Uma Questão de Química

Bonnie Garmus

Resenhas - Uma questão de química

Bianca1268 11/05/2024

Carente
Confesso que não gostava do Evans no início, ele era muito carente, isso me irritou um pouco. Mais depois entendi ele coitado, não tinha ninguém, e lógico que ele tinha que grudar em alguém. Não esperar que no final ia relevar tudo.

Julia.Simões 10/05/2024

Muito querido!
Gostaria de poder dar mais que 5 estrelas, só isso não basta para mostrar como esse livro é brilhante. Acho que "brilhante" é a palavra perfeita pra descrever essa obra, por completamente todos os detalhes: uma mulher ranzinza, uma criança esquisita, um cachorro feio, uma vizinha fofoqueira, um empresário que ama a filha, um pastor questionável, etc, etc. Na mesma medida que o livro te deixa com ódio da sociedade ele também aquece o coração e mostra que apesar das adversidades as coisas podem melhorar.

"A coragem é a raiz da mudança, e somos quimicamente programados para mudar."

Viviane.Sette 10/05/2024

Aaai que livro lindo, triste, necessário, que dá ódio em várias partes. Mas que aquece o coração!!
Como mulheres como Elizabeth Zott são necessárias ainda hoje!! Nem consigo imaginar como foi uma luta árdua naqueles tempos!!

vicvitAria 08/05/2024

Elizabeth Zott é uma talentosa química que só quer realizar sua pesquisa em paz. Infelizmente, no início dos anos 1960, a comunidade científica não tem uma visão igualitária dos gêneros. No instituto em que ela trabalha, os homens a silenciam e sabotam
Todos menos um: Calvin Evans, o introvertido e brilhante pesquisador idolatrado no instituto, e é o único que trata Elizabeth como igual. Contrariando todas as expectativas, ele se apaixona pela inteligência dela, e a química que surge entre eles é avassaladora
Mas a vida é imprevisível, assim como a ciência. Por conta disso, alguns anos depois, Elizabeth precisa criar sua filha sozinha, com a ajuda de uma vizinha e um cachorro muito inteligente.

Eu gostei bastante do livro, fala sobre assuntos importantes e o papel da mulher na sociedade naquela época, que eram vistas como inferiores e menos capacitadas que os homens. O livro intercala vários pontos de vista, INCLUSIVE DE UM CACHORROKKKKKKK gostei muito

elohafloria 07/05/2024

Uau. Apenas uau.
Comecei esse livro e parei no primeiro capítulo, esperei uns meses para ler em um momento mais propício. Achei que ia me demandar certo esforço e que ia ser mais dramático. Mas também fui com expectativas de gostar muito. Só que eu não esperava mesmo tudo que foi! Até a metade, estava um pouquinho mais devagar, mas depois eu não conseguia largar!

Eu AMEI esse livro. Tiveram reviravoltas que eu não esperava e foi tudo tão real, tão agridoce. Me lembrou a vibe de Gente Ansiosa que eu também amei, mas principalmente do livro Gambito da Rainha.

Os personagens principais foram tão incríveis, cheios de camadas, todos tinham qualidades e defeitos. Fiquei com a impressão que o programa da Elizabeth causa na história: são lições de vida. Eu realmente não sabia tudo que o livro ia abordar e foi incrível.

Esse livro me tocou em muitos lugares, especialmente sobre o lugar das mulheres no mundo e mais especificamente na ciência. Conversou muito com crenças minhas e com meu momento atual. Achei tão lindo e muito inspirador.

No final, eu tava quase chorando no ônibus kkkk
Ninguém foi perfeito, mas todo mundo foi complexo. Alegria e tristeza coexistem, esperança e frustração coexistem. Coisas maravilhosas acontecem, apesar das péssimas estarem aí também. E até química que eu sempre achei um saco foi cativante.

Favoritado. Um dos melhores do ano.

Vivian324 07/05/2024

Surpresa linda
Foi uma escolha baseada na minha curiosidade por conta da capa. Só no momento da leitura que li a sinopse e não me arrependo nadinha dessa escolha, me vi chorando já nos 26% da história.
Enredo e personagens bem definidos que não se perdem no desenvolvimento da história, que por sinal é maravilhosa.
Vou confessar que não gostei muito do final, mas entendi o porquê dele.

