Véspera Carla Madeira

Resenhas - Véspera

melmasantana 04/06/2024

Carla madeira me deixa doida e eu a amo
Devorei a véspera da véspera e às vezes mal sobrava coragem para respirar um pouco e refletir as tantas questões desse livro

Joyci.Borjas 04/06/2024

A expectativa é a mãe da frustração
Talvez meu erro tenha sido a expectativa, me deixei levar pelo impacto de Tudo é Rio e mergulhei em Véspera sem pensar muito e acho que me afoguei no raso.
A narrativa da Carla Madeira é brilhante como sempre, a forma de narrativa, a amarração da história, dos personagens é bem feita, mas o livro se arrasta, dá um tanto de preguiça e empurrei pra ler confiando no processo.
O final é surpreendente, fora do comum, ate brilhante? mas a historia como um todo não me pegou.
Talvez a autora seja intensa demais pra ler dois títulos quase na sequencia e me deu ressaca.

Sens0 03/06/2024

Obsessão
Completamente sem palavras para este livro.
É um livro que fala sobre amor, obsessão, solidão, fanatismo e violência.
Todos os personagens são bem desenvolvidos, dava pra sentir exatamente o que cada um sentia.
Embora eu nunca tenha lido shakespeare, me parece ter referência de "Otelo".
Quando me perguntarem sobre meu nojo de homem, usarei Abel como referência.
Esse livro tem tantas camadas que eu poderia escrever uma resenha gigante sobre cada parte dela, Carla Madeira entregou uma das melhores trindades literárias da literatura atual.

Iu cardoso 03/06/2024

Esperava mais?
Amo a escrita da Carla Madeira, ela tem o poder de nos envolver, como se estivéssemos junto com os personagens. É fácil imaginar os rostos, as vozes, as casas, os olhares tristes e as gargalhadas... porém, eu não gostei da história e fiquei triste por isso. Coloquei muita expectativa por causa de "Tudo é Rio" (falha minha, claro). Os capítulos vão passando e nada de impactante acontece ?

Beatriz1932 03/06/2024

Véspera foi meu primeiro livro da famosa Carla madeira, e posso falar que sua escrita é um abraço, um acolhimento. Por vezes me pegava rindo e admirando suas sacadas metafóricas.
Este livro, conta a história de dois irmãos em dois momentos diferentes de suas vidas, cada capítulo é uma época. Isso te envolve muito pois você deseja saber em que momento as histórias se encaixam e começam a fazer mais sentido. É exatamente isso que acontece, as duas épocas vão se afunilando até você entender o porquê das coisas.
Carla madeira não decepcionou, li esse livro em dois dias com a ansiedade de quem quer descobrir uma fofoca quentinha.

Daniel 03/06/2024

Eu não leio Carla Madeira, engulo.
Li esse livro em um frenesi absurdo. Sempre querendo mais, curioso para entender. Analisar o que seria a véspera, qual o sentido de seu título. E Madeira não decepciona. Agora estou querendo ler a Natureza da Mordida

Fepais 03/06/2024

Gostei mais ou menos
Achei a premissa genial, como o nome escolhido para os filhos pode mudar a trajetória de toda uma família e amigos, mas não sei se funcionou para mim.
A escrita da Carla estava incrível, mas o final para mim foi uma quebra total de expectativas e, normalmente até gosto quando tem, mas nessa não consegui gostar.
Mas o livro te passa a angústia que todos em volta sentiam com essa dupla de irmãos. Passei o livro todo quase esperando uma tragédia acontecer

Eliane405 03/06/2024

?Um paraíso não é suficiente contra determinados infernos. É verdade que algum alívio os banhos demorados trazem, mas logo tudo se resseca, ressente, repuxa. Quando há uma ferida aberta, nem os dias ensolarados melhoram as coisas. Nem o mar. E até a brisa, musa da delicadeza, machuca.?

Um livro tão sensível, com tantas lições a serem aprendidas com todos os personagens sobre perdão, mágoa, fuga, feridas de infância e sobre a própria vida e o tempo? Imperdível!

