Uma Questão de Química

Uma Questão de Química Bonnie Garmus
Bonnie Garmus

Resenhas - Uma questão de química

Paulo.Ratz 04/12/2022

Por essa eu não esperava!!
QUE LIVRAÇO!!

Tudo sobre essa história é foda! Cada escolha da autora, até o cachorro que faz reflexões sobre os humanos é tudo!

Me apresentou a uma personagem foda, me ensinou mais sobre mulheres em ambientes de trabalho dominado por homens e me deixou pensativo sobre cachorros que pensam.
Manuelle.Brandine 05/12/2022minha estante
Tbm dei 5 estrelas e favoritei, que livrão!

Lais 12/12/2022minha estante
Eu tô vendo o vídeo sobre esse livro. Te adoro

Brubs ⨠12/12/2022minha estante
Tbm achei essa história foda, um dos melhores do ano pra mim ???

MJGalvão26 12/01/2023minha estante
E o cara?! Largou ela? Por isso ela cria a filha sozinha?

MJGalvão26 12/01/2023minha estante
Já quero rs

Cristal.ber 29/03/2023minha estante
Tô lendo pq vc falou um monte, e meu Deus estou chocada! Livro muito bom.

Ray Delfino 10/05/2023minha estante
Li por sua causa!! É um dos meus favoritos! Perfeito esse livroo

Beatricets 02/06/2023minha estante
muito bom mesmo!!!!

MaAsa12 09/06/2023minha estante
Cara que livro foda! Simplesmente perfeito super recomendo, principalmente para as mulheres.

Guacira.GonAalves 17/07/2023minha estante
Também adorei!

Viviane.Ribeiro 21/07/2023minha estante
Estou lendo por sua indicação e pelo clube de leitura que participo, estou amando!

Débora 20/08/2023minha estante
Li por indicação sua e amei, esse livro é incrível, depois indica mais nesse estilo no seu canal

Liceli 21/09/2023minha estante
Livro SENSACIONAL! Queria apagar da memória pra ler novamente kkkk

Talita707 26/09/2023minha estante
Está na minha lista de leitura, quero ler antes de sair a serie.

missbex 02/12/2023minha estante
Entrou fácil para meus livros da vida!!

Meire 12/04/2024minha estante
É maravilhoso! Soube que virou série na AppleTv.

Veridianne 17/04/2024minha estante
Que livro maravilhoso! ??????

Tamires.Isis 28/04/2024minha estante
Favoritado com sucesso

Danielli4 13/12/2023

Uma questão de química
Este livro é oficialmente meu primeiro 5 estrelas nessa plataforma (considerando que só escrevo resenhas desde o início desse ano).

É uma história até que simples, mas com desenvolvimento incrível dos personagens, bastante profundidade e a contextualização temporal dá todo o charme.

O que me ganhou foi o narrador observador, terceira pessoa e onisciente. É muito difícil escrever dessa forma. É muito difícil fazer o leitor se envolver, mas a autora faz isso majestosamente.

Eu amei a leitura, a escrita, os personagens.

Amei todo o ar fantasioso que algumas informações trazem, contraponto com toda a magia da ciência exata.

É muito fácil acreditar na veracidade da história, mesmo com alguns pontos fantásticos e isso dá um brilho a mais para a história.

Eu não tenho muito o que falar, só que me surpreendi muito e amei toda a leitura.

A inteligência do cachorro foi espetacular!
nay.gba 14/12/2023minha estante
Esse livro é tudo e mais um pouco, a série tá sensacional também... Mas, o livro continua superior

Danielli4 14/12/2023minha estante
Tem série???

nay.gba 14/12/2023minha estante
Temmm, no Apple TV

Danielli4 14/12/2023minha estante
Ahhhh, que incrível! Vou atrás. Obrigada!!

teentitans 30/06/2023

O feminismo desse livro é tão superficial que vários trechos poderiam ter saído de posts do quebrando o tabu.

além do mais, tem capítulos com o ponto de vista do CACHORRO.
Olliverr_dy 30/06/2023minha estante
Meu Deeus simmmm achei que só eeu odiasse esse livro

teentitans 30/06/2023minha estante
pois é, ruim demais

Jessica Asquieri 03/07/2023minha estante
Sério?? Acho o pensamento do cachorro genial!!! Um narrador oniciente entregando tudo, e o livro praticamente retrata principalmente sobre as dificuldades de uma mulher ser profissional e principalmente reconhecida naquela época. Essa é o principal tema dentro da gama imensa do feminismo. E isso foi extremamente profundo...

