Book Lovers

Book Lovers Emily Henry

Resenhas - Book Lovers

Ari Phanie 16/09/2023

Mid
Eu tentei, eu tento uma vez ou outra ler um romance contemporâneo muito falado e/ou bem criticado para tentar encontrar alguma pérola. Uma época atrás a minha escritora “chick-lit" preferida era a Marian Keyes, hoje é a Taylor Reid que é boa pra caramba, na minha opinião, e também a Rainbow Rowell e Alice Oseman. Mas é aquele lance, eu nunca encontro romances hoje em dia como os grandes clássicos, tipo Orgulho e Preconceito, Jane Eyre, Mulherzinhas. É impossível encontrar alguém que se aproxime de algo com a qualidade daquelas grandes escritoras de outrora. E provavelmente eu nem devesse procurar por isso, mas todas as vezes que eu termino um romance contemporâneo que está no topo de alguma lista importante e é reverenciado por uma legião de leitores, e ele não tocou meu coração daquele jeito especial que a Jane Austen conseguiu, eu fico triste. Parece que eu ‘tô lendo histórias repetidas, e Book Lovers não escapou disso.

Já conhecia a Emily Henry por People We Meet on Vacation que me pareceu muito bom no começo, e depois me entediou. Book Lovers é melhor, mas não escapou dos momentos entediantes e das coisas desnecessárias. No começo, parecia que seria o tipo de livro que me encantaria e satisfaria. Um livro que fala de livros com uma protagonista durona e um interesse amoroso taciturno? Pode mandar. Mas aí eu cheguei na metade do livro e já não estava mais tão entusiasmada. E vou explicar o porquê.

Em People We Meet on Vacation, a Emily usa o clichê friends to lovers, aqui é algo como enemies to lovers, e beleza, eu já esperava por isso. O que me animou foi o fato de os dois protagonistas fazerem parte do mercado editorial e falarem bastante do processo de edição de um livro. Na realidade, o livro fala bastante de livros, da paixão pelos livros, de como eles nos ajudam tanto em tantos momentos diferentes de nossas vidas, e isso é algo com o qual todo leitor pode se identificar. Mas chegou na parte do desenvolvimento dos personagens e no desenvolvimento das relações, e a autora pecou bastante na forçação de barra.

Nora, a protagonista, é a mulher que todo mundo acha um “tubarão”, que é vista como durona e que tem o emocional de uma pedra. Agora, eu me pergunto: por que? Em momento algum a Nora demonstra ser tão dura e seca como a autora quer nos fazer acreditar que as pessoas a vejam. Tudo o que a Nora me passou foi insegurança, medo e um nível de obsessão pela irmã, que até q é compreensível dado seus traumas. Mas há um nível de drama tão grande no relacionamento das duas que não me pareceu crível em momento algum. Me pareceu desnecessário criar aquele nível de tensão entre elas, e transforma o q poderia ser leve como a história pedia, em algo cansativo. A personagem Libby é uma personagem legal como complemento, mas seria melhor sem todo o drama em volta dela.

Quanto ao Charlie, eu também gostei do personagem, mas a autora forçou tanto repetindo incansavelmente como ele era taciturno, reservado, grave, cenho franzido o tempo todo, mas com vestimenta impecável que encheu o meu saco. Eu ia adorar que ela não ficasse só no preto e branco o tempo todo em relação ao Charlie.
Outra coisa a encher a minha paciência foram as descrições exaustivas. Além das do Charlie, a autora também encontrou mil formas diferentes de falar de tesão e mais uma vez colocou um diálogo no meio do sexo. Quem diabos conversa tanto no meio do sexo para além das sacanagens?

Apesar do que pode parecer, eu não odiei o livro e os motivos estão em algumas coisitas: o lance de escrever sobre editores e agentes literários é um plus. Não acho que tenha lido um livro que abordava o assunto. Mesmo que tenha sido superficial, eu gostei muito dessa parte. As memórias sobre a infância da Nora e da Libby com a mãe também foram ótimas, alguns dos meus momentos preferidos dentro da história porque deram profundidade à personagem. O lance novaiorquinos em uma “small town” também é legal, eu queria ter visto muito mais dessa cidadezinha e seus moradores, infelizmente isso também ficou no superficial para dar lugar a dramas desnecessários. E o casal também tem seus momentos legais.

