Natureza-morta

Natureza-morta Louise Penny

Resenhas - Natureza-morta

Guilherme k 13/03/2024

Gostei bastante da leitura a história bem desenvolvida e o final foi interessante. Recomendo para quem gosta do estilo

Thabata 07/03/2024

O inspetor Gamache é chamado para investigar o acidente de caça que causou a morte de Jane na pequena cidade de Three Pines. No entanto, e se o acontecido não foi um mero acidente?

Mais que uma história sobre a investigação de um crime, é uma história sobre as pessoas que habitam aquela cidade. Temos vislumbres de suas vidas, das relações entre si, compreendendo até melhor os acontecimentos que levaram ao ponto que a história começa. Nesse sentido, a narrativa me lembrou muito os livros de Agatha Christie envolvendo a Miss Marple, com o início situando os vários personagens envolvidos naquele ambiente, mesmo que não com o crime em si.

Por conta desse estilo, a leitura é um pouco mais lenta, sem revelações sobre o caso a todo momento, trabalhando muito mais as pessoas envolvidas nele. Achei interessante a construção da agente Nichol, que apesar de ser uma personagem insuportável, foi bem construída, mostrando a forma como ela pensava e que nem sempre os "mocinhos" são tão altruístas assim.

Jane.Deus 06/03/2024

Crime e mistério
Crime e mistério suave.... semelhante a Agatha Christie mas o investigador não é prepotente e arrogante como Poirot (que aliás, adoooooro....kkkk).

Nilma10 03/03/2024

Natureza Morta
Louise Penny é uma Poirot de saias. Escrita fluida e de fácil entendimento. Normalmente consigo acertar no suspeito, mas desta vez foi difícil. E o motivo como sempre herança.

Tuka Queiroz 02/03/2024

Natureza Morta, livro de suspense bom, a história de prende, a autora tem uma escrita fluída e ela detalha a vida dos personagens, suas ações, sem ser de forma longa e chata. Gamache é um investigador calmo, carismático e de uma doçura, sem deixar de ser enérgico quando necessário.
A história fala de um assassinato de Jane, uma senhora de mais de 70 anos, morta por uma flecha, na cidadezinha de Three Pines. Uma comunidade pacata, que deixou de ser após esse crime horrível. E no decorrer da investigação, são desenterrados aos poucos, sentimentos e segredos que acercam cada personagem.
Gostei muito e já quero ler o segundo caso do detetive Gamache.

Josiane 02/03/2024

Gostei muito
Primeiro livro que leio dessa autora e senti uma identificação imediata com Agatha Christie.
A forma como a história desenrola foi fácil pra mim pois já me era conhecido.
Amei o Gamache e detestei a Nichol. Jean Guy tem uma percepção exageraada de si mesmo, mas quem não tem?
Não consegui descobrir o/a assassino/a. Nenhuma surpresa, raramente consigo.
Vou partir para próximo pois quero mais história de Gamache

Lorena.Arantes 01/03/2024

Mistério intrincado e com personagens interessantes
Uma investigação completa, parece que é uma investigação policial mesmo, com as dificuldades, as demoras e as relações.

Os personagens são muito reais, cada um com a sua personalidade. São vários personagens e você demora um pouco a saber quem é quem, mas logo você pega o jeito.

Gostei bastante e com certeza vou ler a série....

Camilamartins_9 26/02/2024

Natureza morta
Esse é o primeiro livro da série do inspetor Ganache e confesso que estou curiosa para ler os demais.
É o primeiro livro da autora que leio e, considerando as referências do gênero, fiquei bastante satisfeita.
Durante a leitura é inevitável fazer alguns comparativos às histórias do detetive Hércules Poirot, de Agatha Christie. Creio que a Louise tenha se inspirado na rainha do crime para a criação de suas histórias.
A trama é boa, temos o plot twist do final, mas ela esfria em alguns pontos, deixando o leitor um pouco entediado com o rumo que a história toma.
No geral, é uma boa leitura para os fãs de leituras policiais, mas aviso para não criarem expectativas altas.

Giovanna.paginasda 24/02/2024

Decepção total. @paginasdagio
Quando comecei a ler o livro achei tudo muito confuso. Eram muitas coisas acontecendo já no primeiro capítulo, vários personagens surgindo que nem deu tempo de serem apresentados e achei muito cansativo já o 1° capítulo.

