A Filha das Profundezas

A Filha das Profundezas Rick Riordan
Rick Riordan

Resenhas - A filha das Profundezas

Cordeiro 16/01/2022

Um novo olhar sobre Rick Riordan.
Acredito que o Rick apostou muito no livro (nova contextualização, história e aventura) e ele, simplesmente, soube acertar. Com uma história direta, simples e muito didática.

"A filha das profundezas" é simplesmente um livro apaixonante. Cheio de aprendizado, com personagens conclusivos (carinho nítido pelos leitores brasileiros) e ensinamentos ótimos. Nao tem como nao se apaixonar pelos personagens (incluindo os pets de "estimação"). Além de adquirir conhecimento, singelamente, pela obra do Autor Julio Vermente "Vinte mil Léguas"

Mesmo sendo anunciado como livro único, espero que tenha continuação mostrando Gem, Nelinha e Ester como diretores e suas respectivas casas e o Instituto sendo reconstruído. Mas fico mega feliz com esse final emocionante entre Dev e Ana.

Paula.Ceccon 15/12/2022

Sou suspeita a comentar pois gosto muito dos livros do Rick Riordan. Esse tem outra ambientação e não trata de mitologia. Utilizando a história do capitão Nemo como pano de fundo, esse livro prove uma leitura leve e divertida.

Juju 18/01/2023

Maravilhoso
Rick Riordan nunca decepciona!!! Nao esperava q ia ser tão bom, sério!???????????????

Luisa 28/11/2022

A Filha das Profundezas: É bom?
Tenho apenas uma coisa para falar a você, caro leitor, que está lendo essa resenha: Esse livro é incrível. Os personagens são tão cativantes que, em algumas cenas, a vontade que se tem é de prender eles em um potinho e guardar na estante.
A escrita impecável, o humor e as cenas de tensão fazem com que esse livro seja muuuito bom, em todos os aspectos. Eu dei 4,5 porque alguns termos técnicos são complicados e alguns diálogos difíceis de entender, mas conforme dado o contexto, você se acostuma rapidamente.
Gaby 11/12/2022minha estante
Que resenha maravilhosa! Já coloquei na minha lista de leitura por sua causa!!

Ana 31/01/2022

QUE PLOT
Esse livro fala de tudo, foca das profundezas óbvio, mas tem muito mistério, ação, aventura... é literalmente cheio de aventura, é muito boa a leitura, é rápida e leve e o plot no final MDS (Não taaanto no final) Nunca que eu ia imaginar o que aconteceu, só depois que eu cogitei e estava certa... simplesmente amei

bela 21/12/2021

pra matar a saudade
nos últimos tempos eu me distanciei bastante da fantasia e esse livro matou minha saudade desse tipo de universo.

ele é bem leve, e a narrativa flui rapidamente, que na verdade é um detalhe que me incomodou em certos momentos, era como se alguns parágrafos estivessem faltando.

os personagens são uns queridos, e apesar de focarem mais na protagonista e não entrarem muito na vida pessoal dos personagens secundários eu fiquei bastante satisfeita.

como sempre, tem bastante representatividade, mesmo sendo bem estereotipada, talvez esse tópico fosse melhor trabalhado se o livro não fosse único, então eu entendo.

em geral, eu gostei bastante desse livro e me deu vontade de voltar a ler os livros do rick riordan. eu recomendo e quero muito saber a opinião de outras pessoas sobre ele.
Léo 24/12/2021minha estante
ele é simplesmente perfeito!

Flávia Clemente 31/07/2023

Adorei a história, a escrita do Rick Riordan (e a tradução, obviamente) é deliciosa, um humor refinado e leve!
Sócrates, Top e Júpiter são os pontos altos em relação a personagens! A construção da Ester como autista é sutil e incrível e a Nelinha da Silva, brasileira e carioca, me aqueceu demais o coração!
A história é boa e deixa muita margem pra sequências!
Achei do começo pro meio um pouquinho arrastado por ter muitos termos "técnicos" de marinha/barcos/navegação, além dos termos da própria fantasia, me deixou um tantinho confusa, mas foi totalmente possível acompanhar o desenvolvimento!
O plot twist do vilão é ótimo e o jeito com que a Ana lida com isso é muito bem construído!
Gostei bastante, estava com saudades de ler novidades do Rick Riordan, não demorarei tanto pra pegar outro dele!

Obs: A edição teve vários errinhos de digitação e coisas assim, o que não é muito comum da intrínseca, mas nada que comprometesse a leitura.