Em suma, o livro poderia ter sido melhor em alguns quesitos, eu senti uma correria no final que não ajudou na conclusão, mas não foi decepcionante. Apesar disso, esse é meu último livro da Emily Henry. Não é pra mim.
Nath 16/09/2023minha estante
Ari! Me identifico com sua sensação sobre sentir os contemporâneos hype de hoje em dia sendo bem inferiores em comparação aos clássicos.. na época dos meus 20 anos eu amava ler chick kit tb, minha autora preferia na época era a Sophie Kinsella (até hoje guardo toda a coleção dos livros dela q eu lia na época, não tive coragem de me desfazer devido ao apego emocional das lembranças felizes de leitura q me deu) Há uns 6 anos , depois de anos só lendo clássicos, tentei dar uma chance e ler a Júlia Quinn, foi tenebroso de tão mau escrito o livro dela rs.. tanto q cheguei a ficar com vergonha alheia da péssima narrativa do livro kkkkk
E foi aí q eu percebi q o meu gosto literário tinha amadurecido através da minha jornada de leitura dos clássicos. Acho q na vida tudo tem seu tempo, e o meu tempo pessoal de ler livro água com açúcar passou e os clássicos fizeram me amadurecer nesse sentido. Mesmo assim, vez ou outra brota um contemporâneo interessante com alguma substância, raro entre os hypes mal escritos do tiktok de hoje em dia, mas só procurar q acha ?

Ari Phanie 16/09/2023minha estante
Mulher, tá bem raro. Mas tento dar uma chance a algum vez ou outra tbm, ler algo fora da caixinha, mas eu leio e quero voltar pra caixinha correndo. N dar mto pra mim. Mas algumas vezes surge mesmo uma pérola.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 20/05/2022

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
ARC cedida por PRH International em troca de uma opinião honesta

Apesar de muito elogiada por seus romances, eu ainda não havia conferido as histórias de Emily Henry até receber a ARC de Book Lovers. E com a finalização desse livro pode ter certeza que vou conferir os outros e temos mais uma autora queridinha.

Nora Stephens é uma agente literária muito boa no que faz. Livros sempre fizeram parte da sua vida desde a infância e com isso ela sabe que não faz muito o estilo das heroínas de romance. Quando sua irmã a convencer a passar um mês em uma pequena cidade na Carolina do Norte, ela não imaginava cruzar com Charlie Lastra, um editor com quem ela não teve uma boa primeira impressão.

O mais legal desse livro, além claro do romance, é o modo como Emily brinca e utiliza de tropes de livros para desenvolver o seu. Tanto Nora quanto Charlie vivem rodeados de livros, então suas interações quase sempre tem uma referência literária. Outro ponto bacana foi ver os "bastidores" da produção de um livro; no caso Nora e Charlie co-editam a nova história de uma das autoras que Nora representa e achei bem legal mostrar esse outro lado.

Apesar de ter uma ideia bem contrária, Nora é uma heroína de romance e que super me identifiquei com ela. Ela é determinada e super profissional, além de não esconder que ama morar em Nova York e que não trocaria essa cidade barulhenta por nada desse mundo. Temos também o fato que dela colocar seu trabalho em primeiro lugar e por muitas vezes Libby, sua irmã e pessoa favorita no mundo, não compreende, achando que Nora não "vive". Vemos que a agente é apaixonada no que faz e essa é sua vida. E é aqui que entra Charlie Lastra.

Charlie e Nora são farinha do mesmo saco e ele faz questão de demonstrar isso todo o tempo, mas de forma positiva. Desde o princípio de seu envolvimento, ele é direto no que deseja para os dois e deixa bem claro que Nora ser boa no que faz é um dos principais motivos de sua atração. Charlie se mostra um pouco fechado, mas logo a agente descobre o grande coração que ele tem assim como uma lealdade inquestionável.

O desenvolvimento do casal não poderia ter ocorrido de forma melhor, senão através de um livro. Eles são divertidos juntos, passada as primeiras impressões eles acabam se sentindo confortáveis um com o outro justamente pelo fato deles se entenderem tão bem. Os flertes, as provocações, o humor e as brincadeiras entre os dois é fazer vomitar arco-íris de tão fofos e tão perfeitos eles são um para o outro.

Em paralelo ao romance, também temos um foco na relação de Nora e sua irmã Libby. As duas foram criadas apenas pela mãe e cada uma lidou de uma forma com a morte dela, mas sem necessariamente superar o luto. Apesar de ter sentido que o foco na relação com a irmã sobressaiu mais que o romance, esse foco também fez parte da jornada de desenvolvimento de Nora durante a história. As duas irmãs se amam e sempre estarão ali uma pela outra, mas precisam resolver entre si e com elas mesmas alguns pontos que a morte da mãe afetou.

