A Mulher Com a Estrela Azul

A Mulher Com a Estrela Azul Pam Jenoff

Resenhas - A Mulher da Estrela Azul

Cinthia 18/12/2022

Muitas lágrimas depois e com um plot twist completamente vindo do NADA que afirmo: Pam Jenoff nunca decepciona! Suas histórias são sempre carregadas de muito sentimento e emoção. Ella e Sadie, as protagonistas desse livro, são cativantes e destemidas. Deixa o coração quentinho a forma como a amizade delas floresce. Ainda que habitem a mesma cidade, a Cracóvia nos anos 1942, não poderiam ter vidas mais diferentes: Sadele, uma garota judia, precisa fugir do gueto as pressas com a família, incluindo sua mãe grávida, para se esconder dos nazistas no esgoto da cidade. Ella, uma garota órfã polonesa vive praticamente de favor na própria casa desde que seu pai morreu e sua madrasta se apossou de tudo. Apesar de não se dar bem com a nova mulher do pai desde sempre, é devido às alianças dela com os alemães que Ella consegue alguns privilégios em uma cidade devastada pela guerra. A amizade das duas se inicia quando, procurando por cerejas para o jantar no mercado clandestino, Ella descobre dois olhos castanhos a observando com admiração das grades do esgoto. A partir disso, a vida das meninas nunca mais será a mesma.
É lindo, é doloroso, é emocionante, é delicado, é cinco estrelas, favoritado.

Música que me lembra a história: Safe and Sound, de Taylor Swift.

Josiane.Castro 03/10/2022

Amizade
Mais um
Livro sobre alemaes e judeus, mas com um enfoque diferente . Uma familia escondida em um esgoto ( baseado em história real) , e o encontro entre duas mocinhas que se tornaram amigas . Uma presa no esgoto e a outra na cidade. Um final surpreendente.

Suellen.Hosoi 30/09/2022

Um livro triste, como todo livro que retrata a guerra. Mas um livro doce, cativante, com escrita delicada. Não gosto de capítulos longos, esses são enormes, mas de escrita tão suave, que vc devora e quer continuar até o fim. Fala de perdas, amor e amizade. Esperança como palavra chave.

DêlaMartins 04/09/2022

Uma amizade forte, improvável e de alto risco
Sadie Gault tem dezoito anos, é judia e vive com os pais no gueto de Cracóvia (Polônia), após serem tirados de sua casa / sua vida no bairro judeu. Quando os nazistas evacuam o gueto, destruindo a tudo, a família se vê obrigada a fugir e se esconder nos perigosos túneis do esgoto. Um dia, espiando as ruas através das grades de um bueiro, Sadie vê uma mulher da sua idade.

Ella Stepanek é uma polonesa cristã que, após a morte de seu pai, vive com sua madastra com relativa tranquilidade. A madrasta, Ana Lucia, é colaboradora dos alemães. Um dia, enquanto caminha pelo bairro industrial, fazendo compras, ela nota um movimento debaixo da grade do esgoto e vê uma mulher de sua idade ali escondida.

A partir desse ponto, tem o início de uma amizade. Sadie e Ella aproveitam os poucos perigosos momentos que têm juntas para trocar confidências e estreitam a amizade, se comprometendo uma com a outra. Ella começa a ajudar Sadie, mas quando os perigos da guerra se agravam, ambas são colocadas em risco. A narrativa de "A Mulher da Estrela Azul" é sobre o poder da amizade e a força de vontade de sobreviver. O livro é baseado em fatos reais - judeus realmente viveram nos esgotos para fugir dos nazistas.

A narrativa nos deixa confusos no final, até esclarecer o que aconteceu com as amigas.

Vale a leitura, principalmente para os que, como eu, gostam de romances históricos e relatos sobre a segunda guerra. É uma leitura sobre amizade, comprometimento, com bastante sofrimento, perdas e dor envolvidos.

@Mihleituras 30/08/2023

Essa história sobre a Sadie, uma judia, que se esconde no esgoto com sua mãe e uma outra família. Ela faz amizade com Ella, uma polonesa. Uma história de amor, amizade, força, sofrimento, luta e guerra. Uma linda história de amizade, me emocionei muito no final. Recomendo muito esse livro.