Luiza 06/04/2022

5 estrelas favoritado
Aiii Rick, vc é o cara !!
Olha só que história magnífica essa cara criou.

No início do livro eu estava com um pouco de preconceito, confesso. Ahh é o Rick do carinha dos raios lá. E em +/- 10% do livro eu sempre pensava "ah mas isso aqui é um típico livro infanto juvenil, sempre tem essas mesmas atitudes e questionamentos"
Mas então a coisa começou a ser tornar interessante bem rapidinho. Um livro com uma história tão gostosa, com personagens que vc só quer abraçar e morder as bochechas. Um livro recheado de ação. Meu peito vivia apertado, ansiosa para saber oq iria rolar pela frente. Qual a decisão que Ana Dakkar iria tomar agora?
Como a Nautilus iria responder dessa vez? Qual será a próxima surpresa dela?

Tem momentos engraçados no livro tbm.
Vc rir,fica apreensiva e os olhos lacrimejando. O livro me agarrou de uma justo que eu nem imaginava.

Como eu amo essa galerinha ??
Obrigada por aquecer e destroçar meu coração Rick.

@biblio.sah 23/01/2023

NEVER MIND I'LL FIND SOMEONE LIKE YOUUUUUU
Depois de anos sem ler nada novo do Tio Rick, voltamos com essa fantasia única, inspirada nas obras de Júlio Verne. Aqui nesse livro, nós temos como protagonista Ana Dakkar, descendente direta do Capitão Nemo. Ana estuda na escola Harding-Pencroft, uma escola voltada diretamente para a aprendizagem de temas náuticos, oceanos e mares.

Logo no início, ocorre uma tragédia e percebemos a importância que Ana tem, pelo sangue que corre nas suas veias. Assim, junto com suas amigas Ester Harding e Nelinha da Silva (sim, uma brasileira!!), além dos 20 colegas do 2º ano, eles partem numa aventura em busca do submarino perdido Náutilus. Que na verdade é A submarina perdida que tem vontade própria e gosta muito de Adele.

Eu gostei muito desse livro, Rick Riordan tem uma escrita leve e fluida, muito fácil de ler, principalmente por ser voltada pro público infanto-juvenil. Ele faz boas referências ao mundo "real", que são engraçadas e nos envolve na narrativa. Fora que os personagens dele sempre são bem peculiares e com diversidade, como a rep. marrom, negra, mórmon, autista e brasileira.

Obviamente que eu senti o cheio do plot twist chegando, por ser bem óbvio, mas isso não tira nada da nota do livro, só me fez passar uma raivinha básica, mas essa conta eu mando pra casa do Riordan, ele gosta de fazer a gente surtar mesmo, fazer o que... Desde PJO assim ahahah

Indico a leitura, ainda mais para você que cresceu ao lado de personagens icônicos como Percy Jackson, Annabeth, Grover, Leo Valdez... Vai ser um reencontro com a escrita.

site: instagram.com/biblio.sah

Neylane Naually 28/01/2022

Tio Rick não decepciona mesmo!
Esse livro é muito muito legal! Já no início a história toma um rumo inesperado (pra mim pelo menos) e tudo já começa ali nos primeiros capítulos mesmo. Ana Dakkar é uma ótima protagonista, ela não confia em si mesma na maior parte do tempo, mas mesmo assim vai lá e faz. Diferente das outras séries do autor, aqui os adolescentes não possuem poderes, eles são muito inteligentes, mas são totalmente normais.

O livro traz representatividade já no protagonismo, Ana é de descendência indiana e isso é muito importante para todo o desenvolvimento da história. Uma das personagens principais é brasileira (!!!!) o nome dela é Nelinha e ela é simplesmente demais, Ester tem autismo e Gem é mórmon, tudo isso retratado de forma respeitosa e fundamental para a trama.

Além, é claro, de tudo girar em torno do romance 20 mil léguas submarinas de Jules Verne. Se você já leu o clássico vai adorar as inúmeras referências, se não leu vai querer ler (eu já adquiri meu exemplar e vou ler em breve!).

