1822

1822 Laurentino Gomes

Resenhas - 1822

Simona0 25/01/2021

A história
Recomendo um milhão de vezes esse livro para quem quer saber um pouco mais sobre o que se passou no Brasil à época do descobrimento.

Guilherme.Oliveira 14/02/2023

O livro é ótimo.
Mas acho que o primeiro teve um ar mais cômico, por incrível que pareça.

Sensação que os "personagens" do primeiro (1808) são mais caricatos!

Leomar.Schwartzhau 07/09/2022

Perfeito!
Releitura planejada a algum tempo, ótimo livro para sabermos o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822 e posteriormente, inclusive com detalhes, com muita coisa que os livros escolares não contam e desmentindo muita coisa que está no imaginário popular sobre o assunto.
Excelente livro sobre a História da independência brasileira.

Bela 31/08/2020

Quem gosta de história vai gostar dele
A escrita desse autor é fascinante, ele faz você devorar o livro, querer mais e ainda achar pouco, livro repleto de curiosidades históricas que eu tanto amo, esse é um daqueles livros que a gente com certeza não quer que acabe, E por incrível que pareça o autor se superou nesse livro que ficou melhor que o primeiro, e com certeza se tornou mais um dos meus preferidos.

Dadá 22/07/2021

O livro no início é basicamente a reescrita de 1808, mas depois que começa a narrativa das partes de DPedro I flui.

O livro é meio tedioso, mas é o jeito q o autor escreve.

Ana Brison 25/09/2022

Confesso que gostei mais do livro 1808, embora o 1822 trate diretamente do que necessitava nesse momento "a Independência".
Não consegui chegar a uma conclusão a respeito de D. Pedro I, senti algumas revoltas, mas também senti pena, o ser humano é composto de tantas faces...
Viviane.Bulhoes 25/09/2022minha estante
Putz. Eu TB gostei mais de 1808. A escrita dele era mais interessante,sei lá. Tô enrolando pra ler 1822.

Ana Brison 29/09/2022minha estante
Viviane, ouvir no formato audiobook foi o que me ajudou a desenrolar a obra, viu? Recomendo muito o formato.

Viviane.Bulhoes 03/10/2022minha estante
Poxa....boa idéia. Obrigado?

Tamires 23/01/2021

O livro retrata de forma clara todos os acontecimentos mais importantes da época, em alguns momentos um pouco cansativo, mas muito bem escrito pelo Laurentino.

Uma leitura muito importante para entender como o nosso país virou independente de Portugal.

Esther 12/06/2020

Sobre a decisão de sermos independentes de Portugal
O livro trás uma narrativa de fatos que ocorreram em um momento crucial na história política do Brasil de forma absolutamente verdadeira sem maquiagens heroicas. Destaque para o motivo que realmente sinalizou a necessidade de abolir o tráfico negreiro e consequentemente a escravidão; O início da luta pela mudança de paradigmas, tentativa de evolução social constantemente suprimida pela elite portuguesa e brasileira. Percebe-se que veio de outros países,mais desenvolvidos socialmente, a prerrogativa de que para continuar uma relação comercial, o Brasil precisava demonstrar uma produção aceitável, livre de mão de obra escrava.

Igor Otávio 01/01/2021

História do Brasil contada como deve ser
Sempre fui um grande fã da história brasileira, mormente do período imperial. Não me considero um monarquista, mas admiro muito a garra de Pedro I para conseguir nossa independência. Com este livro, aprendi coisas que não sabia, como abdicações de tronos, a forte influência da Maçonaria nos principais eventos, a Guerra da Independência e a luta de Dom Pedro em Portugal. Recomendo fortemente a leitura de toda a trilogia de Laurentino Gomes.

Pedro Duarte 25/06/2020

Conta de forma didática e de fácil leitura, os principais acontecimentos e a história dos personagens envolvidos na Independência do Brasil. Muito bom!
Leo | @chacomresenha 25/06/2020minha estante
Uma dúvida que eu tenho sobre essa série. O autor cita as fontes de sua pesquisa durante a História?