Caroline1423 06/05/2024

Emocionante
Apesar de muita desgraça, o livro é emocionante e seus personagens divertidos. A caricatura que a autora faz das personagens deixa tudo mais leve apesar do contexto da cena.
Seis e meia ganhou meu coração.

Hanna 06/05/2024

É isso
Finalmente o feminismo venceu uma!!!!!

E o que foi o pov do seis e meia??

Amei a personagem, amei a narrativa, amei uns personagens e odiei outros. Fiquei frustada e com raivas mas o final, ufaaa

Anna.Paganini 06/05/2024

A importância do apoio feminino (e um cachorro muito fofo sz
Um livro que retrata a vida de uma mulher cientista nos anos 60, e todas as dificuldades que a protagonista enfrenta nesse meio para alcançar seus objetivos. Traz consigo muita reflexão de todos os avanços de mulheres no mercado de trabalho e na própria sociedade, em que coisas pequenas para nós hoje em dia já foram motivo de grandes batalhas. Mas o pior é o choque de realidade que muito pensamentos retrógados dentro desse assunto se perpetuam até os dias de hoje, e junto a Elizabeth, te motiva a questionar diversos posicionamentos.
Entretanto para mim o que mais me emocionou foram as relações entre mulheres no livro, apesar da forte rivalidade feminina que permeava certos ambientes da trama, ver essa sororidade e apoio mútuo foi algo muito lindo de se ver. Principalmente a cena da mulher da plateia que queria ser médica, achei aquele momento tão lindo!
A trama se desenrola em diversos períodos temporais, é uma viagem do começo ao fim pela vida de Elizabeth Zott, e não fica cansativa em momento algum. Traz momentos de romance, de superação, de luto e cheia de personagens bem construídos e que você vai se apegando com o desenrolar (o cachorro Seis e Meia é um show a parte sz

Milena 06/05/2024

Uma questão de química
Elizabeth Zott é uma incrível cientista! Descontrói paradigmas, enfrenta preconceitos das mais diversas naturezas e suas lições de vida soam muito contemporâneas, apesar do recorte de tempo. Há muito em que se inspirar e aprender com seus posicionamentos e a maneira como ocupa espaços e influencia outras mulheres a fazê-lo durante ?A Hora do Jantar?.

Andressa.Duarte 05/05/2024

Amei a leitura!
A personagem principal tem uma personalidade única, é uma coragem gigantesca. Uma mulher à frente da sua época, que teve que enfrentar muitos desafios pelo simples fato de ter uma mulher. Fiquei com raiva por diversas vezes, em situações que Elizabeth foi abusada, subestimada e desrespeitada, mas ela sempre soube se posicionar e seguir em frente.
Mas também ri muito e me emocionei.
Enfim, a leitura desse livro vale muito a pena, leiam

Lane 05/05/2024

Uam questão de química e coração quentinho
Como leitora me surpreendi com diversas partes da leitura, a leitura e foi leve e tranquila, algumas partes emocionantes e que me deixaram com o coração apertado e plots que eu não imaginava passar.

Já como mulher gostaria que um homem pudesse ler e ver o que mulheres tem a passar todos os dias e que possa gerar uma reflexão: será se mudou alguma coisa? (mediante ao fato que se passa no passado)

E como aviso final, pode gerar alguns gatilhos referentes a agressão sexual e física e assédio.

É isso, pessoas, espero que tenham gostado assim como gostei do livro!

maria 04/05/2024

Quando eu comprei o livro esperava que fosse uma história de romance bem água com açúcar e clichê, mas ao decorrer da história percebi que o que menos tem nesse livro é romance.
conta uma história muito bonita de busca por igualdade feminina em uma época onde era malvisto até mesmo mulheres indo para a escola. é um livro emocionante e muito bom.
não vou dar cinco estrelas pq em certo ponto os acontecimentos se tornam um pouco previsíveis, o que deixa a história meio chatinha, mas fora isso não tem defeitos.