A Filha das Profundezas

A Filha das Profundezas Rick Riordan
Rick Riordan

Resenhas - A filha das Profundezas

Anna.Clara 12/02/2022

Ótimo livro de estreia para essa série
Rick Riodan é famoso pelos livros de mitologia. Porém, nesse livro trás para a gente uma homenagem para Júlio Verme e seus livros.
Alizée 26/02/2022minha estante
não precisa ler vinte mil leguas submarinas para ler a filha das profundezas né?

Anna.Clara 26/02/2022minha estante
Não. Eu e uma amiga lemos juntas e nós não lemos nenhum livro do Verne e conseguimos entender de boa. As próprias personagens te explicam os livros dele.

RAQUEL1445 15/12/2022

Mediano
Eu amo os livros do Rick Riordan, então coloquei muita expectativa nesse, e esse provavelmente foi meu erro. Não gostei do desenrolar da história, não me apeguei a nenhum personagem, tinha uma virada na história meio previsivel. Infelizmente não amei esse livro, como os outros.
Jamayra Greyce 15/12/2022minha estante
vish acho que o rick ficou muito repetitivo com o passar dos anos. a última coisa que eu gostei dele foi percy jackson e os olimpianos mesmo, até os heróis do olimpo eu achei BEM cansativo!

Gramatura Alta 16/12/2021

Ana Dakkar é uma das estudantes mais dedicadas da Academia Harding-Pencroft, uma escola que forma os melhores cientistas marinhos, guerreiros navais, navegadores e exploradores submarinos do mundo. Seus pais morreram em uma expedição científica dois anos antes, e a única família que lhe restou foi o irmão mais velho, Dev, que também frequenta a escola.

A jovem e os demais alunos de sua turma se preparam para uma prova final cujos detalhes são guardados a sete chaves, uma das provações mais importantes da escola, que será realizada em alto-mar. Ana tem grandes expectativas para a atividade, mas todas vão por água abaixo quando, na viagem de ônibus até o barco, ela e seus amigos testemunham uma terrível tragédia que mudará para sempre suas vidas.

E o drama não para por aí. A Harding-Pencroft passou os últimos cento e cinquenta anos numa guerra fria com a escola rival, o Instituto Landa, uma batalha que agora está em plena ebulição, de forma que o maior medo desses bravos alunos não é tirar notas baixas, mas virar comida de peixe.

Correndo contra o tempo, contra inimigos ameaçadores e contra as próprias inseguranças, Ana descobre ser herdeira de um legado ancestral lendário e precisará liderar uma missão submarina mortal para salvar o lugar que aprendeu a chamar de lar.

A FILHA DAS PROFUNDEZAS é o mais novo livro de Rick Riordan, que promete ser volume único, e que segue a já sólida e consagrada receita do autor. Embora não tenha qualquer ligação com as outras aventuras criadas, para quem já leu tudo, é fácil perceber como os ingredientes são os mesmos. Entretanto, a qualidade e o dinamismo da escrita, além da criação de personagens que parecem totalmente diferentes, embora não o sejam, é o que faz de Rick um dos melhores escritores atuais do gênero e mantém seus fãs satisfeitos.

Esta nova aventura, sem qualquer disfarce, bebe das águas de dois dos maiores clássicos de Jules Verne, 20.000 LÉGUAS SUBMARINAS e a A ILHA MISTERIOSA. E isso não é uma constatação feita por mim, mas o próprio autor explica sua inspiração em um prefácio curto, onde explica sua paixão pelo mar, pelo autor francês e por suas histórias, mais especificamente as duas mencionadas. Mas não fica apenas nessas obras, como também em Harry Potter, com sua escola dividida em casas, cada uma delas com uma qualidade ou defeito, e com integrantes cujas personalidades e interesses, as representam.

São elas: Casa Golfinho, comunicação, exploração, criptografia e contrainteligência; Casa Tubarão, comando, combate, sistemas de armas, logística; Casa Cefalópode, engenharia, mecânica aplicada, inovação, sistemas de defesa; e Casa Orca, medicina, psicologia, educação, biologia marinha, memória comunal.