Aline @contandoleituras 08/08/2022

Amei! Final surpreendente!
Já é o 3º livro dessa autora que leio e gosto bastante. É o 2º que é ambientado em Cracóvia, que tive oportunidade de visitar e é uma cidade linda.
Apesar da historia triste e do doloroso cenário da 2ª guerra mundial, a autora nos traz personagens incríveis, cada um com a sua força para enfrentar tudo que estava acontecendo.
Recomento muito!

Mirela Ugioni 17/07/2022

Nesse livro vamos ser transportados para a Polônia, durante a segunda Guerra mundial. Essa histórias nos apresenta duas garotas, Saddie é Judia e ela e a família são forçados a fugirem pelo esgoto na esperança de não serem presos ou mortos pelos nazistas. Em contrapartida conheceremos Ella, que é polonesa e vive tranquila em uma região que está um caos, graças as alianças que sua madrasta fez com os alemães. Um dia Ella está próxima as grades de esgotos quando vê uma garota lá embaixo, e apesar do susto do primeiro momento, decide ajudar Sadie e elas vão formar uma amizade verdadeira e repleta de desafios para se protegerem. Duas mulheres/ jovens adultas incríveis, e fortes, que tiveram seus sonhos interrompidos pela guerra, Sadie queria sonhava em fazer medicina e Ella só pensava em casar e formar uma família. Um livro baseado em histórias reais e extremamente emocionante, que fala de amizade, de amor, de família e de sobrevivência. Os personagens são muito bem escritos, tanto os protagonistas como os outros. Eu já tinha lido "As agentes secretas de Paris" da autora, mas esse livro me fez chorar de um jeito que só tinha acontecido uma vez na vida.

Paula1735 21/07/2023

Maravilhoso!
Li por indicação da Paola Aleksandra do Livros e Fuxicos e caramba, que livro! Apesar de ser parcialmente baseado em fatos reais o cerne da história é demais. A força, resiliência e vontade de viver dessas pessoas é algo que transcende. Chorei bastante lendo, super recomendo.

Tathy 06/07/2022

Uma viagem pela segunda guerra!
Que livro envolvente e emocionante!

Este livro é excelente e consegue nos levar ao cotidiano dos judeus fugitivos na Polonia em 1943.

Excelente leitura!
Uma aula de história

jehssicamsouza 01/07/2022

Que livro!!
Simplesmente impossível abandonar, a escrita da autora é muito boa, leve, fluída, embora seja um livro que aborde assuntos pesado, como guerra, preconceito, nazismo, a autora soube trazer leveza.

É impossível você abandonar, pois é extremamente viciante, trás grandes assuntos históricos e uma pitada de história real ? sério, você precisa ler

Flavia.Oliveira 23/06/2022

Mais uma história de intolerância!
Como o ser humano é capaz de atrocidades, de tamanho desrespeito com o seu semelhante?

Patricia.Granado 15/11/2023

São tantas s histórias que ainda existem para serem contadas sobre a 2°Guerra... Se todas virassem livros iriam encher muitas bibliotecas, e isso é imensamente triste. Porém também mostra que exitem e existiram seres humanos capazes de dar a vida para ajudar os que precisavam. Livro maravilhoso, recomendo muito.

anna lili 14/06/2022

haveria flores um dia
A mulher com a estrela azul conta a história da segunda guerra mundial sob a perspectiva de duas pessoas vivendo em realidades bem diferentes. Os capítulos são alternados entre a narração de Sandie, judia, sobrevive escondida, e Ella, polonesa, tecnicamente pouco afetada pela guerra, por razão da relação que sua família tem com os nazistas.

Elas desenvolvem uma bela amizade, protegem uma a outra, e se colocar em risco pelos amor que tem entre si.

Além disso, temos o romance de Ella e Krys, e de Sandie e Saul.

Tudo que eu gosto, romance, aventura, ficção histórica, e muitas muitas lágrimas.

Chorei tanto ao ler as últimas páginas, precisei até fazer uma pausa para as lágrimas secarem e eu conseguir continuar. Amo ser tocada por um livro como esse.

Muito obrigada Pam Jenoff por essa obra de arte ?

Larissa.Dias 14/06/2022

Amizade
Nossa que livro!!!! Moro a 14 anos na Holanda,e nunca me sentir preparada pra ler qualquer livro com esse tipo de temática. Convivo com pessoas que cresceram durante a segunda guerra mundial. É quase inacreditável tanta maldade numa época, não muito distante.

Esse livro me fez sentir muito desespero, minha vontade era de entrar no livro e ajudar eles. O final acabou comigo. Agora só quero deitar na cama e chorar ?