Uma Questão de Química

Bonnie Garmus

Resenhas - Uma questão de química

Luara 09/06/2024

Sem palavras
Realmente não tenho palavras pra descrever tudo que senti lendo Uma Questão de Química. É extremamente frustrante ver situações de injustiça que acontecem com as mulheres desde sempre. Espero que, como no livro, tenhamos por perto pessoas para nos apoiar nessa luta.

"Sempre que vocês começarem a duvidar de si mesmas - disse ela, se virando de novo para a plateia -, sempre que sentirem medo, lembrem-se: a coragem é a raiz da mudança, e somos quimicamente programados para mudar. Assim, quando vocês acordarem amanhã, assumam esse compromisso. Não se contenham. Não acatem as opiniões dos outros obre o que vocês podem ou não conquistar. E não permitam que ninguém classifique vocês em categorias inúteis relacionadas a sexo, raça, status econômico ou religião. Não permitam que seus talentos fiquem obsoletos, senhoras. Planejem o futuro de vocês. Quando voltarem para casa hoje, perguntem a si mesmas o que cada uma de vocês vai mudar. E comecem logo."

Paulinha 08/06/2024

Uma Questão de Força e Garra!!!!
Não tem como se envolver e admirar Elizabeth. Seu amor pela sua profissão.
Ela era uma excelente mãe, cuidava muito bem da sua filha.
Muito bom.

deniferreira 07/06/2024

Livro delicinha (pra passar um pouco de raiva também) sobre mulheres que são a frente do seu tempo mas precisam enfrentar o patriarcado. Sobre amor também.
Nickie Dias 07/06/2024minha estante
Um favoritado!!!

Bia 07/06/2024

Que livro!! Maravilhoso do início ao fim. O único ponto negativo foi que não li antes, achei que não iria gostar. Mas simplesmente amei!!

anne neiva 06/06/2024

UMA QUESTÃO DE QUÍMICA.
"Uma Questão de Química," da Bonnie Garmus! Gente, vocês não têm ideia do quanto eu fiquei viciada nessa leitura!

A história acompanha Elizabeth Zott, uma cientista brilhante nos anos 60 que enfrenta muitos desafios em um ambiente dominado por homens. O que mais me tocou foram as partes em que o livro aborda ciência e Deus. As reflexões da Elizabeth sobre Deus/Religião e ciência são profundas e provocativas. Eu fiquei completamente imersa, questionando e ponderando sobre minhas próprias crenças.

Bonnie Garmus faz um trabalho incrível. A escrita dela é super envolvente, e a trama é cheia de momentos emocionantes e reflexivos.

Cada capítulo me deixava mais ansiosa para saber o que ia acontecer. Elizabeth é uma personagem fantástica, cheia de força e determinação, e você não consegue deixar de torcer por ela. É aquele tipo de livro que você começa a ler e não quer mais parar, de tão cativante que é.

Se você gosta de livros que fazem pensar e ao mesmo tempo ficar encantada, "Uma Questão de Química" é a leitura perfeita.

Fer 06/06/2024

Peguei esse livro sem saber do que se tratava, láaa em janeiro. Comecei a lê-lo e alguma coisa me fez parar antes das 100 páginas. Decidi deixar para ler quando eu realmente tivesse com vontade, e foi uma decisão ótima: seis meses depois, aqui estou eu dando 5 estrelas.
Pela capa, pode parecer que "Uma questão de química" é sobre um romance com protagonismo feminino daqueles bem genéricos favoritos do tiktok (julguei, não gostei da capa, e acho que a Elizabeth também não gostaria!). Mas não é, na verdade é o oposto: o protagonismo é sim feminino, mas a mulher é forte e determinada, não abaixa a cabeça pra homem nenhum; o pouco romance que existe é um romance fácil, confortável, sem melodramas (viva literatura com amores fáceis!!! viva quebrar essa ideia tão constante em livros de que o amor tem que ser complicado e cheio de sofrimento e lágrimas e mal entendidos!!). O livro, na verdade, é sobre feminismo. É sobre mulheres lutando pela igualdade. É uma denúncia contra o patriarcado que, se é ruim em pleno 2024, imagina em 1960! Sim, o foco é em uma mulher dentro da ciência, mas não são só os problemas dela que são retratados ali, e sim de todas as outras: mulheres que sonham em estudar e não podem, mulheres que são vítimas de violência doméstica, de abusos sexuais, donas de casa que não tem seu trabalho reconhecido, mulheres excluídas dos esportes, imposição de gêneros em crianças... Além de tudo, ainda reflete muito sobre a igreja e o papel da religião na sociedade. Acho que eu poderia escrever uma tese analisando fatores desse livro, porque teria conteúdo de sobra.
Recomendo!

Kerollyn Llamas 04/06/2024

Uma Questão de Química
Esse livro não foi nada do que imaginei, uma surpresa boa que me ocorreu! Apesar do ritmo lento, a história é inspiradora e nos faz refletir o mundo que vivemos, apesar de não tocar tão fundo, me encantou bastante.

Flacosfer 04/06/2024

O livro é bom, mas a série é melhor
Aconselho ler primeiro o livro e depois ver a série da AppleTV. Infelizmente vi a série antes, o que me fez comparar muito os benefícios das mudanças na história que a série fez.

Daniella 04/06/2024

Melhor leitura do ano
Sério, que livro MARAVILHOSO. Meu único arrependimento é ter enrolado tanto para começar. Me envolvi muito com a história, os personagens e a escrita. Um livro diferenciado e que eu não vou me esquecer tão cedo.

gabicna 03/06/2024

Simplesmente incrível! História incrível, personagens incríveis, perfeito. O jeito que o seis e meia é bem desenvolvido ??

Day Malze 03/06/2024

O melhor da vida
Com certeza entra no top 3 da vida. Que livro maravilhoso, me identifiquei totalmente com a personagem. Amei tudo.

Carolina 03/06/2024

"Elizabeth é uma mulher quimica incrivel, mas que vive na década de 60. E se hoje as mulheres já tem grandes dificuldades na sociedade machista que vivemos, imagina na época. Então ela conhece Calvin,um também quimico que respeita ela e se apaixonam." Que livro incrivel. Eu devorei o audio livro e quando finalizou fiquei ate com saudades de mais haha. Eu amei a personagens da elizabeth, amei a maddie, amei o 6:30 (cachorro). Elizabeth sofre de mais nele,e eu,como mulher, ficava revoltada por todas situações que ela passava. Mas ela sempre se mantinha firme e forte. Adorei a forma como eles colocam quimica em tudo, e mesmo uma pessoa que é pessima quimica (tipo eu), consegue entender e ate se apaixona por quimica kkkk Livro sensacional e sem igual.

Lorane0 02/06/2024

História das mulheres
Conta como o lado das mulheres nunca foi fácil, que são direito adquiridos por muita luta, porém a história em si não tem grandes reviravoltas ou surpresas.

Mariana Lourenço 01/06/2024

Amei
Que livro INCRÍVEL! Demorei um tempinho para engatar na leitura mas quando engatei eu devorei o livro.
Fazia muito tempo que não encontrava um livro que me fizesse sentir um milhão de coisas ao mesmo tempo.
Simplesmente AMEI ?