A escrita da Emily é bem gostosinha e Nora é uma ótima narradora. Confesso que queria alguns capítulos na visão de Charlie, mas não se pode ter tudo não é mesmo?

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2022/05/resenha-796-book-lovers-emily-henry.html

isamellark 12/05/2022

"For what it's worth, I doubt I will ever like anyone else in the world as much as I like you."
Emily Henry se tornou uma das minhas autoras favoritas, a escrita e o desenvolvimento dos personagens dela são perfeitos, e com esse livro não foi diferente. Esse é um livro que foca além do romance entre os dois protagonistas (que é perfeito) e trabalha bastante com a relação das irmãs e seus traumas de infância. Ler esse livro é como ter a trilha sonora inteira de lover da taylor swift tocando na sua mente e como swiftie eu amei isso.

Isabela | @sentencaliteraria 27/06/2023

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
Loucos por Livros | @veruseditora

Tenho que confessar aqui que não sabia o que esperar dessa leitura. Vi leitores que gostaram, alguns que não curtiram tanto e como minha própria opinião sobre os livros da autora é mista, apesar de eu amar sua escrita, fiquei receosa de começá-lo. Mas não poderia ter dado mais certo!

O que esperar de um romance que fala sobre o que mais amamos, os livros? Tanto Nora quanto Charlie foram personagens que me deixaram apegada desde o início, mesmo a narração sendo apenas dela, pois apesar de ambos amarem histórias grandiosas, eles são céticos com relação a esse lado fantasioso que é mostrado nas obras literárias.

Como em todos os livros da Emily Henry, apesar de serem romances ela sempre aborda mais do que isso: relações familiares intrincadas, o lado difícil de trabalhar com a literatura e personagens tão humanos que são quase reais. Senti tudo que a Nora sentiu como se fosse em mim, inclusive sua dor de ter perdido alguém tão cedo, e mesmo o “drama” que tem lá pelo final foi crível.

O final foi meio clichê e ao mesmo tempo do jeito que tinha que ser. Essa é uma história de uma heroína não ideal e um cara que não sabe ser o herói de ninguém, e eu não mudaria nada nela! Eles são um casal muito sincero em seus sentimentos e os protegerei para sempre.

PS: eu morri com todas as citações aos personagens de “Leitura de Verão”

site: https://www.instagram.com/p/Ct97f38Pzbb/

Lua 11/12/2022

emily henry mais uma vez venceu
não é melhor que beach read mas amei demais, emily henry até agora realmente não me decepcionou

ela tem um jeito maravilhoso de escrever um livro de romance e acho que o que me faz gostar tanto é é que o romance não é o ponto central da trama, é sempre sobre os personagens tendo que lidar com problemas pessoais, trauma, etc
Nathia 11/12/2022minha estante
Concordo completamente!
Já esse que eu estou lendo dela (O amor que partiu o mundo) me desanimou

alê 12/08/2023

Amei ??
Gostei tanto dos personagens!!!! nossa, a Nora e o Charlie, mdsssssssss
fazia muito tempo que personagens não me cativaram como eles ?? nossa!!!
todo o desenvolvimento da história foi uma delícia, o livro foi fluindo muitoooo, mas senti que no final ficou bem lentinho e demorei bastante pra concluir kkkk - acho que foi isso que não me fez dar nota 5 :c
mas tirando isso, amei muitooooooo
já quero ele na minha estante ??

Mari 05/04/2023

Certeza que eles tão no BookTok
Minha saga da emily henry chega ao fim (pelo menos até ela lançar outro livro) e como sempre eu amei. A emily é minha autora de romance contemporâneo favorita e tudo que ela escreve é bom e engraçado e os personagens sempre têm química, e tem um plot bem desenvolvido e original

carolreadabook 04/05/2022

book lovers é para as garotas gostosas...
que se relacionam com afterglow da taylor swifit, que gostom de se maquiar, fazer as unhas (malhar de vez em quando). é para as irmãs mais velhas de meninas que sempre escutara> você tem que ser o exemplo para a sua irmâzinha< mesmo que isso custe toda a tua saude mental, seguido de falta de senso de espaço e "será que isso é oq eu quero ou é oq é bom para os outros?". book lover é para as garotas gostosas que gostam de conhecer a cidade através do transporte público e que gostam de cidade grande, e que fazem de tudo para não ser peso na vida de ninguém. que tem dificuldade para aceitar amor e quase infartam ao se verem em uma situação de vulnerabilidade... é book lovers diz muito sobre você e sobre mim...