Quel 03/06/2024

Eu devorei esse livro.
A escrita da Carla me captura de um jeito que eu não sei explicar.
A historia dos irmãos Caim e Abel é densa, é possível sentir TUDO do início ao fim! A angústia, o arrependimento, a omissão, o ódio, o amor? enfim, o livro te leva para muitos lugares.
Eu tenho problemas com livros que tenham o final aberto, mas acredito que a obra em si foi excelente do jeito que foi.
Como tudo o que Carla escreve, não tem floreios, é a vida como ela é, pronto e acabou.

Carol 02/06/2024

Um livro pra viver por completo
Impressionante como Carla Madeira consegue tornar tão profundo um livro de 200 páginas. A escrita é belíssima, as palavras dançam e ressignificam, te levam a refletir para além da história. Em muitos momentos parei e pensei no quão real são aqueles sentimentos, dores, raivas, alegrias. Leitura forte, inspiração.

A trama te pega do início ao fim e o final é tão assustador, mas ao mesmo tempo tão real, que podia ser uma notícia que a gente vê por aí.

Nota: 5/5

Gabrielly646 02/06/2024

Véspera
Quando me diziam que os livros de Carla Madeira não se liam e sim, se sentiam eu custei a acreditar, até ser eu quem estivesse lendo, e com certeza esse foi o livro que entrou para a minha lista de "livros que todo mundo deveria ler" pois, esse é um livro consideravelmente leve, mas com pontos críticos e cruciais a serem analisados, discutidos e sentidos. Além disso, esse livro me trouxe várias percepções de diversos assuntos, sejam elas positivas ou negativas. Outrossim, o que eu mais gostei desse livro é que podemos sentir o que cada personagem, de uma mesma cena, está sentindo e acredito que essa é uma mágica que poucos autores conseguem fazer, e Carla conseguiu fazer isso esplendidamente. Portanto, a todos que estão lendo essa resenha, aos que irão ler: leiam e aproveitem, bebam dessa literatura com calma, bem como um degustador de vinho faz e não como uma pessoa desesperada por líquido; e aos que já leram: vocês são testemunhas de que tudo aqui exposto é verdade (se você for uma pessoa que ainda irá ler mas ficou curioso para continuar lendo lhe recomendo parar por aqui pois, vou dar um spoiler) e me respondam uma coisa, quem vocês acham que está com Augusto ou qual teoria vocês montaram para tentar expressar esse questionário?

Pollyane4 02/06/2024

A escrita da Carla madeira é impecável e inquestionável e isso todos sabemos, algumas partes desse livro foi um soco na boca do estômago, os personagens tão reais que pareciam até palpáveis, o Padre Tadeu maioral a forma como ele falou com o Alberto depois da morte do Paulo parede foi um refeição completa não só uma janta, a forma como a Carla descreve o luto e a lacuna que fica na gente depois de uma perda foi simplesmente impecável, a forma como ela descreve a mágoa é mais uma vez inquestionável, foi uma leitura que valeu muito a pena, estou em choque com o final, jamais passou na minha cabeça. Cinco estrelas

Caroline 02/06/2024

A história é muito interessante, tem muitos elementos que fazem refletir, a escrita em alguns momentos é bem poética, e o desenrolar da história é bem surpreendente.

Maria21649 02/06/2024

Essa autora escreve de uma forma bem fluida e fácil de ler, porém a história dela em si não me pega muito.
Li ?Véspera? e ?Tudo é Rio?, e em ambas tive a mesma impressão!!

Nai 02/06/2024

Véspera
?As palavras permitem todo tipo de realidade.?

Em véspera nos conhecemos a história de dois irmãos gêmeos, seus pais que acabam repetindo ciclos viciosos do qual não conseguem se livrar e suas namoradas. O passado remoto dos pais que acaba se repetindo na vida dos filhos e como as consequências de todas as suas ações se refletem no passado próximo.

Vou começar dizendo que a escrita da Carla é viciante, prende a gente na história de uma maneira incrível.
O livro alterna entre o passos dos pais a infância e juventude dos gêmeos até a fase adulta, e como todas as escolhas passadas convergiram em um momento irreversível.
Padre Tadeu é um dos personagens mais incríveis e sensíveis da Carla e me senti acolhida por ele em alguns momentos rs.
É uma história que vale muito a pena a leitura, e esse final me deixou em choque.