A Mulher Com a Estrela Azul

A Mulher Com a Estrela Azul Pam Jenoff

Resenhas - A Mulher da Estrela Azul

Beatriz 17/05/2023

A Mulher Com Estrela Azul Nota 1000/5
Eu acabei de ler esse livro e tô em choque até agora! Simplesmente perfeito, quem assim como eu gosta de livros sobre segunda Guerra Mundial, que tem interesse sobre esse tema, super recomendo
Vamos lá..
A história conta a vida de Sadie, que é uma menina judia, que acaba tendo que mudar para um esgoto por conta da guerra que está enfrentando, ela com sua família e mais uma família de judeus, foram ajudados por um funcionário do esgoto a se esconderem lá.
Sadie acaba passando muito tempo neste lugar e como forma de passar seu tempo ela começa a andar pelos túneis, que em um dia nesses passeios ela acaba encontrando Ella, uma polonesa que estava passeando pelos arredores da cidade. Ella se depara com um par de olhos no boeiro e a partir daí começa a amizade entre as duas. Ella faz de tudo para ajudar sua amiga que vive momentos intensos no bueiro.
É um livro que mostra muito sobre a amizade, lealdade, coragem, persistência. Um livro emocionante
O final tem um plot que eu não esperava jamais, que é um desfecho do que aconteceu no primeiro capítulo do livro.
Super recomendo
E certeza que vão chorar
Perfeito
Leiam

Clauclau/Eu leio sim e daí 31/05/2024

A mulher com a estrela azul
Recomendo para maiores de 16 anos.
A história inicia-se em março de 1942 e caminha até 2016. Sadie Gault, é uma jovem judia, de 18 anos, que mora com os pais em um bairro pobre da Cracóvia, na Polônia. O cerco está se fechando e os nazistas começam a investir contra os judeus e aqueles que não são presos e barbarizados saem a procura de esconderijos. Assim, a família de Sadie se juntam a mais algumas pessoas e encontram refúgio nas redes de esgoto da cidade. Acontece que a vida no subsolo não será fácil. Em um outro canto da cidade vive a jovem polonesa Ella Stepanek, mesmo sob o regime nazista, vive tranquilamente graças às alianças da madrasta com os alemães. Em um certo dia ao passear pelo mercado, Ella, avista uma jovem em estado deplorável entre as grades do esgoto, e decide ajudá-la. Em pouco tempo elas criam um forte laço de amizade. Uma no esgoto e a outra, em cima de uma grade na rua. Acontece que os alemães estão atentos e qualquer deslize de Ella, poderá colocar o esconderijo de Sadie em perigo.

Um enredo emocionante, tenso, repleto de angústia, medo e incertezas. As cenas eram tão fortes e palpáveis que cheguei a sentir o cheiro do lugar, a tristeza de Sadie e das outras pessoas que perderam o direito de viver livre. O terror a cada minuto vivido era cruel e impensável. Agora, o final tem um ápice muito interessante. Não tinha ideia do que estava prestes a acontecer. Simplesmente, adorei!

Janie 28/09/2023

Sabe aquele livro que ti deixa com o coração na mão? que ti faz suar? Então, é esse. Que obra incrível, tocante, você sente como se tivesse assistindo a um filme. Não tem como não terminar se emocionando. Este livro é necessário ser lido.

engbella 24/07/2023

Esses livros durante a guerra sempre me deixam com um aperto no coração... leitura fácil...história bonita.

JP Schneider 16/02/2024

Uma montanha russa de emoções.
Fazia tempo que não lia um livro inteiro em um dia. Dá pra ver que nem gostei da história. Nunca havia lido nada relacionado à Segunda Guerra Mundial, e esse me surpreendeu.

A autora consegue passar tantos sentimentos durante todo o livro. Vai dá raiva ao medo, da alegria à tristeza e por aí vai, é uma verdadeira montanha russa de emoções.

De um lado temos Sadie, uma judia fugindo dos alemães, e pra isso recorre a se esconder no esgoto. Do outro lado temos Ella, uma jovem polonesa que se sensibiliza com a situação da Sadie, e vai ajudando como pode.

Do momento em que Sadie e família precisam se esconder no esgoto em diante, é só tristeza. Sofri na despedida da Sadie e de sua mãe. Mas a parte da fuga do esgoto conseguiu ser ainda mais triste.

Não esperava essa reviravolta no final, e nem dá pra falar que foi algo feliz. Essa parte que se passa em 2016 foi tão boa. Apesar dessa história não ser real, a autora conseguiu mostrar muito bem como os judeus eram tratados, toda a monstruosidade que tiveram que aguentar. Será esse o melhor livro que irei ler no ano?

Thams 01/08/2022

Me prendeu
Gostei da leitura.
Em muitos momentos fiquei apreensiva, mas é lindo como se fala de amor em tempos escuros, não só da amizade entre a Sadie e a Ella, mas as relações que são desenvolvidas durante a história.