Com o tempo eu fui reconhecendo todo mundo e se tornou mais fácil de identificar, mas acho que não foi uma boa ideia jogar aquilo tudo de gente no início.

Os capítulos são bem grandinhos e muito detalhados em coisas que não há necessidade, o que cansa também.

Eu classificaria o livro como "cozy mistery", um mistério sem cenas violentas, nem nada descritivo em questão de morte. Para quem não é acostumado a ler o gênero, essa é uma boa forma de iniciar, ainda mais ele sendo o primeiro livro de uma longa série de histórias do inspetor Gamache.

Sobre os personagens, achei o Gamache e o detetive Beauvoir muito legais e interessantes de ler, assim com vários personagens do livro. Porém, a policial Nichol para mim foi uma personagem chatíssima e não sei para que ela foi escrita, ela só ajudou em 1% da investigação e depois só encheu o saco.

O livro começou realmente a chamar atenção lá pelos 60%, quando já estava começando a resolver as coisas para a reta final e a investigação aumentou.

Eu gostei bastante do fim, tive vários suspeitos e gostei da motivação e de como tudo foi descoberto. Uma pena que um final bom não é o suficiente para salvar uma história chata.

Beatriz.Seigneur 22/02/2024

Que delícia!
Não havia lido nenhum livro das séries policiais da Arqueiro.
Fui lendo junto a um clássico.
Como me surpreendeu a autora!
História muito bem contada e imprevisível.
Já comprei os próximos!
Quero saber mais do inspetor Gamache e seus colegas!

otxjunior 12/02/2024

Natureza-morta, Louise Penny
Livro diferentão mas que parece ter caído em mãos na hora certa, quem sabe não inicio uma tradição de carnaval seguindo com a série! Talvez esteja sendo indulgente, assim como todos os personagens deste estudo da natureza(-morta) humana, mas certamente me entreteu desde o começo.

Thalia Plaine 09/02/2024

?Vida é mudança. Se você não está crescendo e evoluindo, está parado enquanto o resto do mundo avança. A maioria das pessoas é muito imatura. Elas passam a vida esperando, imóveis como pinturas de natureza-morta.?

Eu nunca tinha lido um mistério assim, onde os personagens me envolvessem, onde a cidade em que tudo se passa fosse tão reconfortante e onde eu sentiria paz lendo e não surtos kkkk

Eu simplesmente amei esse primeiro livro do inspetor Gamache. Achei ele uma pessoa completamente sensata, honesta e fofa. Queria guardar ele num potinho!

Sobre o mistério em si eu me apeguei muito a Jane e acabei ficando chateada quando ela foi morta mesmo sabendo que isso aqui acontecer.
Sobre o assassino em si não fiquei tô surpresa. Do meio pro final vai ficando um pouco óbvio mas mesmo assim, as informações se conectam tão bem, que você se pega surpresa mesmo assim.
Eu recomendo muito. Ansiosa pra ler os próximos desse gracinha do Gamache ???????

TCN 06/02/2024

Comecei a leitura esperando uma investigação policial clichê e foi isso que me foi entregue. Tive uma certa dificuldade em me adaptar a escrita da autora, pois em vários momentos percebia frases prontas ou sem profundidade.

Não foi um livro que me prendeu, nem me agradou muito. Um simples OK.

Bia 04/02/2024

Nada demais
Acabo esta leitura sem nenhum entusiasmo.
Achei uma história interessante, o assassinato de uma senhora agradável, simpática e amiga de todos no vilarejo em que vive, cuja arma usada foi o arco e flecha.
No entanto, achei a história com muitos personagens, nenhum deles com um devido aprofundamento e o final, embora surpreendente, com motivações superficiais.
Não foi um livro que me arrebatou mas deu pra passar o tempo.

Dani Fernandes 31/01/2024

Mistério Aconchegante
Realmente é isso que você vai encontrar nesse livro. Ainda não tinha lido esse tipo de livro, por isso não sabia exatamente o q esperar.
Com certeza, o inspetor-chefe Gamache tem sua personalidade e é carismático, por ele eu leria todos os livros. Os outros personagens também tem suas camadas e suas motivações.
Da história em si eu gostei, mas não me surpreendeu. O próximo livro vou pegar para uma leitura mais tranquila e ágil.