Os personagens principais são, novamente, um trio bem diverso: Ana, cujos pais eram da Índia; Ester, uma garota com espectro autista; e Nelinha, uma garota negra brasileira. Ana é aquela personificação da jovem heroína que, embora tenha apenas 14 anos, possui todas as habilidades para salvar o mundo. Ester possui alguns problemas de construção com relação ao seu autismo, ele não é bem representado e vai para um lado que pode incomodar quem realmente conhece pessoas com o espectro. Nelinha é a típica brasileira, pobre, vem de uma favela e é bolsista, ou seja, representa, acertadamente, mais de 80% da população do Brasil. Ainda tempos Dev, o irmão de Ana, e Top, o cachorro companheiro de Ester. Como a maioria dos animais, ele conquista imediatamente.

A FILHA DAS PROFUNDEZAS talvez seja o livro mais infantil de Riordan, não pela idade das protagonistas, mas pela forma como ele constrói a narrativa, pelos diálogos, pelos perigos e inimigos. Isso não é um defeito, pelo contrário, mas fica o aviso para o leitor mais velho não esperar por algo que não irá encontrar. De qualquer forma, se você gosta do tio Rick, com certeza irá amar este novo exemplar.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/12/16/a-filha-das-profundezas/

geo 09/01/2024

Leitura rapida, envolve muito rapido, o universo e a premissa sao bem interessantes mas muitas vezes o livro é bem apelao e irrealista oq me faz levar menos a serio algumas situacoes

Tai Costa 23/08/2022

Leve e divertido!
Aventura, um toque de humor e uma ambientação muito interessante.
A historia é baseada em Vinte Mil Léguas Submarinas do Julio Verne.
Acompanhamos a Ana, descendente do capitão Nemo na sua escola HP.
Assim como em Harry Potter a escola tb é dividida em 4 casas. Cada uma com sua "especialidade". Apesar dessa semelhança a historia em si não tem nada a ver com Harry Potter.
Temos uma escola rival...
Temos bastante ação...
Conhecemos o Nautilus 150 anos depois da morte do capitão Nemo...
Romance? Não temos não. Rs. Se procura romance não vai curtir.
Os personagens são muito cativantes. Temos a Nelinha que é brasileira e não é retratada com nenhum estereótipo! Rs
Temos a Ester que é autista...
Tudo isso com a escrita do Riordan que é fluida como sempre!
É uma otima leitura pra tirar da ressaca literária rsrs

Josezinho 25/07/2023

Eu gostei muito desse livro por se basear em livros que seriam "chatos" ou "velhos", entretanto o Rick com sua excelente habilidade consegue transformar a história em uma coisa nova e contemporânea, fazendo pessoas que não tinham ouvido falar das obras de Júlio Verne se interessem por elas. Acabei lendo 20 Mil Léguas Submarinas e A Ilha Misteriosa para pegar todo tipo de referência, tem bastante referências dos livros como as armas de Leiden, os trajes, os animais, sendo eles, Top, Júpiter e o Polvo. Achei legal os personagens serem bem humanos, como por exemplo em um livro de fantasia a personagem sofrer de cólica, isso foi um ponto muito positivo para mim. Outra coisa é que a história do livro linka muito bem ao final de A ilha misteriosa, como se fosse uma continuação do livro. Em geral, os personagens são legais, com um bom desenvolvimento, e nem preciso falar que amei ter um personagem brasileiro, a Nelinha é o auge.

Larissa633 05/06/2022

"Acredito que a comunicação pode resolver qualquer
problema, assumindo que todas as partes têm a vontade e a inteligência para
tentar se entender.
"

Luuh.Markes 02/05/2022

GNT O PLOT ???
Mais um livro do Rick Riordan que não me decepcionou ( até pq tio Rick nunca erra, né FML ), estou apaixonada por esse livro???

BREVE RESUMO DO LIVRO:

A filha das profundezas é um livro inspirado no clássico vinte mil léguas submarinas, ele conta sobre Ana Dakkar uma estudante dedicada da Academia Harding - Pencroft, uma escola que formou os melhores cientistas marinhos, guerreiros navais, navegadores e exploradores submarinos do mundo inteiro. Mal ela sabia que essa escola além de ter todo esse prestígio também guardava um segredo sobre sua família e sobre o capitão Nemo, que até então ela acreditava que só passava de mais um personagem fictício de mais um clássico livro de fantasia....