continuando, book lovers vai tratar da história da nora e de como ela sempre teve tudo sob controle, até a sua irmâ mais nova a convidar para passar uns dias no interior - e quando eu digo passar uns dias, a mulher veio com uma lista de "oq fazer no interior para viver a aultura de um romance de cidade pequena". oq a nora não esperava era encontrar o menino charlie lá naquele fim de mundo.

o resto é historia e ela tá no livro, então bora ler!

quem quiser conversar sobre depois, saiba que minha dm sempre está aberta quando o assunto é livros da emily henry :)
paola 04/05/2022minha estante
Eu acho que sou uma garota gostosa???? A relação com Afterglow foi perfeita ??

carolreadabook 04/05/2022minha estante
eu tenho certeza que sim, amg

ðð 09/05/2022minha estante
amei essa resenha mds

carolreadabook 09/05/2022minha estante
a gente se esforça né amiga ?

Ana 02/07/2023

Amei
Livro maravilhoso mesmo, logo no início ele me prendeu. E amei que essa história de certa forma fugiu do clichê.

analu175 28/04/2023

Que livro LINDO, eu amei tanto!! é muiito clichê mas o casal principal é tão complexo que melhora 100% a experiência da leitura.
Os diálogos dos personagens são TAO bons e tao engraçados que nem parece que vc está lendo, passa tao rápido.
recomendo!!!

peaches 01/09/2022

Te amo Emily Henry ?
Book Lovers ultrapassou todos os outros livros no meu ranking e tomou o segundo lugar todinho para ele ?a biblioteca da meia-noite permanece intacto em primeiro lugar.

Emily Henry sabe escrever tão bem, de forma tão cativa e envolvente que faz parecer muito fácil ser autora. Eu estou em êxtase por viver na mesma época que essa mulher e ter o privilégio de ler os livros dela, porque de verdade ela se tornou uma das minhas autoras favoritas.

A trajetória de Nora no mundo dos relacionamentos é frustrante, um pouco cômica e facilmente relatable. Nora é uma personagem alcançável, com problemas tão palpáveis que eu duvido muito ela não ser real.

Particularmente, me agrada muuuuito quando o romance não é o foco principal no enredo do livro, quando ele se torna apenas mais uma consequência/acontecimento na vida do personagem e isso é muito presente nesse livro.

Além do romance de Nora e Charlie, que se desenvolve de uma forma gradativa e agradável, com problemas de adultos e sem muito drama, temos também o desenvolver de uma relação entre irmã mais velha e irmã mais nova, com o lidar de um luto não vivido e o aceitar de escolhas que não podem ser assumidas por Nora. É um livro lindo e que me trouxe lágrimas de felicidade.

Charlie Lastra é definitivamente o meu #1 book boyfriend e ninguém jamais vai tomar o lugar dele.

Na minha cabeça eles existem e estão felizes morando em Nova York.

roswgf 09/12/2022

melhor livro da emily sim ou sim??
esse livro me pegou de surpresa pq eu pensei q n ia gostar mas eu amei mto!
os personagens são incríveis e tem um aprofundamento maravilhoso.
me apaixonei no charlie q pra mim é o melhor homem de tdos os livros escritos pela autora!!!CHARLIE ME NAMORAA
a nora me surpreendeu tbm pq eu pensei q n ia gostar dela mas eu entendi os sentimentos dela..
eu amo q esse livro me fez pensar nossa como é bom ser leitora
somente leiam!!

Lay 28/06/2022

Não esperava
Eu comecei o livro sem expectativa nenhuma? E realmente os primeiros 20% não me prenderam tanto, mas o que veio depois?

O livro vai muito além do romance que a gente pensa que é? Ele fala de luto, de relação entre irmãs, e também do romance, que vai acontecendo pouco a pouca?
É possível ver a atração que eles sentem um pelo outro sendo maior que todos os obstáculos possíveis?

A relação que a Nora tinha com Libby era muito além de irmãs, e nos mostrou que às vezes a pessoa não precisa de proteção, precisa só de alguém do lado pra dizer que ta tudo uma m*rda?

Enfim, adorei o final, apesar de ter imaginado qual ia ser a solução?
Wikibis 28/06/2022minha estante
Eu comecei agora, só estou em 5%.