teentitans 03/07/2023minha estante
jessica, é uma mulher de 1960 com pensamentos de 2023. se a autora queria retratar uma pessoa ?a frente de seu tempo? tinha outras maneiras que não fossem frases batidas que você encontra em qualquer instagram por aí - é isso que torna o feminismo da personagem tão raso e besta; eu sei que parece inspirador, mas quando você para pra olhar com cuidado, não passa de um feminismo egoísta de mulher branca que nunca conseguiria abranger uma mulher preta, por exemplo.

lais.paulino 15/02/2024

Uma questão de expectativas altas demais...
Um bom livro, maaaaas acho q fui com muita expectativa.
Elizabeth é uma mulher inspiradora, uma personagem forte e bem construída, a história dela com Calvin é linda tanto quanto trágica. Os personagens secundários, inclusive o cachorro Seis e Meia, são cativantes, bem construídos e importantes para sua história. Em resumo? um bom livro.
Porém, acho que em alguns momentos tornou-se tediante e repetitivo, sempre trazendo os mesmos discursos prontos, e o discurso é basicamente uma problemática rasa de um feminismo branco e liberal. Quer dizer, não me entenda mal, eu sou a favor do feminismo e da importância de se discutir o tema, mas nesse livro? só entregou um discursinho vazio, que tenta ser profundo, mas no fim só fica repetitivo, e olhando do ponto de vista de mulheres brancas classe média da década de 60. Sem falar de outras questões como a repetição do Brasil como se fosse uma terra "sem lei" (algumas vezes para citar a mãe dela, o que nem tinha relevância na história, mas a autora insistiu em repetir), a agressividade repetitiva em certos assuntos, que ao meu ver deixou de ser a voz da personagem para ser a voz da escritora, a exaltação das ciências exatas "duras" como as superiores no conhecimento, etc.
Sobre o fim? acho que esperava mais! Em todo o livro é construída uma realidade dura e de luta, o que até se aproximou com aquilo que a autora quis passar da discussão de gênero (necessária, mas que como dito, ignora questões raciais e de classe), mas que no fim entrega um "felizes para sempre" que ao meu ver (e ai é algo totalmente do meu ponto de vista pessoal) é fantasioso e que mais uma vez, exalta a luta individual do feminismo liberal.
Leticia.Pereira 15/02/2024minha estante
mds eu nem li o livro mas li inteira sua crítica pq vc escreve mto bem mto envolvente sou sua fã

lais.paulino 16/02/2024minha estante
obrigada adoro ter fãs quando as vezes eu sou crítica (raro)

Ana 26/02/2024minha estante
nossa amiga sim!!! eu tava preocupada que so eu achava isso pelo visro

lais.paulino 27/02/2024minha estante
@Ana não foi só vc não kkkkkk foi bem difícil a leitura pra mim tbm!!

PriPatruni 01/06/2022minha estante
Estou em 60% e já favoritei! A narrativa dessa autora é genial e habilidosa! Como conseguiu tratar temas difíceis mas nos deixando sempre acalentados! Amando essa história

Vanessa647 03/06/2022minha estante
Terminou, Pri? Eu estou louca com esse livro, indicando para todo mundo que posso. Tããããão atual.

PriPatruni 04/06/2022minha estante
Nossssaaa Vanessa, eu não consigo nem explicar o quanto esse livro é maravilhoso! A construção da história é genial, as falas da Elizabeth são sensacionais. Os personagens todos são maravilhosos, cheios de personalidade. Favoritado com louvou!!!! Ehehheheh

@livresenhas 31/01/2023

Evelyn Hugo + Georgia Miller porém cientista
O livro conta a história de uma cientista que acaba sendo uma estrela de um programa culinário. É um livro com diversos pontos apaixonantes, jamais esperava que esse livro teria tantas camadas ;

Um livro sobre maternidade, sobre um relacionamento intenso entre cachorros e seus donos, sobre infância, sobre trauma, sobre abuso, sobre fé, sobre química, sobre ser mulher e sobre pessoas.