SOBRE O LIVRO E MINHA EXPERIÊNCIA COM ELE:

Mano, se você gosta dos livros do tio Rick e ama o jeito que ele escreve você vai gostar desse livro, ele te prende e te segura, uma coisa muito importante para melhorar a experiência dele é conseguir separa o universo de semideuses desse universo, por mais que a escrita seja bem parecida. Outra coisa que eu amo e é bem comum na escrita do tio Rick é conseguir desenrolar o livro com uns sessenta e quatro capítulos em apenas uns cinco deles, e é claro que não faltou isso nesse livro ??
Sobre o design do livro eu só posso dizer uma coisa: PERFEITO SIM ????. A capa é linda, a introdução é linda, a separação de capítulos é linda, tudo é muito lindo, eu simplesmente amei, principalmente o design da Ana e do nosso Geminin, mais conhecido como Miles Morales. Então, como eu já comecei a falar dos personagens....

OS PERSONAGENS:

Eu amei todos eles, principalmente a nossa brasileira Nelinha da Silva. O desenvolvimento deles é tão bom, e a relação da Ana com os amigos dela ( principalmente com o Geminin ) é muito boa de se ver. A representatividade desse livro é tão linda e eu realmente amei a Ester como representatividade autista, minha maior vontade é por ela num potinho e proteger de todo mal. Os principais personagens do ciclo de amigos de Ana, a capitã bilionária Dakkar são Nelinha, a Engenheira bilionária da Silva; Geminin, o Pistoleiro bilionário Twain; e Ester, a Entedendora de Seres bilionária Harding ( vocês vão entender depois de lerem o livro hehehe ), e como todo ciclo de amigos comum todos eles tem problemas familiares ????

CONCLUSÃO FINAL:

Eu não tenho palavras pra dizer o quão encantada que eu estou, esse livro foi uma grande boa surpresa que me apareceu, eu espero muito que o tio Rick continue a escrever sobre esse universo desenvolvendo esses personagens maravilhosos ?????????

Ju Leão 06/12/2022

Tio Rick
Eu simplesmente idolatro tudo que esse homem escreve então amei essa releitura. Mesmo não tendo a vibe mitológica eu amei a história, amei tudo. Como tudo que ele faz, recomendo super

Larissa Lauane 26/01/2022

O bom filho a casa torna!
Que eu sou completamente apaixonada por Percy Jackson não é novidade né? Mas eu não sabia o quanto sentia falta de um livro novo do Tio Rick até começar a ler A Filha das Profundezas.

A autor continua com sua escrita em primeira pessoa, fluída e divertida que marca a primeira série literária dele (Percy Jackson e os Olimpianos).

Aqui acompanhamos Ana Dakkar, uma adolescente prestes a fazer 15 anos que estuda em um colégio de prestígio na Califórnia onde tem aulas de luta, história de guerra e muitos conteúdos marítimos.

Ana, de origem indiana, só possui seu irmão Dev, já que seus pais morreram alguns anos antes em condições misteriosas. Depois de eventos que podem mudar completamente sua vida, Ana se vê tentando ajudar aqueles que ama e descobrir mais sobre quem realmente é.

Com personagens interessantes, diversidade, escrita divertida característica do autor e várias referências aos escritos de Júlio Verne, Rick Riordan consegue mais uma vez me encantar.

Os capítulos são pequenos, o desenvolvimento da história se mantém constante e gostei da reviravolta principal.

É uma leitura para aqueles que estão começando a entrar no mundo da leitura agora e para leitores "mais velhos" como eu que já estão acostumados a ler esse tipo de história.

Um livro com elementos culturais, literários, científicos e mais emocionante do que eu esperava!

Nath 29/04/2022

Aventura fascinante e uma surpresa? surpreendente.
Cara, quando você já conhece a escrita do tio Rick e sai da bolha pjo, é muito diferente ao mesmo tempo que é muito semelhante. Eu já esperava coisas porque já conheço o processo de suas histórias, ele deixa mini dicas que quando você as pega, deixa a leitura muito mais envolvente e cativante, quase como se você tivesse resolvendo um enigma junto com os personagens.

