Véspera

Véspera Carla Madeira

Resenhas - Véspera

Samantha.Orlando 06/06/2024minha estante
o que entendi foi que uma pessoa achou o filho de Vedina e ?sequestrou? ele, criando como dela

Jessyca_ 07/06/2024minha estante
Sim, entendi isso depois e teve uma passagem de tempo longa tbm, foi o que deu pra perceber pelo ponto de vista da pessoa

Aline 05/06/2024

?não há consolo em dizer que o que nos acontece, nos acontece. parte fazemos, parte nos fazem. às vezes, é preciso ir longe para chegar vindo de trás e alcançar a véspera da véspera da véspera do acontecimento. o momento preciso em que tomamos ou somos tomados por uma direção e um belo dia? ou um triste dia, somos o que somos.?

brunita 05/06/2024

Abandono
Carla Madeira é genial.
véspera é tão visceral, inesperado e triste, fico pensando como somos abandonados de várias formas ao longo da vida e como essas pequenas e grandes ações mudam nossas vidas.
Espero que a Vedina tenha encontrado paz e que tenha saído daquele ambiente violente que ela se condenou e espero que o Augusto seja amado e finalmente que todos os agressores sejam condenados.

larinha.06 05/06/2024

O livro me consumiu?
Eu não tenho nada a dizer a não ser que eu não li esse livro, eu não consumi esse produto, ele me consumiu. em certos lugares, ele até me leu.
como é estranho se sentir lida através de um livro. mas é bem esse o sentimento.
a escrita da carla é radiante. maravilhosa. simples.
em muitos pontos, a história acabou comigo, em outros, ela me levantou. e o final me garantirá muitas perguntas à minha professora de literatura. eu gosto de histórias assim.
resumindo, é um livro que marca. é um livro sobre como as burradas dos outros influenciam nas nossas burradas, e vice-versa. maravilhoso.

Samantha.Orlando 05/06/2024

A escrita da Carla é SURREAL
Assim como Tudo é rio, Véspera me prendeu desde o primeiro parágrafo até o último, a escrita da Carla prende de um jeito que você fica hipnotizado com a história e com os personagens. Ela deixa os personagens tão ?real?, tão ?palpáveis? que torna tudo melhor, eu consigo ver uma pessoa ao vivo falando do mesmo jeitinho que ele escreve os personagens e acho que isso nos deixa mais apegados ainda.

E esse final?! Fiquei angustiada mas depois de refletir, confesse que fiquei aliviada.

Joseane 05/06/2024

Totalmente presa ao livro
Eu simplesmente fui dormi tarde, perdi a hora hoje, quis só ler, cancelei compromissos pq estava totalmente rendida a história, ao drama de Vedina, o desenrolar todo, o passado e presente se unindo e vem esse último capítulo e eu fiquei??????????
A mesma sensação que eu senti no tudo é rio.
Eu acho que a autora escreve finais apressados,a história começa a correr, aí quando chega no clímax acabou e você fica remoendo a leitura durante dias (deve ser a intenção dela).

Eduarda2491 05/06/2024

Deixou muito a desejar, achei a história beeeeem chatinha, como foi difícil de terminar esse livro, até a metade mantive, mas a outra metade?
Super hypado no BookTok, não vi uma única resenha negativa sobre ele, infelizmente o livro não foi pra mim.
É isso, não tenho muito o que dizer :(

Ariana Xavier 05/06/2024

Véspera
Sinceramente não sei o que pensar, amei demaaaais até mais da metade; mas não gostei do final ou eu que realmente não entendi? rs

"... ao longo de todos esses anos o que mais pesou em mim foi a felicidade. Sim, a felicidade às vezes é uma manta curta, não dá pra todos."

Mayra187 05/06/2024

Leitura fluiu muito, trama envolvente e linguagem fácil.

"Em que momento aquelas tarefas se tornaram um jeito de amar?"

melfru 04/06/2024

É impressionante como Carla Madeira nunca decepciona! Ela escreve de um jeito tão envolvente que é impossível não devorar o livro em dias!
Muito louco pensar que a pessoa faz algo por conta de alguma coisa no seu passado, a véspera da véspera de algo pode mudar tudo, desgraçar ou não a vida de alguém.
Um livro forte e (in)tenso, no final queria que o livro tivesse mais umas 100 páginas!

DeboraCatanante 04/06/2024

Que experiência
Iniciei esta leitura por recomendação de uma colega, também professora, e que obra impactante.

O livro possui abandono como o tema central. Diversas formas de abondonos são trabalhadas nesta narrativa juntamente a tomadas de decisões impulsivas e delirante deixando claro as consequências geradas, afinal todo ato, ou a falta dele, gera uma inferência.

A maneira como a narrativa foi estruturada a fim de que houvesse o encontro do passado com o presente, para mim, é genial e instigante.

Já quero ler outras obras da autora!

Thais Conti 04/06/2024

Como sempre, não tem outro adjetivo a não ser fenomenal sobre a escrita da Carla Madeira. Uma leitura com personagens complexos e bem construídos, com uma história que prende você tanto no passado como no presente. E também tem como a Carla insere a matemática e a educação matemática de forma espetacular nesse livro. Mas apesar de gostar muito de toda a construção que final foi esse???????? Estava toda impactada com a evolução do Caim e o nojo que sentia do Abel em um capítulo, para no seguinte ficar (?????). Esperava um pouco mais, tendo em vista o resto do livro.

leticiabrz 04/06/2024

Impacto dos traumas geracionais!
Eu adoro a autora. Essa história traz muito a tona questões como, religiosidade e maternidade. Mostra também até onde a obsessão de uma mãe vai para proteger um filho! Vale a pena, prepare-se para a escrita mexer com seus princípios haha.