Natureza-morta

Natureza-morta Louise Penny

Resenhas - Natureza-morta

Raphael92 12/06/2023

A vida real como ela é!
Natureza morta nada mais é do que uma representação da realidade! Tem-se um crime, um criminoso e um detetive que é um ser-humano. Não há nenhum milagre ou uma pessoa hiper dotada que descobre o crime com uma genialidade fora do real! O livro é simples e perfeito. Tem fofocas, tem o gostinho de estar desvendando um crime junto com o inspetor Gamache e não te ilude com história e ações irreais!! Sem contar que a autora nem te faz duvidar do criminoso!
David 01/07/2023minha estante
Bom saber que se parece com a realidade, pois não gosto de deduções fantasiosas de alguns detetives. Vou continuar.

Nai Lima 01/06/2023

Leitura q não me agradou, não fez meu estilo e q não consegui me prender em nenhum momento.
De modo q comigo não deu muito certo

Jéssica | @jehbreda 01/06/2023

Bons personagens, pouco suspense
Mesmo que a gente só consigo desvendar realmente quem é mau no final do livro, não senti um clima de suspense ao longo da leitura.

Passamos por uma investigação minuciosa pelo detetive Gamache que é muito bom e um personagem interessante. Temos Nichol que até agora não entendi qual foi a dela o livro todo. E temos uma cidade com várias pessoas com várias histórias e tramas.

E um bom livro, mas não senti aquele clima ?meu Deus quem foi? ao longo do livro.

AlessandraD. 29/05/2023

Os personagens são cativantes, mas a autora detalha tudo em excesso.
A história se desenvolve com surpresas interessantes, mas o ritmo é muito lento pelo excesso de detalhes.

Romane.Cristine 29/05/2023

Um vilarejo chamado Three Pines
Nesse livro, meu primeiro contato com a autora e com o protagonista Gamache, nós temos a morte de uma senhora que é adorada por todos no vilarejo em que ela vive (Three Pines), o que torna ainda mais incompreensível á todos o fato de a sua morte não ter sido um acidente e sim um assassinato. Mas por que alguém iria querer matar a Jane? O inspetor Gamache é então chamado para investigar o caso. De inicio as pessoas não o recebem bem, recebem a ele e a sua equipe com desconfiança e não querem ajudar. Acho que essa resistência se da por ele ser de fora sabe? Um estranho no ninho, mas ao longo da investigação eles passam a abraçar ele como um dos seus o máximo que conseguem, e vai a investigação. Meu problema e o motivo de eu ter tirado uma estrela: Muita descrição desnecessária. A descrição de espaço e dos personagens é essencial para você compreender os acontecimentos, o ambiente e tal. Mas duas paginas descrevendo um passeio aleatório ? Duas paginas do devaneio de uma personagem? Que não tem relação nenhuma com o que a gente quer saber? E apesar de eu já saber desde o começo quem era o assassino, foi só isso que me incomodou. Porque se eu pego um livro de investigação para ler eu quero saber só da investigação, outras coisas só se tiverem relação com ela, se não tiver eu não quero saber. Não me interessa saber qual a roupa que o manequim de uma loja está vestindo no sonho de uma personagem, ah não ser que seja para a personagem lembrar que viu alguém vestindo uma roupa parecida na cena do crime e possa utilizar a informação para descobrir quem pode ter comprado, já que ela conhece a loja. Viu como nesse caso importa? Agora só pra ter duas paginas contando um sonho que no final não vai ter relevância? Essa parte do sonho não tem no livro, só usei como exemplo porque tem situações parecidas. Em fim. No geral, tirando isso eu gostei do livro e do detetive. Inclusive comprei os outros.

Grazi218 18/05/2023

Não me surpreendeu o suficiente para querer ler os demais livros da serie. Uma boa história, mas sem grandes surpresas e reviravoltas.

Jô Santos 15/05/2023

Você entra de cabeça nos mistérios dessa comunidade
Comecei a ler esse livro em 2022 e ele acabou ficando de canto por muuuito tempo, mas que bom que não abandonei, porque ele é maravilhoso. Devo confessar que o início é chato, por isso mesmo deixei ele encalhado em 22% por tanto tempo. Estou acostumada com livros de mistério que me deixam intrigada desde o primeiro instante, o não acontece aqui, o encanto desse livro vai te pegando aos poucos, mas quando vc percebe é como se fizesse parte daquela comunidade e análise com binóculo suas intrincadas relações e personagens cativantes.
Ganhei esse ebook de graça da editora e não sei se vou ler o segundo, porque a sinopse não me atraiu muito, mas sei que tal como este livro foi o segundo também pode guardar belas surpresas. Quem sabe um dia eu retorne a esse agradável, e ao mesmo tempo sombrio, vilarejo.

