1822

1822 Laurentino Gomes

Resenhas - 1822

Lizandra.Mirelle 30/08/2023

D. Pedro seria o herói ou vilão da independência?
Nesse livro, somos transportados para o primeiro reinado do Brasil aos comandos de D. Pedro I. Narra todos os acontecimentos desde da saída de D. João VI até a sua morte.
D. Pedro I foi um homem ativo, destemido, corajoso e defensor dos brasileiros, caiu em desgraça por causa dos envolvimentos extraconjugais e nisso, ferindo a querida dos brasileiros Leopoldina.
Mas terminou sua vida lutando pela libertação dos portugueses e morreu consagrando-se como herói no seu país Natal.
Só achei um pouco arrastado a leitura, mas ainda continua um livro rico em informações e histórias.

rrodolfo.lima 16/09/2023

A independência narrada
Um livro de história observados os vários pontos do momento. Ele conta os entornos no momento da independência: quem era Dom Pedro; o que levou o filho do rei português a declarar independência de seu pai e de seu país natal; o cenário da independência no Brasil; os principais envolvidos na independência; as discussões entre republicanos e monarquistas; a volta de Dom Pedro a Portugal... no fim, o país que se tornou independente e começou sua caminhada como nação

gustavo244 21/12/2022

Último livro do ano
Gosto muito da narrativa dos livros do Laurentino, elas me deixam completamente vidrado e imerso na história que é contada e sempre tem umas curiosidades bem interessantes.

Caroline.Carvalho 08/06/2022

"Será nossa divisa de ora em diante: Independência ou Morte"
Quando estava no ensino médio, ler 1808 me ajudou demais: tanto na escola quanto na compreensão do Brasil de hoje. Mas só agora, cinco anos depois de ler o primeiro livro, finalizo o segundo.
1822 é um livro muito bom e todo mundo, não apenas aqueles em idade escolar, deveria ler. Laurentino tem uma escrita muito leve e lógica, que te transporta para os acontecimentos narrados. A cada capítulo finalizado, você quer saber mais e a leitura flui tão naturalmente, que não vemos as horas passando.
Apesar de já ter iniciado o livro sabendo dos principais acontecimentos da época da independência, foi muito interessante e divertido desconstruir alguns mitos, descobrir curiosidades, detalhes e claro, outros fatos que não conhecia.
"Por isso é tão importante estudar o passado. A observação das raízes do Brasil no ano de seu nascimento como nação independente ajuda a explicar o Brasil de hoje".

Luh 13/09/2022

"De Portugal nada, nada; não queremos nada."
Uma das melhores leituras do ano, contando os acontecimentos anteriores e posteriores a Independência do Brasil, mostra heróis esquecidos pela história, os diferentes lados do heróico imperador e uma escrita fluida e viciante.
O livro nos introduz a todos os acontecimentos desde 1808, que resultaram no movimento de independência brasileiro, mostrando lutas populares contra o domínio português, personagens essências como José Bonifácio, Leopoldina, Cochrane, entre outros. Trás a perspectiva que apesar de a independência não ser fruto de revolta popular, a população comum também fez sua parte.
A derrocada do primeiro império do Brasil é mostrado como fruto das atitudes do próprio imperador e seu ego, trazendo assim o acanhamento da população e sua fuga para Portugal.
Os capítulos finais desenvolvem a imagem de D. Pedro em Portugal, visto como não só herói salvador dos absolutistas, mas também como sábio e experiente, uma imagem totalmente diferente do que a perspectiva brasileira, de um jovem namoradeiro e ousado.
O livro é de excelente escrita e muito bem informado, fui recomendada dele através de um curso e agradeço demais a oportunidade de ter lido.

Rayyy_Giu 13/06/2022

1822
Um livro que me fez gostar mais de história, foi o primeiro livro que eu li desse gênero e eu recomendo muito, o tanto que eu aprendi com esse livro, o jeito que faz a gente querer saber mais os fatos dos livros, mas eu tive um pouco de dificuldade para terminar, aconselho ler esse livro com bastante atenção, pois são muitas informações para guardar , muitos fatos para prestar atenção ,acabou atrasando bastante minhas outras leituras mas valeu a pena , recomendo muito ler.
?Era o prenúncio do fim. A glória alcançada nos campos de batalha cobraria dele um preço altíssimo, ainda maior do que já havia pago ao abdicar ao trono brasileiro em 1831: a própria vida.?

Helenice 27/02/2020

Gostei do livro pois esclarece o contexto histórico que levou o Brasil à independência, não de forma simplória como aprendi na escola, mas também não de forma rebuscada como nos livros para historiadores.