Leituras que envolvem a 2ª guerra mundial sempre pegam. E sim, me surpreendi com o plot twist do epílogo.

Recomendo.

Tinúviel 25/06/2022

Que história mais linda, me acabei de chorar na parte final. Quando eu penso que não vou me surpreender mais com alguma história baseada no holocausto, sempre aparece mais uma.

Rafael 27/06/2022

Recomendo essa leitura 100%
Eu amo livros que contam histórias da segunda guerra. A mulher com a estrela Azul tem um enredo diferente em cenário conhecido, pelo menos na memória das pessoas. É uma leitura que desenrola muito bem, gosto de livros assim diretos. Para quem gosta de ler sobre o nazismo esse livro é um dos melhores.

Bianca 12/07/2022

Sabe aquele livro marcante que você leva pra vida? Então, é esse livro. É um livro forte, doloroso, mas que é extremamente necessário. O livro se passa na Polônia no contexto da Segunda Guerra Mundial e mostra a vida de duas garotas simultaneamente uma polonesa e outra judia. Essas garotas vão tentar lutar pelas suas sobrevivências contra os horrores do nazismo e seus apoiadores, cada uma em seu contexto, mas tb vão construir uma amizade maravilhosa e única. Simplesmente leiam esse livro, ele é surpreendente, chocante, tem REVIRAVOLTAS INACREDITÁVEIS de vc ter q voltar e ler um capítulo inteiro. Apesar da temática ser muito dolorosa, os momentos de interação principalmente pelas duas personagens trazem uma leitura muito fluida e cativante. ( BASEADO EM HISTÓRIAS REAIS)

Sil 05/08/2023

Mais um romance histórico fenomenal!

Ella é uma jovem polonesa católica. Órfã de mãe, ela perde o pai na guerra e fica sob os cuidados da madrasta (uma colaboradora dos alemães).
Sadie é uma jovem polonesa judia. Para sobreviver à guerra, Sadie e sua família se refugiam nos esgotos da cidade.
Narrado sob o ponto de vista das duas garotas, o livro é inspirado em fatps reais e tem uma leitura fluida e cativante.

Giselle.Paula 31/12/2022

É sobre amizade e gratidão
Que historia fantastica. Recomendo sem dúvida nenhuma.
Sadie Gault é uma descendente de judeus e mora em um Gueto na Cracóvia, Polônia. Apesar da vida privada de morar no gueto, eles ainda podem trabalhar, ter aonde morar. Até que um dia tudo muda. Os Alemães invadem o local e eles tem que fugir pelo esgoto da cidade. A mãe estava grávida, eles tem que transitar por lugares com extremo mau cheiro, sujos e perigosos e morar ali, logo abaixo das ruas, nos esgotos da cidade. Até que um dia Sadie faz uma amizade com Ella Stepanek, que mora sua madrastra em um bairro nobre. A madrastra de Ella é amiga dos alemães. Ella e Sadie se encontram e Ella consegue ajudar aquelas pessoas que se encontram em situação precária.
O livro tem reviravoltas, perdas, lições sobre amizade e ajuda ao próximo. Além disso, mostra o contexto histórico em que viviam as pessoas na segunda guerra.
Um livro que nos traz reflexão, gratidão, resiliência e vários aprendizados. sem duvida 5 estrelas.

Cinthia 18/12/2022

Muitas lágrimas depois e com um plot twist completamente vindo do NADA que afirmo: Pam Jenoff nunca decepciona! Suas histórias são sempre carregadas de muito sentimento e emoção. Ella e Sadie, as protagonistas desse livro, são cativantes e destemidas. Deixa o coração quentinho a forma como a amizade delas floresce. Ainda que habitem a mesma cidade, a Cracóvia nos anos 1942, não poderiam ter vidas mais diferentes: Sadele, uma garota judia, precisa fugir do gueto as pressas com a família, incluindo sua mãe grávida, para se esconder dos nazistas no esgoto da cidade. Ella, uma garota órfã polonesa vive praticamente de favor na própria casa desde que seu pai morreu e sua madrasta se apossou de tudo. Apesar de não se dar bem com a nova mulher do pai desde sempre, é devido às alianças dela com os alemães que Ella consegue alguns privilégios em uma cidade devastada pela guerra. A amizade das duas se inicia quando, procurando por cerejas para o jantar no mercado clandestino, Ella descobre dois olhos castanhos a observando com admiração das grades do esgoto. A partir disso, a vida das meninas nunca mais será a mesma.
É lindo, é doloroso, é emocionante, é delicado, é cinco estrelas, favoritado.

Música que me lembra a história: Safe and Sound, de Taylor Swift.

Josiane.Castro 03/10/2022

Amizade
Mais um
Livro sobre alemaes e judeus, mas com um enfoque diferente . Uma familia escondida em um esgoto ( baseado em história real) , e o encontro entre duas mocinhas que se tornaram amigas . Uma presa no esgoto e a outra na cidade. Um final surpreendente.