Pedro Duarte 25/06/2020minha estante
Ele cita as fontes no final do livro!

Patrini.Veiga 31/08/2021

Parabéns, Laurentino. Desde 1808 suas viagens históricas estão sendo muito satisfatórias! Como já tive tempo de colocar aqui meus históricos de leitura do mês, apenas lhe felicito por seu dinamismo e compromisso ao contar nossa história.???

Mauricio109 24/05/2021

Tava bom, tava ruim... Agora parece que piorou.
Leitura de fácil entendimento com uma linguagem acessível para pessoas que como eu, são um tantos leigas quanto a história do próprio país. Amei e odiei D. Pedro ao longo da leitura, o que talvez seja o mesmo sentimento da população da época.

Esse livro mostra como a administração do Brasil foi um caos, mas, de fato, (embora não estejamos na melhor das situações) o Brasil é um país que deu certo quando tinha tudo para dar errado.

pipinha 11/07/2020

As aventuras de D. Pedro, entre Brasil e Portugal
Iniciei essa leitura há alguns anos, mas não possuia a maturidade para compreender a importância desse livro na compreensão da história do meu país, o Brasil. De pontos explicitamente ditos a aqueles que deixou a entender, Laurentino Gomes faz um compilado riquíssimo dos momentos que antecederam e sucederam a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1922. Leitura leve, porém de um preciosismo histórico que não me recordo ter lido - ainda - em outros autores. Recomendo fortemente a todos!

Rafa569 31/08/2020

Personagens importantes da História
Segundo livro da trilogia, um recorte da História do nosso país, contada não por historiador, mas por um jornalista, obviamente auxiliado por vários historiadores.

1822 refaz os passos na história em que D. Pedro I e outros inúmeros personagens (além da princesa triste, o homem sábio e o escocês louco por dinheiro do sub-título), deram e que culminaram na independência do Brasil.

Entre amantes, aliados, inimigos, muito jogo de interesses, essa história foi moldada.

Um fato que acho interessante foi o de destacar as guerras acontecidas no nordeste brasileiro, ter conhecido o feriado de 2 de julho na Bahia e a heroína baiana Maria Quitéria de Jesus. Muito triste também o tempo curto que a imperatriz Leopoldina viveu em terras brasileiras e todo o debate e pressão internacionais para que o Brasil abolisse a escravidão.

D. Pedro ao final, abdica o trono brasileiro e retorna a Portugal, deixando para trás o filho D. Pedro II, saudoso do pai imperador.
Em Portugal faz guerra contra o irmão, D. Miguel. Vence e morre prestes a completar 36 anos, deixando a filha Maria da Glória no poder. No Brasil, futuramente, D. Pedro II, tutelado de José Bonifácio, viria a se tornar o segundo imperador brasileiro.

Entendo que é primordial, ou ao menos curioso, conhecer a história do país, o que nos trouxe até aqui e desmistificar os heróis, entendendo que mesmo um herói não é um santo e tem várias facetas sua personalidade. Ao fim ninguém é 100% herói ou completamente vilão. São somente peças no tabuleiro da História.

Whermeson 23/05/2020

Livro 06 em 2018 - 1822 - Laurentino Gomes
"Nessa fase, Leopoldina distancia-se das ideias conservadoras da corte de Viena e adota um discurso mais liberal a favor da causa brasileira. Foi ela quem convenceu José Bonifácio a aceitar a nomeação para o ministério em janeiro de 1822, cargo que o paulista insistia em recusar por ainda não confiar em dom Pedro. A declaração de Independência, em setembro, escrita por José Bonifácio, foi assinada por ela e enviada a dom Pedro, que ainda estava em São Paulo. Ou seja, do ponto de vista formal, a Independência foi feita por Leopoldina e Bonifácio, cabendo ao príncipe apenas o papel teatral de proclamá-la na colina do Ipiranga."

site: https://googleweblight.com/i?u=https://garimpoliterario.wordpress.com/2015/09/06/resenha-1822-laurentino-gomes/&hl=pt-BR