O plot principal se passou pela minha cabeça no início, mas pensei ?ah, ele (tio rick) não faria isso, faria?? e quando acontece, mesmo eu esperando, me surpreende. E isso é incrível. Ana me conquistou nas 20 primeiras páginas, de cara eu já me senti amiga dela, mais pra frente eu senti que eu era a protagonista de tanta identificação que estar dentro da cabeça da personagem me proporcionou. De longe é a minha protagonista/personalidade feminina favorita que o Rick já criou (ainda te amo absurdamente Annabeth).

As personagens de apoio são incríveis, Nelinha chamando todos de gata é perfeito, ela é perfeita e muito necessária. Ester, um cristalzinho lindo e perfeitamente lapidado. Gem em nenhum momento me incomodou, um galante. E o fato de não ter uma pressão romântica em lugar nenhum, me deixou feliz demais.

NÁUTILIS É FASCINANTE!!!!!! Não tenho outra palavra pra descrever tudo que ela é. Maravilhosa e esplêndida. Quase me esqueço de mencionar que tudo que envolve tecnologia aqui, tem a sensação de que essa história poderia ser real. Náutilis é o coração desse livro, é o coração da tripulação. Nemo além de um gênio, era um anti-herói perfeito.

Eu podia esgotar meu estoque de palavras pra descarregar elogios sobre As Filhas das Profundezas, que entrou na minha lista de livros favoritos da vida.

A única coisa que me incomoda nessa história, é que é um volume único, espero que o Riodan mude de ideia. Leitura fantástica. Estou fascinada e muito feliz por Rick Riodan ter me apresentado a esse universo espetacular.

Lena 18/07/2022

A filha das profundezas
Amei esse livro, teve umas partes que eu esperava mais, mas em si foi bem emocionante. Amei as referências que tem no livro! Os personagens e a representatividade são incríveis, além de que mostra que nas circunstâncias da vida, não precisamos agir igual as outras pessoas, ainda mais se elas fizeram algo de errado. Só tenho a agradecer por essa aventura no fundo do mar ??

Marcelo 03/08/2022

Uma aventura submarina
Rick Riordan escreveu um livro bem diferente e justificou na introdução quer um sonho de criança. Apesar de ficção, tem uma pitada de vanguardismo ao tratar de tecnologias possíveis de serem desenvolvidas dentro de nossa realidade.
Apesar de não ser uma aventura mítica, não deixa de ter as peculariedades de um universo próprio. Outra característica que repete das outras sagas é a escolha de trabalhar com protagonistas jovens, muito jovens. E nesta escolha perde um pouco a mão, pois atribui habilidades e competências que seria difícil terem tão novos, propondo, inclusive, que sejam mais competentes que seus professores, com anos de experiência. Um verdadeiro docente busca que seu aprendizado o supere, mas se torna contraproducente pensar que isso ocorra tão fácil. No mais é uma aventura interessante para passar o tempo.
Uma novidade maravilhosa, é a presença de uma personagem brasileira, que demonstra o quanto o autor está prestigiado.

Vitão nerd 03/03/2023

Uma grande aventura
Esse era um livro que eu não esperava que fosse gostar tanto, como qualquer leitura do Rick, essa é bem leve mas isso a torna especial. A Ana é uma personagem incrível, e ver toda a evolução dela ao longo do livro foi encantador.
Em vários momentos me identifiquei com ela, e com certeza golfinho seria minha casa na HP, as amigas dela são incríveis e toda a ação é muito envolvente. As várias citações a Júlio Verne, torna a história ainda mais rica, amei como tudo é construído e como a Ana simplesmente não é o tipo de protagonista que vence sendo superpoderosa do nada.
Os personagens secundários também são incríveis, cada um deles tem algo a acrescentar a história, e o plot Twist envolvendo o Dev, nem eu esperava. O final é bem emocionante, e acredito que deveria ganhar uma continuação sim.

Danilo.Andrade 24/01/2022

Esse é o primeiro livro que eu leio do autor Rick Riordan e eu gostei muito. O que mas me chamou atenção foi a história ser baseada em um clássico do autor Júlio Verne vinte mil léguas submarinas que adoro. A protagonista Ana é incrível e bastante madura para a idade dela e os outros personagens também são ótimos. A trama começa um pouco lenta mas depois fica ágil objetiva que te prende até o fim. Essa história tem muita amizade, companheirismo, família e muito ação e aventura.