A Mulher Com a Estrela Azul

A Mulher Com a Estrela Azul Pam Jenoff

Resenhas - A Mulher da Estrela Azul

Ingrid Losso Fernandes 23/04/2022

"Até onde estamos dispostos a ir pela família"
De início confesso que é um livro realmente de tirar o fôlego, não existe um capítulo passado que você não sinta um mix de sentimentos, do começo ao fim sai emoções a flor da pele que te fazem pensar, rir, chorar, emocionar, imaginar... Quando leio algo que se aproximou de forma muito expressiva da realidade tento entender o que se passou na vida daqueles que estavam sobrevivendo a tanto. O final, confesso que não foi como eu esperava nem desejava, realmente, é de tirar o fôlego, a Sinopse não mentiu, mas no fundo eu gostaria que não houvesse tantas mortes (tanto no livro quanto na vida real). Mas é uma leitura marcante, não tenho dúvidas, e algo que levarei para sempre, me fazendo enxergar e entender coisas que jamais pensamos ser possível.

Amani.Cruz 17/01/2023

Um detalhe muda tudo.
Quem me dera se essa resenha te mostrasse tudo o que eu senti durante a leitura desse livro!

Duas pessoas que se encontram por acaso e que se unem para lutarem contra algo muito maior do que elas. Essa é a história de Sadie e Ella.

O que as une é o sofrimento de um tempo aterrorizante e o que elas tem em comum é a vontade de viver.

A história acontece naquele ambiente que nunca deve se repetir na história: o nazismo. E talvez, acompanhar a luta das pessoas nesse momento é o que nos deixa totalmente envolvidos com a história.

Ler esse livro me trouxe uma perspectiva nova sobre meus dias, pois são tempos difíceis, porém melhores do que os que já existiram e só por conta disso, devo fazer cada um deles valerem a pena.

Leia essa história pra desenvolver empatia e ver o mundo do com outra ótica.

Cah. 24/10/2023

Devastador! Definitivamente não é um livro com final feliz.
Já li muitos livros baseados na Segunda Guerra Mundial, e esse foi um dos livros mais tristes e agonizantes que já eu li!

Acompanhar Sadie, Saul e as outras pessoas se escondendo no esgoto e fazendo dele seu lar, foi agoniante.

E tantas perdas, de pessoas queridas e amadas, tem que ser muito forte pra conseguir seguir em frente!

Que amizade linda a da Ella e da Sadie, e o amor de Ella e Klaus, e de Sadie e Saul. Pena que acabou como acabou.

O final, foi de cortar o coração, que triste! :"(

Debs 24/03/2023

É aterrorizante o tanto que a gente não consegue mensurar o quanto os judeus sofreram, qualquer medida para o sofrimento deles durante a guerra parece ser algo simplório demais para descrever, a cada livro sobre esse tema que eu levo, mas triste fico por essa mácula da história da humanidade.

Gostei bastante do livro e da escrita da autora, sem contar que achei o plot bem bom

day 12/06/2022

Comovente
Um história , comovente inspirada em relatos de judeus que sobreviveram vivendo em esgotos ?
Quando leio um livro com essa temática ,sempre reflito como demos errado como espécie .
A segunda guerra expõe o quanto de monstros os seres humanos podem ser quando não gostam de um povo,orientação sexual ou opniões políticas .
Infelizmente parece que hoje estamos cada vez mais próximos de pessoas que pensam assim e infelizmente nem vergonha tem de expressar o que pensam ?
O livro se passa na Polônia , e conta a história de sadie uma jovem judia que faz uma amizade inesperada com uma garota polonesa chamada Ella.
O livro me prendeu muito, e li rapidinho pq a cada página ficava mais curiosa com o desfecho final ? e o final é totalmente inacreditável!! Que livro !
Muito bem escrito .
Só não falo que amei, pq não tem como vc amar algo tão bárbaro .
Porém vale muito a pena cada minuto que vc leu .

Andreia.Britez 13/06/2022

Impactante e emocionante
Esse livro foi a indicação do mês do clube de leitura @entreromances e resolvi sair da zona de conforto dos meus romances ?corações quentinhos? por uns dias.
Ele conta a história emocionante da amizade entre Sadie, uma polonesa judia fugindo dos horrores da guerra, e Ella, uma garota que vive com sua madrasta em um bairro nobre da Cracóvia, em sua confortável casa.
A leitura é dinâmica e te leva a imaginar situações extremas a que os judeus foram submetidos naquela época.
Tudo vai acontecendo de forma rápida e angustiante mas é aquela leitura em que vc quer sempre ver o que aconteceu depois.
O desfecho é emocionante e traz muita reflexão. Recomendo a leitura!

Jéssica 04/07/2022

Emocionante
Eu não sabia como seria ler esse livro, mas fui surpreendida pela linda história.
E o final é emocionante demais. ?