Thais.Carvalho 06/11/2021

Conta a história do Brasil no período em que Don Pedro I governou. Traz fatos importantes e inusitados sobre a nossa história.

Manda 26/08/2020

conta a independência do brasil sem glamurizar
*p entender melhor esse acho importante ler o 1808 antes, pra entender melhor como chegou nesse contexto.
não canso de dizer que adoro a forma como o laurentino conta a história do nosso país de forma tão ??penetrante??, não sei explicar, só sinto como se entrasse no livro e conseguisse enxergar tudo da época; as roupas, as pessoas, o clima, o cenário. TUDO
esse livro inclusive me fez ler ?A Carne e o Sangue? que conta o triângulo amoroso do d. pedro ii, leopoldina e domitila.

Vitor Hugo 12/09/2022

A Independência do Brasil sem o conto de fadas...
Esqueça tudo o que você aprendeu sobre a Independência do Brasil nas aulas de história do ensino fundamental e médio.
A nossa separação de Portugal, foi difícil, sem estratégias claras de como esse país (Brasil) iria sobreviver. No livro “1822” você vai conhecer o lado real e obscuro da nossa Independência.
O autor Laurentino Gomes não é historiador, é um jornalista que resolveu se aprofundar na história do Brasil. A sua formação em jornalismo, ajudou a não aceitar os fatos já contados, foi atrás de informações, teve acesso a materiais e fontes de difícil acesso. Um verdadeiro trabalho de investigação.
No bicentenário da Independência não temos muito o que comemorar. Temos os mesmos problemas do ano 1822: problemas sociais e econômicos, educação de baixa qualidade, corrupção, dentre outros. Naquele 7 de Setembro, Dom Pedro I tinha 23 anos (hoje seria chamado de jovem mimadinho), caso não declarasse a Independência, teria que voltar para Portugal onde seria um mero advogado de Lisboa, perdendo seu posto em uma monarquia.
Naquela época, apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram favoráveis e se beneficiaram da independência. As outras regiões do país, tiveram dificuldades em aceitar Dom Pedro I como o primeiro imperador do Brasil, muitas guerras aconteceram entre 1822 e 1823, muitas pessoas perderam suas vidas na guerra contra os portugueses.
Apesar dos percalços, coisas boas aconteceram:
Primeira Constituição do Brasil, ano 1824;
José Bonifácio desenvolveu a ideia de justiça social e diversidade racial;
Trabalhos na reestruturação social e econômica do país.
Observe que são muitas informações históricas que provavelmente você não sabia. É realmente um livro completo, um trabalho muito bem feito, contando sobre detalhes de cada personagem marcante, como, D. Pedro I, José Bonifácio, Maria Leopoldina, e muitos outros.
O tamanho do livro assusta, o tema história gera repulsa para muitas pessoas, mas o livro possui uma linguagem fácil, garanto que você não vai querer largá-lo. Entrou na lista dos melhores livros que já li, espero que você tenha essa mesma experiência, leia!

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Juliana 10/08/2022

Independência e morte
O livro 1822 é um livro muito interessante. Sempre fico surpresa em como conhecemos pouco da história do nosso próprio país, "heróis" nacionais, fatos marcantes que são recontados quase como anedotas.

Gosto da escrita do Lauretino que traz sempre informações legais, em capítulos curtos e sintetizados. A única coisa que me incomodou foi que ele parece estar sempre "defendendo" a imagem dos grandes personagens como Dom Pedro e Dom João VI.

De qualquer forma recomendo muito a leitura e me interessei em ler um livro mais focado em Dom Pedro.

JV Lucas 07/09/2022

A história de um país ainda em construção.
Pela decisão do autor, 1822 foi mais um livro pop que acadêmico, ou seja decidiu contar o que de mais interessante ocorreu no processo de independência do Brasil. Infelizmente livros de história precisam ter escolhas difíceis ao tratar de temas as vezes polêmicos e foi exatamente o caminho mais fácil traçado nesse exemplar. Não considero um livro ruim, mas ao meu ver 1808 é uma obra mais completa e acurada que sua continuação 1822. Viva ao povo brasileiro, viva ao Brasil!

Tay 09/09/2022

Um livro leve e fácil de ler sobre história
Este livro vai nos contar sobre a Independencia do Brasil de uma forma leve e fácil de se entender.
Não tenho nada a reclamar deste livro, è um livro perfeito pra quem quer começar a ler e entender de história.