Nati 04/05/2023

Natureza morta
Em Natureza-morta, Louise Penny apresenta o inspetor-chefe Armand Gamache, que conduz esta brilhante e premiada série de mistério.

Giu 30/04/2023

Gamache é sempre o maioral
Voltei ao universo do inspetor Gamache pra mais um assassinato em Three pines. Como já havia lido "Graça Fatal" que se passa na mesma cidade, não foi tão difícil saber quem era o assassino, mas ainda assim foi uma leitura intensa e incrível que me prendeu ao máximo. Foi bom rever rostos conhecidos, em Three pines e já estou ansiosa pra ler o próximo.

Ratinha de Biblioteca 27/04/2023

Leitura Comfy
Uma leitura leve, apesar de se tratar de um assassinato. O livro traz várias reflexões sobre a natureza humana, sendo o título um "tipo" humano. Ah, e dá uma fome ler esse livro! As personagens comem coisas deliciosas o tempo todo!

José Carlos 25/04/2023

Mas gente!!!!
Será que a avaliação melhor dos próximos livros é porque eles realmente melhoram, ou será que é por só quem realmente gostou deste primeiro livro continuou com a série??? Fico na dúvida! Se eu não tivesse o segundo livro, não iria atrás dele! Não que o livro seja ruim, mas achei o inspetor Gamache meio mosca morta!

Beto | @beto_anderson 24/04/2023

Um pouco previsível
A história foi um pouco previsível. Achei que o detetive não serviu para muita coisa na história. Afinal quem desvendou o caso foram outros personagens. Aquela figura da Nichol é apenas um apêndice na história. Não serviu para nada. As falas dela ligadas ao caso podiam ser ditas por outras pessoas. No mais achei legalzinho.

Jessica 24/04/2023

Somos transportados a uma pequena cidade bucólica chamada Three Pines, onde ocorre a morte misteriosa de uma senhora de 76 anos, era querida por todos.

O detetive Gamache é chamado para desvendar e descobrir a causa da morte juntamente com sua equipe. Conforme a história vai desenrolando, vamos conhecendo os habitantes da cidadezinha e nos sentindo como se fosse amigos deles.

Os personagens foram bem construídos e desenvolvidos. Temos um detetive sensato e muito humano, prestando atenção aos detalhes para não fazer um mal julgamento e agir corretamente. Uma policial estagiária que quer crescer, porém acaba se precipitando em suas opiniões, a tornando uma pessoa arrogante e individualista.

O enredo nos leva a pensar em várias possibilidades e a desconfiar de todos da cidadezinha. Uma trama bem amarrada e sem pontas soltas.

Thaiana.Lima 17/04/2023

Um mistério muito bem escrito com o final super amarrado mas o livro não me trouxe aquele desespero que gosto ele livro de suspense, não sei se eu não estava na vibe ou se realmente é um livro de suspense mais morno. Adivinhei o assassino e o motivo um pouco antes da revelação.

rschl 03/04/2023

Natureza-Morta
Natureza-Morta é um livro de mistério que se passa em uma cidadezinha bucólica, pequenina, chamada Three Pines, no sul de Montreal. Jane Neal, uma professora de 76 anos, sem inimizades, foi encontrada morta com uma flechada no bosque.
Apesar dos moradores do vilarejo acreditarem ser um infortúnio de um acidente, por ser temporada de caça na cidade, Gamache, com o seu faro de inspetor, acredita que algo mais sombrio aconteceu.

Esse mistério foi delicioso de ler. A ambientação do livro por ser uma cidadezinha pequena, onde todo mundo se conhece, muito pacata, lembrou uns toques de Agatha Christie.
Os personagens são bem desenvolvidos e Louise Penny foi muito inteligente em trazer a humanização como fator importante da trama. Geralmente, livros com inspetores e detetives trazem um heroísmo gigantesco desses personagens, mas com ela não: apesar de Gamache ser conceituadíssimo, ele ainda erra seus palpites; apesar da policial aprendiz/estagiária ser extremamente inteligente, possui grande arrogância e assim vai indo com todos os outros personagens, que sempre mostram ambas as facetas das moedas de personalidade.
A história possui alguns clichês, o que é normal, mas não é forçado. O número de personagens é muito bom e todos, aparentemente, possuem motivos para cometer o crime. A trama é desenvolvida de uma maneira mais lenta, mas de extrema qualidade, pois camadas vão sendo pinceladas sobre as outras, o que constrói e, por fim, amarra tudo: cenário, morte, crime, criminoso e o luto da comunidade.
Um ponto alto, para mim, foi trazer todo o conflito e julgamento entre francófonos e anglófonos na região do Canadá. Fiquei surpresa na sutileza que Louise Penny tratou sobre isso no livro.

site: https://instagram.com/multicapitulos