Shemilly0 01/07/2022

O poder de uma amizade
Sadie e Ella, duas jovens vivendo a Segunda Guerra Mundial mas em situações diferentes.

Sadie sendo obrigada a fugir dos alemães se escondendo no esgoto para sobreviver, e Ella tendo alguns privilégios por conta de alianças de sua madrasta.

Até que seus caminhos se cruzam e uma amizade inesperada e perigosa acontece.

Uma ficção histórica envolvente, reflexiva, surpreendente e emocionante!

Larissa.Giorgetti 23/02/2023

Mais um livro da Pan que me rasga o coração. Diferente do que estou acostumada, esse livro não se passa em Auschwitz, na verdade a única coisa que tem é uma citação do campo, porém é mais um ponto de vista triste e devastador que eu não sabia que existia. Ele é uma obra de ficção porém o contexto e o lugar foram reais, na nota do fim do livro ela explica que realmente existiram judeus que se esconderam por meses nos esgotos para se livrar de Auschwitz. Nunca imaginamos até que ponto um ser humano é capaz de suportar para proteger aqueles que amam, e em mais essa obra da Pan, vemos que u m ser humano caçado covardemente tem forças de herói para sobreviver. Sadie e sua família passam por tanto, que muitas das vezes eu custei a crer que fosse possível viver em estado de calamidade daquela maneira. O final não me chocou tanto pois eu imaginava quem estava narrando, já vi muitos plots iguais, porém na hora "H" que eu estava lendo as últimas linhas foi impossível não se emocionar, e pensar um final alternativo, porém se fosse o inverso do que foi ia ser doido da mesma maneira.
O livro é maravilhoso e mais uma vez Pan Jenoff ganhou meu ??

Guilherme Dehon 22/03/2023

A Mulher com a Estrela Azul...
Mais uma obra memorável da Pam Jenoff...
Apesar de ser um romance de ficção (mas com base em pesquisas e ocorrências semelhantes æ apresentada no livro), com o pano de fundo da Segunda Guerra Mundial, a veracidade falta aos olhos e entra pelos poros ...

Até o momento achei o mais impactante e surpreendente de todos o s que li da autora...

A obra retrata a história de Ella e Sadie, uma Polonesa e a outra Judia... Separadas por uma grade de esgoto...

Uma obra intensamente angustiante e que retrata com afinco a determinação, superação, cerceamento da liberdade, resignação, amor, amizade, sobrevivência... Redenção...

Quem não leu ainda está perdendo!

Vaah 23/06/2022

Sem palavras...
Gosto de livro com final feliz, gosto do clichê... Mas esse livro me prendeu de uma tal forma, termino ele triste e pensando quantas Sadie, Ella, kris, Saul e tantos outros, sofreram e sentiram de verdade a luta contra o Nazismo... Não foi uma época com final feliz e sim com sobreviventes marcados com dor e perdas irreparável...
Eu vi nesses personagens como se fosse uma história real... sem final feliz... Quem sobreviveu ficou para honrar o nome de quem partiu lutando...

Clauclau/Eu leio sim e daí 31/05/2024

A mulher com a estrela azul
Recomendo para maiores de 16 anos.
A história inicia-se em março de 1942 e caminha até 2016. Sadie Gault, é uma jovem judia, de 18 anos, que mora com os pais em um bairro pobre da Cracóvia, na Polônia. O cerco está se fechando e os nazistas começam a investir contra os judeus e aqueles que não são presos e barbarizados saem a procura de esconderijos. Assim, a família de Sadie se juntam a mais algumas pessoas e encontram refúgio nas redes de esgoto da cidade. Acontece que a vida no subsolo não será fácil. Em um outro canto da cidade vive a jovem polonesa Ella Stepanek, mesmo sob o regime nazista, vive tranquilamente graças às alianças da madrasta com os alemães. Em um certo dia ao passear pelo mercado, Ella, avista uma jovem em estado deplorável entre as grades do esgoto, e decide ajudá-la. Em pouco tempo elas criam um forte laço de amizade. Uma no esgoto e a outra, em cima de uma grade na rua. Acontece que os alemães estão atentos e qualquer deslize de Ella, poderá colocar o esconderijo de Sadie em perigo.

Um enredo emocionante, tenso, repleto de angústia, medo e incertezas. As cenas eram tão fortes e palpáveis que cheguei a sentir o cheiro do lugar, a tristeza de Sadie e das outras pessoas que perderam o direito de viver livre. O terror a cada minuto vivido era cruel e impensável. Agora, o final tem um ápice muito interessante. Não tinha ideia do que estava prestes a acontecer. Simplesmente, adorei!

Rafael 27/06/2022

Recomendo essa leitura 100%
Eu amo livros que contam histórias da segunda guerra. A mulher com a estrela Azul tem um enredo diferente em cenário conhecido, pelo menos na memória das pessoas. É uma leitura que desenrola muito bem, gosto de livros assim diretos. Para quem gosta de ler sobre o nazismo esse livro é um dos melhores.