1822

1822 Laurentino Gomes

Resenhas - 1822

Helenice 27/02/2020

Gostei do livro pois esclarece o contexto histórico que levou o Brasil à independência, não de forma simplória como aprendi na escola, mas também não de forma rebuscada como nos livros para historiadores.

looh_36 08/06/2023

Nossa Brasil
O livro fala muito bem sobre todo o processo de independência do Brasil, tanto antes, durante e depois, e não somente sobre essa relação de Brasil e Portugal, mas os outros fatores que estava rolando, principalmente da França, já que era um fator que afetava tanto Portugal e Brasil.

Gostei apesar de ser uma leitura um pouco cansativa, mais um que posso riscar da meta.

Amanda Ladislao 22/07/2022

Independência ou morte
O livro conta a história da independência do Brasil, dentro da vida de D. Pedro I.
O livro e muito interessante, porque mostra que a independência não foi tão pacífica quando achamos e nem tão cheia de lutas como as independências das colônias espanholas na América.
Pedro realmente foi um "herói nacional", mas sua necessidades monarquicas o impediram de fazer do Brasil uma grande potência. Então podemos dizer que ele também foi um antiheroi nacional.
Muito bom para quem gosta de história como eu e tem pouco tempo para se dedicar a esse aprendizado.
Valeu a leitura.

Victor.Clarindo 13/03/2022

Redescobrindo meu amor pela história!
Não me lembrava que a história do Brasil era tão legal assim, Laurentino fez um excelente trabalho descrevendo os personagens e acontecimentos em torno da independência do Brasil.

Lucas.Batista 18/09/2020

Continuação de um trabalho bem feito.
Livro que cumpre muito bem a propostas de ensinar para aqueles que possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre a independência.
Não se aprofunda em nenhum tema, porém não propôs isso.
Cumpre bem a proposta.

Flávio 22/10/2020

Muita tensão no reino!
No primeiro livro da trilogia do Laurentino Gomes, 1808, se referia sobre a vinda da família real ao Brasil, como viviam em meio aos grandes desafios que a nova terra impunha. No livro 1822, as traições, guerras e romances conturbados do imperador, aguçam a nossa curiosidade. Já estou com o terceiro livro da trilogia em minha biblioteca e estou ansioso para saber como a República venceu a monarquia brasileira... Excelente trilogia do Laurentino Gomes

Danilo.Sousa 16/09/2020

Uma ótima obra de Laurentino Gomes que expressa muito bem como tudo continuou aqui no nosso Brasil Império no decorrer do ano de 1822 sobre o comando de Dom Pero I.

JV Lucas 07/09/2022

A história de um país ainda em construção.
Pela decisão do autor, 1822 foi mais um livro pop que acadêmico, ou seja decidiu contar o que de mais interessante ocorreu no processo de independência do Brasil. Infelizmente livros de história precisam ter escolhas difíceis ao tratar de temas as vezes polêmicos e foi exatamente o caminho mais fácil traçado nesse exemplar. Não considero um livro ruim, mas ao meu ver 1808 é uma obra mais completa e acurada que sua continuação 1822. Viva ao povo brasileiro, viva ao Brasil!

Juliana 10/08/2022

Independência e morte
O livro 1822 é um livro muito interessante. Sempre fico surpresa em como conhecemos pouco da história do nosso próprio país, "heróis" nacionais, fatos marcantes que são recontados quase como anedotas.

Gosto da escrita do Lauretino que traz sempre informações legais, em capítulos curtos e sintetizados. A única coisa que me incomodou foi que ele parece estar sempre "defendendo" a imagem dos grandes personagens como Dom Pedro e Dom João VI.

De qualquer forma recomendo muito a leitura e me interessei em ler um livro mais focado em Dom Pedro.

Tay 09/09/2022

Um livro leve e fácil de ler sobre história
Este livro vai nos contar sobre a Independencia do Brasil de uma forma leve e fácil de se entender.
Não tenho nada a reclamar deste livro, è um livro perfeito pra quem quer começar a ler e entender de história.

Rayyy_Giu 13/06/2022

1822
Um livro que me fez gostar mais de história, foi o primeiro livro que eu li desse gênero e eu recomendo muito, o tanto que eu aprendi com esse livro, o jeito que faz a gente querer saber mais os fatos dos livros, mas eu tive um pouco de dificuldade para terminar, aconselho ler esse livro com bastante atenção, pois são muitas informações para guardar , muitos fatos para prestar atenção ,acabou atrasando bastante minhas outras leituras mas valeu a pena , recomendo muito ler.
?Era o prenúncio do fim. A glória alcançada nos campos de batalha cobraria dele um preço altíssimo, ainda maior do que já havia pago ao abdicar ao trono brasileiro em 1831: a própria vida.?

Laura 12/12/2020

Marcos774 12/10/2023

Laurentino nos brinda com a sequência de 1808. Fiel as pesquisas históricas seu texto é cativante difícil de parar a leitura. Um prazer a cada pagina.

Mateus Almeida 23/04/2013

As Mentes por de trás da independência.
"Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D.pedro a criar o Brasil- um país que tinha tudo para dar errado."

Aos leitores de 1808, a primeira diferença que percebi em relação ao primeiro livro é o foco, algumas vezes até demasiado, nos personagens.

Creio que uma pergunta que o primeiro livro(1808) responderia seria "Por que a família real veio para o Brasil? Como isso contribuiu para a formação do império Brasileiro?". Já em 1822 as perguntas respondidas são diferentes. O livro não tem como objetivo principal responder porque a independência aconteceu e sim quais personagens contribuíram para que ela acontecesse.

O livro em geral transcorre bem. Mas insiste em alguns deslizes que já aconteciam em 1808, como atenção excessiva dada a alguns personagens, revelando informações desnecessárias ou que não podem ser consideradas verídicas. Isso acontece com o "chalaça" e com o próprio Pedro I.Mas novamente o livro cumpri o seu papel de apresentar a história de uma forma menos massiva e compreensível, evitando meras decorações.

Li muitas críticas negativas sobre o livro, mas é uma alegria inefável ver um livro que fale sobre a história do Brasil virar um Best Seller, 1822 pode não ter tido um pesquisa tão profunda e não ter abordado alguns fatos com sua devida atenção.Mas Laurentino Gomes fez uma coisa que poucas pessoas fizeram, fez com que os Brasileiros olhassem para sua própria história.