Uma Questão de Química

Uma Questão de Química Bonnie Garmus
Bonnie Garmus




Resenhas - Uma questão de química


1879 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Naty l @so.maisumcapitulo_ 04/05/2024

Muito bom
Elizabeth Zott é uma cientista da área da química e só quer fazer suas descobertas e ser reconhecida por seu trabalho. Mas a década de 50 não é uma época boa, principalmente para as mulheres.

Em meio as dificuldades no ambiente acadêmico, Elizabeth acaba conhecendo Calvin Evans, o brilhante cientista que trabalha no mesmo instituto que ela. E contrariando a maioria dos homens, Calvin acaba se apaixonando pela mulher e ainda mais pelo trabalho científico dela. Um casal bem incomum, mas com uma ligação que nem a química poderia explicar.

Mas a vida é cheia de imprevistos e alguns anos mais tarde Elizabeth precisa deixar seus sonhos de lado para criar a filha sozinha. É assim que ela acaba indo parar num programa de culinária, afinal cozinhar também é química. Mas esse programa não tem nada de comum, aos poucos ela consegue transformar aquilo que era pra ser só distração para as mulheres num verdadeiro momento de crescimento pessoal e aprendizado. Mas ser sincera demais diante da tv tem um preço, será que vale a pena?

Uma história que aborda a jornada de uma protagonista incrível que representa muitas de nós mulheres na busca por um lugar mais igualitário na sociedade. O livro tem algumas migalhas de romance mas o objetivo é bem mais que isso.

O mais incrível é que a protagonista não pensa somente nela e sim em todas as mulheres. Seja as que optam por ter uma carreira ou também aquelas que se sentem satisfeitas sendo dona de casa e cuidando da família. Ambas merecem respeito e reconhecimento. Porque uma mulher nunca é só uma dona de casa, ela é muito mais que isso.

O livro é narrado em terceira pessoa e em alguns capítulos temos a visão da filha, Madeline Zott e até do cachorro da família, o "seis e meia". É um livro que talvez você não vá conseguir ler de uma vez, a escrita não é tão fluida mas é uma história que vale a pena e levanta várias reflexões.
comentários(0)comente



Rafaéla 04/05/2024

Sem palavras
Um livro que me fez sentir muita raiva e rir bastante ao mesmo tempo.

Evocou em mim a dificuldade de ser mulher e sem dúvida agradecer a todas que vieram antes de mim.

Um convite a repensar mesmo em 2024, às diferenças entre as oportunidades entre homens e mulheres.

E ter também a certeza, de que devemos sempre continuar lutando pelo nosso espaço ?onde quisermos?.
comentários(0)comente



Anna3565 03/05/2024

Eu AMO esse livro parcialmente por que foi o livro que me fez gostar de ler mas também a história inesperada, eu acho que merece 5 estrelas por conta da escrita brilhante da Bonnie Garmus e do fato da gente poder compreender a vida e as pessoa da época além de ver o crescimento da personagem (que em parte a vida a obrigou a crescer) e ela mudando o pensamento das pessoas ao seu redor com seu geito brilhante de pensar.
comentários(0)comente



Dudis ð 30/04/2024

"Crianças ponham a mesa. Sua mãe precisa de um tempo para ela!"
Esperava uma comédia romântica e ganhei um livro cheio de reflexões bem trabalhadas sobre a força das mulheres.

A escrita da autora tem “personalidade”. Foge do comum, do padrão. Vai muito além de descrever cenas ou sentimentos. As comparações simples e certeiras. A forma única de narrar e jogar com as palavras, são perfeitas.

Esse livro aborda vários assuntos importantes: desigualdade de gênero, machismo, religião, homessexualidade, preconceito de uma forma equilibrada que não deixa a leitura chata em momento algum.

É muito envolvente. A personagem, Elizabeth Zott, me cativou a cada página. Um exemplo não só no livro, mas na vida. Os outros personagens são perfeitos, Mad, Harriet e Seis e Meia me conquistaram demais.

É um ótimo livro. Uma leitura gostosa. É uma lição contada de forma simples e direta!
comentários(0)comente



Ana Caturelli 30/04/2024

Cientista Brilhante
Elizabeth Zott é uma talentosa química que só quer realizar sua pesquisa em paz. Infelizmente, no início dos anos 1960, a comunidade científica não tem uma visão igualitária dos gêneros. No instituto em que ela trabalha, os homens a silenciam e sabotam.

Todos menos um. Calvin Evans, o introvertido e brilhante pesquisador idolatrado no instituto, é o único que trata Elizabeth como igual. Contrariando todas as expectativas, ele se apaixona pela inteligência dela, e a química que surge entre eles é avassaladora.

Mas a vida é imprevisível como a ciência. Por isso, alguns anos depois, Elizabeth se vê criando a filha pequena com a ajuda apenas de seu cachorro e de uma vizinha. E, por um capricho do destino, se torna a maior estrela do programa de televisão mais visto e adorado dos Estados Unidos, Hora do Jantar.

