores livros que já li na vida, e sempre estará no meu coração essa sensação que eu estou tendo agora. A Elizabeth Zott é exatamente o tipo de personagem que me faz sentir cativada com um livro; ela é simplesmente esplêndida, de uma personalidade forte, e uma inteligência absurda. Eu amei cada personagem que fez parte da vida da Elizabeth, mas principalmente o Seis e Meia, e a ideia de ter os pensamentos dele eu achei genial. Esse não foi aquele típico livro em que você fica ansiosa para uma coisa específica acontecer; tipo livros de romance, em que você espera, à cada página, que os personagens se apaixonem e se beijem pela primeira vez. Foi um tipo de livro que você só fica presa em cada página, e não faz ideia do que esperar, mas simplesmente fica imersa na história e saboreia cada pedacinho dela. Eu só ficava feliz e compenetrada em ler os dias da Elizabeth, e os pensamentos de cada personagem, e cada mínimo detalhe me fazia ficar cada vez mais em cada linha. Esse não é um tipo de livro que vai agradar a todos, e que muitos ficariam entediados, mas ele conseguiu me cosquistar, e até eu mesma achei que não gostaria do livro quando percebi que ele não era como eu pensei que fosse. Mas, aqui estou eu: fazendo uma resenha enorme, sem saber realmente o que dizer sobre ele. Apenas... fiquei fascinada. De verdade. E acho que estou desolada agora ao me dar conta de que eu terminei de ler ;-;