Que leitura mágica! Leiam!!!
Julya 31/01/2023minha estante
quando a liv da cinco estrelas para um livro é pq ele é realmente muito bomm

evermore 06/02/2023minha estante
PRIMEIRA VEZ Q VEJO UMA COISA DESSAS ACONTECER

anaethesix 09/02/2023minha estante
se a liv deu 5 estrelas pode ter certeza que é bom

nathalialmeidda 12/05/2023

Tudo é uma questão de química! ?
O que falar desse livro? Não tenho nem palavras, só uma mistura de sentimentos e vai ser difícil não ter uma ressaca literária das bravas.
Elizabeth é uma mulher incrível, forte, eu tinha vontade de abraçar ela em vários momentos e me perguntava quantas Elizabeth não tem escondida por esse mundo.
A autora soube criar personagens cativantes, que eu queria ter todos como amigos.
Madeline é fora da curva, é a pureza de uma criança com a inteligência de pais brilhantes, sem falar no seis e meia, o cãozinho mais carismático e inteligente que eu já conheci hahaha
Aí sério, se tornou um dos meus preferidos e eu acho que toda mulher deveria ler esse livro, toda mulher deveria se unir mais depois desse livro, julgar menos e ter mais cuidado umas com as outras, ninguém sabe o que o outro passa no off.
Larissa.Bergamasch 12/05/2023minha estante
Amei amiga! Agora eu quero ler mais ainda!!!

KarlaJanaina 12/05/2023minha estante
Dona Larissa leia logo pra gente falar deleeeee! Esse livro é tudo isso mesmo ?

KarlaJanaina 12/05/2023minha estante
Amiga eu amei a resenha! ?

marcinha 04/06/2022

Livro sensacional.
Um livro que não dá para parar de ler . Uma leitura emocionante em que passado e presente se entrelaçam . Com uma pimenta de romance e tb luto saudade e reencontro com o passado . Amei a leitura
Rosi.Menegassi 20/07/2022minha estante
Oiee, tudo bem? Posso printar e postar sua avaliação no meu perfil @baralholiterario? É que vou sortear o livro e quero mostrar o quanto ele é bom. ??

marcinha 22/07/2022minha estante
Pode

Rosi.Menegassi 22/07/2022minha estante
Obrigada ?

Bruna 08/01/2024

Quero mais!
Esse livro me trouxe muitas reflexões, mas principalmente, me fez pensar em quantas mulheres durante anos foram silenciadas/apagadas nas mais diversas áreas. Você vai sentir tudo com esse livro, vai rir, chorar, sentir raiva, torcer, mas principalmente, se encantar com os personagens. Queria muito que tivesse uma continuação pois sinto que precisava acompanhar esses personagens por mais tempo.
Ray 09/01/2024minha estante
quero ler esse! tem hot?

Bruna 09/01/2024minha estante
É ótimo, recomendo a leitura, mas não tem hot

Ray 09/01/2024minha estante
ah sim, que bom! não curto muito livros com hot

Gi Ataíde 11/07/2023

Protagonista insuportável
Personal principal chata. O mundo estava contra ela, coitadinha. Coitado é desse marido que fazia de tudo por ela, pisava em ovos pq tudo a moça se ofendia. Ô dó. Pensar no parceiro dela?? Nossa, seria o fim dos tempos!! Entendi a ideia e ás vezes até que aconteciam uns bons momentos.
O livro me perdeu completamente quando o cachorro pensador entrou na roda rs Ah não!
Sobre a abordagem principal eu nem vou citar aqui pra não falarem que é perseguição com o tal tema que não suporto.
Mas está claro como água o pq do hype e de tanta gente amar. Por isso, só posso concluir que: pára esse mundo que eu quero descer!
Simone 12/07/2023minha estante

Irene 21/07/2023minha estante
nossa moça com todo respeito, mas com todo o respeito mesmo, você leu o livro com o cu

Gi Ataíde 21/07/2023minha estante
Estou procurando o respeito, Irene!
MINHA resenha, MINHA opinião a respeito do livro que EU li com os MEUS próprios OLHOS. Não estou aqui fazendo uma resenha pra agradar ninguém ou muito menos pra fazer uma resenha que agrade o seu ego. Em uma próxima, mesmo que discordando, você pode passar reto e ficar quieta. Mas se os seus dedos não aguentam e precisam ansiosamente digitar alguma coisa, então que não venha escrever um comentário tão DESRESPEITOSO e que não trouxe nada de proveitoso.
Calada vence!