Sua abordagem incomum da culinária se mostra revolucionária e ela acaba virando o grande fenômeno da nação. Porém nem todos estão felizes com seu sucesso, porque, no fundo, Elizabeth não está apenas ensinando a cozinhar, mas desafiando as mulheres a pensar ? e a transformar seu papel no mundo.
comentários(0)comente



gaybuttercup 30/04/2024

Eu comeria até lixo se fosse preparado por Elizabeth Zott
Lindo, cruel, profundo, realista e simplesmente maravilhoso. Terminei a leitura chorando no meio do ônibus.

História repleta de reviravoltas que se encaixam no final e com um enredo extremamente inteligente e tão real que dá até nojo.

A protagonista é uma mulher incrível para se ter como inspiração e o desenvolvimento das relações dela ao longo do livro é incrível. Seis e meia eu te amo vou sentir saudade de saber o que você está pensando.
comentários(0)comente



jmpearl 30/04/2024

Uma questão de química trata de assuntos muito delicados, muito reais e muito necessários, tudo bem, a autora toca todos os pontos que deveria nesse sentido. o problema é que aqui tem uma falta de carisma tão escancarada que não me desceu. elizabeth é completamente sem noção da realidade, calvin era uma porta, toda menção à inteligência tão absurda de madeline e seis e meia (ô nome ruim) me deixava irritada e a burrice explícita de todos os personagens que não sejam elizabeth, calvin, madeline e o cachorro não é convincente
comentários(0)comente



vitoriamariast 29/04/2024

Te amo seis e meia ?
Que livro bom!
Me lembrou um pouco com a atmosfera dos livros da Taylor Jenkins Reyd, totalmente imersivo e no fim você fica querendo saber mais sobre a personagem, e se perguntando como é possível ela não ter existido de verdade kk
comentários(0)comente



Paty Paty 29/04/2024

Uma leitura potente
Um perfeito retrato de como a sociedade odeia mulheres e ainda faz elas se odiarem entre si quando possível. Foi lindo acompanhar a luta da Elizabeth pelo seu lugar ao sol, a forma como venceu suas dores e dificuldades e como não se deixou vencer pelos obstáculos. Sem dúvida é um livro que nos inspira a não aceitar ordens e papéis pré concebidos de forma arbitrária, mas sim irmos em busca dos nossos sonhos e aspirações. Só o final me desapontou um pouquinho, queria mais e mais aprofundado. Mas, fora isso, uma leitura perfeita ??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



ramiromat 28/04/2024

O que dizer dessa história? Que é muito prazerosa e que é um misto de emoções, a cada página.
Elizabeth é uma química que sofre com o sexismo da academia. Acaba se apaixonando pelo cientista mais brilhante, do trabalho, e que a vê como igual. Ele morre e ela tem que reconstruir sua vida se tornando apresentadora de tv.
Porém, o livro trás algumas inconsistências (é só procurar por resenhas no Goodreads). Sim, é um bom livro de ficção. " A coragem é a raiz da mudança."
comentários(0)comente



Danielly.Klaiber 28/04/2024

Lembrem-se: a coragem é a raiz da mudança
Simplesmente a maior leitura da minha vida!! A história cativante e emocionante de Elizabeth Zott foi uma dose de motivação sem dúvidas.
Todos os aspectos desse livro me deixaram extasiada. Sendo classificada por mim uma das histórias mais bem construidas que eu já li, onde até mesmo o cachorro tem a sua personalidade.
A protagonista sendo totalmente brilhante e a frente do seu tempo, um romance de deixar o coração quentinho e o poder feminino que são descritos nesses livros me fizeram me apaixonar perdidamente pela história.
Uma questão de química vai além de um romance, ele transita entre temas difíceis e questões sociais envolvendo os direitos das mulheres, aborta questões familiares, autoestima e quebra paradigmas.
Com toda certeza um livro feito para mulheres, por uma mulher.

"Assim concluímos a aula de introdução à química ? anunciou Elizabeth. ? Turma dispensada."
comentários(0)comente



emillyarend 28/04/2024

Cruel e real.
Um livro que retrata o machismo e a misoginia desde a década de 1960, mas que permanece hoje de forma velada. Profundo. Real. Doloroso. Mas, rico.
comentários(0)comente



Bia~* 28/04/2024

Achei esse livro muito fluido, consegui ler bem rápido apesar de ele não ser tão curto. Acho que os debates que apresenta são bem relevantes, com relação ao papel da mulher na ciência e sua posição dentro da sociedade e da família. Há personagens cativantes e plot twists que dão um toque extra. No geral, foi uma leitura agradável.
comentários(0)comente



Marina H. 26/04/2024

Maravilhoso é pouco!
O melhor do meu ano (até agora). Não me fisgou de imediato, mas quando embalei, simplesmente não consegui mais largar. Uma estória de persistência, autoconfiança, de injustiças e dores comuns (ainda) à todas nós. De empoderamento e fé (em nós mesmas e nas nossas capacidades). Daqueles que terminam nos fazendo querer gritar que: sim, lugar de mulher é onde ela quiser! Já recomendando pras migas e correndo pra assistir a série. ?
comentários(0)comente



1879 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR