1822 Laurentino Gomes

Resenhas - 1822

Luiz Paulo Silvestre 22/10/2023

Formato bom de capítulos curtos, alguns mais interessantes e outros menos, os que mais me chamaram atenção são os capítulos mais voltados para a aproximação com personagens históricos, com diálogos, cartas, motivações e pitadas de fofoca, no qual até a linguagem do autor se mostra mais divertida e leve. Outros capítulos envolvem um contexto mais político, com muitos números e fatos que passam meio que em segundo plano ao meu gosto.

Nesse sentido, 1808 se mostrou mais humanizado e pitoresco, pois tem mais personagens, a história da corte, da fuga, da navegação e chegada ao Brasil. 1822 um livro mais político, mas cumpre bem o papel de apresentar e revelar D. Pedro I, Leopoldina e Bonifácio, além de um contexto muito bom sobre o fim das Monarquias pelo mundo e o avanço da onda liberal.

Uma obra que resume bem o período e faz você viajar para o passado.

Reginato 31/10/2022

1822
O livro é escrito para um aluno de história ou estudante, não tem um discurso que prenda o leitor habitual. Deixou-me frustrado, queria uma linguagem com fluidez de alguém contando a verdadeira história do Brasil.

Me deparei com um livro chato de pesquisador história cheio de citações e comparações e registros de uma forma para estudante de vestibular ou de teses acadêmicas.

Não recomendo

Evy 30/05/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Livro-Reportagem / Mês: Maio (Livro 3)
A leitura deste livro só confirmou que Laurentino Gomes é um ótimo autor na minha opinião. Mais uma vez nos traz fatos históricos muito bem embasados e próximos da realidade, dismistificando certos momentos gloriosos da história do país e elevando alguns outros esquecidos (dos quais, confesso, alguns eu sequer sabia que existiam). Por esse motivo, a leitura me foi bastante relevante.

Laurentino mostra aos leitores neste novo livro, que país a corte de D. João VI deixava para trás ao retornar a Lisboa em 1821 e no qual seu filho, D. Pedro I daria o Grito do Ipiranga. Também nos relata as enormes dificuldades do Primeiro Reinado até a abdicação em 1831, retorando a portugal para enfrentar seu irmão D. Miguel, que havia lhe usurpado o trono de Portugal, e a morte em 1834, com apenas 36 anos de idade.

O subtítulo do livro, tão interessante quando o do primeiro, diz: "Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil - um país que tinha tudo para dar errado". O autor nos apresenta cada um desses importantes personagens da história de forma única, mostrando de que forma ajudaram o primeiro Rei Brasileiro durante anos importantes de seu reinado em nosso país.

Claro que dos três, me identifiquei mais com a princesa triste, a querida por todos Imperatriz Leopoldina, que tinha tudo que D. Pedro achava importante em uma mulher, menos o essencial: a beleza. A falta desse artifício feminino foi o mal que consumiu sua vida e a levou à morte. Trocada publicamente pela Marquesa de Santos, que irônicamente também não possuía de todo a essencial beleza tão idolatrada por D. Pedro I., a Imperatriz sofreu demais o abandono e indiferença do marido, muito embora o ajudasse com sua inteligência sagaz. Leopoldina desempenhou papel fundamental na Independência do país ao lado do homem sábio, José Bonifácio de Andrada.

Muitos outros personagens e momentos históricos importantes foram abordados por Laurentino, como a Batalha do Jenipapo (assim batizada em referência ao nome do rio em cujas margens heróis anônimos da Independência do Brasil guerrearam contra os portugueses em março de 1823), a influência da Maçonaria em alguns momentos importantes da história, a revolta dos chamados "órfãos" (escravos que se rebelavam pela liberdade e igualdade), dentre outros, até culminar na abdicação do trono por D. Pedro I e sua volta a Portugal.

Dois fatos interessantes que eu desconhecia e vim aprender com este livro, foram:

- Que na Bahia, a comemoração da Independência do Brasil é uma das mais entusiasmadas, porém não ocorre na mesma data que costumamos comemorar, a sete de setembro. A verdadeira festa acontece no dia 2 de julho, que foi a data da expulsão das tropas portuguesas de Salvador em 1823. E só perde em grandiosidade para o Carnaval.

- Que em 1972, no sesquicentenário da Indepêndencia, quando os restos mortais de D. Pedro I foram trasladados de Portugal para o Brasil, o povo pernambucano tendo à frente o Instituto Histórico e Arqueológico, pediu que o navio passasse ao largo. O desejo foi atendido. Pelo menos nesse pedaço do Brasil, devido a ocupação em 12 de setembro de 1824 pelas tropas de D. Pedro e execução do padre Frei Caneca, não havia motivos para prestar homenagens ao Imperador.

Mais uma vez, como dito no início desta resenha, Laurentino nos presenteia com um ótimo livro sobre momentos históricos do nosso país com linguagem acessível e pouco monótona.

Leitura recomendada!
Léia Viana 30/08/2011minha estante
Ainda não li nada deste autor, fiquei muito tentada em ler os dois livros por causa das suas resenhas.