Nelci 22/10/2023

Sabe aquele livro que você começa achando que é um romancinho e no final acaba chorando rios de tão lindo e profundo?? É esse
Jaqueline.Xavier 22/10/2023minha estante
Perfeito

Julia 22/10/2023minha estante
Tem hott?

Nelci 22/10/2023minha estante
Não tem hot só muito drama

Bruna 18/07/2023

Sem dúvidas um dos favoritos do ano! A história da Elizabeth é cheia de altos e baixos, infelizmente muitos baixos, mas cheia de elementos encantadores. A protagonista, a filha, o cachorro, a vizinha amiga, até mesmo o reverendo, são personagens cheios de nuances lindas e complexas.

Sinceramente, eu senti ódio muitas vezes nesse livro porque a Elizabeth simplesmente está cercada de gente 🤬 #$%!& , como todas as mulheres na época. Mas eu amei MUITO a história toda, não dá pra parar de ler.
Ellenzica 19/07/2023minha estante
Eu to em 11% do livro e já to com raiva de muita gente? mas tbm fico me lembrando que era anos 50 e se hj ainda existe tanto machismo, imagina naquela época né?!

Bruna 20/07/2023minha estante
Sim, o que me deixa mais nervosa com isso é que essas situações ainda são muito comuns hoje, e estamos 70 anos a frente.

Ellenzica 23/07/2023minha estante
Verdade!!! Parece que avançamos e avançamos, mas continuamos na mesma. :(

Paula 07/12/2023

Incrível..
Que livro! Que história! Amei cada momento, cada diálogo e acontecimentos desta leitura. Super inteligente, com personagens encantadores e fortes. Muitos ensinamentos e reflexões de maneira simples colocada na trama. Em nenhum momento a narrativa ficou cansativa ou chata. Vale demais a leitura!
Jaque.Campari 07/12/2023minha estante
Assista a adaptação. Ficou maravilhosa e complementar ao livro. A Brie nasceu pra ser Elizabeth Zott hahaha

Paula 07/12/2023minha estante
Já queria assistir, agora que vou mesmo! Obrigada ?

Jaque.Campari 07/12/2023minha estante
Já separa os lenços haha

Emanuelle189 16/07/2022

Inovador e revolucionário? É SIM
Gente que livro INCRÍVEL, IMPECÁVEL, PERFEITO. Na metade eu já sabia que seria um dos meus favoritos. Eu fiquei obcecada pela história, pelos personagens, até pela química.

O que mais me fez amar foi que eu me identifiquei com a Elizabeth, como mulher, como profissional. Ela me deu uma aula sobre empoderamento, resiliência, sobre aprender a se impor. No fundo, somos todas Elizabeths

Sério, eu amei tanto, o final me fez chorar, o Calvin se tornou um dos meus boys amados literários, fiquei presa na história. Recomendo horrores
Rosi.Menegassi 20/07/2022minha estante
Oiee, tudo bem? Farei um sorteio desse livro no meu perfil @baralholiterario, posso printar sua avaliação sobre o livro e printar em um vídeo mostrando que o quanto ele é maravilhoso? ??

Emanuelle189 22/07/2022minha estante
Pode siim, adorei a ideia!!

Rosi.Menegassi 22/07/2022minha estante
Obrigada, Manu! ?

Tania_Lamara 14/07/2022

Delícia de leitura
Um misto de rebeldia feminina, uma revolução de direitos igualitários, um amor adulto e lindo: assim é a história de Calvin e Elizabeth. Com reviravoltas que amamos e muito humor. Recomendo!
Rosi.Menegassi 20/07/2022minha estante
Olá, tudo bem? Farei um sorteio desse livro no meu perfil @baralholiterario, posso usar sua avaliação do skoob em um vídeo para mostrar o quanto ele é bom?

Tania_Lamara 23/07/2022minha estante
Claro... Fique à vontade!

Rosi.Menegassi 23/07/2022minha estante
???