Animada para os próximos livros da série e para o filme que já foi anunciado. Só senti falta dos nomes dos capítulos engraçadinhos (quem já leu outras séries do autor sabe do que eu tô falando). Indico.

arth 17/07/2022

esperava mais vindo do tio rick :-(
faltou TUDO
faltou aproveitamento dos personagens, faltou desenvolvimento do enredo, faltou uma escrita bem trabalhada...

sinceramente, nunca na minha vida imaginei me decepcionar com um livro do rick riordan, afinal ele é meu autor favorito, e tudo que ele escreve eu sempre aclamo.
Juro que me esforcei, mas dessa vez não tem como defender.

começando pela história. a premissa era INCRIVEL, tinha tudo pra dar certo, mas nao deu. O rumo que a historia tomou foi muito na contra mão, o que acabou deixando tudo muito confuso.
a historia é muito lenta, sempre demora muito pra acontecer alguma coisa, e quando acontece o clima é quebrado e voltamos ao mesmo ritmo lento e parado de sempre.

os personagens são bons, aliás foi o que salvou o livro. mas não são bem aproveitados, o que é pessimo. acho que o Dev foi o personagem mais mal aprofundado e aproveitado que eu ja vi na minha vida.

sobre a escrita, alguma coisa me incomodou. achei muito simples, sei la

não sei se minha ressaca de 1 mes contribuiu pra essa conclusao, até pq só achei resenhas 4 ou 5 estrelas pro livro... mas enfim, acho que merecia ter sim uma continuação ja que algumas pontas ficaram um pouco soltas.
Bia 18/07/2022minha estante
Parabéns pela resenha bem escrita.. é difícil ver pessoas falando aspectos negativos de livros de forma tão correta e realista como vc!!

arth 18/07/2022minha estante
obggggg????

Manuh 18/04/2022

Tem umas reviravoltas legais, personagens divertidos, o "fundo" da história (o reconto, tudo relacionado ao mar em geral) é muito bom. Eu gostei muito, mas não conseguiu me prender. Eu lia e gostava muito só q demorava várias semanas para eu retomar a leitura, oq tornou um pouco cansativo. Acho q vale a pena, porém minha experiência de leitura não foi tão boa assim. E eu amei a Anna

Tassi 25/06/2022

Que livro gostosinho de ser ler
que livro boom, muito leve, divertido e com uma temática que eu achei que iria odiar kkkkkk, mas na verdade foi muito bom. Não é nada de extravagante, e era oque eu estava precisando no momento, um livro adolescente. Para mim algo que estragou um pouquinho foi a idade dos personagens, eu sei que se trata de gênios, mas 14 anos? Não sei não, mesmo gênios nessa idade tem suas infantilidades, ora, até adultos tem. Talvez se Rick tivesse aumentado a idade pra 17 não teria essa queixa. Outra coisa que me incomodou um pouco foi essa amizade com o golfinho (achei muito supérflua). Sei que esse livro não é pra pessoas da minha idade, mesmo assim gostei muito de lê-lo. Rick é muito bom em escrever histórias que tem prendem, mesmo não sendo pra sua idade.

Lu 04/12/2021

Ficção científica nunca foi o meu gênero literário favorito. Apesar de gostar muito de "Jurassic Park" e "Star Wars", não é esse o gênero literário que costuma me vir à cabeça quando vou comprar um livro. De cabeça, só consigo citar três: "Gravidade", da Tess Gerritsen, que é um thriller; "O tabuleiro dos deuses", da Richelle Mead, que eu não gostei muito e "Ponto de Impacto", que eu não consegui ler mais do que um ou dois capítulos e decidir empurrar para uma hora em que estivesse mais a fim. Depois de quase dez anos, o impulso ainda não me ocorreu.

Mesmo assim, a capa de "A filha das profundezas" me encheu os olhos. Eu adoro aventuras marítimas, sereias, piratas, etc... e o livro do Tio Rick é um prato cheio, Da Náutilus às batalhas navais, o livro é muito divertido e com ótimas cenas de ação. Além, é claro, dos ótimos personagens.

Eu gostei muito da Ana e de sua evolução ao longo da história. Achei a personagem forte, mas também compassiva e humana. Adorei que o Riordan tenha escolhido uma personagem hindu-americana como protagonista e dado algumas pitadas de sua cultura e raízes. Aliás, a representatividade é um ponto altíssimo da trama e acho que acrescentou algo à história, teve um propósito.

O único defeitinho seria uma certa perda no ritmo mais ou menos na metade do livro. Nada muito grave, ou que me fizesse querer abandonar a leitura. Apenas eu diria que o livro não é perfeito, mas ele é muito, muito bom. Por isso, a nota real dele é de 4,5 estrelas.

Como costuma acontecer com os livros do autor, eu geralmente termino seus livros já com saudades de seus personagens e ansiando pelo próximo e não foi diferente com esse.

Que venha o próximo!

Super recomendado!