Bárbara 18/11/2023

Não me surpreendeu...
Li o primeiro e gostei bastante mesmo tendo achado um pouco difícil de ler mas quando comecei o segundo (esse) percebi que não era a leitura que era difícil mas sim eu que não estava acostumada. Muito bom w fácil de entender, te ensina história de um jeito divertido sem contar nos fatos aleatórios que nos ensina (e que muitas vezes solto aleatoriamente na minha roda de amigos).
Me salvou de precisar estudar pra no mínimo duas provas e testes de história e ainda me fez sentir uma mulher adulta formada em história. Muito bom leiam ?

Clara1121 13/04/2021

Talvez, em virtude do gosto pela leitura, sinto que aprendi mais com esta série do Laurentino do que em minhas aulas de História na escola. O livro passeia entre as fofocas, guerras e conflitos da época imperial, abrangendo de seu início conturbado e glorioso de D. Pedro até seu fim dramático. Sem sombras de dúvida, é um excelente exemplar de não-ficção brasileiro.

_Du_ 22/03/2021

Simples e Didático
Laurentino possui a faceta de transmitir assuntos complexos em narrativas simples, sem perder a qualidade e profundidade dos temas. Você vai passeando pela história e vivendo-a nessas páginas. E sai no final um pouco mais patriota, um pouco mais triste, um pouco mais brasileiro.
Maria.Conceicao 22/03/2021minha estante
Também gosto bastante desse texto do Laurentino.

Daniel Lucca 26/08/2021

Independência ou morte
Essa obra prima retira muito do mito que foi D. Pedro I e trás o homem com seus defeitos e suas virtudes, uma verdadeira obra prima que nos liga eternamente ao nosso colonizador e libertador.

"...o sonho do Reino Unido alimentado por inúmeros brasileiros e portugueses até 1822 ... é menos formal... porém mais sólido e duradouro porque tem suas raízes plantadas na língua e na cultura..."

Ana Brison 25/09/2022

Confesso que gostei mais do livro 1808, embora o 1822 trate diretamente do que necessitava nesse momento "a Independência".
Não consegui chegar a uma conclusão a respeito de D. Pedro I, senti algumas revoltas, mas também senti pena, o ser humano é composto de tantas faces...
Viviane.Bulhoes 25/09/2022minha estante
Putz. Eu TB gostei mais de 1808. A escrita dele era mais interessante,sei lá. Tô enrolando pra ler 1822.

Ana Brison 29/09/2022minha estante
Viviane, ouvir no formato audiobook foi o que me ajudou a desenrolar a obra, viu? Recomendo muito o formato.

Viviane.Bulhoes 03/10/2022minha estante
Poxa....boa idéia. Obrigado?

Daniel.Ribeiro 06/02/2023

Um dia histórico que muitos nem vão conhecer.
Não tem como explicar que alguns brasileiros ainda resistem em ter o hábito da leitura, ainda mais quando se trata de fatos históricos, muitos nem sabem descrever ou cogitam ter algum conhecimento da nossa história.
Entre os principais acontecimentos, muitos dos personagens deste momento histórico vivido por eles, em alguns deles não passaram de coadjuvantes nos relatos principais, e que poderiam, com certeza, terem seu próprio relato divulgado em um livro.
É importante ressaltar que à época haviam vários tipos de habitantes do Brasil, portugueses, brasileiros, índios, negros escravizados, por causa da crescente expansão que vivia o país, já que era boa terra de oportunidades depois que D. João VI veio para a então colônia de Portugal, e estabeleceu aqui um reinado.
Então, entre acordos e algumas batalhas vencidas, D. Pedro que sempre teve aptidão para batalhas, desde a infância, conseguiu, ainda jovem, dar o famoso e aguardado grito de independência.

Simona0 25/01/2021

A história
Recomendo um milhão de vezes esse livro para quem quer saber um pouco mais sobre o que se passou no Brasil à época do descobrimento.

quintino 04/06/2020

1822
Não se difere de seus semelhantes 1808 e 1889. A leitura deste livro é uma maneira simples e até cômica de encarar a História Brasileira sem pompas.
Leitura e . 04/06/2020minha estante
Oii.. Boa noitee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Laura Borba 04/06/2020minha estante
sem pompas... tá aí, gostei!

Leomar.Schwartzhau 07/09/2022

Perfeito!
Releitura planejada a algum tempo, ótimo livro para sabermos o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822 e posteriormente, inclusive com detalhes, com muita coisa que os livros escolares não contam e desmentindo muita coisa que está no imaginário popular sobre o assunto.
Excelente livro sobre a História da independência brasileira.

Arika.Baiense 16/05/2020

Surpreendente!
Um pouco da história do Brasil de um ponto de vista diferente, considerando os bastidores! Uma ótima narrativa!

Bela 31/08/2020

Quem gosta de história vai gostar dele
A escrita desse autor é fascinante, ele faz você devorar o livro, querer mais e ainda achar pouco, livro repleto de curiosidades históricas que eu tanto amo, esse é um daqueles livros que a gente com certeza não quer que acabe, E por incrível que pareça o autor se superou nesse livro que ficou melhor que o primeiro, e com certeza se tornou mais um dos meus preferidos.

Junior 01/02/2022

Uma aula de história sem ser enfadonho!
Quando comecei a leitura não esperava uma obra tão dinâmica! Laurentino consegue te ensinar sobre o Brasil de hoje pelos principais fatos históricos sem partidarismos!

Ele é imparcial ao mostrar tanto os prós e contras de cada personagem da história do Brasil colonizado por Portugal.